24/jul/2013

Como se apresenta o Câncer de bexiga?

A bexiga localiza-se na parte central inferior do abdômen e é responsável pelo armazenamento e expulsão da urina. A incidência do câncer de bexiga doença é 3 a 5 vezes maior entre os homens. Tais tumores podem ser de três naturezas:

– Carcinoma de células de transição: Representam mais de 95% dos casos de câncer de bexiga, tem sua iniciação nas células mais internas do tecido. O carcinoma de células de transição depende de vários fatores para determinar seu prognóstico, dentre eles podemos destacar:

• Grau tumoral: como as células tumorais se apresentam ao microscópio, podendo ser consideradas de baixo ou alto grau. Baixo grau tumores com comportamento menos agressivo.

• Invasividade: Se o tumor se manifesta apenas na camada superficial da bexiga sem penetrar no músculo, designamos como não invasivo. Já se a doença desenvolve-se alcançando as camadas musculares da bexiga é denominado como invasivo. Os tumores invasivos geralmente são tumores com alto grau tumoral – ou seja – são mais agressivos e necessitam de tratamentos mais radicais.

Causas

O surgimento do Câncer de Bexiga ocorre devido a alterações no DNA celular, levando algumas células a iniciarem um processo de proliferação desordenado e incontrolável. Quanto maior for o grau de alteração dessa célula, mais rápido será o crescimento do tumor e maior será a sua malignidade.
O aparecimento desse tipo de neoplasia aumenta com a idade, sendo que menos de 1% dos casos aparecem em pessoas abaixo de 40 anos de idade. O principal fator externo associado como fator de risco para o surgimento do câncer de Bexiga é o TABAGISMO. Pessoas que fumam apresentam até 5 vezes mais chance de desenvolver câncer de bexiga do que pessoas que nunca fumaram.

São caracterizados como sintomas que podem indicar câncer de bexiga:
• Perda de sangue na urina (hematúria),
• Dor no ventre ou desconforto ao urinar,
• Urinar com frequência maior que o habitual
Tais sintomas podem ser causados por outras patologias, ao deparar-se com eles o paciente deve consultar-se com um UROLOGISTA para que exames detalhados possam indicar a natureza destas alterações.

Aumento da Próstata Câncer Urológico Diminuição do Jato Urinário Publicações Tratamentos Urologia Varicocele