BLOG


Exercícios do Assoalho pélvico (Exercícios de Kegel) para Tratamento da Incontinência Urinária


4 Flares Twitter 0 Facebook 4 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 4 Flares ×


Os exercícios de Kegel, como são conhecidos no Brasil, foram descritos pelo Dr. Arnold Kegel na década de 40. Esses exercícios tinham como objetivo fortalecer a musculatura do assoalho pélvico através de sua contração, em gestantes. Desde então, diversos estudos foram feitos sobre a utilização destes exercícios. Atualmente eles são utilizados para tratamento de pacientes que apresentam um certo padrão de incontinência urinária de esforço.

Os músculos do assoalho pélvico são de extrema importância para a sustentação e a manutenção da funcionalidade de órgãos que estão na parte inferior da pélvis, como por exemplo, bexiga, uretra, útero e vagina. Estes músculos podem sofrer interferência de fatores como a gestação, o parto, excesso de peso, idade e diminuição da taxa de hormônios femininos, que podem promover o seu enfraquecimento.

Os exercícios consistem basicamente, na contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico pelo menos três vezes ao dia, alternando em cada uma das vezes a posição para sua realização, sentada, em pé, e deitada. Os melhores resultados neste tratamento são observados por volta do terceiro mês. É recomendado para quem vai iniciar este tratamento, o auxilio de um médico ou enfermeiro que possa auxiliar na identificação dos músculos e ensinar a técnica correta.
 

Contatos
Dr Fernando Almeida
Urologia

Clique Aqui

* As informações presentes nesse website não dispensam a consulta presencial.
 

2 respostas para “Exercícios do Assoalho pélvico (Exercícios de Kegel) para Tratamento da Incontinência Urinária”

  1. Dr. Fernando, que bom esse blog, tenho uma filha de 4 ano, ela nasceu com mielo, e tem bexiga neurogênica, estou muito abalada pelo fato de agora ela apresentar um quadro de infecção urinária de repetição, por isso tenho de fazer cateterismo, acompanhado com um medicamento de efeitos colaterais orríveis, estou arrazada com o problema de minha filhinha. Gostaria de um conselho do Sr. que é urologista e tem esperiência no assunto.
    Grata pela atenção dispensada.
    Atenciosamente.

  2. Caroline Damascena disse:

    Gostaria de acrescentar que a avaliação dos músculos do asssoalho pélvico, bem como a orientação e acompanhamento dos exercícios perineais deverá ser realizado por um fisioterapeuta experiente.
    Grata pela atenção

    Atenciosamente,

    Caroline Damascena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Flares Twitter 0 Facebook 4 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 4 Flares ×