24/maio/2013

Campanha de conscientização sobre Incontinência Urinária no Brasil

A Sociedade Brasileira de Urologia promove a campanha Segura Aí que possui a finalidade de informar sobre a Incontinência urinária. Realizando ações como a distribuição de panfletos nas ruas e em centros médicos de diversas cidades brasileiras, as causas, sintomas e formas de tratamento da doença são apontados a fim de que aqueles que a possuem ou suspeitem a ter, possam estar a par do que se trata, assim como procurar o auxilio de um Urologista para realizarem o quanto antes o tratamento necessário.

Atualmente cerca de que 5% da população sofre de incontinência urinária, porém estima-se que a porcentagem seja ainda maior, pois um número considerável de pessoas por vergonha não procuram ajuda médica. Com incidência maior entre mulheres e idosos as causas deste distúrbio são diversas.

Assista o Video

Dentre os mais comuns fatores para o aparecimento da incontinência está a gravidez, pois assim como algumas doenças que afetam a bexiga, durante o período de gestação o bebê comprime o órgão podendo causar este desconforto. A incontinência urinária atrelada à gravidez pode ser passageira, porém alguns hábitos e condições de saúde podem ser causadores do problema, sendo os mais comuns:

• Obesidade

• Tabagismo

• Fraqueza dos músculos da região pélvica

• Infecção urinária ou vaginal

• Aumento da próstata causando obstrução da uretra

• Tumores malignos ou benignos

• Bexiga Hiperativa

• Pulmões obstruídos que causam pressão abdominal

• Lesões medulares

• Fatores Hormonais

• Doenças do sistema nervoso

Subdividida em cinco diferentes categorias a incontinência urinária apresenta características diversas de acordo com sua modalidade.

• Incontinência urinária de esforço: Associada à perda de urina ou tossir, espirar, rir, fazer exercícios físicos e ao levantar-se de um assento.

• Incontinência urinária de urgência: Caracterizada pela vontade súbita de urinar ocasionando a perda de urina se não for prontamente ao banheiro. Levantar-se muitas vezes a noite para urinar, sentir vontade de urinar com muita frequência, geralmente com intervalos menores há duas horas.

• Incontinência urinária paradoxal: O modo paradoxal se dá quando a pessoa mesmo com vontade de urinar não consegue, tem frequente sensação de não conseguir esvaziar a bexiga e urina lentamente com pequeno jato urinário.

• Incontinência Real ou Verdadeira: Caracteriza-se pela perda constante de urina.

• Enurese Noturna: Predominante perda de urina durante o sono.

O diagnóstico da Incontinência urinária se dá através de pesquisas junto ao paciente para relatar em que ocasiões ocorrem as perdas de urina, assim como através do exame urodinâmico que relata a perda de urina devido ao esforço e verifica o ocorrência de contrações vesicais.

Os exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica utilizados como um dos meios de tratamento para a incontinência urinária são também reconhecidos como modo de prevenção para o aparecimento da doença. Em casos de pacientes obesos estima-se que a perda de peso a partir de 5% pode diminuir os sintomas da incontinência. Em sua maioria os casos de incontinência são tratados por meio de cirurgia que consiste na implantação de esfíncteres artificiais para reestabelecimento dos ligamentos que sustentam a uretra, assim como tratamento por medicamentos de uso oral.

Para conhecer a campanha de combate à incontinência urinaria acesse www.incontinenciaurinaria.com.br

Aumento da Próstata Câncer Urológico Diminuição do Jato Urinário Exame Urodinâmico Tratamentos Urologia Varicocele