10 out 2007

Incontinência Urinária

A incontinência Urinária ou perda de urina é uma condição bastante comum em mulheres acima dos 45 anos de idade. Nesse artigo forneço várias informações educativas que tornarão você mais confiante em procurar ajuda médica ou indicar para um amigo(a) ou alguma pessoa querida.

Hoje em dia, incontinência urinária é uma condição que pode ser curada, tratada ou conduzida de uma forma que os problemas de controle vesical não interfiram com um estilo de vida saudável, produtivo e ativo. Muitas vezes pequenas mudanças comportamentais possibilitam melhora significativa na qualidade de vida.
Um estudo na população Norte Americana estimou que 12 milhões de pessoas naquele país sofrem de incontinência urinária. Incontinência pode afetar pessoas de todas as idades, ambos os sexos, em todos os níveis sociais e econômicos. Estima-se que entre 15 a 30 por cento das pessoas acima de 60 anos que vivem em ambiente domiciliar apresentem algum grau de incontinência. Mulheres têm probabilidade 2 vezes maior que os homens de apresentar essa condição. O número exato de pessoas afetadas pode ser muito maior do que as estimativas atuais, pois acredita-se que grande parted das pessoas afetadas não procuram ajuda por vergonha ou por acharem que o problema é conseqüência normal do envelhecimento e não existe tratamento. É importante ressaltar que INCONTINÊNCIA URINÁRIA TEM TRATAMENTO.

A incontinência urinária é tratável e geralmente não requer cirurgia. Algumas causas possíveis de incontinência são:

  • Infecção urinária ou vaginal;
  • Efeito colateral de medicamentos;
  • Constipação;
  • Fraqueza de certos músculos da região pélvica;
  • Obstrução da Uretra por aumento da próstata;
  • Doenças envolvendo nervos e/ou músculos;
  • Conseqüência de algumas cirurgias.

Outras causas podem ser de duração mais prolongada, até mesmo permanente. Isso inclui situações como hiperatividade do músculo da bexiga, fraqueza dos músculos que seguram a bexiga no lugar, fraqueza no esfíncter uretral (músculo que circundam a uretra), problemas, problemas congênitos, aumento da próstata, lesões da coluna espinhal, cirurgias ou doenças envolvendo nervos e/ou músculos (esclerose múltipla, distrofia muscular, poliomielite e acidente vascular cerebral). Em muitos casos, vários fatores estão associados como causa da incontinência.

Para bilhões de pessoas ao redor do mundo, incontinência urinária não é só um problema médico, ela também afeta o bem estar emocional, psicológico e social. Muitas pessoas têm medo de participar de atividades normais do cotidiano que os levem muito longe do toalete. Desta forma, é importante notar que a grande maioria das causas de incontinência podem ser tratadas com sucesso.

Para melhor entender a incontinência urinária, é importante saber como funciona o trato urinário e como nós controlamos a micção. A urina é formada por água e resíduos removidos do nosso corpo pelos rins. A urina excretada pelos rins desce por um par de tubos, chamados de ureter, até chegar na bexiga. A bexiga é um reservatório similar a um balão que armazena urina. Assim como um balão a bexiga é elástica, podendo ser enchida e esvaziada. Na maioria das pessoas existe completo controle sobre esse armazenamento e esvaziamento, ou seja a pessoa permite um enchimento de aproximadamente 400 ml e depois esvazia a bexiga em um local adequado, sem que ocorram perdas. A urina deixa a bexiga por um outro canal chamado de uretra.

Para esvaziar a bexiga é necessário uma coordenação entre o músculo da bexiga e os músculos que fecham a uretra (como se fossem um torneira), esses músculos são chamados de esfíncteres e estão localizados na base da bexiga e na parede da uretra. Quando seu esfíncter relaxa, ele libera a passagem de urina. No mesmo momento o músculo da bexiga contrai, expulsando a urina para fora da bexiga. Quando você termina de urinar, os esfíncteres se fecham e a bexiga para de contrair.

O mecanismo parece simples, mas para que ele funcione adequadamente é necessário que uma comlplexa rede de neurônios e músculos trabalhem em total sintonia, caso contrário a micção ou o armazenamento de urina se tornam comprometidos.

Uma vez entendido o funcionamento da bexiga e da uretra, fica mais fácil entender as causas de incontinência urinária:
A Incontinência Urinária de Esforço ocorre devido a uma deficiência no suporte vesical e uretral que é feito pelos músculos do assoalho pélvico ou por uma fraqueza ou lesão do esfíncter uretral. Essa condição leva a perda de urina quando você faz esforços com o abdômen, tais como, tossir, espirrar, correr, rir, pegar peso, levantar ou até mesmo andar.

A Incontinência Urinária por Urgência acontece quando a bexiga está hiperativa, ou seja, contrai sem o seu comando ou desejo de que ela faça isso. Você pode sentir como se não conseguisse chegar ao toalete, um súbito desejo de urinar que pode ou não ser controlado e algumas vezes você pode perder urina sem nenhum aviso. Existem várias causas para essa condição. A bexiga pode tornar-se hiperativa devido uma infecção urinária que irrita a mucosa da bexiga ou por alterações nos nervos que normalmente controlam a bexiga e em muitos casos a causa pode não ser detectada.A Incontinência Urinária Mista é uma combinação das duas condições anteriores.

A Incontinência Urinária por Transbordamento ocorre quando a bexiga não é esvaziada por longos períodos, tornando-se tão cheia que a urina simplesmente transborda. Isso pode acontecer quando existe uma diminuição da sensibilidade da bexiga (você não percebe que a bexiga está cheia), quando existe uma fraqueza do músculo da bexiga ou obstrução na uretra que dificulta o esvaziamento normal. A principal causa de incontinência por transbordamento é um aumento da próstata com obstrução da uretra. Por essa razão esse tipo de incontinência é mais comum no homem. Fraqueza do músculo da bexiga e diminuição da sensibilidade pode ocorrer em ambos, homens e mulheres, mas isso é mais comum em pessoas com diabetes, uso crônico de álcool e outros problemas que levem a diminuição da função neuronal.
Enurese Noturna é a perda de urina que ocorre durante o sono.

Quando um indivíduo apresenta duas ou mais causas de incontinência, cada causa deve ser encontrada e tratada apropriadamente.

Diagnosticando a incotinência

Como vimos, a incontinência urinária pode ter várias causas e cada causa necessita de um tratamento específico. Desta forma, você necessita de um profissional experiente e bem informando sobre o assunto para que se faça o diagnóstico e tratamento corretos. Esse profissional necessitará de informações não só sobre a incontinência, mas também sobre todo seu passado médico e de como a incontinênica está afetado a sua vida.

Assim, quando for a um especialista leve: 1- uma lista com todas as medicações que você está tomando, 2- as datas e resultados de exames e cirurgias relacionados com a bexiga e um diário miccional.

Na avaliação inicial será realizado o exame físico pelo seu médico e dependendo do tipo de incontinência, alguns exames serão solicitados para decidir qual o melhor tratamento para seu caso. Dentre esses exames estão: exames de urina, medida de resíduo pós miccional, ultrasonografia, cistoscopia, teste de esforço, Rx da bexiga e estudo urodinâmico.

Existe tratamento para pessoas com perda de urina?

Sim. Muitos tipos de tratamento para a incontinência urinária estão disponíveis. Um especialista qualificado pode recomendar o tratamento adequado para cada tipo de incontinência urinária. As formas de tratamento podem variar no grau invasividade, ou seja podem variar desde uma simples mudança nos hábitos até cirurgias complexas.

Terapia comportamental e tratamentos conservadores: Consistem em orientações sobre o funcionamento da bexiga e da musculatura pélvica, mudanças comportamentais no hábito urinário e exercícios passivos e/ou ativos para a musculatura do assoalho pélvico. Esses exercícios visam fortalecer o esfíncter uretral para diminuir as perdas. Alguns exercícios são realizados com auxílio de eletroestimulação que também tem ação sobre os nervos do assoalho pélvico podendo ajudar pacientes com bexiga hiperativa.

Medicamentos: existem medicamentos para relaxar a musculature da bexiga (diminuir a hiperatividade) ou para aumentar o tonus dos esfíncteres.

Cirurgias: Existem várias cirurgias para o tratemento da incontinência urinária. No entanto essa cirurgia deve ser individualizada e realizada para cada caso específico. A realização de uma cirurgia não adequada pode piorar o problema. Por isso, você deve sempre procurar um especialista ou uma segunda opinião e informar-se sobre todos os riscos e benefícios que o tratamento cirugico pode lhe oferecer.
Outras opções: Alguns materiais podem ser injetados na uretra aumentando a resistência uretral à urina. Apesar de ser um procedimento relativamente simples, não deixa de ser um procedimento cirúrgico, necessitando de todos os cuidados do mesmo.

Marca passo da bexiga: Essa nova terapia é chamada de Interstim e consiste no implante de um marca passo próximo aos nervos que vão para a bexiga. Essa tecnologia estará desponível em breve no Brasil.

Consulte um Urologista de sua confiança ou entre em contato com o Dr. Fernando G. Almeida.
 

Contatos
Dr Fernando Almeida
Urologia

Clique Aqui

* As informações presentes nesse website não dispensam a consulta presencial.
 

Leia Também

4 de Fevereiro – Dia Mundial contra o Câncer
4 de Fevereiro – Dia Mundial contra o Câncer
Saiba como detectar e prevenir o câncer de próstata
Saiba como detectar e prevenir o câncer de próstata

Comentários

  • Eliana Reis

    Gostaria de saber qual o motivo que leva um homem que fez prostatectomia radical e passou a ter incontinência de urgência e urgeicontinência ao contato com água.

