Notícias

18/fev

A escolha da especialidade Urologia

A urologia é uma especialidade fascinante. Permite exercer a medicina em seu plano mais elevado. Desde do primeiro ano de faculdade sempre soube que seria cirurgião. Mas poder ajudar os pacientes sem a necessidade de cirurgia também era algo que me motivava bastante. Quando percebi que a urologia juntava os dois mundos, tratamentos clínicos e cirúrgicos de alta tecnologia, não tive dúvida que essa seria a jornada a seguir.

Na urologia podemos atuar em tratamentos clínicos e cirúrgicos. Podemos ajudar os pacientes utilizando desde tratamentos medicamentosos e mudanças de hábitos até cirurgias complexas. Além disso, a urologia é uma das especialidades pioneira na aplicação de tecnologia em cirurgia. Atualmente realizamos a maioria das cirurgias com auxílio de vídeo e robótica.

Na urologia realizamos ainda tratamento de diversas patologias. A maioria das pessoas acreditam que o urologista somente trata de homens adultos, mas os urologistas tratam também mulheres e crianças. Nas mulheres por exemplo, atuamos em uma variedade de problemas como pedra nos rins, tumores (câncer) do trato urinário e ainda na correção de problemas do assoalho pélvico como “bexiga caída” ( cistocele) e incontinência urinaria.

Nos homens atuamos em doenças benignas e malignas, sendo as mais frequentes aquelas ligadas a próstata como a Hiperplasia da próstata e o câncer de próstata. Tratamos ainda problemas relacionados com sexualidade e disfunção sexual.

Outra área muito interessante que a urologia atua é o tratamento de “pedra nos rins” nessa área utilizamos alta tecnologia para realizar as cirurgias o que torno nosso trabalho bastante interessante. A urologia é minha paixão e costumo dizer para meus pacientes e alunos: “eu sou uma pessoa privilegiada porque não trabalho, acordo todo dia e vou fazer algo que me dá prazer e alegria”.

Categorias

Sem categoria

Postado por