BLOG


Exame de PSA no diagnóstico precoce do câncer de próstata.


Postado por Dr Fernando Almeida em 19/01/2015

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

null

O Exame de PSA no sangue é utilizado para diagnosticar o câncer de próstata em homens assintomáticos.

Antígeno Prostático Específico é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. O PSA é uma enzima produzida com função importante no sêmen. Entretanto, uma pequena fração acaba indo para a corrente sanguínea e no sangue do paciente e pode indicar a presença de um câncer de próstata ou alguma alteração como um processo inflamatório.

Assista o Video

O valor de PSA isolado não permite diagnóstico de doenças da próstata. Alterações nos valores de PSA indicam para o urologista que pode haver algum problema e o urologista saberá utilizar esse resultado juntamente com os dados clínicos do paciente para definir se existe ou não algum problema e qual a melhor conduta.

É preciso destacar que um nível abaixo de 4 ng/ml não pode garantir que o câncer não esteja presente. Pois como dito anteriormente, o PSA sozinho não apresenta especificidade. Mesmo com o nível de PSA baixo, o câncer de próstata pode ser detectado na biópsia.

O exame de Toque Retal, juntamente com dados clínicos, como por exemplo idade do homem e histórico familiar de câncer de próstata, também tem grande importância no diagnóstico da doença.

Para maiores informações, procure um médico especialista. Caso tenha interesse, você pode entrar em contato com o Dr. Fernando Almeida.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×