BLOG


Como se apresenta o Câncer de bexiga?


2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 2 Flares ×


 
A bexiga localiza-se na parte central inferior do abdômen e é responsável pelo armazenamento e expulsão da urina. A incidência do câncer de bexiga doença é 3 a 5 vezes maior entre os homens. Tais tumores podem ser de três naturezas:
 
– Carcinoma de células de transição: Representam mais de 95% dos casos de câncer de bexiga, tem sua iniciação nas células mais internas do tecido. O carcinoma de células de transição depende de vários fatores para determinar seu prognóstico, dentre eles podemos destacar:
 
• Grau tumoral: como as células tumorais se apresentam ao microscópio, podendo ser consideradas de baixo ou alto grau. Baixo grau tumores com comportamento menos agressivo.
 
• Invasividade: Se o tumor se manifesta apenas na camada superficial da bexiga sem penetrar no músculo, designamos como não invasivo. Já se a doença desenvolve-se alcançando as camadas musculares da bexiga é denominado como invasivo. Os tumores invasivos geralmente são tumores com alto grau tumoral – ou seja – são mais agressivos e necessitam de tratamentos mais radicais.
 

Causas

O surgimento do Câncer de Bexiga ocorre devido a alterações no DNA celular, levando algumas células a iniciarem um processo de proliferação desordenado e incontrolável. Quanto maior for o grau de alteração dessa célula, mais rápido será o crescimento do tumor e maior será a sua malignidade.
O aparecimento desse tipo de neoplasia aumenta com a idade, sendo que menos de 1% dos casos aparecem em pessoas abaixo de 40 anos de idade. O principal fator externo associado como fator de risco para o surgimento do câncer de Bexiga é o TABAGISMO. Pessoas que fumam apresentam até 5 vezes mais chance de desenvolver câncer de bexiga do que pessoas que nunca fumaram.
 

Sintomas

São caracterizados como sintomas que podem indicar câncer de bexiga:
• Perda de sangue na urina (hematúria),
• Dor no ventre ou desconforto ao urinar,
• Urinar com frequência maior que o habitual
Tais sintomas podem ser causados por outras patologias, ao deparar-se com eles o paciente deve consultar-se com um UROLOGISTA para que exames detalhados possam indicar a natureza destas alterações.
 

Uma resposta para “Como se apresenta o Câncer de bexiga?”

  1. lucia disse:

    BOA TARDE DR. ACABEI DE DESCOBRIR ATRAVÉS DE UM EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA QUE TENHO UM CISTO NA BEXIGA .
    CONCLUSÃO DO EXAME( URETEROCELE EM ASSOALHO VESICAL À ESQUERDA)
    E GRAVE DR.? GRATA LUCIA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 2 Flares ×