25/jan/2024

Prostatite aguda ou crônica? Como identificar os sinais?

A prostatite é o termo clínico utilizado para designar a inflamação da próstata. Ela pode ser subdividida em prostatite crônica e prostatite aguda, dependendo do tempo de evolução dessa mesma inflamação.

Os sinais e os sintomas dessa doença podem variar de acordo com o paciente, e o tipo de prostatite presente em alguns casos podem até mesmo ocorrer sem nenhum tipo de queixa; é o que chamamos de prostatite assintomática. Nestes casos, o diagnóstico ocorre mediante a realização de uma biópsia da próstata que revela um infiltrado anormal de células inflamatórias sem que o paciente apresente qualquer sintoma.

Já nos casos em que a doença apresenta sintomas, temos ambas as situações, onde ela pode ser aguda ou crônica.

Na maioria dos casos, a prostatite aguda se apresenta com:

• Febre e tremores;
  • Dificuldade e dor a urinar;
  • Sensação de esvaziamento vesical incompleto;
  • Dor perineal ou pélvica;
  • Mal estar geral;
  • Urina turva ou com mau cheiro.

Os sintomas da prostatite crônica costumam ser mais discretos e indolentes, manifestando-se através de:

• Dificuldade em esvaziar a bexiga totalmente;
  • Desconforto ou dor a urinar, ejacular ou defecar;
  • Necessidade urgente de urinar várias vezes ao dia;
  • Urgência para urinar durante a noite;
  • Desconforto referido a nível do ânus ou alterações do intestino, períneo, região supra-púbica ou escroto.

Caso você apresente algum sintoma referente a algum dos sinais citados acima, não deixe de consultar um médico para conseguir um diagnóstico assertivo e início imediato de tratamento. Esteja atento a qualquer alerta do seu organismo e previna-se.

Próstata