BLOG


Estenose de uretra


Postado por Dr Fernando Almeida em 10/03/2014

8 Flares Twitter 0 Facebook 8 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 8 Flares ×


 
A uretra é um órgão com características únicas e por ser um órgão tubular, quando ocorre alguma lesão que leva ao surgimento de uma cicatriz pode surgir um estreitamento no local conhecido como estenose de uretra. Estenose de uretra consiste no estreitamento do canal urinário que ocasiona a diminuição ou até mesmo a obstrução completa da passagem da urina.
 
Dentre as causas da estenose de uretra, as principais são traumas infecções na região, motivos congênitos e recessivamente devido a algum tipo de câncer.
Os sintomas da estenose de uretra são:
 

  • Dificuldade para esvaziar a bexiga;
  • Fluxo reduzido de urina;
  • Jato urinário duplo ou espraiado;
  • Dificuldade para iniciar a micção;
  • Gotejamento ao término da micção;
  • Necessidade de urinar várias vezes ao dia;
  • Ardência durante a micção;
  • Nictúria (acordar à noite para urinar).
  •  
    Para diagnosticar a estenose de uretra é necessário que o paciente realize exames de imagem que indicarão o ponto exato e a extensão da estenose. Os exames que podem ser necessários são a Urofluxometria utilizado para medir a potencia do jato urinário, Uretrografia, Ultrassom das vias urinárias e da uretra, Ressonância magnética e Uretrocistoscopia.

     
    O tratamento para estenose de uretra dependerá do local em que está localizada e qual sua extensão, sendo os mais comumente realizados:
     

  • Dilatação uretral: Realizada através da implantação de sondas de calibre progressivo na uretra. Possui alto índice de recidiva e necessidade de repetir o procedimento periodicamente.
  • Uretrotomia: Cirurgia endoscópica por dentro do canal. Apesar de possuir suas vantagens por ser um método pouco invasivo, a porcentagem de reincidência também é relativamente alta. Sendo mais indicada para estenose com pequena extensão (anelares).
  • Uretroplastia aberta: Cirurgia reconstrutiva que visa à retirada do tecido estenosado (fibrosado), podendo ser necessária a utilização de outros tecidos para enxertos.
  • 3 respostas para “Estenose de uretra”

    1. Comentário:Dr.Fernando Almeida. Há anos venho sofrendo, gostaria de saber se a cirurgia de uretroplastia aberta resolve esse caso de esteonose de uretra. desde ja agradeco a atencao. obrigada .Silvia

    2. Comentário:Meu marido, precisa fazer esta, cirugia, fez uma emergencia, colocando .uma sonda. direto na bexiga, para nao usar o canal da uretra. esta com uma, estenose uretral traumatica. mas esta aguardando, vaga para enternaçao para fazer essa nva cirurgia . ele fez todos os procedimentos. em Cabo Frio. mas eles alegan que o caso dele tera que ser feita a uretroplastia em hospital de especial ,em urologia e no momento. o guadro clinico dele e bem delicado , e nao esta enternado .peço ajuda

    3. maria de fatima teixeira sa teles disse:

      Comentário:ola boa tarde,meu marido sofre com esse poblema ele ja fez trez cirlugias mas vem feichando novamente e ao urina vem com sangramento e normal.agradeço desde ja obrigado

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    8 Flares Twitter 0 Facebook 8 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 8 Flares ×