    Obrigada Eliana

  • Dr. gostaria de saber pq uma pessoa que fez cirurgia cardíaca e tem varicocele e seu espermograma está ruim, não pode fazer uma cirurgia para correção da mesma que não irá adiantar em nada.

    atenciosamente

    Alexandra

  • Rosa

    Dr. gostaria de saber porque uma pessoa urina descontroladamente, de 5 em 5 min está no banheiro, e nos dias frios aumentam mais e ao urinar dói muito.

    Atenciosamente

    Rosa

  • Cibele

    Dr. gostaria de saber porque qndo vou viajar, ou p/ o trabalho ou enfim p/ algum lugar eu sempre antes de sair tenho que ir ao banheiro, e mesmo sabendo que já fui a pouco tempo, ao pegar o ônibus por exêmplo, fico suando c/ muita vontade de ir novamente e tenho muito medo de urinar na roupa. O que devo fazer? E se isso é pscicologico ou é algum problema.

    Atenciosamente

    Cibele

  • Regiane

    Dr. por favor me ajude….Eu estou ha 2 meses urinando descontroladamente, é como se minha bexiga nunca esvaziasse. Não sinto ardor ao urinar, só dor e um horrivel desconforto depois que urino. Já fiz exame de urina e nao apareceu nenhuma infecção. Fiz tambem a urografia excretora, e deu normal. Na ultra-som, o diagnóstico foi hidronefrose leve, isso pode ter algo a ver com o que estou sentindo? Sinto dor depois que urino na regiao do abdomem (no baixo ventre). Pelo amor de Deus, me ajude. Agradeço desde já.
    Abraços.

  • Celio Jorge Lima Cunha

    Faço fisioterapia para o assoalho pélvico para incontinência há mais ou menos um ano, sendo que por motivos relacionados ao plano de saúde, houve algumas interrupções. Há uns seis meses faço com continuidade. Tenho 54 anos e sofri cirurgia de próstata radical por câncer de próstata há pouco mais de dois anos. A fisioterapia para o assoalho pélvico pode me curar? Meu médico não aconselhou cirurgia para implante de “sling” ou “esfincter”. Minha qualidade de vida não é boa em todos os sentidos:pessoal, conjugal, social, profissional. Preciso de orientação sobre o que é melhor para mim. Na cirurgia meus nervos foram preservados pois consigo ter uma ereção quase completa. Atenciosamente, agradeço. Celio Jorge Lima Cunha.

  • Angelo Mammola

    Tenho 72 anos e sofrí cirurgia de prostata radical por cancer e ao mesmo tempo foram retiradas duas ernias.Graças a Deus nunca tive dores,mas passei a sofrer de incontinencia severa e prisão de ventre.Os medicos não sabem se conseguiram preservar os nervos.Faço os excercisios de kegel e fisioterapia para o assoalho pelvico,adianta?existe algum exame para saber se os nervos foram preservados? Ha um tempo maximo para a incontinencia acabar? Grato Angelo

  • MARIA DE FÁTIMA COIMBRA

    Após uma cirurgia para implantação de um esfincter artificial AMS 800 o paciente pode ter maior perda de urina?

  • MARIA DE FÁTIMA COIMBRA

    qual é o prazo minimo para um paciente manter relação sexual após uma cirurgia para implantação de um esfincter artificial ?

  • Submetido a uma cirurgia radical de próstata em 31 de Agosto de 2007, hoje, 09 de Maio de 2008- Oito meses depois- ainda que em pouca quantidade, continuo tendo incontinência urinária. Continuo usando fralda, mesmo que seja por precaução.
    Existe tratamento? Qual? Com 66 anos, desde jóvem até antes da cirurgia, o meu desejo sexual sempre foi ativo. A INCONTINÊNCIA ESTÁ ME TIRANDO O PRAZER SEXUAL.
    Já testei algumas vezes, vem a ereção e concomitantemente a urina, e por duas vezes sentir o prazer mas com emoção extremamente exagerada e sem esperma.
    Antecipadamente agradeço sua atenção. Aguardo retorno desta indagação. Grato pela sua ajuda. Humberto Oliveira Soares
    Aantecipo meus sinceros agradecimentos

  • Há +- 2 anos e meio comecei com incontinencia urinaria de um dia para o outro. Desde então já passei por vários medicos e fiz vários exames e até agora nada! Sinto que alguma coisa pressiona meu intestino (reto) e por isso tb tenho intestino preso. Já fiz tumografia, exame da bexiga (com sonda, não me lembro o nome), colonoscopia, etc. Nada foi encontrado, porém tenho quase certeza que meu utero pressiona a bexiga e instestino ou alguma coisa esta fora do lugar (dor na relação sexual). O que faço? Segundo a ginecologista só uma videolaparoscopia poderia esclarecer. Poderia me ajudar???

  • Rita de Cássia R. L. da Silva

    Prezado Dr.

    Passei por uma cirurgia de mioma e útero (retirada) no dia 19/06/2008. Mas antes quando eu ria ou fazia algum esforço, a urina descia mesmo sem ter vontade. Agora, depois da cirurgia, a urina sai comigo em pé ou deitada mesmo sem vontade, e as vezes sem eu perceber. Porquê piorou? O que devo fazer?
    Desde já fico muito grata.

    Rita.

  • paulo

    doutor tive infecçao na medula com 24 anos hoje estou com 28 e estou com bexiga neurogenica nao sei oque faço uso uripem 24 horas é muito desconfortavel desagradavel ouvi falar do ams800 sera que é meu caso ,me responda por favor obrigado.

  • MARCIA

    Bom dia , Dr fiz uma histerectomia vaginal no dia 02/07/08 correu tudo bem eu estava com um prolapso de grau 3, foi retirado somente o utero .
    após a cirurgia O que esta acontecendo e que nao consigo segurar a urina , estou diariamente com absovervente e isso esta me deixando frustada e preocupada, me pergunto sera que nessa cirurgia para retirada do utero , ja poderia ter feito algo com relação a perda de urina, ja que na primeira consulta a este medico que me operou comentei que quando tossu ou espirro perco urina.
    aguardo um contato , grata pela atenção

  • alzira maria da silva torres

    Estou para fazer uma cirurgia sling, quanto tempo vou ter que esparar para ter relação sexual?

  • Rita de Càssia Ferreira Rodrigues

    Olá dr. O senhor poderia me dizer se existe incontinência urinária em moças? E como é a incontinência com infecção. Responda logo, por favor!

  • Josiane

    Dr. eu tenhu apenas 17 anos e simplismente deixei de viver, pq eu não consigo mais sair de casa pq penso que vou urinar na roupa… não entendo se é o meu psicológico ou se é incontinencia urinaria… preciso de ajuda… pq até a escola eu tive que deixar… me responda por favor…
    obrigada

  • sandra

    Dr. gostaria de saber porque qndo vou viajar, ou p/ o trabalho ou enfim p/ algum lugar eu sempre antes de sair tenho que ir ao banheiro, e mesmo sabendo que já fui a pouco tempo, ao pegar o ônibus por exêmplo, fico suando c/ muita vontade de ir novamente e tenho muito medo de urinar na roupa. O que devo fazer? E se isso é pscicologico ou é algum problema.

    Atenciosamente

  • antonia Lopes Bezerra

    Preciso saber sobre incontinencia,tenho 33 anos ,sou mulher e tenho incontinencia urinaria,sinto muita dor nos rins,preciso saber se a incontinencia urinaria pode estar transformando em problemas renais.
    Obrigada!

  • Elisângela Bruno

    Minha mãe fez cirurgia para levantar a bexiga em abril deste ano, mas antes da cirurgia ela só se urinava se fizesse algum esforço, e quase 2 meses depois da cirurgia começou a perder urina sem querer, sem sentir, quando vê já se molhou toda, fez tratamento para infecção urinária logo que saiu do hospital, a infecção melhorou mas a perda de urina não, a glicose estava alta e fez também tratamento para baixar e até agora nada de parar com esta perda de urina. A minha pergunta é: Será que vai ter jeito? ela terá que passar por nova cirurgia? o que pode ter acontecido???
    Obrigada pela atenção!!!

  • JAQUELINE

    fiz um exame de urudinamica e no exame não tive perda de urina. porem quando eu estou muito apertada eu não consigo ir no banheiro a tempo pois sempre desce a urina sem que eu consiga prender. desde os 10 anos sofri muito pois se eu tivesse que rir muito me urinava toda. piorou depois que tive 3 partos. 2 normal e 1 cesarea. sendo que tive complicaçoes em um destes partos porque a criança nasceu com quase 5 kilos normal tive hemorragia. no exame o médico disse que eu estava com cistocele grau 2 e mandou eu fazer fisioterapia pélvica. se não melhorasse iria faze cirurgia minha pergunta é? oque é cistocele
    grau 2 e se a fisioterapia resolve mesmo? obrigada

  • ilma santos

    DR. é comum uma pessoa já nascer com esse problema? tem cura num caso como esse?
    tem alguma coisa que possa ser feito para controlar o excesso de urina?

  • maria das graças alves de sousa

    meu marido fez cirugia da coluna, e está impossibilitado de andar, ficou usando sonda urinaria, gostaria de saber e ele vai ficar fazendo xixi pela sonda até , voltar a sentir os movimentos da sintura pra baixo????

  • josemar lucio de avila

    Doutor, fiz uma cirurgia radical da prostáta no dia 23 de outubro , devido a um cancer. Tirei a sonda no dia 5 de novembro e até hoje estou com incontinência urinária tendo que usar fralda. Gostaria de saber se existe uma fisioterapia apropriada pra quem fez essa cirurgia para acelerar a volta a normalidade.

