Notícias

23/nov

Dificuldades para urinar

A dificuldade para urinar (retenção urinária), consiste na incapacidade em começar a urinar ou de esvaziar a bexiga por completo. Uma situação que está relacionada ao comprometimento das contrações do músculo da bexiga, ao bloqueio da abertura da bexiga ou a falta de coordenação entre contração e relaxamento do músculo responsável por fechar a abertura dessa estrutura. 

Apesar de ser comum em ambos os sexos, a retenção urinária é mais frequente no público masculino, devido ao aumento da próstata, que pode provocar o estreitamento da uretra (canal por onde a urina é eliminada).

Essa condição pode ser dividida entre aguda ou crônica, onde respectivamente, a pessoa não consegue urinar mesmo com a bexiga cheia, ou mesmo sendo capaz de urinar, o indivíduo apresenta problemas para esvaziar totalmente a bexiga. Diante disso, a bexiga pode receber resíduos de urina, viabilizando assim infecções urinárias e a formação de cálculos.

O diagnóstico da retenção urinária é feito mediante anamnese, ou seja, o médico fará uma avaliação do quadro clínico do paciente por meio de perguntas. E para comprovar a condição e determinar sua causa, o especialista poderá solicitar exames de imagem e de sangue.

Feito o diagnóstico, o tratamento será indicado conforme a causa do distúrbio. Vale ressaltar que se não for tratada adequadamente, a retenção urinária poderá prejudicar a estrutura renal, uma vez que o acúmulo de urina favorece infecções urinárias e a formação de cálculos.

Caso deseje saber mais, converse com um especialista ou entre em contato com o Dr. Fernando Almeida.

Categorias

Sem categoria

Postado por