Notícias

06/out/2015

Urologista também trata mulheres

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o urologista não cuida apenas da saúde dos homens. É comum acontecer essa dúvida, pois as pacientes associam a urologia à ginecologia, especialidade que atende apenas mulheres.

Porém, além de tratar do sistema reprodutor do homem, a urologia compreende outros órgãos do corpo humano, como rins, bexiga, ureteres e uretra. Sendo assim, o médico especializado nessa área é responsável por garantir a saúde do trato urinário de ambos os sexos.

A infecção urinária, mais conhecida como cistite, é uma doença muito comum nas mulheres, sendo uma das doenças tratadas pelo urologista. Outros exemplos são o cálculo renal, a bexiga hiperativa e a incontinência urinária, enfermidades que atingem homens e mulheres.

Muitas vezes, as mulheres só sabem que precisam de um urologista quando são encaminhadas pelo clínico-geral ou ginecologista. Essa falta de informação pode ser prejudicial à saúde, já que a ida ao especialista logo no surgimento dos sintomas pode acelerar o diagnóstico e a cura.

Além de atender mulheres, os urologistas também prestam atendimento às crianças que sofrem com algum problema no trato urinário.

É muito importante que, durante um check up, o urologista seja incluso nos médicos a serem consultados, pois a saúde do aparelho urinário é fundamental para uma boa qualidade de vida. Se você quiser saber mais sobre o assunto clique aqui.

Categorias

Câncer Urológico Varicocele

Postado por