  • Maria Machado

    Há dois meses atras fiz duas cirurgias, uma em cada mês para reparo na bexiga, pois estava urinando direto pela vagina, a urina não ficava na bexiga, tudo isso após esterectomia; só que continuo urinando sem querer..o que faço agora? estou ficando sem saber o que fazer.. não sei como resolver esse problema e na minha cidade não possui urologista. Me dê uma dica por favor.

  • luis carlos bannack leite

    minha esposa quando fazemos sexo ela sente dores muito forte na hora não sabe dizer se e no utero ou bichiga mas quando terminamos as dores continuam o que fazer?

  • cuido de um paciente particular queria saber se é correto lavar o uripen e utilizar mais vezes ??? minha chefe de enf disse que tenho que lavar e usar 3 dias ??? nao aprendi isso na escola e na net nao consigo encontrar …pode me ajudar???

  • cleomar faustino

    Dr; teve uma fistula vesicovaginal que ja foi corregida pela segunda vez.agora estou com incontenencia urinaria gostaria de saber quanto tempo usarei a sonda no pos operatoriopois e isso que me opavora, obrigada que DEUS O ABENÇOE.

  • kelly

    dr;gostaria de saber se eu tenho mesmo incontinencia urinaria,tenho as veses infeccao de urina e um dia depois de uma de 2 dias eu nao consigo prender a urina,e doi as veses e incomoda mas as veses nao tenho isso ..sera incontinencia ou nao?

  • Fabiana

    Doutor tenho 26 anos, faz tempo que urino, parece que sempre tem um pouco e urino cada vez mais…quando estou resfriada e espirro e faço força eu me urino sozinha….não sei o que fazer me ajude ,me responda….meu email é fabianaribeiro24@oi.com.br
    me ajude pois não sei mais o que fazer!!!!

  • Luzinete

    Gostei muito das explicaçoes sobre IU

    Por gentileza seria possivel me indicar alguns artigos cientificos realacionado com o assunto de IU, pois estou fazendo meu TCC e estou procurando artigos.

    Obrigada.

  • ANA PAULA

    Minha filha nasceu com espinha bifida-sacro lombar e foi feito cirurgia p reparo com 18 dias de vida…hj ela tem 6 anos de idade,faço cateterismo de 4 em 4hs,dependendo de sua necessidade…ela sempre me diz qdo sua bexiga está cheia e as vezes nem está tão cheia,mas ela temsensibilidade,ela tem dificuldades para evacuar,temintestino muito preso,principalmente depois q passou a tomar o cloridrato de oxibutinina.Ela teve perda da função renal (esquerdo)e seu rim direito está em otimas condições e ainda não foi feito a cirurgia p retirada do rim esquerdo,segundo o médico,só seránecessário a cirurgia se caso apresentar risco (febre,infecção e etc).Minha pergunta é se tem a possibilidade dela conseguir urinar sem o uso de sonda (cateterismo),no caso dela,tem perda urinária se a bexiga encher muito.Gostaria de saber se nesse caso é indicado a toxina botulínica injetada no musculo detrusor ,e ou se existe alguma cirurgia para ajudar no funcionamento do esfincter .Desde já agradeço pela atenção.

  • Tereza

    Olá por favor gostaria de uma orientação…faz 3 anos realzei retirada de calculo do ureter através de cirurgia c/cateter, antes disso realizei duas lito extracorporeas, após a segunda não passei mais bem..ou seja quando urino não sinto dor, mas após e durante algum tempo sinto um desconforto enorme e ainda como se estivesse cheia a bexiga, os exames de urina ultra som estão bons.. estudo urodinamico deu bexiga hiperativa mas será que dá estes sintomas…curioso é que próximo e quando menstruo fico bem..gostaria de orientação grata…..

  • silvia

    Dr. Fernando, boa tarde!

    tenho 41 anos e a 11 anos tenho convivido com perda de urina, consultei minha ginecologista a 2 anos atrás e ela me sugeriu exercícios para prender a urina, fiz tudo direitinho porem não obtive sucesso. Na minha ultima consulta ela me sugeriu um exame urodinamico que tambem não deu nada. o problema é que eu perco urina quando espirro,quando tenho tosse, se faço ginástica, não consigo praticar nenhum esporte, tenho que usar absorventes pois tenho receio de espirrar na rua e me urinar .Gostaria que o sr. me ajudasse esclarecendo como e quais os tipos de cirurgia para este problema.

  • Valéria

    Olá Dr. Fernando. Boa tarde!
    Minha pergunta é a seguinte, minha vó tem problema de incontinência urinária e cada vez ela vem reclamando mais. Ela já procurou ajuda médica e fez exames carissímos e o profissional que a consultou disse que ela não precisa de tratamento, segunda ela disse, o teste de urodinamica dela apresentou grau 3. Ela pode fazer algum tratamento? Qual seria mais indicado?
    E aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se há algo a fazer para evitar esse tipo de problema?
    Obrigada.

  • CRIS

    DOUTOR FIZ UMA CIRUGIA PRA LEVANTAR A BEXIGA AQUELA QUE COLOCA UMA TELA MAS ESTOU DESENFORMDA SÓ MW DISSERAM QUE NÃO PEGUE PESO MAS QUANTO DE PESO E POR QUANTO TEMPO SE ESSE TIPO DE CIRUGIA APERTA O CANAL VAGINAL SE NÃO INTERFERE POR FAVOR ME ESCLAREÇA !!DESDE JA OBRIGADA(OBS)FICO COM MEDO PORQUE NOS PRIMEIROS DIAS ESTAVA FICANDO MOLHADA DE URINA NÃO SEI SE É NORMAL DE VEZ EM QUANDO DÓI SÓ DE UM LADO!!

  • kristiane gomes

    dr tenho 27 anos e tenho cistite cronica desde 13 anos …tive meu segundo parto normal estou tendo perdas urinarias as vez ate na hora do sexo,minha quarentena venceu ontem e passei por duas curetagem pos parto,estava com infecção urinaria tomei remedio,oque devo fazer?obrigado

  • já fiz estudo urodinamico a dois anos e apresentou que a minha bexiga não apresentou contração, segundo o medico dr jaime vila nova, atualmente estou urinando a cada hora ou menos, a mais ou menos 30 dias fiz o exame uretocetografia e apresentou normal, psa normal, ultrasonografia da bexiga apresentou tamanho normal e da prostata pequena inflamação. O que o senhor pode me indicar para fazer agora? qual a providencia que devo tomar moro em agua boa MT e é muito distante de SP.

  • vera lucia

    boa noite tenho perda de urina com esforço,
    preciso de uma terceira orientação, fui ha dois médicos fiz estudo uronodinamico acusou pouca perda, um diz que é cirurgia outro diz fica boa com a fisioterapia ja fiz 30 sessões mas não fiquei boa.
    no exame a perda foi pouca mas no normal escorre pelas pernas, o que faço agora.

  • Meu filho fez uma cirurgia de hidronefrose bilateral no rim esquerdo e ficou 5 meses com sonda até que expeliu sozinha.Ele operou em 2004 quando tinha 4 anos.Hoje ele está com 9 anos e faz uns dias que anda com intestino preso.Gostaria de saber se essa cirurgia é feita mais vezes e porque o intestino dele esta preso?? Por favor preciso dessa resposta urgente.Obrigada!

  • sergio ricardo

    desde os 42 anos que tenho implantado em meu penis uma prótese peniana semi-rígida em outubro de de 2007, com 57 anos, por causa de um cancer na próstata me submeti a uma cirurgia de prostectomia radical (retirada total da próstata), o nível do PSA, passou a ser normal, entretanto como consequência da cirurgia passei a ter incontinência urinária severa e não consigo ter uma ereção satisfatória. Diante disso em pergunto? Seria recomendável fazer uma cirurgia de sfincer a.artificial e implante de uma prótese peniana inflável.

  • mone

    olá! meu pai fez uma operação na prostata pela uretra e já se passaram 2 meses e ele ainda não consegue controlar por completo a vontade de urinar.isso é normal???
    Ah! o caso dele é de hiperplasia….é benigno!!!
    obrigada!

  • Dr.
    Gostaria de saber, por quê os médicos (genicologista), não fazem o exame, para medir se a mulher tem força muscular na vagina?
    Eu tratei com um genicologista por 20 anos, e ele nunca fez esse exame. Meu marido sempre falava, que eu molhava muito e queria dizer que eu não estava ” gostosa” mais. Até que mudei de médico, o outro apesar de não fazer o tal exame, me passou para um fisioterapeuta.
    Tive que passar o vexame de ele enfiar o dedo na minha vagina, pra medir minha força muscular vaginal. Por quê os médicos, não aprendem isso na Faculdade? Assim fariam o exame, evitando uma desventura genicológica como a minha e evitaria também minha separação, por estar com a vagina frouxa.
    Suzane- São José do Rio Pardo-SP

  • Débora

    Dr. eu gostaria de saber qual seria o tratamento de uma disfuncion tipo meu padrasto teve um derrame e assim o seu lado direito ficou paralizado. Eu gostaria de saber um medicamento ou algo que poderia lhe ajudar porquê ele usa uma sonda e não sente quando urina. E se tem algum tratamento caseiro para que ele melhore e reganhe os movimentos do lado direito. Obrigada desde já. =)

  • Isabel Paula

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela disponibilidade de nos atender com nossas inúmeras dúvidas.

    Fiz histerectomia em 1999 e há dez anos sofro com incontinência por esforço. Já me submeti a vários exames, incluindo o estudo urodinâmico, sem que nenhum deles tenha demonstrado qualquer anormalidade. O único problema encontrado foi uma infecção urinária que tem se apresentado reincidente, apesar do tratamento.

