BLOG


Cistite Intersticial: Um grande desafio para médicos e pacientes.


205 Flares Twitter 0 Facebook 200 Google+ 5 Pin It Share 0 Filament.io 205 Flares ×

Cistite intersticial é uma condição tratável mas essencialmente incurável que se manifesta por dor pélvica crônica e aumento da freqüência urinária que ocorre na ausência de qualquer etiologia conhecida. Esta condição permanece um enigma no campo da urologia.

Ocorrendo predominantemente em mulheres, mas em torno de 10% dos casos são em homens, a cistite intersticial é denominada por alguns como bexiga dolorosa e incluí um grande grupo de pacientes com dor na bexiga e uretra, necessidade de acordar a noite para urinar, necessidade de correr para o banheiro para urinar (Urgência miccional), necessidade de ir ao banheiro mais do que 8 vezes por dia, ardor para urinar e ausência de infecção urinária. Para se fazer o diagnóstico é preciso excluir várias doenças que podem levar a sintomas parecidos, por isso seu médico solicitará vários exames.

A CI é uma doença bastante antiga e em 1951 um estudioso escreveu em uma revista médica “ Nós todos encontramos, uma vez ou outra, pacientes que sofrem cronicamente devido suas bexigas; esses pacientes são aqueles que estão sofrendo, não esporadicamente mas constantemente, tendo que urinar com muita freqüência a todos os momentos do dia e da noite, sofrendo com dores todas as vezes que urinam. Nós todos sabemos como esses penosos pacientes estão infelizes e como esses desagradáveis sintomas influenciam na saúde geral, a princípio fisicamente e com o passar do tempo mentalmente”. Essa descrição mostra bem como a pessoa com cistite intersticial sofre com a doença.

Estimativas de quantas pessoas apresentam esse problema são difíceis de serem realizadas, mas acredita-se que entre 250-500 mil pessoas sofram com esse tipo de problema nos Estados Unidos. A idade de início é por volta de 40 anos. Os sintomas podem desaparecer totalmente por mais ou menos 8 meses e depois recorrerem.

Não se sabe ao certo o que leva uma pessoa a desenvolver CI. O que se concorda mundialmente é que ela é uma síndrome multifatorial. Atualmente, vários estudos sugerem que a CI é uma síndrome onde componentes neuronal, imune e endócrino apresentam um papel na ativação de células MAST (células que desencadeiam resposta inflamatória).

O diagnóstico adequado é peça chave para tratamento e orientação do paciente com bexiga dolorosa, por isso você deve procurar um especialista que esteja habituado a tratar esse tipo de problema.

O tratamento da CI consiste em aliviar os sintomas, não existem evidências de alguma forma de tratamento que pudesse curar essa condição. Por isso, para melhor resultado terapêutico, ambos o paciente e o médico devem entender que não existe uma cura certa ou uma simples forma de tratamento que resolva os sintomas de todos os pacientes. Geralmente várias drogas com variadas combinações são necessárias para se atingir um resultado satisfatório. Desta forma, encontrar a melhor opção terapêutica depende de uma boa relação do médico-paciente por meio de uma conversa clara e franca sobre a doença.

Dentre as opções terapêuticas estão:

1- Hidrodistensão

2- Restrições alimentares, tais como, cafeína, álcool, alimentos ácidos, etc.

3- Medicamentos (antidepressivos tricíclicos, anti-histamínicos, pentosanpolisulfato de sódio- análogo da heparina, analgésicos)

4- Tratamento com drogas por instilação no interior da bexiga ( DMSO, ácido hialurônico, BCG, oxibutinina, Capsaicina, Resinaferatoxina)

5- Tratamento cirúrgico

O desafio da Cistite Intersticial começa com o diagnóstico e continua durante o tratamento, que muitas vezes deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar. O problema é tão grande em todo o mundo que existe uma associação para orientação desses pacientes e que permite a pessoa buscar a melhor ajuda e informação possível. Essa organização (http://www.painful-bladder.org) visa instruir e ajudar pacientes a encontrar médicos e tratamentos. Como somes especialistas no tratamento desses pacientes e somos referenciados por essa associação, temos recebido muitos pacientes de toda América Latina (http://www.painful-bladder.org/globalgroups_etc.html). Isso mostra o quanto esses pacientes sofrem e tem dificuldade de receber tratamento adequado. A ponto de buscar ajuda distante de seus domicílios.

210 respostas para “Cistite Intersticial: Um grande desafio para médicos e pacientes.”

