Notícias

10/jul/2015

Câncer de Próstata: conheça os fatores de risco

Fatores de risco são todos os hábitos ou condições que podem aumentar a possibilidade do desenvolvimento de uma doença. Embora alguns fatores de risco possam favorecer o surgimento do câncer de próstata, a maioria não causa diretamente a doença. De qualquer forma, vale a pena estar atento a eles.

Idade – A chance de desenvolver o câncer de próstata aumenta após os 50 anos. Estima-se que 60% dos casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.

Raça – A maior incidência de câncer de próstata é observada em negros.

Hereditariedade – Alterações genéticas hereditárias podem influenciar no risco de desenvolver o câncer de próstata. Portanto, ter um parente de primeiro grau diagnosticado com a doença pode até duplicar o risco de um homem desenvolver o problema.

Dieta – O excesso de peso também pode ser um fator de risco preocupante para os homens. Além disto, homens que possuem dietas ricas em cálcio têm um maior risco de desenvolver o câncer de próstata.

DST’s – Estudos recentes mostram que doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorréia e a clamídia, podem aumentar o risco do câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Apenas um médico especialista pode diagnosticar a doença e orientar quanto aos benefícios de realizar os exames preventivos. Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Fernando Almeida por aqui.

Categorias

Aumento da Próstata Câncer Urológico Televisão Urologia Varicocele

Postado por