Notícias

20/fev/2023

A vantagem da vasectomia comparada ao ligamento de trompas

Afinal, qual o melhor método contraceptivo, a vasectomia ou o ligamento de trompas? 

É importante ressaltar que ambos são eficazes para o controle de natalidade, a diferença é que a vasectomia é uma cirurgia muito mais simples, quando comparada ao ligamento de trompas. O método cirúrgico utilizado para contracepção feminina requer um período pós-operatório mais doloroso e prolongado. Já o masculino é um procedimento muito mais rápido, sem necessidade de internação.

Com a vasectomia é possível ter vantagens como:

Recuperação mais rápida; 

Não precisa de internação; 

Não causa dores fortes;

Não interfere na capacidade de ereção;

Menos complicações em relação ao procedimento de laqueação das trompas na mulher.

Como é feito o procedimento? 

A vasectomia é feita aplicando-se uma anestesia local e posteriormente realizando um pequeno corte no saco escrotal, em cada um dos lados. Assim, o chamado ducto deferente, responsável por levar os espermatozóides até a região da uretra, é bloqueado. Como a passagem do espermatozoide é barrada, o sêmen então se torna estéril.

Vasectomia é reversível?

Sim! O procedimento pode ser revertido. 

Caso com o passar dos anos, o homem que realizou a vasectomia deseje ter mais filhos, o procedimento pode ser revertido por meio de uma cirurgia denominada vasovasostomia, que possui mais probabilidades de êxito quando realizada até 10 anos após a realização da primeira cirurgia. 

Gostaria de saber mais sobre a vasectomia? O Dr. Fernando Almeida realiza a cirurgia, entre em contato e tire suas dúvidas. 

Categorias

Prevenção Urologia

Postado por