BLOG


Incontinência urinária masculina – Esfíncter Artificial (AMS – 800)


Postado por Dr Fernando Almeida em 16/04/2012

3 Flares Twitter 0 Facebook 3 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 3 Flares ×


 
A incontinência urinária (IU) é uma condição que afeta dramaticamente a qualidade de vida, comprometendo o bem estar físico, emocional, psicológico e social. A IU pode acometer indivíduos de todas as idades, de ambos os sexos e de todos os níveis sociais e econômicos.
 
Normalmente existe uma perfeita coordenação entre a bexiga e o esfíncter (músculo que fecha a uretra impedindo a saída da urina). A maioria das pessoas possui completo controle sobre esse processo, ou seja a pessoa permite um enchimento da bexiga até 400 ml e depois urina em um local adequado, sem que ocorram perdas. Para esvaziar a bexiga é necessário uma perfeita coordenação entre o músculo da bexiga e o esfíncter. Desta forma, é necessário que a bexiga esteja relaxada e o esfíncter fechado durante o enchimento e vice-versa durante a micção.
 

Assista o Video

Aproximadamente 1% dos pacientes submetidos a ressecção transuretral da próstata evoluem com quadro significativo de incontinência urinária no pós-operatório, enquanto que nos pacientes submetidos a prostatectomia radical, esta complicação pode ocorrer entre 2% a 10% dos casos. Como pacientes com hiperplasia benigna da próstata esperam que a cirurgia alivie os sintomas urinários, qualquer grau de incontinência urinária pós-operatória é pouco tolerada. Nos pacientes submetidos à cirurgia radical, a incontinência pós-operatória é comum, porém os sintomas são transitórios e persistem apenas por algumas semanas na maioria dos casos. Quando a incontinência se mantém por tempo mais prolongado, ela torna-se um grande problema para os pacientes.
 
Alguns pacientes submetidos à prostatectomia radical podem apresentar, nas primeiras semanas após a retirada da sonda, urgência, incontinência de urgência e polaciúria.

CAUSAS DE INCONTINÊNCIA

Antes de determinar o tratamento, o médico deve ser capaz de identificar a causa da incontinência urinária.
 
Incontinência urinária por urgência
 
Sintomas como aumento da freqüência urinaria, necessidade urgente de urinar são manifestações que sugerem a presença de hiperatividade da bexiga. Estudos urodinâmicos realizados em pacientes com obstrução infra-vesical, demonstraram a presença de instabilidade da bexiga em 53% a 80% dos casos. Após a realização de ressecção transuretral ou de prostatectomia radical, observou-se que dois terços destes pacientes demoraram de três a doze meses para recuperar a função vesical adequada.
 
Incontinência urinária de esforço
 
A incompetência esfincteriana observada após ressecção transuretral da próstata raramente é causada pela ressecção inadvertida do esfíncter uretral estriado. Na maioria dos casos, ocorre trauma do esfíncter pela manipulação do aparelho de ressecção, com subseqüente fibrose no local. Na prostatectomia radical, a lesão do esfíncter estriado pode ocorrer no momento da liberação do ápice prostático. Importante notar que a presença de um esfíncter intacto é essencial para a manutenção da continência.
 
– TRATAMENTO
 
O tratamento da incontinência urinária masculina depende essencialmente do tipo de incontinência e da severidade das perdas urinárias. A disfunção vesical, a incompetência esfincteriana e a obstrução podem ser tratadas mediante agentes farmacológicos, Terapia comportamental, reabilitação pélvica, estimulação elétrica ou cirurgia.
 
Incontinência urinária por urgência
 
Terapia comportamental e reabilitação do assoalho pélvico: A terapia comportamental deve ser vista como a primeira linha de tratamento da IUU. Dentre as medidas estão a restrição hídrica, micção programada, tratamento da constipação, mudança de hábitos alimentares e exercícios pélvicos.
 
