BLOG


Como é o tratamento de Incontinência Urinária?


Postado por Dr Fernando Almeida em 10/07/2015

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 1 Flares ×

Dr Fernando Almeida - Blog - Incontinencia Urinaria

A Incontinência urinária é uma condição que pode afetar qualquer pessoa, independente da idade, sexo ou classe econômica. É um problema que afeta o bem-estar social e psicológico do paciente, prejudicando a sua qualidade de vida.

No Brasil, estima-se que mais de 8 milhões de pessoas sofram com a incontinência urinária. Embora o problema acometa pessoas de todas as idades, esta condição é mais comum em pessoas com mais de 60 anos.

Geralmente, a Incontinência urinária ocorre quando há uma disfunção da coordenação entre a bexiga e o esfíncter, músculo que impede a saída da urina. A maioria das pessoas possui completo controle sobre deste músculo, o que permite que a bexiga armazene até 500 ml de urina sem que ocorram perdas involuntárias.

Diversos fatores podem causar a IU, como infecções urinárias, uso de medicamentos, fraqueza nos músculos, constipação intestinal, doenças e lesões da medula, cirurgias sobre a bexiga, entre outros.

O tratamento é realizado de acordo com cada caso, podendo incluir o uso de medicamentos, cirurgias e exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Apenas um médico especialista poderá indicar o melhor tipo de tratamento. Ao apresentar qualquer sintoma, procure um profissional de confiança.

2 respostas para “Como é o tratamento de Incontinência Urinária?”

  1. Nilo disse:

    Fiz cirurgia de próstata por três vezes. Fiquei com uma insuportável incontinência urinária.
    Tenho perda involuntária de urina durante as vinte e quatro horas. Sofro muitos vexames por me expor com a calça molhada, dentro e fora de ônibus. Seus colegas já me disseram que, no meu caso, a única solução é o implante de esfíncter urinário. Meu plano de saúde não cobre tal procedimento. Preciso muito de sua prestimosa ajuda, pelo que, antecipo meu agradecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 1 Flares ×