    Atualmente, com um quadro de bronquite agudo, minha qualidade de vida piorou muito, pois não posso prescindir do uso de absorventes, prejudicando também minha vida conjugal.

    Gostaria de ouvir sua orientação e desde já agradeço sua atenção.

    Isabel

  • Operei em 11 de junho de 2008.Operaçao de prostata radical porque estava com inicio de cancer.Depois de cinco meses em 24 de novembro,fiz outra cirurgia desentupir as vias urinarias, ai fiquei com continencia urinaria,voltei au meu medico me receitou 30 fisioterapia,ogara me surpreendeu que deu erne dos dois lados tenho de faser nova cirurgia,isso tem aver com a cirurgia da prostata.E tambem nao tive mas ereçao, sinto vontade e faço masturbaçao,peço lhe um concelho,no meu caso.
    Atenciosamente grato
    Emidio

  • Ana Cristina

    Estava com uma pedra no rim direito e passei por uma cirurgia ( pela vagina ) no dia 04 de maio.Antes da cirurgia , fiz exame de sangue e deu que eu estava com infecção.Depois da cirurgia, tomei duas caixas de cefaloxina ( 500 mg ).De lá para cá, tenho vontade de urinar toda hora.Isso se dá por qual razão ? O que eu tenho que fazer ? Vai passar ?

  • Fiz cirurgia de Prostatectomia radical aberta em 17/01/09, desde então estou com incontinencia urinária até a presente data. É um sinroma normal?
    Quanto a DE existe exame específico para diagnosticar a preservação dos nervos?
    A dor existente quando do orgasmo é comum neste caso?

  • dr.sofro d artrite reumatoide tenho 49 anos
    no momento estou tomando o medicamento
    diclofenaco sódico5amg d manhã e anoite e prednisona 5mg d manhã e a noite
    mais estou comesse probleminha ,toda hora em tenho q ir ao banheiro,já não estou nem mais saindo d casa,pq tb para mim é dificil ,pois estou no ,momento em uma cadeira d roda por cirurgia d femur para correção,não sei o q faço,pois fica dificil ir até a consulta medica,por depender das pessoas ,gostaria d saber se o sr tem um medicamento caseiro q possa me ajudar
    desde já agradecida e espero resposta.

  • dr.sofro d artrite reumatoide tenho 49 anos
    no momento estou tomando o medicamento
    diclofenaco sódico5amg d manhã e anoite e prednisona 5mg d manhã e a noite
    mais estou com esse probleminha ,toda hora eu tenho q ir ao banheiro,já não estou nem mais saindo d casa,pq tb para mim é dificil ,pois estou no ,momento em uma cadeira d roda por cirurgia d femur para correção,não sei o q faço,pois fica dificil ir até a consulta medica,por depender das pessoas ,gostaria d saber se o sr tem um medicamento caseiro q possa me ajudar
    desde já agradecida e espero resposta.

  • Iris de Cássia Sousa

    Fiz histerectomia total abdominal há quatro meses e desde então perco urina continuamente.Depois de realizar vários exames ,foi detectada uma fistula vésico-vaginal supratrigonal.Meu médico sugere cirurgia por via abdominal para correção.Quais são as chances reais de cura?Gostaria muito de saber a sua sincera opinião.Aguardo anciosa sua resposta.

  • wanderley

    minha filhinha tem quase 3 anos, e ñ consegue controlar o desejo de urina. Quando ela sente que vai urina, prende as pernas e pede ajuda, quando vamos tirar a roupinha dela ela não segura e urina nas calças; já para fazer coco ela consegue controlar. o que eu faço doutor.

  • Fiz cirurgia radical da prostata há hum ano. Tenho 58 anos. Continuo com incontinência Urinária. Meu médico disse-me que é normal. Há algum tratamento fisioterápico que possa acelerar a recuperação? Algum especialista? Moro na Rigião de Americana – SP.

    Obrigado – Wilson

  • luiz jose medeiros

    Boa noite, gostaria de saber se existe remedio para ter esperma já que eu fiz uma cirurgia de prosta radial qual sera o medicamento a tomar para ter esperma!
    Atenciosamente
    luiz José Medeiros
    Mequita-Rj

  • luiz americo

    dr., fiz em 01 de junho de 2009 uma cirurgia radical da prostata, po video. Segundo meu medico os nervos da erecao etc foram preservados. Infelismente apos a cirugia fiquei com infeccao urinaria que ja estou tratando com antibiotico. gostaria de saber se a infeccao pode prejudicar a minha recuperacao da incontinencia.grato luiz

  • sara

    meu pai fez ciruria da prostata ha 25 dias, e esta desesperado por causa da incontinencia urinária. Alguem q já passou por isso pode me dizer alguma coisa? qto tempo dura essa situação?

  • Ivone

    Dr., tenho 3 filhos de parto normal, minha filha mais nova tem 1ano e 8 meses, dos outros filhos eu levei ponto, mas no ultimo último parto não teve corte, então não levei pontos. Desde então não consigo segurar a urina, se der vontade tenho que procurar um banheiro para usar se não eu faço na roupa. Sinto que os músculos da minha vagina estão mais fracos.
    Tem tratamento para isso ou somente uma cirurgia resolve?

  • DILZA

    oi dr. eu fiz uma cirurgia de fistula vesivagial há 45 dias após retirada da sonda continuei perdendo urina isso é normal? por favor me responda

  • SANDRA

    mINHA MAE TEM INCONTINENCIA URINARIA HA POUCO TEMPO FICAVA RESIDUO DE URINA NA BEXIGA E ERA TIRADO COM SONDA DUAS A TRES VEZES POR DIA.HA DOIS MESES ATRAS NAO CONSIGO MAIS TIRAR NADA COM A SONDA.eLA MOLHA POR DIA VARIOS ABSORVENTES GERIATRICOS.GOSTARIA DE SABER PQ QUE NAO SAI MAIS PELA SONDA
    MUITO OBRIGADA.SE PUDER MANDAR O RESULTADO POR EMAIL EU AGRADEÇO.

  • Milena

    Doutor,
    Há uma semana o médico fez a retirada de uma pedrinha que estava presa no meu no ureter e colocou um catéter. Gostaria de saber como é feito a retirada do catéter e se o procedimento é doloroso? (vou tirar no início da próxima semana).

    Obrigada

  • neusa

    doutor a 15 dias fiz uma histerectomia e etou completamente desinformada meu medico não me disse qual repouso devo fazer, nem mesmo me viu apos a cirurgia, estou com sensação de besiga cheia ,ardor e coceira e tabem com dor nos rins, hj em especial to me sentindo mais quente q o normal ( acho q é febre) e não consigo falar com o medico não sei oq eu faço. por favor me ajude.
    obs. a cirurgia foi feita pelo sus.

  • Doutor,
    tive 3 partos normais, e me sentia um pouco larga e tbm com perda de urina sempre que tossia muito ou fazia atividade fisica ou esforço, ha 3 anos coloquei um sling, mas o unico problema é que fiquei melhor da incontinencia, mas muito decepcionada pq o medico nao aproveitou para fazer a perine. Depois disso nunca mais tive relação pq acho q fiquei mais froucha ainda, pq ele me abriu pra o tal procedimento então acho que fiquei mais larga. O que devo fazer???

  • iuri gabriel

    dr. tenho apenas 16 anos, quero saber o que eu faço para controlar minha urina a noite,poqer toda noite eu urino na cama.

  • Nayara

    Olá, minha irmã vai operar a ureta na proxima semana e eu gostaria de saber o tempo de recuperação depois da cirurgia ?

    Obrigada

  • zilá

    dr,
    tenho a bexiga arriada e gostaria de fazer a cirurgia atraves do tvt ou sling. e queria saber qual e onde procuro um medico que faça este trabahlo em niteroi.

  • MARIA

    COMO É O PROCESSO DE VOLTA DO CONTROLE DA MICÇÃO APÓS UMA CIRURGIA DE PROSTATECTOMIA RADICAL?

  • danieli

    oi doutor tudo bem?

  • ana danieli

    Olá doutor tenho uma amiga que tem um problema desde os 12 anos,agora tem 27 anos e e ainda sofre com a perda de urina,isso é continuo,esta sempre usando absorvente,e o cheiro da urina é forte,ela nunca foi ao genicologista por vergonha,se ela toma banho ao sair do choveiro,urina de novo,se faz xixi,ao levantar do vaso urina um pouquinho na calcinha,quando ri sai,quando espirra também,quando caminha,quando corre,no verão ela soa muito, e ela se encharca,se não usar absorvente diário ela troca de calcinha umas 4 vezes por dia,ela sofre muito com isso,por favor dá uma ajuda pra ela,ela acha que com esse problema de tantos anos não pode ter filhos,sua familia e seu namorado não sabem desse problema,seu namorado nunca percebeu nada,e quando transam ela toma banho,mas depois de 5 minutos vem urina a baixo,ela toma muita água e acorda durante a noite para beber agua ou para ir no banheiro,por favor Doutor dá uma luz pra minha amiga,aguardo resposta,Obrigada abraços e fique com Deus

  • michely

    oi td bem?eu tenho um plobrema?
    vou muito no banheiro para urinar porque isso?é doença?
    ou é normal?
    normal não pode ser né?
    queria uma resposta ou até então uma dica para isso.
    obrigado
    tenha uma boa noite
    bjs

  • celso cardoso

    Ja me submeti a cirurgia de extração total da prostata em 1986, um ano depois coloquei uma protese pélvica. mais tarde me sentido com retenção irinária me submetia uma cirgirgia para libereção de urina, mas de vido a uma extragancia, quebra de repouso, tena=tar capinar um canteriro, senti uma agulhada bem forte na região da cirurgia, dai para cá fiquei com uma continencia urinária. sofro orrivelmente, porem somente durante o ida com movimentos normais, a urina sai quando esprri, tusso ou faço algum esforço. venhot usando uma torneira quwe me quebra o galho, mas gostria de me ver livre deste problema; respeitosamente, celso cardoso.