Medicamentos: As principais drogas no tratamento da BH são os anticolinérgicos. Os principais efeitos adversos são boca seca, constipação intestinal e visão turva. Essas drogas estão contra-indicadas nos casos de glaucoma de ângulo fechado, não operados. Dentre as drogas disponíveis no Brasil estão a Oxibutinina a T e mais recentemente a Darifenacina e Solifenacina.
 
Eletroestimulação: Os mecanismos de ação da eletroestimulação ainda são pouco compreendidos. Uma das teorias defende que a estimulação aferente dos nervos do assoalho pélvico levariam, de modo reflexo, a inibição da contração detrusora involuntária.
A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pelo Clostridium botulinum A neurotoxina liga-se com terminações nervosas impedindo a contração da musculatura da bexiga.Desta forma existe uma diminuição da hiperatividade dessa musculatura. O grande problema com a utilização de toxina botulínica é o surgimento de retenção urinaria apos a aplicação. Essa complicação é dose dependente, podendo variar de 10 a 50 % dos casos.
 
Neuromodulação sacral: A neuromodulação sacral é realizada atualmente por meio de um dispositivo conhecido como InterStim (Medtronic, Inc, Minneapolis , Minn.). Esse dispositivo é semelhante a um marca passo cardíaco e é implantado no região sacral. Ele atua modulando os estímulos nervosos para a bexiga, melhornado o controle das hiperatividade do músculo.
 
Incontinência urinária de esforço
 
Os pacientes com incompetência esfincteriana podem ser inicialmente tratados com o emprego de exercícios de Kegel, estimulação elétrica e, porém não existem estudos conclusivos demonstrando um benefício real para os pacientes assim tratados.
Geralmente, o tratamento cirúrgico deve ser indicado 6-12 meses após a prostatectomia. Basicamente, existem 3 formas de abordagem cirúrgica nos casos de incontinência por incompetência esfincteriana: injeções periuretrais, “sling” posicionado na uretra bulbare esfíncter artificial.
 
Slings:
 
Outra abordagem no tratamento da IU esfincteriana masculina, que vem ganhando força recentemente e a utilização do “Sling” uretral masculino. Essa abordagem baseia-se na compressão uretral em sua porção ventral. Esse procedimento ainda necessita de mais estudos e seguimento por períodos mais prolongados para melhor definição do papel desse procedimento no tratamento da IU masculina. Os pacientes que parecem ser melhores candidatos para essa técnica são aqueles que com incontinência leve a moderada (1-5 absorventes /dia), sem radioterapia prévia e com pressão de perda elevada durante a testes de esforço. Aguarda-se resultados a longo prazo e mais estudos controlados
 
Esfíncter Artificial (AMS – 800):
 
Atualmente o padrão ouro para tratamento da IU masculina devido a insuficiência esfincteriana é o esfíncter artificial. Esse dispositivo consiste de um sistema de compressão uretral que permite o paciente realizar a descompressão no momento da micção. O esfíncter artificial é implantado ao redor da uretra bulbar e a válvula de abrir e fechar fica posicionada no tecido subcutâneo da bolsa escrotal.


 

 

Contatos
Dr Fernando Almeida
Urologia

Clique Aqui

* As informações presentes nesse website não dispensam a consulta presencial.
 

48 respostas para “Incontinência urinária masculina – Esfíncter Artificial (AMS – 800)”

  1. Eber Viruel Muñoz disse:

    Meu pai tem 87 anos, fez uma prostatectomia radical, mas continuou com um tumor. Agora para urinar ele usa uma sonda por cistostomia. No entanto, de vez em quando sai um pouco de urina pela uretra.
    O AM-800 seria indicado para ele?
    Qual o custo do implante?
    quanto tempo fica no paciente sem precisar trocar?

    agradeço a atenção

  2. welber disse:

    Olá,
    tenho um tio de 69 anos que foi submetido a ressecção total da prosta em 2008, já fez fisioterapia, usou amitripitilina, e nada sutiu efeito, o que resulta em uma perda urinária de mádia a moderada constante. Seria o AMS800 indicado a ele?Qual o custo do implante?
    quanto tempo fica no paciente sem precisar trocar? O SUS paga? Quais os Hospitais habilitados para proceder o implante?
    Att,

    Welbert

  3. Depois de uma cirurgia de prostata em 10/2004, em 11/2006 Radio Terap. devido aumento do PSA. Foi daí em diante que fiquei com incontinencia. Foi então que em 11/2007 entrei na Justiça afim que o SUS me concedesse o aparelho Esfincter Artificial AMS 800, mesmo porque jamais poderia arcar com um valor tão alto na compra do dito aparelho. foi então depois de muita batalha com a ajuda da Defensoria Pública, quase cinco anos, agora em 26/06/2012 foi realizado o transplante, no Hospital São Rafael através de sua equipe de Urologista em Salvador/Ba.,
    o qual será o aparelho depois de 06 semanas ou seja dia
    07/08/12, será ativado, o que espero neste dia com ajuda de Deus, ter realizado meu sonho, e ser feliz.

  4. Luciano Rodrigues disse:

    Preciso adquirir para meu pai, que apos cirurgia de cancer de prostata ficou com incotinencia urinaria e foi indicado o esfincter .
    Onde consigo informações sobre a aquisição desse produto no brasil.
    Fico no aguardo se possivel for.
    Att
    Luciano

  5. Mario Francisco de Morais disse:

    Teno 75 anos, sou portador de cancer de prostata, fiz radioterapia e m 2005 e submeti a uma cirurgia em 2009 para extrair pedras da bexiga e o medico fez raspagem na prostata e retirando os grãos evitando de gerar espermans. Atualmente sofro de incontinencia urinaria e desejaria encontrar solução para o problema. Quanto ficaria uma cirurgia desse porte hoje?

  6. José Maria Figueiras disse:

    Tenho 56 anos e fiz uma Prostatectomia Radical (cancro da Próstata) em Julho de 2010 em Braga numa Clínica Particular. Fiz 37 sessões de Radioterapia no Porto e depois fiquei com Incontinência Total. Tive de recorrer a outros Médicos e encontrei a solução para o meu problema na CliPóvoa Póvoa de Varzim com o Dr. Sérgio Haddad. Tenho o Esfíncter Artificial AMS 800 e sinto-me muito melhor, não a 100% mas não tem nada a ver com a situação anterior que foi muito difícil.
    VPÂncora, 2 de Outubro de 2012 às 09:15h
    JMGF

  7. tenho 71 anos e a 8 fiz prostectomia radical e até hoje continuo com IU
    Desejo saber o custo da colocação do esfíncter e se a Unimed faz a cobertura

  8. Carolina disse:

    Comentário: O Hospital de Iapnema é referência para colocação de esfíncter e é gratuito! o Sus paga!

  9. Carolina disse:

    O Hospital de Iapnema é referência para colocação de esfíncter e é gratuito! o Sus paga!

  10. Prezados,
    A incontinencia após cirurgia da prostata geralmente está associada a deficiencia do esfíncter. Uma das opçoes de tratamento é o implante do esfíncter artificial. Para definir o melhor tratamento fale com seu Urologista ele poderá ajuda-lo.
    Sinceramente,

    Prof. Dr. Fernando Almeida
    Rua Barata Ribeiro, 414 cj: 15/16
    São Paulo-SP
    Tel. 11-3812 5413

  11. Ednaldo Pedro Pereira disse:

    Comentário:Dr. Gostaria de receber informações sobre o meu problema, uma vez que,
    apresentei uma infecçãoeiro urinária e logo após tomar remédio, fiquei indo ao banhei
    ro freqüentemente, por isso peço ajuda para que as micções possam ser normalizadas.
    Obrigado pela orientação.