  1. rosemilda morais disse:

    hola gostaria de saber mais sobre essa doeça,que tato atrapalha a vida das pessoas….

  2. gislaine disse:

    a 13 anos venho sofrendo com infecçoes,cistiti ja nao aquento mais meus exames sempre da 13000 soa os resultados , os medicos dizem que e normal em mulher ja fiz ,utrasom dos rins nao encontrao nada e utrason da bexiga tamben nao tenho nada gostaria de saber qual o melhor exame a ser feito agora me responda obrigado gislaine

  3. Caroline disse:

    Tenho dor pélvica a mais ou menos 5 anos, já tomei e fiz tudo o que estava ao meu alcance, mas tudo está mto difícil, foram muitos antidepressivos, mtos antianflamatórios, dezenas de chás, homeopatia, acupultura, ressonância magnética, ecografia para os rins, ecografia pélvica, biópsia, e hj continuo com mta urgencia em urinar, com uma frequencia inacreditável… e uma qualidade de vida mto ruim, restringindo mtas coisas, principalmente viagens, namorar então… nem se fala, eu chego a urinar dependendo do dia de 10 em 10 minutos… um tormento… e meu trabalho então… um desastre, e tudo piora qdo vem a dor…a última veio em fevereiro, e outra em maio… por favor… eu preciso de uma luz… alguém me ajude!!!
    Obrigada…Caroline

  4. Caroline disse:

    Sofro de cistite intesticial a mais ou menos 5 anos, já fiz de tudo o que se pode imaginar desde os exames mais simples, mtos de urina, ecografia, ecografia pélvica, ressonância magnética, biopsia, acupultura, homeopatia, terapia comportamental, florais, dezenas de chás, sem falar na quantidade de antidepressivos e antianflamatórios, tenho muita frequencia e urgência em ir ao banheiro, minha qualidade de vida atacou totalmente, restringindo a mts passeios, viagens, o que me angustia por demais, isso quando não ataca uma dor tão forte que nao consigo dormir a noite, as vezes nao consigo nem sentar e as vezes nem ficar em pé… uma situação extremamente angustiante… eu preciso mto de uma orientação… o que devo fazer para ter uma vida mais normal…obrigada…Rosangela

  5. ester costa disse:

    gostaria saber as ultimas novidades para tratamento desta doença.obg

  6. meirilucia disse:

    sofro dessa doença a 10 anos e ainda não encontrei o controle para uma qualidade de vida melhor. O que faço agora?

  7. meirilucia disse:

    sofro dessa doença a 10 anos e ainda não encontrei o controle para uma qualidade de vida melhor. quais as novidades nos tratamentos?

  8. Marcel disse:

    Eu sou homem e sofro com esse problema urinario há 20 anos. Já procurei vários médicos, fiz vários exames e nunca foi constatado nada de anormal. Os especialistas no assunto são de clinicas particulares e cobram caro demais. Ísso só a consulta, sem contar exames e possíveis remédios. É simplesmente constrangedor e me sinto completamente impotente diante dessa situação.

  9. carmen silvia disse:

    BOM DIA , DOUTOR FERNANDO NESSECITO URGENTE DE UMA EXPLICAÇAO, SOFRO DE CISTITE CRONICA INESPECIFICA A 2 ANOS FIZ TODOS OS EXAMES ATE BIOPSIA ,QUE DEU O DIAGNOSTICO DE CISTITE CRONICA FIZ APLICAÇAO DENTRO DA BEXIGA COM CISTISTAT POREM NÃO RESOLVEU.
    NESSECITO DE UMA ORIENTAÇÃO URGENTE, FAÇO TERAPIA.

    OBRIGADO

  10. Eliane disse:

    Sofro de CI há uns três anos,moro no interior do Ceará,na cidade em que eu resido,não há nem um médico que conheça sobre o assunto, ou que pelo menos se interesse para conhecer.Quando chegava ao hospital em crise de dor insuportável,só tomava analgésico…enfim tive uma depressão muito grande pois não descobria o problema, hoje estou melhor tomo amitriptilina,que controla a dor, não sei até quando,por isso precisamos de ajuda,por favor médicos,cientistas descubram a cura para nós,sofremos muito com essa doença…