  • vanda

    eu nao consigo segurar o xixi ja tem dois anos que estou assim eu nao sei onde devo ir o medico passou diazepam pra mim as nao ajudou nada me ajudem por favor

  • Irma Dias

    gostaria de saber o que tenho,ja como uns 2 anos tenho uma infecao de urina ,vou ao medico ,e ele me passa um antibiotico e passa a infencao.fico uns 3 meses sem infecao.dai logo depois vem a infecao de novo .e tenho vontadade de urina muitas vezes ao dia .e a noite como umas 4 vezes .ja nao aguento mais .e sinto dor a vulva.me ajuta o que tenho que fazer.

  • nilce helena do carmo

    Caro Dr. Fernando sou portadora de distrofia muscular( DMC) a 22 anos estou muito debilitada, com dificuldade imensa para me tratar, pois, aqui em BH não encontro médicos aptos a cuidar do meu caso.
    estou com 52 anos e uma péssima qualidade de vida por ter dificuldade de locomoção.
    quero saber se alguem sabe me dizer como entro pra rede SARA ese conhecem alguem que entende de distrofia , por favor, tudo que sei é atraves da Net e de uma consulta que fiz em2000 na ABDIM<, no genoma humano da USP com a Dra Mayana Zats, cujo resultado me foi dado por exame de DNA lá feito.
    Eu tenho plano de saúde CASU, da UFMG, mas ainda não achei nem neuro, ou outro que me trate.
    Eu até agora lidei bem com esse problema, mas , como estou ficando pior estou entrando em desespero.
    O que mais tá me chateando é a incontinência urinaria, pois quando consigo chegar ao banheiro já é tarde.
    Tambem tenho tido várias infecções de urina no ano, agora um urologista me passou , macrodontina , mas está me dando muito enjoo e diareias, alem de insônia.
    Hoje lendo uns exames me dei conta de que o que está acontecendo comigo é que agora tbm estou perdendo músculos da bexiga os tais esfincteres.
    Também ´não tenho consequido fisioterapeuta que seja neuro-fisioterapeuta eles entem mais é de osso, ou qdo se faz cirurgias.
    Por que é taõ dificil se tratar de um paciente com distrofia, semdo que hoje ela é bem comun? Se o senhor puder me ajudar ou indicar algum colega da área fico-lhe muito grata.

  • Valéria

    Oi! Tenho apenas 24 anos e descobri que tenho bexiga hiperativa com incontinencia urinária, já comecei a tomar os remédios e o que mim preocupa é se os remédios não fizerem efeito. O que eu faço? Como vou ter minha vida normal. ai! Essa doença é muito triste! Se descobri que não vou melhorar prefiro morrer. Por favor mim dê alguma esperança!

  • Larissa Carla

    Boa tarde Dr, por favor nos ajude com um esclarecimento sobre incontinência urinária, meu pai se submeteu a uma cirurgia da próstata e não para de urinar é normal? faz um mês e meio que ele operou.
    Grata
    Larissa

  • preciso de uma resposta a noite quando vou dormir nao consigo acordar faco xixi na cama tenho 36 anos gostaria de saber se isso e uma doenca espero resposta d.r obrigado o que tenho que fazer obrigada

  • marines dallagrana

    realizei exame urodinamica da bexiga, que deu capacidade elasticidade visical normais, sensibilidade aumentada. Na fase cistométrica não se observa contrações involuntárias e com manobras de esforço ocorreu perda de urina com pressão visical baixa.

    Conclusões incontinência urinária tipo III.

    Favor me esclareça, estou com a bexiga caida?
    Será que tenho que fazer cirurgia?

    Obrigada
    Marines Dallagrana.

  • Loreni Paslauski

    Meu pai fez a chamada raspagem de próstata .apartir dai passou a usar fraldas direto pois quando esta em pé a urina desce .Gostaria de saber se há algum tratamento ou cirurgia pois a qualidade de vida dele esta um caos e sempre me diz que se é para ficar assim vaio tirar sua vida O que fazer me ajude.

  • Cleusa

    Dr. gostaria de saber porque qdo. eu tomo agua ou refrigerante , pode ser um copo, parece que vair direto para a bexiga, já sinto vontade de urinar, mesmo qdo. eu urino, dentro de poucos minutos sinto vantade de urinar novamente, pois parece que até não eliminar todo o liquido que tomei, não paro de ir ao banheiro.
    Mas não é sempre que isto acontece, dizem que pode ser Stress também. Gostaria de saber se o Stress pode interferir neste meu caso.
    Obrigado
    Cleusa Capeletto

  • Lucia Fernandes

    Há 3 meses passei urinar toda hora, chego a levantar umas 3 vezes por noite para ir ao banheiro. De uns 10 dias pra cá,perdi o controle da bexiga a ponto, de quando vem a vontade de fazer xixi, tenho que correr caso contrario, acabo fazendo xixi na roupa. Tenho 48 anos de idade, nunca tive problemas desta natureza, apenas, nesntes últimos meses que tive, inclusive, infecção urinária depois que começou este problema. Estou bem preocupada até porque, hoje moro no interior e a dificuldade de médicos especioalistas aqui é grande.
    Obrigada por sua ajuda.

  • Karla

    Tenho 30 anos e a uns 3 sofra de incontinência urinária. Não tenho filhos e nunca fiz aborto. Já fiz exames e foi detectado que no meu caso se justifica em virtude da fraqueza de certos músculos da região pélvica. O médico na ocasião me disse que não recomendaria cirurgia pq ainda não tive filhos….fiquei puda da vida…pq enquanto isso não posso praticar exercícios aeróbicos e nem espirrar direito. O que o sr me diz sobre isso? Obrigada pela atenção.

  • Luzia

    Fiz uma cirurgia da bexiga há 10 dias (TVT SLING), e percebi que ao espirrar, tossir não perco urina. Porém, dependendo da forma q eu ando ou movimento, sinto a fita se movendo… isso esta me preocupando muito.
    Minha dúvida é: Essa fita adere o corpo? Essa fita tem o risco do organismo expelir ou rejeitar? Infelismente não tive todas as informações…. e fiquei muito frustada com tudo isso. Não sinto nada além disso, apenas cólicas leves. Ainda não tive o retorno. Se puder esclarecer com urgência, agradeço de coração.
    Luzia/SP

  • hilda simone

    oi boa tarde dr.gostaria de saber quando estou resfriada e tosso e espirro eu chego a fazer xixi na roupa isso muito me incomoda tenho ate que usar absorvente o que poder ser eu falei com meu ginecologista e ele disse que pode ser aderencia a unica cirurgia que fiz foi cesariana e tive infeçao de urina na gravidez e rim o que pode ser estou com dilataçao nas trompas e cisto de ovario isso interfere em alguma coisa e quando tenho relaçao sinto dores no pe da barriga……

  • alcione

    boa noite?gostaria de saber o que significaincontinência urinária grauIII por esfoço.
    agradeço a resposta

  • Rose

    Boa tarde doutor
    Gostaria de saber se o senhor pode me indicar um especialista em bexiga hiperativa em Curitiba pois já estou cansada de percorrer urologistas que não conseguem resolver o meu problema. Minha rotina de vida e meus relacionamentos estão alterados por causa desse problema e espero desesperadamente por uma solução. Agradeço seu retorno

  • Marina

    Dr. tenho 18 anos e desde pequenina que urino na cama não aguento mais, fico com vergonha das pessoas, tenho ate medo de ficar depressiva por causa da incontinencia que me afringe todos os dias. O que faço ou em que medico devo ir por favor me ajudem.

  • DR. Submetido a uma cirurgia radical de próstata em 01.11.2010,atualmente ainda que em pouca quantidade, continuo tendo incontinência urinária.
    A INCONTINÊNCIA ESTÁ ME TIRANDO O PRAZER SEXUAL.
    Já testei algumas vezes, vem a ereção e concomitantemente a urina, e por duas vezes sentir o prazer mas com emoção extremamente exagerada e sem esperma.
    Antecipadamente agradeço sua atenção. Meus sinceros agradecimentos

  • Susie

    Ola. Diz que a maioria das pessoas com incontinencia sao normalmente maiores de 60 anos de idade. Entao quao grave eh uma pessoa de 25 anos, sexo feminino, com incontinencia urinaria??

  • Fani

    Boa tarde Dr, tenho 38 e desde pequena sofro com problemas de incontinencia urinaria, qdo criança passei por varios psicologos e nenhum resolveu. Hj com essa idade ja nao aguento mais, eu nao consigo segurar a urina, sou obrigada a usar asborvente todos os dias porque se nao molho minhas roupas, ela vai saindo tipo em gotas, pra mim isso é uma vergonha, queria ser normal, usar qualquer tipo de roupa sem correr o risco do absorvente nao aguentar e molhar a minha roupa, e ja percebi que de tanto usar absorventes nao deixo a minha regiao intima respirar e vivo tendo infecções, corrimentos, pelo amor de Deus me ajude me dizendo o que pode ser, na verdade tenho medo e vergonha de ir a um medico e relatar isso a ele, sei la.