  12. Nome:marcos roberto disse:

    Comentário:
    eu gostaria de saber se esse aparelho é indicado pra quem sofre com bexica imperativa? desde ja agradeço

  13. ComentárioFRANCISCO PORTADOR DE ADENOCARCIONOMA DE PROSTATA PT2BPNOMO,NO HOSPILAL DO CANCER EM FORTALEZA CEARA A PROSTATECTOMIA RADICAL PO VIA ABERTA EM 12/01/2012.NO PERIODODE SEGUIMENTO AMBULATRIAL DESENVOLVEU ESTENOSE DE ANASTOMOSE VESICO-IRETAL SENDO SUBMETIDO NEESE MESMO ANO A DUAS RTU DE COLO VESICAL COMRESOLUÇÃO DO QUADRO OBSTRUTIVO ESTA COM ENTINENCIA URINARIA APOSPROSTATETOMIA DE ORIGEM ESFINCTERIANA.O MEDICO SOLICITA AVALIAÇÃO PARA COLOCAÇÃO DE ESFINCTER ARTIFICIAL (AMS).QUERO SABER O PREÇO DA COLOCAÇÃO E SE ACEITA O PLANO BRADESCO SAUDE MUITO GRATO.:

  14. BRAZ FERREIRA PIRES disse:

    Comentário:esta cirurgia com (AMS) FAZ PELO SUS?

  15. BRAZ FERREIRA PIRES disse:

    queria saber 0 valor desta cirurgia (AMS)

  16. elediane disse:

    Boa noite Hildeberto! Qual está sendo sua experiência com o AMS 800?

  17. PEMC disse:

    Comentário:Tenho hoje 56anos, aos 55anos fiz uma cirurgia para retirada total da próstata devido a um câncer. Estou hoje com hum anos e quatro meses do pós cirurgico. Fiquei IN. Impotente e Incontinente. Porém o fantasma da incontinência está me assombrando todas as noites. Já não quero nem pegar no sono, porque todas as noites urino na cama. Estou resolvido a partir de hoje irei por um despertados para tocas a cada 2hs para não correr mais este risco. Este implante do sfencter estaria indicado para um caso como o meu??

    Agradeço pela resposta.

  18. maria orcalina chaveiro disse:

    Comentário:meu esposo passou por uma cirurgia de prostata eteve de colocar um aparelho por ter ficado com incontinencia urinaria, isso ja a 4 anos, agora nao funciona mais vai ter de retirar o aparelho,o qual diferente desses que vi agora funcionava com esforço, ele nunca sentio bem. gostaria de saber se e pocivel retirar o que esta usando e colocar estes que fonciona com um botaozinho? me responda por favor.

  19. Nome:Genildo Machado Lira disse:

    Comentário:Hildeberto, você ficou curado ?
    Me disseram que quem fez radioterapia, estaria contra-indicado o esfincter,
    por risco de rutura da uretra (??).Obrigado. genildomlira@gmail.com

  20. rafael disse:

    ola, eu tenho beixiga neurogenica, e gostaria de saber se esse esfintiner seria uma boa opção pra curar essa urina minha q sai essesivamente. pq ja fiz cateterismo e nada adianto , meu medico disse que so uma cirurgia mesmo pra tentar resolver isso, gostaria de saber se eu colocase ela daria serto . vlw

  21. hilton vieira disse:

    Comentário: tenho 62anos, fiz a cirurgia de retirada da próstata com 55. sofri por cinco anos com incontinência urinária, inclusive com mais de um ano de fisioterapia e nada. porém fui submetido a uma outra técnica em 201O na qual é colocado um suporte erguendo abexiga.- MARAVILHA …MARAVILHA ESTOU CURADO – ZEROU A URINA, corro, faço esforço físico ´vivo outra vez e a UNIMED pagou toda a cirurgia. A CURA TOTAL EXISTE SIM…….

