Notícias

21/jul/2015

Você sabe o que é Litíase Renal?

Conhecida como cálculo renal, ou pedra no rim, a Litíase Renal é uma massa sólida, que se forma nos rins ou em qualquer outro órgão do trato urinário. Esta massa é formada por pequenos cristais que surgem quando a urina apresenta quantidades maiores que o normal de determinadas substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico.

Existem quatro tipos diferentes de Litíase Renal, são eles: cálculos de cálcio; cálculos de cistina, que podem surgir em quem têm cistinúria, uma doença renal hereditária; cálculos de estruvita, que surge principalmente em mulheres com infecção do trato urinário; e cálculos de ácido úrico.

Fatores de Risco:

Histórico Familiar;
Idade acima dos 40 anos, embora os cálculos possam surgir em qualquer faixa etária;
Baixo consumo de água, principalmente em regiões quentes;
Dieta rica em proteína, sal e açúcar;
Obesidade;
Doenças do trato digestivo.

Sintomas

O paciente poderá apresentar dores intensas na região abdominal, dor ao urinar, urina escura e mal cheirosa, sangue na urina, náusea, vômitos e febre.

Tratamentos

Os tratamentos podem variar de acordo com o tipo, a causa e o tamanho da pedra. Em casos mais avançados, quando a pedra não pode ser expelida sozinha, podem ser necessários procedimentos mais invasivos, como a Traqueostomia Percutânea, a Ureteroscopia ou a Cirurgia de glândulas paratireoides.

Ao apresentar qualquer tipo de sintoma, procure um médico especialista. Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Fernando Almeida por aqui.

Categorias

Aumento da Próstata Câncer Urológico Hiperplasia benigna Varicocele

Postado por