  • doutor em 2004 fiz um levantamento de bexiga e agora sinto aurina frouxa ,me da vontade de uyrinar meuitas vezes ao dia me ajude o que devo fazer, ate tossir ,esoirrar rir sai um pouco de urina
    desde ja agradeço sua atençao que medico devo procurar,pois a ginecologista diz que a perine esta perfeita,que é devido a minha idade ,será qu é a idade doutro estou com 58 anos.
    aguardo uma resposta sua.
    obrigada

  • Elza Perisse filler

    Dr. Fernando tenho observado que ao urinar pela manha a urina tem saido mais devagar e com o passar do dia normaliza. Vou ao banheiro muitas vezes ao dia. Tenho 48 anos e aos 42 por causa de mioma fiz esterectomia total. A pouco tempo fiz ultrasonografia de abdomen total e deu normal. Exame de urina EAS e cultura normal mas sempre no EAS da um pouco de Hemacias. Parabens pelo site. Abraço Elza

  • oldair dos santos machado

    boa tarde! tenho 42 anos e fiz uma prostectomia radical apos 1 ano e alguns meses ainda continua com incontinencia urinaria, isto é normal tem cura, outra coisa não tenho ereção, sinto prazer mas não tenho ereção, o que posso fazer para melhorar, desde ja obrigado por tudo.

  • ola tenho 34 anos e nasi com problema na bexiga e tenho Incontinência Urinária gostaria de saber como faso para pode saber si posso faz uma sirugia espero esposta vitor franco……..irara11/04/0011meu imail e vitormoraes_irara@hotmail.com

  • oi doutor sera que o senhor pode me ajudar?
    a mais de uma ano sofro com um desconforto,eu sinto muita vontade de urinar,faço xixi e a vontade de urinar nao passa ,e como se a bexiga estivesse cheia todo o momento ,eu consigo segurar o xixi,mas fica aquela vontade,se deixar eu fico o dia inteiro no banheiro,antes de saber que existia urologista fui em 3 ginicologistas
    cada um me falava uma coisa o primeiro me falou quera de ter relaçao sexual que eu ia ter isso pra vida toda,pois ele achava que era da anatomia da uretra,ate que a ultima ginecologista me indicou um uroligista,fiz varios exames de urina e nao dava infecçao nenhuma,fui em urologista ele disse que era psicologico,falou que era pra eu segura o xixi e urinar de 3 em 3 horas me passou um remedio chamado retemic e nao resolveu nada,nem voltei nele procurei outro urologista ele me pediu uma urodinamica e deu sensibilidade aumentada me passou um remedio chamado enablex nao resolveu nada,agora ele passou outro liberan mas nao resolve esta cada vez pior,eu tenho medo ter relaçoes sexuais com meu namorado,nao sei mais o que faze isso começou no dia 28/11/2009 e hj e 21/04/2011
    foi apos que eu tive minha primeira relaçao sexual depois de 1 mes me deu cistite tomei remedio resolveu depois de 4 meses começou isso e estou ate hj ,o que faço?

  • LENE

    Boa noite Drº, tenho 37 anos, em dez/2010, sofri um acidente grave, tive varias fraturas na bacia, costelas e a minha bexiga estourou com o forte impacto. Foi feito uma cirurgia na bexiga, fiquei 3 semanas usando sonda, e ate hoje, não consigo controlar a urina, qualquer esforço que faço, perco urina, fico o tempo todo de fraldas. Por favor me ajude! obrigada

  • Ivone dos Santos Mendonça

    Tive um cancer de rim a dez anos atras.Desde entao tenho feito um controle meio incerto pois sempre estou mudando o convenio por algum motivo.Ja´passei tambem pelo sus mas os exames e tratamentos sao muito demorados.Tenho infecçao de bexiga frequente tomo muito antibioticos.Passei com varios urologistas,ja´fiz urodinamicas,ultra sons,tomografias e nao sinto nehuma melhora.Chego a urinar na cama,varias vezes acordei toda molhada,pois tenho perda de urina ate´dormindo.E´uma urina com forte odor,fico conplexada perto das pessoas,procuro nao sentar em publico pois tenho receio de quando levantar a cadeira esteja molhada.E quanto ao meu outro rim tenho medo que aconteça o mesmo ,vivo apavorada,as vezes os convenios nao cobrem carencia de tratamento e o tempo vai passando e nao encontro uma soluçao para o meu caso.Pesquisando o seu syte fique enteressada em passar em consulta com o senhor e sua equipe,gostaria de saber o valor e quando posso estar agendando,para podermos conversar a respeito do meu problema.Meu telefone para contato e´11 44384751.Por favor gostaria que me mandasse resposta em breve. Um forte abraço e obrigada…

  • Boa noite doutor ,gostaria de saber se existe algum medicamento para aderência depois de uma cesárea ,sinto muita dor e tenho um mioma subseroso do lado direito onde há a aderência ,o médico falou que não tem perigo mas já faz 11 anos tem mês que doi mais que outro as vezes não aguento andar por favor espero uma resposta grata.

  • joão paulo costa

    Bom dia doutor, meu nome e joão paulo do rio de janeiro, em junho de 2006 sofri um acidente fraturei a coluna, L1;L2 foi colocado alguns parafusos e platina para calcificar a coluna no lugar, e foi colocado em mim uma sonda dentro da bexiga foi se passando o tempo. hoje eu uso uma camisinha que chamo de (juntex ) ou incontinencia. doutor minha urina sempre tem mal cheiro eu tenho tomado (norfloxino ) sem ter ido o medico as vezes alivia a dor em baixo do escroto (saco) e o mal cheiro . porem eu nao sei se e bom ou se pode me prejudicar ? eu tambem ja pesquisei e vi que existe esvaziamento de bexiga, fui a uma loja que vende material hospitalar mais não sei qual serve para esse procedimento;DR; o senhor ou alguem que saiba como e feito poderia me ajudar muito obrigado meu msn e deuseopa@hotmail.com aguardo resposta

    • Voce precisa de um Urologista para acompanha-lo.

      Sinceramente,

      Prof. Dr. Fernando Almeida
      Rua Barata Ribeiro, 414 cj: 15/16
      São Paulo-SP
      Tel. 11-3812 5413

  • patricia

    bom dia doutor ,
    foi diagnosticado que tenho hidronefrose e litíase a esquerda , gostaria de saber qual os riscos e qual o tratamento .
    aguardo resposta .

  • Adriana Mendonça

    Olá Dr.!

    Fiz uma cirurgia de sling, e gostaria de saber qtow dias deve ficar afastada do meu serviço, sou professora de costura, com qtos dias posso voltar a ter relação sexual e voltar a andar de moto.
    Obrigada, Adriana

  • eu estou com medo de morrer de ir para o hospital e operar estou com bexiga arriada uso absorvente geriatrico para nao fazer na roupa porque eh o tempo todo tenho 54 anos e tenho depressao pensei em procurar um ginecologista mas sera um urologista nao sei o que fazer me ajude . celia.

  • Alda Silva Raimundo

    Dr. Fernando Almeida, estou com perda urinária quando vou tossir ou espirrar ou fazer uma atividade fisica eu perco urina, só que no momento eu estou sem plano de saúde, o que o doutor pode fazer por mim, eu tenho 49 anos e minha mãe teve esse mesmo problema e usou fraldas, gostaria de saber o seu endereço se o doutor é daqui do Rio. Um abraço.

  • joaquina

    olá Doutor:
    sofri de incontinencia urinaria durante 2 anos, fui operada pelo metodo TVT ha 4 anos, ha uns meses comecei com dores ardor por vezes nao dá tempo para chegar ao WC. mas isso nao acontece sempre , de hora a hora de noite e de dia vou urinar, recorro ás urgencias não tenho infecção, que será? desculpe agradecimentos

  • boa noite dr a 10 ano fiz uma cirugia de uma fistula retal não sei se foi conhecidencia que eu fiquei com a urina fraca e com a cesação de não esvazia a bexiga e urinado com frequecia e agora 10 dias atras tou com incontinecia presiso de solucão desde já obrigado

  • Carmem

    Olá doutor, tudo certo com o senhor?

    neste 10 dias ultimos percebi que devo ter incontinencia urinaria, ex: tossir,espirrar e levantar de madrugada para fazer xixi,às vezes não dá tempo de chegar ao banheiro. O que fazer?Desde já agradeço muito. Um abraço. Carmem

  • rosimeri

    fiz uma cirurgia com retirada do útero e ovário,gostaria de saber quantos dias depois da cirurgia eu posso voltar a trabalhar sou cabeleireira, obrigada.

  • roseane

    estou muito preocupada minha mae tem 92 anos e a bexiga dela siu para fora da vagina ela esta com medo de fazer cirurgia , pois falam muito que apos a cirgia a bexiga nao cola mais e ela tera que usar frauda pelo resto da vida dela é vedade?

  • patricia de moraes sales

    Dr. eu tenho uma filha dde 2 anos de idade e ate hj eu tenho vontade de ir ao banheiro é só eu levanta do sofa que da vontade de ir ao banheiro toda hora quando eu to na cozinha fazendo comida pra mim da vontade de ir ao banheiro
    sabe é menos de 5 minutos e hj eu migei nas calças eu n sei o que eu faço eu engravidei com 17 e tive ela com 18 e agora tenho 19 e agora ela tem 2 aninhos e ate hj eu nao consigo para de ir ao banheiro toda hora pofavor me ajuda???

  • lene

    Gente não comentem, pk ele não responde.

  • meu pai fez uma raspagem na prostata a dois meses de a duas semana ele vem sentindo ardor depois de urinar ja passou no médico dua vezes receitaram ant inflama´torio e um para infecção urinario só que não resolveu nada o que pode ser ~?
    obrigada

  • Caroline

    Toda vez que vou começar a fazer algo, tenho que ir ao banheiro. E sempre estou com vontade, mesmo tendo ido a poucos minutos. Quando eu chego próxima a vontade aumenta tanto que eu já urinei nas calças diversas vezes perto do banheiro ou de algum lugar onde tivesse possibilidade de urinar. Porque isso acontece? O que eu devo tomar. Eu tenho passado muita vergonha por causa desse problema.

