Imprensa

02/fev/2015

Primeiro implante de marca-passo para bexiga do Brasil completa dez anos.

Em 2015 completam 10 anos que O Dr. Fernando Almeida e equipe realizaram o primeiro implante de um marca-passo para bexiga no Brasil. O procedimento foi realizado no Hospital São Paulo – ligado a Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Esse procedimento é realizado para tratamento de incontinência urinária de urgência e proporciona melhora em até 79% dos casos e somente pode ser realizado devido doação do aparelho pela empresa que fabrica o equipamento.

Cerca de 40% dos pacientes que sofrem de bexiga hiperativa não apresentam melhora com medicamentos, nesse caso, o aparelho neuromodulador pode evitar a indicação cirúrgica para a ampliação da bexiga, uma forma bem mais agressiva para tratar a disfunção. Antes de realizar o implante definitivo, o paciente passa por um teste com um eletrodo temporário durante cinco a dez dias, caso haja melhora nos sintomas, o procedimento é realizado.

O Dr. Fernando Almeida explicou que o aparelho funciona como um neuromodulador, emitindo correntes elétricas nas raízes nervosas ligadas à bexiga e devolvendo a capacidade de controlar a urina aos pacientes. Muitos anos se passaram desde o primeiro implante, mas atualmente os pacientes estão tendo cada vez mais facilidade e acesso ao procedimento, principalmente após a incorporação da terapia no rol de tratamento da ANS. Com isso, as operadoras de saúde estão autorizando a realização do procedimento.

Assista o Video

Para maiores informações, procure um médico especialista. Caso tenha interesse, você pode entrar em contato com o Dr. Fernando Almeida.

Categorias

Exame Urodinâmico Imprensa Tratamentos Varicocele