Notícias

29/nov/2023

Como o nível de PSA determina o risco de câncer de próstata?

Uma das principais e mais eficazes maneiras de detectar o câncer de próstata é através do exame de sangue, que é capaz de medir o PSA (Antígeno Prostático Específico), que se trata de uma substância produzida pela próstata e cujos níveis de normalidade variam de acordo com a faixa etária.

Um valor de referência que pode ser adotado para a medição desse antígeno é que em homens acima de 55 anos deve apresentar um valor abaixo dos 4 ng/ml (nanogramas por mililitro. Em caso do valor estar entre 4 e 10 ng/ml, a chance de diagnóstico de câncer é de 25% (1 a cada 4 casos). Acima de 10 ng/ml, essa chance continua aumentando gradativamente conforme os níveis de PSA também vão subindo.

Geralmente, esse exame de sangue deve ser realizado junto ao exame de toque retal para uma assertividade mais acurada. Com a realização do exame de toque, o médico consegue perceber alguma alteração anormal no tamanho da próstata, o que já pode ser um indicativo da doença, mas nada que possa se confirmar por si só. É nesse momento que o exame de PSA deve surgir para auxiliar em um diagnóstico precoce.

Visitas regulares ao médico, principalmente nesse período a partir dos 45 anos (especialmente homens em grupos de risco) também são essenciais. O profissional urologista irá orientá-lo referente aos possíveis riscos, guiá-lo durante o diagnóstico e acompanhá-lo no tratamento.

O Dr. Fernando Almeida é especialista em doenças gerais e em câncer no trato urinário. Entre em contato e agende uma avaliação.

Categorias

Sem categoria

Postado por