30/nov/2023

Como o diagnóstico precoce foi essencial para o tratamento do Martinho da Vila

Em 2008, o sambista Martinho da Vila (na época, com 70 anos) recebeu a notícia de que estava sofrendo com o câncer de próstata. Apesar do susto e do choque inicial, a notícia veio quando a doença ainda estava em estágio inicial.

Seus tratamentos puderam ser iniciados com mais rapidez, garantindo uma chance maior de sucesso, graças ao exame de PSA, que é capaz de identificar o câncer e outras doenças da próstata através da quantidade da substância deste antígeno que está presente na glândula do paciente.

Seu médico indicou três tratamentos, sendo um deles a prostatectomia radical – uma cirurgia que consiste na remoção da próstata e das vesículas seminais. O objetivo era remover por completo a doença e assim, promover uma cura. Esse foi o resultado atingido pelo cantor após passar pelo tratamento cirúrgico.

Em uma entrevista dada em 2015, Martinho revelou que não se assustou ao receber o diagnóstico: “Eu não me assusto nunca. O homem que recebe essa notícia não tem de se assustar. Se assustar não adianta nada. Tem que fazer o que é preciso para se recuperar.”

Foi graças a um diagnóstico precoce que Martinho da Vila superou o que poderia vir a ser uma grande adversidade em sua vida. A doença foi vencida principalmente graças a uma simples atitude que você também pode ter. Esteja em contato com um médico e ao sinal de qualquer sintoma, peça uma avaliação completa. Cuide-se e previna-se!

Câncer de Próstata Dr. Fernando Almeida