Tratamento de
urologia masculina

5 exames importantes para a saúde do homem

Em todas as etapas da vida do homem é importante se consultar com o médico urologista, para garantir o bem-estar e prevenir o desenvolvimento de doenças, especialmente, aqueles que apresentam fatores de risco e homens acima dos 40 anos.

Inúmeras doenças tanto na parte reprodutiva quanto do trato urinário podem ser indícios de outros problemas. E quais são os principais problemas de saúde enfrentados pelos homens?

Câncer de Próstata;

Câncer de Testículo;

Doenças Hepáticas;

Balanite e Balanopostite;

Fimose;

Disfunção Erétil;

Infertilidade Masculina;

Pedra nos rins.

Para tratar e prevenir essas doenças, existem uma série de exames. Separei os 5 mais importantes para você conhecer um pouco mais. Confira:

Exame de próstata: muito importante para a detecção do câncer de próstata. Segundo tipo de tumor maligno mais comum nos homens.

Exame de urina: auxilia a identificar possíveis infecções urinárias, doenças renais, diabetes, hepatites e outras doenças que podem acometer o fígado.

Exame de sangue: garante o controle de doenças como diabetes, colesterol ou triglicérides altos, hipogonadismo e infecções sexualmente transmissíveis.

Autoexame testicular: a partir dos 15 anos de idade, já é recomendado a realização do autoexame para verificar possíveis alterações no órgão, como formas e dores.

Exames conforme o histórico do paciente: pessoas com diabetes, problemas cardiovasculares, entre outros, precisam realizar os exames voltados para o monitoramento dos problemas, por exemplo, o exame cardiovascular.