Estenose de Uretra

O que é:

Estenose de uretra consiste em um estreitamento do canal urinário.

Causas:

As principais causas são trauma e infecção. A estenose de uretra surge em decorrência de um processo cicatricial no tecido esponjoso (que envolve o canal urinário). A Estenose pode surgir em qualquer ponto da uretra, desde o meato (na extremidade do pênis), até o colo vesical (saída da bexiga).

Diagnóstico:

O diagnóstico geralmente é feito com base nos sintomas, os quais estão relacionados com dificuldade de esvaziamento da bexiga, incluindo;

1

Dificuldade de esvaziar a bexiga;

2

Diminuição do jato urinário;

3

Esforço miccional;

4

Dificuldade de iniciar a micção;

5

Acordar a noite para urinar;

6

Sensação de que não esvaziou completamente a bexiga após urinar;

7

Gotejamento de urina após terminar a micção;

8

Necessidade de urinar várias vezes ao dia (mais do que 8 vezes);

Além da história e do exame clínico, alguns exames de imagem serão solicitados para avaliar o ponto e a extensão exata da estenose. Esses exames irão ajudar na decisão terapêutica.

Tratamento:

O tratamento depende da localização e extensão da lesão. As duas principais cirurgias para o tratamento da estenose de uretra são:

1
Dilatação uretral – resultado controverso e com alto índice de recidiva;

2
Uretrotomia interna (cirurgia endoscópica por dentro do canal) – essa cirurgia apresenta alto índice de recidiva;

3
Uretroplastia aberta – cirurgia reconstrutiva que consiste na retirada do segmento estenosado;

O tratamento da estenose de uretra deve ser feito por profissionais experientes e habituados com esse tipo de cirurgia.

ENTRE EM CONTATO