BLOG


Novembro Azul – Câncer de Próstata: Fatores de Risco


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×



Sabe-se pouco sobre os fatores de risco em relação ao câncer de próstata, já que os estudos epidemiológicos têm encontrado resultados inconsistentes. Vários fatores podem ser responsáveis por esse tipo de câncer, como por exemplo a hereditariedade, em especial se houver dois ou mais parentes de primeiro grau abaixo dos 60 anos que sejam portadores da doença.

O câncer de próstata atinge principalmente homens a partir de 50 anos de idade, e as chances da doença surgir aumentam conforme a idade avança. A influência da alimentação sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou mecanismos pelos quais ela pode influenciar o desenvolvimento da doença. As evidências apontam, no entanto, que uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, não só ajuda a diminuir o risco de câncer, como também o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Outros fatores cujas associações com câncer da próstata foram detectadas em alguns estudos incluem o consumo excessivo de álcool e tabagismo. Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata. Não se sabe com segurança cientificamente comprovada como prevenir o câncer de próstata. Por isso é importante realizar o diagnóstico preventivo com seu médico, se desejar, entre em contato com a equipe do Dr. Fernando Almeida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×