Notícias

18/abr/2024

Entenda a relação entre a incontinência urinária e o câncer de próstata 

Uma dúvida muito comum ao público masculino é se o câncer de próstata pode causar a incontinência urinária. Vamos entender melhor:  

Contrariando a crença popular, o que causa a incontinência urinária no homem é a prostatectomia, que é a remoção da próstata, não o câncer.  

Atualmente esse procedimento pode ser realizado com auxílio de robô diminuindo a morbidade. Logo após a cirurgia a incontinência urinária é mais comum, mas tende a ser temporária e reversível na grande maioria dos casos.

Estima-se que 5% dos pacientes operados necessitarão de algum tratamento da incontinência após a cirurgia, sendo que ué a maioria dos pacientes restabelece o controle dentro do primeiro ano.

A incontinência ocorre porque o músculo esfíncter uretral fica fraco após a cirurgia e não consegue um fechamento completo do canal da urina. 

Nos primeiros meses realiza-se a reabilitação do assoalho pélvico, com a realização de exercícios que fortalecem os músculos da região e que contribuem para evitar os escapes de urina.

Após 6-12 meses se a incontinência persistir existem cirurgias como o implante de esfíncter artificial ou slings na uretra que ajudam restabelecer a continência.

Tanto o câncer de próstata quanto a incontinência urinária precisam de um tratamento especializado com um urologista. 

Fique atento aos sinais e realize suas consultas regulares.

Categorias

Câncer de Próstata Incontinência Urinária

Postado por