Notícias

23/fev/2016

O que é a doença de Peyronie?

A doença de Peyronie ocorre quando o pênis adquire uma curvatura anormal em estado de ereção. Isso acontece devido à presença de placas fibróticas em uma membrana chamada de túnica albugínea, o que faz com que os corpos cavernosos tenham a elasticidade prejudicada.

Além da curvatura excessiva, a doença de Peyronie também costuma vir acompanhada de dores, placas endurecidas ao longo do pênis e dificuldade de penetração, devido à anatomia do órgão. Em alguns casos, a disfunção erétil pode ser apresentada, o que em grande parte dos casos se deve ao psicológico abalado do paciente, por conta do problema.

Uma das causas da doença de Peyronie pode ser pequenos traumas sofridos durante as relações sexuais, e sua incidência é maior após os 40 anos de idade.

Os possíveis tratamentos para o problema dependem do avanço do quadro, mas podem envolver administração de vitamina E, medicamentos analgésicos e aplicação de fontes energéticas na placa fibrótica. Quando esses tratamentos não surtem os resultados esperados, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para corrigir a curvatura.

A doença não traz nenhum risco à saúde e só tem a necessidade de ser corrigida através de cirurgia se estiver interferindo nas relações sexuais.

Esteja sempre atento à saúde de seu pênis e examine-o regularmente. Ao notar qualquer alteração, procure um médico urologista.

Categorias

Câncer Urológico Varicocele

Postado por