11/abr/2024

Quando devo ir ao urologista? Entenda os sinais do seu corpo

Quando falamos sobre prevenção de qualquer doença, é importante sempre frisarmos que a melhor delas, é a informação. Quando se trata sobre o atendimento urológico então, é ainda mais crucial que principalmente os adultos busquem se consultar com regularidade, a fim de prevenir e realizar a manutenção da saúde do trato urinário, genital e de todo o seu organismo.

Além disso, também é fundamental ressaltar a importância dos exames periódicos, uma vez que diversas doenças não apresentam sintomas logo no início. Portanto, uma boa maneira de saber quando procurar o profissional urologista, é ficar atento aos seguintes sinais do corpo:

Dor em Regiões Específicas

A dor localizada pode estar associada a várias condições, sendo as mais comuns cálculos renais, infecções urinárias, entre outras. Portanto, esteja alerta se você experimentar:

Dores abdominais;

Dor nas costas;

Desconforto ou coceira nas regiões genitais.

Sintomas Urinários

Em segundo lugar, os sintomas relacionados ao sistema urinário não indicam apenas infecções urinárias, podendo apontar para problemas como bexiga hiperativa e outras condições que afetam indiretamente a bexiga, como a Balanite. Portanto, ao perceber algum dos sintomas a seguir, é aconselhável procurar imediatamente um urologista:

Dor ou ardência ao urinar;

Sensação de peso na bexiga;

Urgência frequente para urinar;

Micção em pequenas quantidades;

Urina escura e com odor forte;

Febre baixa persistente.

Impacto na Atividade Sexual

Certas condições podem interferir na atividade sexual e reprodutiva masculina, abrangendo desde disfunções sexuais (perda do desejo sexual) até problemas como disfunção erétil, ejaculação precoce e infertilidade masculina. Portanto, esteja atento se você observar algum dos sinais abaixo:

Diminuição da libido;

Atraso ou ausência de orgasmo;

Dificuldade em manter a ereção;

Dor durante a relação.

Sintomas de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Geralmente, as ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microorganismos. Portanto, ao perceber qualquer sinal de sintomas, é crucial procurar avaliação médica e iniciar o tratamento adequado para prevenir complicações mais sérias. Portanto, consulte imediatamente um médico urologista se notar:

Bolhas e feridas;

Coceira e vermelhidão;

Corrimentos;

Verrugas penianas.

Idade e Fatores de Risco

Por último, à medida que a idade avança, é comum o aumento da incidência de problemas urológicos. Assim, é vital que, a partir dos 40 anos, os homens realizem um check-up urológico anualmente.

Afinal, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, conforme dados do INCA, e sua frequência aumenta com a idade. Além disso, outros fatores de risco incluem:

Etnia;

Obesidade;