Notícias

27/dez/2023

Incontinência urinária: condição afeta mais de 10 milhões de brasileiros

Você sabia que cerca de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de incontinência urinária? Essas pessoas convivem todos os dias com essa condição, que atinge 45% das mulheres e 15% dos homens acima dos 40 anos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, esse número ainda é superior ao de diabéticos no Brasil. No entanto, de acordo com especialistas, ela pode afetar pessoas de todas as idades, embora ela seja prevalente em idosos e mulheres.

A condição se trata de uma incapacidade de controlar o fluxo de urina, resultando em perdas involuntárias da mesma, cujas causas podem variar desde fraqueza da musculatura pélvica ou hiperatividade da bexiga, até lesões de nervos, causas hormonais, entre outras.

Existem alguns fatores nas quais é possível classificá-la, de acordo com sintomas apresentados. Para cada classificação, uma abordagem diferente pode ser utilizada no tratamento.

Alguns maus hábitos podem ser considerados fatores de risco para a doença, tais como o tabagismo, a má alimentação, o consumo excessivo de álcool e cafeína e segurar a urina por longos períodos. Uma simples mudança desses hábitos já pode auxiliar na prevenção e minimizar os riscos de a condição progredir.

Se você é ou conhece alguém que sofre com a incontinência urinária, busque orientação de um urologista. Através de uma avaliação detalhada, ele te fornecerá um diagnóstico assertivo e indicará a melhor opção de tratamento para o caso.

O consultório do Dr. Fernando Almeida está de portas abertas para te auxiliar a combater essa condição. Entre em contato.

Categorias

Incontinência Urinária

Postado por