11 set 2017

Por que urinamos mais nos dias frios

Por Dr Fernando Almeida


A urina e a transpiração são recursos do nosso organismo para eliminar água, minerais e resíduos dos processos metabólicos do nosso corpo. No inverno, em virtude das baixas temperaturas, eliminamos menos água pela pele devido a vasoconstrição, diminuindo o calibre dos vasos sanguíneos e o calor.

Os hormônios responsáveis pelo controle de saída de líquidos pelos rins reduzem sua atividade ao passo que a temperatura do ambiente também cai, aumentando no metabolismo o processo que transforma os alimentos em calor e energia.

Para mantermos a temperatura corporal agradável, sem risco para a saúde, necessitamos de mais comida em nosso organismo, produzindo então mais resíduos a serem eliminado do corpo em forma de urina. Em dias quentes produzimos cerca de um litro e meio de urina diariamente, quantidade essa que pode ser dobrada em dias frios.

Se independente da temperatura você costuma urinar constantemente, procure um médico urologista. O Dr. Fernando Almeida é médico urologista especializado em patologias do trato urinário. Para mais informações sobre tratamentos, entre em contato com o Dr. Fernando

Leia Também

Importância das Disfunções Miccionais na Urologia.
Importância das Disfunções Miccionais na Urologia.
Casos de infecção urinária aumentam no verão. Saiba como prevenir.
Casos de infecção urinária aumentam no verão. Saiba como prevenir.

Comentários