  • Boa noite Dr.,
    minha mãe recebeu como diagnóstico em um ultrasom renal uma leve hidronefrose. O que pode ser ?
    qual o tratamento ?
    ela está com as pernas inchadas, dores nas costas etc.
    o que ela deve fazer ? beber muita ou pouca água ?

    desde já agradeço
    Lucas,

  • Pedro

    Dr fiz cirurgia a 30 dias de prostactomia radical, foi preservado todos os nervos, foram retirados somente a próstata o tumor e a visicula seminais, gostaria saber qto tempo levará para mim ter vida normal, tanto na sexualidade qto a incontinencia urinária, pois consigo segurar a urina em um periodo de horas no periodo do dia e a noite um periodo de 5 horas mais ou menos, e gostaria que me relatasse sobre minha vida sexual qdo ficará potente novamente desde ja agradeço, fique com Deus

  • Luana Casado

    Dr.Fernando, minha filha tem 7 anos e á duas semanas está urinando sem perceber, a noite dorme bem e acorda seca.
    Esse problema é durante o dia, chega molhar até o short .
    Vou fazer exames, se não der nada se Deus quiser, poderia ser psicologicos?
    At.
    LUANA

  • OLA, DOUTOR, CONTRAI UMA GRIPE TÃO FORTE E COM MUITA TOSSE, HÁ 2 ANOS, DETECTEI QUE AO TOSSIR PINGAVA UM POUCO DE URINA, COISA QUE DEPOIS DIMINUIU BASTANTE, MAS AGORA COM ESSA GRIPE PIOROU MUITO, NESSA EPOCA TIVE NUM MEDICO QUE ME EXMINOU E INDICOU A COLOCAÇÃO DO SLING, COMO ISSO É FEITO E QUANTO TEMPO DE RESGUARDO DEVO FICAR?

  • marcia

    doutor sinto vontade de urinar contatemente .já fiz varios exames ,nunca acusa nada urodinamica,uretrocistocopia.isso já vai para uns 20 anos .um dia passo normal ,no outro já muda tudo.gostaria de saber o nome de um remedio que segurasse mais a urina na bexiga.
    obrigada

  • amanda

    Dr.Fernando tenho 29anos e a 43 dias fiz perineoplastia,antes so tinha incontinencia urinaria quando sorria descontroladamente. mas agora não consigo segurar por muito tempo se tiver com vontade e não fazer faço na calça mesmo.antes não era assim sera que a cirurgia não deu certo.me ajuda por favor to preucupada.

  • Dr fiz cirurgia a 20 dias de prostactomia radical, foram retirados somente a próstata o tumor, a visicula seminais, e uma hernia ingnal do lado esquerdo,gostaria de saber qto tempo levará para ter vida normal, quanto a incontinencia urinária que vem me incomodando bastante. Desde ja agradeço,

  • Surama del Rio

    Meu pai de 68 anos após uma cirurgia de prostata radical. Sofreu dois anos de incontinência urinária, e resolveu colocar um esfincter artificial AMS 800. Ainda não tirou os pontos e ainda esta perdendo urina. Seu médico falou no dia da cirurgia que muitos podem ficar com continência sem precisar ativar o esfincter, ou ativa-lo após 5 semanas, isso eu entendi. Ele entendeu 15 dias. Gostaria de saber quanto tempo é para ativa-lo e se ficará sentindo dor? Agradeço a atenção.

  • Miraneide

    Fiz histerectomia a 76 dias e desde então apresento perda de líquido constante. A médica que realizou a cirurgia fez três tentativas de “costurar” a cúpula da vagina e não surtiu efeito. Afirma que eu terei que esperar a cicatrização que será lenta, pois meu organismo terá que cicatrizar “sozinho”, não tendo nada mais a fazer. Como devo proceder? Poderá ser fistula na bexiga?
    Já fiz uretrocistografia miccional e, segundo ela, nada há de grave no resultado do exame!

  • maria

    a 3 meses fiz uma cirurgia para retirada do colo do utero e sling, pois tinha incontinencia mista,
    apos os repouso indicado pelo medico inicie minhas atividades sexuais, quando meu marido me penetra sinto muita dor principalmente no inicio da vagina, e o meu marido ficou com um aranhão reto na cabeça do penis, e varios outros em volta, ele diz que parece que tem varios pontos que o aranha, me ajude a entender o que pode ter acontecido, pois meu retorno na medica do HC eh para daqui 3 meses, na ultima consulta nao tinha conhecimento desse fato, so depois da ultima consulta iniciei minhas relaçoes, me surpeendi com esse fato.
    me ajude, estou sem ter relaçoes e agora fiquei com medo ele tambem.

  • Ray

    Por Favor , Dr . o senhor tem algum email pra mim entrar em contato com você preciso urgente de sua ajuda obrigado beijos Ray

  • josy

    doutor fiz uma cirurgia de incontinencia urinaria o tal de sling á 14 dias so q estou perdendo urina o que quer dizer isso?estou preocupada.obrigada

  • oa tarde Dr. fiz a cirurgia de incontinencia urinaria e coloquei o sling, mas eu estava com rinite alergica e mesmo assim fiz a cirugia, continua tossindo e só tem 5 dias que fiz a cirurgia, estou começando a sentir uma dorzinha bem pequena no baixo venre ( nao esta perto da mestruação), a tosse pode estar prejudicando a cirurgia? Poderia me responder logo? Agradeço antecipadamente sua orientação.
    Isabela

  • Rolsilene J Chagas

    Meu nome é Rosilene,tenho 42 anos, fiz uma cirurgia de incontinência urinaria dia 09/02/2011, mas continuo perdendo urina involuntariamente. Porque ainda continuo perdendo urina? a cirurgia não deu certo?

  • DR: estou muito preocupada, minha mãe tem 84 anos, está com incontinencia urninária a bexiga não chega à aparecer. Porém tem uma infecção Os médicos aconcelham uma cirurgia. Temo por sua idade ela tem pressão alta. Não sei que tipo de anesia será aplicada tenho muito medo da anestesia geral.
    E o mais importante ela não quer operar.
    Por fafor me de uma juz.
    antecipadamente agradeço.

  • Dete

    Dr: Fiz uma ureterolitotripsia em 06/2011, usei duplo J por 2 meses, apos 03 meses da cirurgia comecei a sentir contrações na bexiga e frequencia a urinar. Fui no medico que pediu varios exames, de urina , ureia, creatinina, urocultura, urografia, ultrasson, raio X , e nnda foi detectado. não tenho perda urinaria, a não ser quando tenho crise de tosse com a bexiga cheia , que faço.

  • carlos areia

    dr. ja a um mes sinto como se não conseguisse segurar a urina , as vezes sinto que a urina desce sozinha , ja fiz 2 exames de urina e não deu nenhuma alteração não teve nenhuma inflamaçaõ, o que o senhor acha que é por favor me ajude , atenciosamente…… carlos

  • valdemar

    tive cancer de prostata, fis a retirada dela, a 3meses,toda ves q vou urinar doi muito e sai pouca urina, e nao tive mais ereçao, tenho 46 anos, pesso ajuda

  • luana

    fiz uma histerectomia 5 dias depois começei a urinar sem sentir tanto q agora estou ussando fralda ja fui varias vezes no medico q fez a cirurgia ele me colocou uma sonda disse q ia resolver o problema 1 dia depois tive q tiras pois nao aguentei a dor agora ele disse q eu tenho q enterna para ussar sonda no hospital com medicamentos para dor sera que isso vai resolver e vou parar de usar fraldas? obrigada

  • CLAUDIO DE BARROS GOULART

    Minha mãe submeteu-se a uma cirurgia de retirada do útero e pequenos miomas, com total sucesso.
    Contudo, comerçou a apresentar um quadro de incontinência urinária muito desagradável. Não há controle na saída da urina. Ela possui a idade de 84 anos e está depressiva por isso.
    Agradeço qualquer orientação que reduza esse problema.
    Obrigado.
    Claudio

  • o problema é com minha mão,ela tem 67 anos fez uma cirurgia de levantamento de bexiga .há 2 ano durante esse tempo sente encomodo na região.só que a cirurgia foi feita lá no nordeste e não tem prontuário,e os medicos não querem fezer a correção.gostaria de saber como eu posso ajudar a minha mãe.mem dee uma luz.

  • debora

    o marido de minha mãe fez cirurgia de prostata e esta com perda de urina é normal e quanto tempo vai demorar? desde já agradeço pela resposta

  • Michele

    Dr. Estou com Incontinência urinária de esforço, tenho 32 anos, estou com esse problema desde que tive minha segunda filha a dois anos. Estou fazendo Fisioterapia já fiz 5 sessões e tento fazer os exercícios em casa, ainda não estou vendo resultados satisfatórios. Com sua experiência devo continuar ou partir logo para cirurgia, estou desanimada e tenho medo de ficar perdendo todo esse tempo e no final não resolver meu problema.
    Aguardo resposta.
    Grata.

  • Socorro

    Tenho um problema que é retenção urinária.Este ano já aconteceu umas cinco vezes. Nestas vezes aconteceu também quando fiz exames que necessita beber muita água. Só que mesmo com exames tomografia, ultra sonografia das vias urinárias , urodinâmica e outro q não estou lembrada o nome, o urologista não soube me dizer como me tratar, pois os exames estão todos normais. Tenho hérnia de disco e tenho que está fazendo hidroginástica, só que cada vez que eu voltava aos exercícios tudo começava de novo. Gostaria de sua opinião.Desde já agradeço a atenção.

