BLOG


Varicocele: entenda o que é e o que ela causa no homem


Postado por Dr Fernando Almeida em 26/02/2014

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 1 Flares ×


 
A varicocele é a dilatação das veias contidas na região do saco escrotal, sendo conhecida popularmente como varizes dos testículos.
 
As válvulas contidas dentro das veias possuem a função de evitar que o sangue drenado que deve voltar ao coração vá ao sentido contrário, uma disfunção nessas válvulas faz com que o sangue não flua adequadamente dificultando o retorno venoso e formando um inchaço e alargamento das veias, ou seja, a varicocele.
 
A varicocele geralmente é uma condição congênita, porém poucas vezes se manifesta durante a infância, sendo mais comum entre homens de 15 a 25 anos de idade, comumente do lado esquerdo do escroto. A condição não está relacionada a casos de disfunção erétil, porém compromete a qualidade do sêmen, sendo 40% das vezes a causa da infertilidade masculina.
 
A doença costuma ser assintomática, porém em alguns casos pode ocasionar dor no local, nódulos indolores e protuberância no testículo, veias dilatadas, peso e desconforto.
 
A varicocele costuma ser perceptível a olho nu, podendo ser identificada mais facilmente durante a realização de ações que promovam pressão abdominal, como tossir. A ultrassonografia pode ajudar no diagnóstico.
 
O principal problema relacionado à varicocele é a infertilidade. Felizmente a maioria dos jovens com varicocele não apresentam problemas relacionados a fertilidade. Mas um número grande de casos (até 40% dos portadores de varicocele) pode evoluir para a diminuição da fertilidade. Por isso é importante realizar o diagnóstico precocemente e tratar a varicocele quando existe comprometimento da qualidade do sêmen. Alguns indícios, como diminuição do volume testicular e alterações no espermograma de um adolescente com varicocele sugerem a necessidade de tratamento.
 
O tratamento é realizado por meio de cirurgia para ligadura do vasos dilatados, em que fecham-se as veias do plexo venoso testicular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 1 Flares ×