Notícias

25/nov

O que é e quando fazer um check-up?

O check-up é uma avaliação médica completa que deve fazer parte da rotina. Geralmente, é realizado de 1 a 2 vezes ao ano, podendo variar de acordo com o histórico familiar e idade da pessoa. São feitos diversos tipos de exames, incluindo sanguíneos, cardíacos, dos ossos do corpo, ocular, musculares, entre outros.

Esse tipo de avaliação é fundamental para o diagnóstico e tratamento precoce de doenças, visto que, quando algum distúrbio é descoberto ainda em estágio inicial as chances de cura são maiores. Por isso, a partir dos 30 anos, a realização desse conjunto de exames torna-se indispensável.

O acompanhamento periódico de um médico é essencial, pois o profissional ficará responsável por solicitar os primeiros exames, bem como, acompanhar os resultados e indicar tratamentos e práticas de prevenção para o paciente de forma individual.

Formado por exames físicos, laboratoriais e de imagem, o check-up costuma ser composto por medição da pressão arterial, teste ergométrico e eletrocardiograma, exames oftalmológicos, hemograma completo, ecocardiograma, dentre outros.

Para o sexo feminino especificamente, exames ginecológicos como preventivo devem ser feitos anualmente após o início da vida sexual, assim como, a ultrassonografia transvaginal e mamária. 

É importante que homens e mulheres criem o hábito de ir ao médico regularmente, além de  incluir uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos na rotina. 

Para saber mais sobre o assunto, busque auxílio de um especialista.

Categorias

Dr. Fernando Almeida

Postado por