08/set/2015

Saiba como detectar e prevenir o câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença que na sua fase inicial não apresenta sintomas, sendo assim indispensável a realização dos exames preventivos, como o PSA e o exame de toque, a partir dos 50 anos de idade.

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína encontrada no sangue, que é específica para a próstata. O exame de PSA consiste numa coleta simples de sangue, que irá determinar os níveis de PSA presentes na corrente sanguínea do paciente.

Pacientes que apresentam níveis de PSA elevado, especialmente os que fazem parte de grupos de risco (ex. ascendência negra, história familiar de câncer de próstata, idade mais avançada e toque retal alterado) podem ser encaminhados para realização de Ressonância magnética multiparamétrica e/ou biópsia da próstata.

No passado, o câncer de próstata costumava ser detectado em estágios mais avançados, o que dificultava o tratamento curativo. A partir da década de 90, a introdução do exame de PSA e do toque retal como forma de prevenção permitiu que a doença fosse diagnosticada precocemente, aumentando a possibilidade de cura.

Infelizmente, muitos pacientes, com receio do exame de toque, acabam adiando a ida ao médico, decisão que pode implicar diretamente na sua saúde. Mesmo que você não aceite a realização do toque retal, deve procurar um Urologista para orientação. O paciente não é “obrigado” a realizar o toque retal.

Vale lembrar que os pacientes que têm histórico de câncer de próstata na família (parentes de primeiro grau) devem redobrar a atenção. Neste caso, o ideal é que procurem um médico aos 45 anos para avaliação de risco e para receber as primeiras orientações.

Os homens devem ficar atentos e fazer visitas regulares a um Urologista, realizando todos os exames recomendados, nao somente para prevenir o câncer de próstata, mas também para avaliação geral de saúde, mantendo uma vida mais saudável.

Converse com o seu médico! Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Fernando Almeida por aqui.

Aumento da Próstata Câncer Urológico Televisão Urologia Varicocele