Mulheres

Mulheres são bastante suscetíveis a apresentarem problemas relacionados com o trato urinário inferior.

Muitas dessas patologias estão relacionadas, ou seja, pacientes com incontinência urinária muitas vezes apresentam também incontinência fecal e prolapso vaginal (ou hérnias) de certos órgãos, como bexiga, reto e útero. Isso tudo se deve a alterações da musculatura de suporte desses órgãos, que também é responsável pelo suporte uretral. Por esse motivo, para aumentar a chance de sucesso do tratamento, este deve ser direcionado ao restabelecimento da anatomia e funcionalidade da musculatura pélvica e da vagina.

Como a maioria desses problemas não são incapacitantes, muitas mulheres, principalmente as mais idosas, acabam convivendo com eles à custa de um prejuízo na qualidade de vida. Sabe-se que muitas mulheres não procuram tratamento por acreditarem que não existe uma forma de tratamento ou por pensar que esses problemas são naturais da idade.

Nos "links" a baixo você encontrará informações sobre as principais patologias que envolvem a urologia feminina, além de explicações sobre estudo urodinâmico e questionários de auto-avaliação.

E se ainda assim alguma dúvida não for devidamente esclarecida, entre em contato com
a equipe do Prof. Dr. Fernando Almeida.

OUTROS TRATAMENTOS

Bexiga Hiperativa Câncer de Bexiga Cistite Intersticial Estudo Urodinâmico Fístula vesicovaginal Incontinência Urinária Infecção Urinária Litíase Renal (pedra nos rins) Pacientes com Lesão Medular Prolapsos Vaginais