Notícias

14/nov/2018

Quando levar a criança ao urologista?

A consulta com um urologista é de extrema importância em qualquer fase da vida, até mesmo durante a infância.

Sim! Ao contrário do que muitos pais pensam, não é apenas o pediatra que deve cuidar da saúde das crianças. Em algumas situações, a visita ao médico urologista também se faz necessária, já que os problemas relacionados ao aparelho urinário são mais comuns do que se imagina, e podem acometer ambos os sexos.

Além de tratar diversas doenças, esse especialista também atua com a prevenção e auxilia com orientações para saber como agir mediante a diversas situações, como por exemplo o período de desfralde. Através da consulta com o urologista, também é possível realizar o acompanhamento da saúde, possibilitando o diagnóstico e tratamento de diversas patologias de forma precoce.

Entre os problemas mais comuns que atingem os meninos estão a fimose, alterações congênitas e genitais, e a ausência de testículo no escroto (criptorquidia). Já as meninas estão mais suscetíveis a infecções urinárias e outros sintomas urinários.

Também vale ressaltar que crianças com quadros repetitivos de infecção urinária, perda de urina diurna e noturna, frequência urinária excessiva e dificuldade ou dor para urinar – associados ou não a problemas neurológicos –, devem ser avaliadas e tratadas por um urologista.

Categorias

Sem categoria

Postado por