  22. Lisete disse:

    Comentário:Boa tarde Dr. Fernando,meu pai tem 72 anos e a 19 anos sofre com incontinência urinária após cirurgia de prostata perde quase que 100% da urina, no caso dele seria recomendado a cirurgia para colocar o esfincter artificial? Temos interesse.
    Obrigado pela atenção

    • .Para orienta-lo quanto ao esficnter artificial de maneira adequada, seria necessário uma avaliação clinica e alguns exames. Por favor entre em contato pelo telefone abaixo. Será um prazer ajuda-lo.

      Prof. Dr. Fernando Almeida
      Rua Barata Ribeiro, 414 – São Paulo – SP
      Tel. 11-3812 5413

  23. FRANCISCO DE ASSIS PARENTE DE SOUSA disse:

    TENHO 66 ANOS FIZ PRESTECTOMIA RADICAL E FIQUEI COM ENCONTINENCIA URINARIA.DEJEJO SABER O CUSTO DA COLOCAÇÃO DE ESFINCTER SE O PLANO BRADESCO FAZ A COBERTURA

    • Prezado Francisco,
      Voce apresenta sintomas de incontienencia urinária. Para orienta-lo quanto ao esficnter artificial de maneira adequada, seria necessário uma avaliação clinica e alguns exames. Por favor entre em contato pelo telefone abaixo. Será um prazer ajuda-lo.

      Prof. Dr. Fernando Almeida
      Rua Barata Ribeiro, 414 – São Paulo – SP
      Tel. 11-3812 5413

      contato@drfernandoalmeida.com.br

  24. cid mendes disse:

    gostaria de saber se realmente é verdade que é de graça, qual o endereço do hospital como faço para entrar em contato com o hospital. preciso URGENTE.muiiiiito obrigado

  25. cid mendes disse:

    querido amigo, que te abençoe que tudo dê certo, e vai dar, o que eu queria saber;você gastou muito (real) ou o advogado foi publico, oque você precisou para entrar na justiça, qual foi o argumento. amigo preciso URGENTÍSSIMO do ESFINCTER ARTIFICIAL, aqui o HOSPITAL DO SUS não fornece estou ficando louco procuro uma saída com urgência. agradeço-lhe seja feliz.

  26. BRAZ FERREIRA PIRES disse:

    Comentário:fiz cirurgia da protata mais ou menos a dois anos,estou com continência urinaria este tempo todo,ja fiz mais de cem seçôes de fisioterapia e nâo resolveo nada,uso fralda troco 3 fraldas ao dia .gostaria de saber sobre esta cirurgia com ESFINCTER ARTIFICIAL AMS, E O PREÇO, TAMBEM SE FAZ PELO SUS

  27. Romildo disse:

    Comentário: Hidelberto, vc resolveu seu problema com a colocação do esfíncter? Estou para decidir se coloco ou não , pois estou vivendo o mesmo problema. Obrigado

  28. Comentário:fui sugeito ao implante de dois isfinctere franceses por opção do médico ambos faliram vo espaço de 1ano, agora no mês de outubro foi colocado um terceiro sms 800 americano acontece que não satisfás totalmente perco urina quando me sento e quando estou cerca de uma hora e meia tenho que urinar se espirro sai +urina depois de urinar fico com com mito ardor na uretra e sensação de grande gelo, tenho tambem prote-se peniana, motivo cirurgia colo ratal da qual fiquei colostomisado, agradedia algumas imforamções que me pode-sem ajudar agradeco , se for nessecário poderei ir a uma consulta desde que asja em portugal obrigado.