  11. Pedro disse:

    doutor, a minha mulher acha que o poblema dela é, além da bexiga baixa , infecção urinaria, e ja vem tratando a alguns anos sem resultado. todos os sintomas dela leva a crer que se trata de c.i, e isso ja esta até afetando o relacionamento sexual, pois ela acha que é só a gente namorar que todos os sintomas aparecem. desde infecção urinaria até dor pélvica. fazendo com que ela perca o interesse pelo sexo. por favor me responda

  12. LIDIA disse:

    o blog é maravilhoso dr.Fernando esta de parabens ….
    gostaria de saber quais são as causas desta doença e se compromete de alguma forma a saude? , obrigado

  13. cheila disse:

    Já sofro dessa doença a mais de 10 anos, não aguento mais, só eu ter relação sexual, ja começa a dor, fico uns 5 dias sentindo dor, o médico me disse que era uma inflamação no canal da uretra e que se tratava de CI, que não tinha cura, mais isso ja tem uns 10 anos, e continuo com a mesma dor, agora mesmo escrevendo essas palavras estou com muita dor, será que a medicina não teve algum avanço de uns anos pra cá, em relação a esse problema? Me de uma dica, pelo amor de Deus , não aguento mais.

  14. Eliane disse:

    Dr.Fernando,sofro de CI a quatro anos, não aguento mais.Só tomo amitriptilina,que agora não resolve mais,e mesmo assim cuidar da dor e não da inflamação,issso me preocupa muito.Nos ajude,nos q temos esse problema sofremos.A minha vida pessoal está totalmente afetada por esse problema.

  15. Rosangela Bispo dos Santos disse:

    Sofro deste problema alguns anos é terrível conviver e aceitar este problema preciso de algo que alivie as dores.

  16. Jenne disse:

    Dr. Fernanda Faz aprox. uns 8 meses que venho sofrendo desta dor horrível. Sempre vou ao médico faço exames porém volta novamente. São dores que me atrapalham muito até na atividade sexual e no dia dia com o trabalho. Ainda não fiz a urocultura será que através deste exame posso a vir solucionar meu problema pois assim saberei se os antibióticos que uso realmente valem a pena. Apenas enfatizando bem as dores começaram quando começei a ter a vida sexual ativa.

  17. Luciene disse:

    Caros colegas,
    Gostaria de saber se algum de vocês já conseguiu se afastar do trabalho, pelo INSS, por causa da CI. Estou de atestado médico por causa deste problema e, no dia 17/09, vou me submeter a uma perícia do INSS. Já ouvi dizer que o INSS não reconhece esta doença como incapacitante. Será que é verdade? Se for, estou perdida, pois não estou conseguindo nem dormr direito de tanta dor. Como vou produzir profissionalmente?
    Se alguém já passou pela situação do afastamento laboral, por favor me informe.
    Obrigada,
    Luciene

  18. Queila cristina disse:

    Preciso saber mais sobre a dieta,ja que essa doenca ainda nao tem cura.

  19. Itamar disse:

    Sofro uma dor constrangedora no canal urinário a 2 anos. Ela aumenta a noite, principalmente quando sentado. Alguns dias doi mais, outros menos, mas é constante. Tem noite que vou ao banheiro de 10 em 10 minutos, urinando gotas em cada ida. As vezes parece-me doer os testículos e até as virilhas. Ja fui em varios médicos, o máximo que me pediram foi exame de sangue e urina. De manha ao acordar tenho a unica sensação de urinar bem ao dia, mas mesmo assim, sinto uma certa durmencia no penis. Entre todos exames feitos de sangue e urina, só foi constatado que meu triglicérides esta alto, em 550. A próstata está normal, o urologista me disse que apenas tenho muita hemorroida, e me pediu uma ultrasson das vias urinárias, essa ainda vou fazer, aguardo chamada da central. Teria possibilidade de estar sofrendo da C I ?

  20. Daniel Fernandes disse:

    ola Dr estou maus momentos na minha vida tenho 32 anos ..tive problema na bexiga tbm fui ao urologista e fiz varios exames e ele fez um cirurgia na uretra .. eu tinha dificudade pra urinar e ficava com a bexiga cheia .. apos a cirurgia fiquei bom ..urinava normal o que agora depois de 3 meses a dor volto e minha bexiga esta inchada ..isso esta afetando minha vida pessoal e profissional .pois esta doendo muito e nao consigo ficar de pe muito tempo ..sem contar que no meu trabalho nem todos acreditam que isso seja algo serio .. pq vivo faltando la pq nao aguento de dor e vou para o medico …
    peço a ajuda urgente quero voltar a minha vida normal com minhas atividades .
    meu msn para quem quiser trocar informaçao
    nexusbrc@hotmail.com

  21. Luciana disse:

    Ola, doutor, estou sofrendo disto ha 1 ano, direto, mas urino normalmente so aumentandoa frequencia a noite, mas o incomodo , pressão na saida da bexiga é q atrapalha…., meu medicopediu exames e me passou um antialergico p/ começas…me ajude tbm! Gostaria de saber qual tratamento para tantoencomodo…obrigada.

