Notícias

20/nov

O que é Andropausa?

Na faixa entre os 40 e 55 anos, os homens estão sujeitos aos sintomas parecidos com o da menopausa, mas ao contrário dela, os sinais não se manifestam de maneira específica. Isso se dá pela queda nos níveis de testosterona, ocorrendo gradualmente e podendo gerar mudanças como fadiga, perda de energia, libido e agilidade física.

Esse declínio é conhecido como andropausa e pode gerar riscos caso o indivíduo possua doenças cardíacas e ossos frágeis, além de contribuir com questões emocionais, pois nesta época, uma parte do público masculino começa a questionar seus valores e realizações na vida, o que acaba dificultando a identificação do motivo das alterações.

A transição masculina costuma ser progressiva e se estender por décadas, tendo chances ainda de ser desencadeada por atitudes, estresse psicológico, álcool, acidentes, cirurgias e diversos outros fatores externos.

Por questões de idade, todos os homens estão sujeitos à andropausa, e não é possível afirmar quantos serão atingidos por sintomas com intensidade suficiente para motivar a procura por um médico.

Caso deseje saber mais, converse com um especialista ou entre em contato com o Dr. Fernando Almeida.

Categorias

Andropausa Dr. Fernando Almeida

Postado por