  • Socorro

    Esqueci de dizer minha idade, tenho 50 anos.

  • marlucia bartels

    doutor , gostaria de saber se o senhor me indica algum lugar no rio de janeiro que faz fisioterapia do assoalho pelvico ! muito obrigado !

  • Estou aguardado uma cirurgia de bexiga arriada eu faço hidroginastica posso continuar ou preciso parar com o exercicio fisico que é apenas a ginastica com um grupo da terceira idade e a hidro. por favor me responda pos fui ao medico e esqueci de perguntar.

  • joão carlos de oliveira

    doutor. operei a prôstata em 24/03/2011 e e fiquei com limite uretal comprometido pela neoplasia, e em 19/07/2012 fiz cirurgia uretoplastia – esternose ureta-n 35, ficando com perda da urina direta, estou contante usando fralda, não saio mais devido ter que ficar trocando fraldas diversas vezes, uso normalmente 6 a 8 fraldas diarias, devido a urinar muito, os medicos informaram que será para sempre, gostaria de saber se tem algum aparelho para que possa neutralizar a urina, fui informado que tem um marca passo, quero saber se e verdade e onde posso adquirir, no hospital que eu operei demora anos para que tenhamos sucesso so milagre, espero uma resposta.

  • eu fiz cirugia aos 35 anos por incontinencia urinari coloquei uma tela .mas ainda continua meu problema

    Comentário:estou frustrada poq achei q colocando a tela ia icar boa

  • ozy de paula souza

    adorei o artigo .FInalmente encontrei o que procurava.È o meu caso´.ja operei e ao sair do hospital,jas sabia que nada estava resolvido ou piorComentário:

  • Ana Emilia

    Comentário: Ola doutor, sou gestante e temho urgencia sensorial miccional, estou sentindo muitas dores e minha GO mim proibiu de tomar o RETEMIC, será que posso tomar? Sinto que a musculatura da minha bexica a cada dia esta mais fraca

  • Eduardo

    Comentário:Olá Dr. Tenho vontade de urinar, e quando vou sai muito pouco, já fiz tratamento mais de um ano com vários remédios, agora estou usando Retemic UD, melhorou a capacidade urinaria, mas regrediu novamente depois que parei de usar, o que eu faço. grato.

  • maria cicera miranda alves

    Comentário:fiz uma cirurgia de fistula vesico vaginal apos uma Exterectomia fiquei com continência urinaria gravíssima

  • Comentário:Eu também fiz cirugia de sling, com 55 dias tive relação sexual e foi muito dolorida, o parceiro sentiu que raspava, a tela pode estar fora dolugar? depois da cirurgia faço muito xixi, vou várias vezes ao banheiro isso é normal?

  • Fiz a cirurgia de sling, após 55 dias tive a relação sexual, que foi muito dolorida,o parceiro sentia que raspava o pênis, será que é a tela? depois dessa cirrugia vou ao banheiro várias vezes ao dia, isso é normal?

  • desconhecido

    Comentário:ola tenho 23 anos e faço xixi na cama maia nao e direto tem dia que eu faço uns três dias seguidos e as vezea tem mes que nao faco oq pode ser? Isso me gera.ummmm desconforto e mt ruim 🙁

  • Nome:aline mota

    Comentário:a minhas filhas tem 3 anos e sempre faz xixi ante de chegar no vaso mais eu já fiz o exame e não deu nada o q eu faço

  • clelsy castello

    Comentário:
    Bom dia Dr. Fernando, estou com 66 anos e nunca tive o hábito de beber água, mas atualmente estive com uma médica que chamou a minha atenção e falou que tenho que beber pelo menos 2 litros de água, comecei a seguir a orientação mas estou com um problema pois bebendo a água as idas ao banheiro são constantes e não estou conseguindo segurar a urina até a chegada ao vaso sanitário, estou preocupada pois não posso parar de beber a água e fico numa situação difícil, é alguma doença? Por favor responda, desde já agradeço.
    Clelsy

  • roseli

    SEGUE AQUI MEU DESABAFO TENHO 34 ANOS DESDE QUE EU ME CONHEÇO POR GENTE EU CAREGO ESSE PROBLEMA NA MINHA BEXIGA, TENTO ME CONFORMAR MAIS E MUITO DIFÍCIL, QUANDO EU TINHA 12 ANINHO JÁ ESTAVA FAZENDO VÁRIOS EXAMES ATÉ MESMO URODINÂMICA , MAIS NÃO ACHARAM NADA A POUCO TEMPO CONSTATOU EM UMA NOVA URODINÂMICA INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇOS, CONSEGUI UMA CIRURGIA DE SLING FIZ NO MÊS DE FEVEREIRO E PARA O MEU DESESPERO A INCONTINÊNIA CONTINUOU E É AGORA MAIS FORTES NÃO POSSO NEM PENSAR EM TOSSIR ,ESPIRAR CORRER ,PULAR EU ME DESESPERO POR QUE PARECE QUE NUNCA VAI TER CURA PARA MIM , VOLTEI NO MEDICO QUE FEZ MINHA CIRURGIA ELE ME DISSE QUE NÃO TEM MAIS O QUE FAZER, AGORA SÓ MESMO FISIOTERAPIA VERTICAL , MEU DEUS COMO É DIFÍCIL ACHAR ESSA FISIOTERAPIA , MAIS AÍ QUE EU ME PERGUNTO SE UMA CIRURGIA NÃO ADIANTOU SERÁ QUE FISIOTERAPIA VAI ADIANTAR, EU ESTOU ENTRANDO EM DEPRESSÃO POR CAUSA DISSO PARECE QUE EU NUNCA VOU SEU UMA PESSOA NORMAL , QUE DESESPERO DESDE OS 12 ANOS CARREGANDO ESSA CRUZ QUERIA TANTO SER NORMAL……POR FAVOR ME DE UM CONSELHO O QUE EU POSSO FAZER ME RESPONDA POR FAVOR PRECISO MUITO DE UM SOCORRO

    • Prezada Roseli,
      Procure um Urologista para tratamento do seu quadro.
      SInceramente,
      Dr. Fernando Almeida

  • Maria

    Comentário:Boa tarde.Tenho uma filha com 7 aninhos e a algums meses para cá anda sempre a quechar-se que depois de urinar a urina continua a pingar e ela não gosta,eu até achava que não limpava bem com papel mas nem por isso.Ela faz balle a 3 anos sera posivel ter alguma coisa a ver com o facto e esticar os musculos o asim!!!

  • marluce oliveira

    :meu marido foi operado no ano de 2007 e ate hoje tenhe incontinencia urinaria o que devo fazer ouvi dizer que apois a operação da prostata radical teria que ter feito 1 ano de fisioterapia isto é verdade?por favor me responda.

  • Morgana Adad

    Bom dia!!! Doutor Fernando
    Fiz uma cirurgia de Sling com o Sr. no Hosp. Edmundo Vasconcelos, fui muito bem assistida pela sua equipe e do Hospital.
    Morgana

    • Prezada Morgana
      As infecções nao parecem estar relacionadas a cirurgia.
      Se puder venha para uma consulta e avaliação
      Prof. Dr. Fernando Almeida
      Rua Barata Ribeiro, 414 – São Paulo – SP
      Tel. 11-3812 5413

  • DaineNome:

    Comentário:oi Maria cicera miranda alves a minha mae tbm passa pelo mesmo problema solucionou o seu obrigada

  • Tai

    Comentário: Olá quando acordo de manhã ás vezes percebe que urinei um pouquinho sem perceber, pode ser incontinência urinária, as vezes tenho dor nas bexiga. Tem como tratar em casa.

  • rayssa

    Vocês. Me. Deram. Boas. Dicas. Aqui. Meu. Avo fez. Uma cirurgia e antes da. Cirurgia. Ele. Urinava. Bem. Mas. Depois. Ele. Tava. Urinando. Na. Roupa. E. Agora. Ta. Usando. Frauda. Tem. Um. Tratamento. Pele. Para. De. Usa. França. E. Urinar. Melhor

  • edson luiz alves

    Comentário: fiz um ultrasson da bexiga e foi constatado que apos urinar restou na bexiga o tamanho de um copinho de cafezinho de urina, receita unoprost, ja tomo a 7 meses eu posso ainda estar com este problema ou ja pode ter solucionado
    obrigado

  • teresa cristina campos de almeida

    ola boa noite,foi maravilhoso esta informação,,,fiz CIRURGIA SLING,mas acho que não deu certo,ainda continuo não segurando urina,faço musculação,mas acho que me afetou muito…estou tomando retemic,desde ja muito grata…se puder me ajudar dando dicas

  • Paulino Rafael Berti

    Comentário: Dr Fernando, tenho 70 anos de idade e nos exames de PSA o resultado não chega a 1,00, Mas quando estou trabalhando com agua sinto uma vontade de urinar que me obriga a ir ao banheiro senão urino nas cuecas.
    Qual o remédio que devo tomar?

  • Maria

    Comentárieo:eu vou toda hora no banheiro, ando 100 metros, e tenho que ir ão banheiro, fui em uma gnicologista e ela falou que não é motivo para cirurgia, como assim!!!!!!!!!!!!, eu acordo a noite toda para ir fazer xixi, a medica nem olhou na minha cara, o que devo faze?

  • Webster Araujo

    Dr.Fernando, minha filha tem 7 anos e á duas semanas está urinando sem perceber, a noite dorme bem e acorda seca.
    Esse problema é durante o dia, chega molhar até o short .
    Vou fazer exames, se não der nada se Deus quiser, poderia ser psicologicos?