  22. claudemi disse:

    acho que tenho esse pobrema a 3 anos o que me fas amenisar com esse sofrimento e voce colocar em um copo de vidro a noite 4 dente de alho picado com agua e tomar cedo em gejum pelo menos para mim esta dando certo

  23. elaine disse:

    sofro de cistite interticial ja 3 anos peço a ajuda a vc tenho dores todos os dias na pelvica ja tomei muitos antibioticos mas nada resolveu sinto a bexiga cheia e a vondade de urinar e com freguencia por favor me ajude DR nao consigo ter minha vida normal me der uma orientaçao.

  24. Lucinete A. C. Feitosa disse:

    Sofro de cistite intersticial há 5 anos. Fiz instilação
    vesical com cistitat e não deu resultado positivo.
    Tomei chá de folhas de pata de vaca, da árvore que tem flores brancas e já tem 15 dias que não tenho nada.
    A receita é a seguinte:
    Ferva um litro de água com as folhas de pata de vaca bem lavadas e amassadas. Deixe esfriar. Coe.Coloque numa garrafa na geladeira e tome
    durante o dia no lugar da água. Não pode tomar o chá feito no dia anterior. a
    Tentem esta receita.
    Eu até já parei de tomar o chá e não estou sentindo mais nada.
    Abraços : Lu
    anterior.

  25. ANA disse:

    OLÁ ,TENHO UMA DUVIDA ..PODERIA RESPONDER PARA MIM?QUASE 10 ANOS TENHO SOFRIDO COM UMA VONTADE DE URINAR ..SE EU PASSAR DE 3 HORAS MINHA BEXIGA ENCHE PARECE QUE VAI ESPLODIR FICA DOENDO MUITO ;;E´UM DESCONFORTO POIS DEPOIS DE URINAR PARECE QUE A BEXIGA JA ESTA CHEIA DE NOVO, CONTINUA TUDO DENOVO ,E UM DESCONFORTOELA FICA CHEIA E SE EU NAO FOR ESVASIAR DOI MUITO MAIS ..OBSERVAÇAO NAO É DOR IGUAL IMFEQUIÇAO DE BEXIGA , ANTES DE DORMIR VOU AO BANHEIRO E MADRUGADA LEVANTO COM DORES DENOVO .. APESAR QUE SINTO TIPO UM QUEIMOR NA REGIAO PELVICA NEM SEI ESPLICAR ESTA SENÇAO DOLOROSA VEJO É DIFERENTE DO SINTOMA DAS OUTRAS PESSOAS . ME TRATEI COM PIRIDIUM.. E COM NORFLOXACINO …PARECE NAO DA RESULTADO ALGUM A DOR NAO PASSA NEM COM REMEDIO PARA ALIVIAR DOR …POR FAVOR DOUTOR ME AJUDE O QUE DEVO FASER?

  26. claudionete santana disse:

    olá dr fernando sofro de cistite intersticial há 3 anos vou ao banheiro 15 vezes por dia não tenho descanço vou aos medicos eles falam que pra min aplicar butox mas não sei se vai ser melhor ou pior não vivo direito já tenteim chás mas nada ai queria saber a sua opinião se é bom aplicar o butox se vai adianta ou não ou outro medicamento deixei o email do meu filho pq ainda não tenho então por favor me mande um email me respondendo!obrigado.

  27. Alessandra disse:

    tive infecçao de urina uma vez tratei e tive sucesso,depois passei por uma cirurgia de cisto de ovario e tive um parto normal…agora a um ano tenho tido sintomas de cistite meu sintomas sao sensaçao de bexiga cheia mesmo qdo urino e a noite tenho mais urgencia em ir ao banheiro e as vezes sinto a sensaçao da uretra ou bexiga acida,mas n sinto dor nem ardencia ao urinar apenas uma sensação de peso frequente na bexiga ,sou uma pessoa ansiosa..qual pode ser meu problema..tenho 31 anos..obrigada