  29. geraldo agustinho bezerra disse:

    Comentário:sofro muito com incontinecia urinaria

  30. Comentário:boas festas para todos, doutor agradecia que me desse uma uma ajuda no com plemento do pedido que fiz acima mas que não tive qualquer resposta como disse tenho um esfuinquer sm 800 á cesc de dois meses foi acionado á duas semanas funciona pois não deixa sair urina só que tenho que úrinar muitas vezes chega a ser de meia em meia hora pois fico com a sensão forte de urinar na pona da uretra senão faço começa saindo aos bocadinhos de úrina, tenho que fazer muita força para que faca tudo mesmo sendo poucoliquido tenho dores na barriga por fazer força será qu o senhor me podia dar umas dicas para ver se podia melhorar ou terei que retirar sei que não é simples para si fazer uma avaliação asim mas talvez me possa dizer alguma coisa agradeciamuito.

  31. manuel disse:

    Comentário:vou fazer a cirurgia para colocação do esfinctre urinário no mês que vem.Como o custo da cirurgia é alto o meu plano de saúde não queria cobrir as despesas,entrei com uma ação civil e ganhei.O valor da cirurgia gira em torno de $50.000,00.

  32. vaneuza ana de oliveira mattos disse:

    Comentário:gostari ade saber se o sus para cirurgia de uma imcontinencia urinaria masculina e o que prisciso saber e fazer

  33. Rios Pereira disse:

    Comentário:Boa tarde Dr.Fernando almeida. Gostaria de saber onde fica sua clinica, pois tenho um filho de 17 anos que se encaixa no perfil para implantar um Esfíncter Artificial (AMS – 800), e gostaria de trocar informações com V.sa para juntos ver se podemos ajuda-lo a superar o problema de incontinencia que ele tem…conto com sua ajuda.

    No aguardo,

  34. joçao carlos de oliveira disse:

    Comentário gostaria de saber quanto custa:esfincter artificial ams 800 e onde comprar. no rio de janeiro.

  35. joao carlos de oliveira disse:

    Comentário:onde encontrar o esfincter ams 800 e preço.

  36. joao carlos de oliveira disse:

    prezado doutor, preciso que me informe ande comprar o esfincter artificial ams 800 para que possa comprar, ja que o hospital não fornece.

  37. Doutor. preciso usar o esfincter ams 800 e não consigo encontrar, favor me orientar onde encontro, preciso de 3 orçamento urgente. agradeço se puder me ajudar.

  38. saber onde comprar o esfincter ams 800 no rj e sp.

  39. saber onde encontrar para aquisição do esfincter masculino ams 800.

  40. Carlos Silva disse:

    Qual e o custo para o implante do esfincter artificial (AMS-800) e se depois depois
    eu, tambem, posso fazer um implante de uma protese para o penis.

  41. joao nunes dourado disse:

    gostaria de saber o preço desse aparelho,e se existe formas de pagamento,obrigado

  42. Francisco disse:

    Comentário: referente ao implante (AMS-800) minha duvida são as seguintes

    1- qual o tempo estimado de duranção do implante.
    2- qual a garantia deste implate.
    3- a compressão da uretra por um aparelho estranho ao corpo durante um longo periodo, pode causar algum trauma que pode causar danos irreversiveis.

    fico no aguardo do vossos coméntários.

    obrigado

  43. rosalina maria soares de souza disse:

    Comentário:tenho 32 anos, sofri um fratura medular t4t5, não tenho controle sobre bexiga posso fazer este tratamento qdo custa qti tempo demorraa onde fica obrigada, me responda com urgencia

  44. william disse:

    Comentário:Manuel na verdade oq preciso e de um pouco de informaçao, por qual motivo vc precisou colocar esfincter, qual seu plano de saude, e quanto tempo demorou a açao, me encontro praticamente na msm situaçao; Desde ja agradeço.

  45. Fernando Domingues disse:

    Bom dia, meu nome é Fernando e tenho 31 anos. Tive mielomeningocele e fiquei com sequela de incontinência urinária. Gostaria de saber se a cirurgia de esfincter artificial é indicada no meu caso, já que tenho dificuldades em segurar a urina e se o procedimento atrapalha na vida sexual e ejaculação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Flares Twitter 0 Facebook 3 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 3 Flares ×