Notícias

26/fev

O que é Hiperplasia Prostática Benigna?

Também conhecida como próstata aumentada, a hiperplasia benigna da próstata (HPB) é um dos problemas mais comuns que aflige os homens. Estima-se que mais de metade do público masculino com idade superior a 60 anos tenha o aumento da próstata. A condição é idiopática, ou seja, não sabe-se exatamente por que ocorre o crescimento da glandula. Contudo, não trata-se de um câncer e também não pode ser precursora do mesmo.

O crescimento da próstata acontece de forma natural ao longo dos anos, tendo início ainda na puberdade e, mais uma vez, a partir dos 35-40 anos de idade. Geralmente, a hiperplasia benigna da próstata possui caráter assintomático antes dos 40-50 anos de idade, porém, após os 85 anos, cerca de um terço dos homens irão apresentar sintomas significativos.

Vale ressaltar que alguns pacientes podem apresentar sintomas da condição, enquanto outros não. Dentre os principais indícios estão:

    • Micção frequente;
    • Incapacidade de urinar;
    • Dificuldade para urinar.
  • Jato urinário fraco

Para diagnosticar a HPB, o médico especialista irá se basear nos sintomas descritos pelo paciente, assim como em seu histórico clínico e resultados de alguns exames que podem ser solicitados, como ultrassom, biópsia da próstata, cistoscopia (para observar o interior da bexiga), estudos do fluxo de urina e toque retal (para avaliar o tamanho e a forma da próstata).

O tratamento da hiperplasia benigna da próstata será indicado pelo médico urologista mediante a análise dos resultados, podendo ser recomendado o uso de alguns medicamentos ou intervenção cirúrgica, como o Raspagem da próstata, embolização da próstata ou uso do Green Laser – a depender do quadro da condição.

Consulte-se com o seu médico sempre que houver mudanças ou mediante o aparecimento de quaisquer sintomas. Caso prefira, entre em contato com o Dr. Fernando Almeida.

Categorias

Sem categoria

Postado por