Clínica
Equipe
Imprensa
Serviços
Cistoscopia
Exercícios de Kegel
Fisioterapia para
     Continência Urinária
Psicoterapia para
     Disfunção Erétil
Treinamento de
     Cateterismos
     Intermitente
Uropsicologia
  Exercícios de Kegel
Os músculos do assoalho pélvico são de extrema importância para a sustentação e a manutenção da funcionalidade de órgãos que estão na parte inferior da pélvis, como por exemplo, a bexiga. Estes músculos podem sofrer interferência de fatores como a gestação, o parto, excesso de peso, idade e diminuição da taxa de hormônios femininos, que podem promover o seu enfraquecimento.

O Dr Kegel, na década de 40, introduziu exercícios, que tinham como objetivo fortalecer a musculatura do assoalho pélvico através de sua contração, em gestantes. Desde então diversos estudos foram feitos sobre a utilização destes exercícios. Atualmente eles são usados para tratamento de pacientes que apresentam um certo padrão de incontinência urinária de esforço.

Os exercícios consistem basicamente, na contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico pelo menos três vezes ao dia, alternando em cada uma das vezes a posição para sua realização, sentada, em pé, e deitada. Os melhores resultados neste tratamento são observados por volta do terceiro mês. É recomendado para quem vai iniciar este tratamento, o auxilio de um médico ou enfermeiro que possa auxiliar na identificação dos músculos e ensinar a técnica correta.

 
Copyright (c) 2007 Prof. Dr. Fernando Almeida