BLOG


Cateterismo Intermitente Limpo: O que é isso?


Postado por Dr Fernando Almeida em 12/05/2010

12 Flares Twitter 0 Facebook 12 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 12 Flares ×

O que é:

O Cateterismo Intermitente Limpo é uma técnica desenvolvida para tratar pacientes de qualquer idade que apresentam problemas de esvaziamento da bexiga urinária. Seu treinamento é rápido e de fácil aprendizado. Nele, um cuidador pode ser treinado para realizar a técnica em crianças (incluse muito novas) e adultos com limitações motoras severas. Entretanto, a grande maioria das pessoas realiza o auto-cateterismo, o que permite ao paciente ter maior autonomia.

Como funciona:

Ela consiste na introdução de uma sonda através da uretra até a bexiga e tem como finalidade drenar a urina retida, utilizando para a higienização, apenas água e sabão.

Benefícios:

Quando bem indicado, é um recurso seguro, pois tem um pequeno índice de complicações, reduz os índices de infecções urinarias, preserva o trato urinário superior, preserva o músculo da bexiga. Melhora a qualidade de vida dos pacientes pois melhora a continência, promove maior independência, assegura um melhor convívio social, ajudando na recuperação da auto estima.

Contatos
Dr Fernando Almeida
Urologia

Clique Aqui

* As informações presentes nesse website não dispensam a consulta presencial.
 

6 respostas para “Cateterismo Intermitente Limpo: O que é isso?”

  1. rosimar de souza costa silva disse:

    tenho bexiga neurogenica, tenho muita retençao urinaria, vivo tirando com sonda, sendo que tenho que fazer muita pressao pois a mesma não sai sozinha com a sonda,sinto muitas dores e tenho muitas infecções, inclusive fiz um exame de cultura ew deu positiva para : Escherichia coli, e tenho muita febre e dores de urina, tambem sou portadora da doença de Crohn, peço uma orientação medica o que faço, pois nao consigo medico para ver meu exame e nem estou tomando medicamento, por favor me ajude

  2. roque santos disse:

    olá gostaria de uma esplicaçao sobre como tirar a sanda.
    eu tou com um problema no rim dierito e minha bexiga tava muito cheia, por isso que tive q usar sonda ate te uma soluçao.
    mais estou comedo ao tirar

  3. francy disse:

    gostaria de saber se existe possibilidade de deixar de fazer o procedimento da retirada da urina com cateterismo pois tenho muitas dores quando faço, também gostaria de saber se a perca de peso é normal, tinha 62k hoje cm essa doença tenho 45k me ajudem pfvor

  4. não sei o que significa, mas desde os 16anos cuando eu ia gozar o meu penis inchava e so depois era que saia o esperma, mas naquela hora eu sentia uma dor muito grandfe na bixiga;ao 18,20,22,a minha urina saia fervendo,hoje com 37 anos não sinto mais potência sexual e pouca e cuando eu sinto assim que gozo ela cai no mesmo instante,mesmo assim continuo sentindo uma leve dor nos testiculos

  5. Sou Paraplégico a 16 anos e uso sonda em Cistotomia a dois anos e 6 meses,mas preciso voltar a usar a sonda no canal do Pênis, pois o Urologista me recomendou fazer o Cateterismo Internitente Limpo para tentar diminuir o numero exagarado de infecções Urinárias que tenho.Gostaria de Saber como faço com a cavidade da Sistotomia e se vou ter algum problema em introduzir a Sonda no Pênis devido esse periodo usando na Cistotomia?

  6. MARIO FERNANDO DE OLIVEIRA disse:

    GOSTARIA DE SABER SE ESSA TECNICA TEM QUE SER ESTERIL, TODA VEZ QUE REALIZADA??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Flares Twitter 0 Facebook 12 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 12 Flares ×