Notícias

03/abr

Urologista atende paciente mulher?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, mulheres também podem – e devem – se tratar com um urologista em casos de problemas no trato urinário, e isso também inclui rins, uretra e bexiga. Como as mulheres são mais afetadas por determinadas doenças urológicas, como incontinência e infecção urinária, muitas vezes é importante passar com um urologista, além do ginecologista e do clínico. 

Vale ressaltar que a urologia na saúde feminina não deve ser vista como uma subespecialidade. A presença da mulher no consultório precisa ser mais frequente, principalmente com a chegada da menopausa, visto que essa mudança hormonal aumenta a probabilidade de desenvolver doenças na bexiga e do assoalho pélvico. 

Portanto, a visita ao profissional é indicada sempre que a mulher sentir que algo está errado com o seu corpo, como escapes de urina, incômodos ou até mesmo sangue ao urinar. Muitas vezes, um problema simples acaba se tornando mais grave pela demora em procurar orientação médica especializada. 

O diagnóstico do câncer de bexiga, por exemplo, pode ser retardado, porque os sintomas do tumor são confundidos com infecção urinária, recebendo o tratamento inadequado, e consequentemente, piorando o quadro com o passar do tempo.       

Para mais informações sobre esse assunto, converse com um especialista ou entre em contato com o Dr. Fernando Almeida.

Categorias

Dr. Fernando Almeida Mulheres

Postado por