Notícias

10/mar/2016

5 Dicas para prevenir doenças nos rins

Os rins são fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano. Os órgãos são responsáveis por controlar a quantidade de água e sal no corpo, eliminar as toxinas, auxiliar no controle da hipertensão arterial, produzir hormônios e eliminar excesso de vitaminas, medicamentos e outras substâncias. Eles funcionam como um filtro em nosso organismo e por isso devem ser muito bem cuidados.

Para ajudá­-lo a evitar as doenças que atacam os rins, como a nefrite, infecção urinária e o cálculo renal, separamos algumas dicas. Veja:

1. Beba água

Essa dica está sempre presente nos artigos de saúde, e quanto aos rins tem um motivo especial. A ingestão diária de água ajuda a hidratar o corpo e evitar a formação do cálculo renal, agindo como um líquido de limpeza. Observe a cor da urina ela lhe dará dica do grau de hidratação do corpo. Se a urina estiver clara , voce esta bem hidratado. Se a urina estiver muito concentrada, voce deve ingerir liquidos.

2. Evite o excesso de sal e alimentos com muito sódio

Uma das funções dos rins é expelir o excesso de sal do organismo e se a ingestão de sal e sódio é elevada, o trabalho dos rins é mais exigido.

3. Não fume e não consuma bebidas alcoólicas em excesso

O álcool em excesso pode trazer danos aos rins e colaborar com o surgimento de problemas como a hipertensão. Já o cigarro pode provocar bloqueios e diminuição dos vasos sanguíneos, além de reduzir os níveis de enzimas fundamentais para o bom funcionamento dos rins.

4. Não use medicamentos sem prescrição médica

Mesmo aqueles medicamentos que você costuma tomar apenas para dores de cabeça, não devem ser ingeridos sem prescrição médica. Alguns medicamentos podem sobrecarregar os rins, e por isso devem ser evitados.

5- Controle a hipertensão arterial e o diabete

Pacientes com essas condições devem ter um médico para tratamento em acompanhamento regular, seguindo rigorosamente a recomendação para controle da hipertensão e do diabete.

Categorias

Câncer Urológico

Postado por