16/jan/2013

Tratamento da Próstata (HPB): Embolização, laser e ressecção

A escolha do tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HPB) é baseada no grau dos sintomas, no grau de obstrução causado pela próstata e no tamanho da próstata. Homens com sintomas leves e pouca obstrução podem ser simplesmente acompanhados anualmente. Os homens com sintomas moderados a severos aconselha-se tratamento.

Muitos homens se beneficiam com uso de medicamentos. Existem duas classes de medicamentos, que podem atuar como bloqueador hormonal levando a uma diminuição progressiva do volume prostático (ex. Finasterida e Dutasterida) e outros que atuam como relaxantes de músculos lisos que existem no interior da próstata (ex. Doxazosina, Tamsulosina).
A retirada cirúrgica do adenoma é o meio mais efetivo de conseguir uma desobstrução da uretra.
A desobstrução prostática pode ser realizada atualmente por meio de:

1- Cirurgia aberta – retirada do adenoma (hiperplasia), não se retira toda a próstata. Realizado por meio de cirurgia tradicional aberta em casos de próstata muito grandes. O paciente fica internado por volta de 3-5 dias.

2 – Ressecção endoscópica – raspagem da próstata e retirada dos fragmentos cirurgia minimante invasiva por vídeo. Dependendo do tamanho da próstata o paciente fica internado por aproximadamente 1-3 dias. Em alguns casos pode existir associação da HPB com câncer próstata. Nesse caso, os fragmentos retirados permitem ao medico determinar se há algum outro problema com a próstata.

3 – Vaporização da próstata com utilização do Laser cirurgia minimante invasiva por vídeo não retira fragmentos da próstata, a próstata é vaporizada. Dependendo do tamanho da próstata o paciente fica internado por aproximadamente 1-2 dias.

4 – Embolização da próstata – método minimamente invasivo em que se realiza oclusão das artérias prostáticas por meio de um cateterismo arterial. Com isso há uma redução do volume da próstata por falta de suprimento sanguíneo. Esse procedimento tem sido realizado em Portugal há alguns anos. Os resultados iniciais parecem animadores. Porém, devemos notar que os resultados são iniciais e poucos procedimentos foram realizados no mundo, não se conhecendo bem os Possíveis riscos em médio e longo prazo do procedimento.

Se você precisa de tratamento, converse com seu urologista ou entre em contato conosco. Um urologista poderá lhe orientar e recomendar a melhor opção de tratamento para o seu caso.

Contatos
Dr Fernando Almeida
Urologia

Clique Aqui

* As informações presentes nesse website não dispensam a consulta presencial.

Aumento da Próstata Câncer Urológico Dr. Fernando Almeida Esteonose de uretra Tratamentos