  28. elisabete machado rodrigues disse:

    meu problema deve ser esse (ci)não sei ao certo só sei que sofro muito com isso a dezoito anos.
    em meus exames nada consta,estou desesperada não sei mais o que fazer, não posso levar uma vida normal,já cheguei a ter que desmarcar reuniões na hora H por causa da dor.
    por favor me ajude!obrigada

  29. elisabete machado rodrigues disse:

    dr fernando preciso da sua ajuda!obrigada

  30. carmen disse:

    estou com cistite cronica estou tratando com uso de retemic e amytril e faço também aplicação na bexiga de l5 em l5 dias com retemic mais tenho uma ardencia constante não aguento mais me ajude

  31. Claudia disse:

    Caro Dr.,
    Pesquisando na internet sobre cistite sem infecção urinária, achei seu site. Toda a descrição de cistite intersticial se encaixa. Nunca tinha ouvido falar disto. Tive inúmeras infecções urinárias ao longo da vida, causadas por escherichia coli e uma ocasão por outra bactéria a qual não lembro o nome. Sofrí com cálculos renais algumas vezes e pielonefrite uma vez. Tenho 51 anos. Cólicas renais não se manifestam há mais de 25 anos. Por inúmeras vezes já tive cistite sem infecção urinária. demora mais de 1 mês para passar e é tremendamente perturbador, atrapalhando todo o meu cotidiano. Desta vez, inclusive, vem atrapalhando meu sono, pois acordo repetidas vezes à noite (até 3x mais ou menos), com espaço de tempo curto e com bastante urgência urinária, e bom volume de urina. Durante a noite, parece que está tudo normal, não arde. De manhã, após levantar, vou ao banheiro algumas vezes e então começo a perceber que o volume urinário diminuiu e a urina ficou “quente”. Aí recomeça o pesadelo que perdura por todo o dia e por dias seguidos. Tomo analgésico urinário que acalma um pouco os sintomas. Não posso tomar Piridium pois desenvolví um intolerância à ele, me provoca náuseas. Estou entrando na menopausa….O que posso fazer à respeito? Adoraria todos os tipos de sugestões não muito invasivas, tais como restrições alimentares, banhos de assento, etc..etc…Agradeço muito a ajuda que puder dar.

  32. Juliana disse:

    Bom dia doutor Fernando,
    Venho há 3 meses tendo dores na região pélvica, começou com uma infecção urinária,foi constatado com a urocultura, a qual curei como nora, e o doutor receitou um pomada que usei por sete dias, que achei que era desnecessário, pois não tinha nenhum corrimento!!Após uma seman, os sintomas voltaram, com uma única excessão, não ao banheiro várias vezes ao dia, nem sinto dor e pouco xixi, acho que até quando eu vou urino muito, mas estou preocuda em ser a cistite intersticial, já que faz três meses que sinto essa dor, sem melhoras. Já fiz a urocultura e urina 1, não constatou nada, na ultrasonografia tb não constatou nada!!! Não sei o que pensar, sei que está me atrapalhando meus estudos da faculdade de Filosofia, minhas relações sociais, ou seja tudo!!!!!!! Tenho 22 anos, talvez se fosse isso seria uma excessaõ, pois pelo o que está escrito, inicia-se aos 40 anos!!!!!!!!

    Por favor, responda esse recado, pois estou preocuda e seu parecer é de suma relevância

  33. claudionete santana disse:

    olá dr.Fernando Almeida,gostaria de saber a sua opinião sobre o uso do butox direto na bexiga se faz efeito ou não se o senhor ja ouviu falar nessa alternartiva me responda por favor.
    obrigada.

  34. Andréia disse:

    Dr. Fernando, assim como a claudionete tb tenho ouvido falar muito sobre o uso do botóx e gostaria de saber se realmnte faz efeito no caso da C.I.?
    Além disso o sr. oderia me informar se existe algum outro medicamento sem ser a amitripilina(não faz mais efeito no meu caso) q sirva para alivir as dores?

  35. regina de castro disse:

    hoje fiz exame de cistocopia com biopsia, por suspeita de cistite crônica, a bexica esta normal sem qq alteração, mas aguardo o resultado da biopsia. Meus sintomas são incomodo na uretra, e reflete na bexica, as vezes parece uma coceira, outras uma dor pequena e continua, aumento da barriga, tendo frequencia quando aperto o local, apos relações sexuais, e apos urinar , já tive várias infecções urinarias, dores lombares com febre muito alta, isso no decorrer de 20 anos, hoje tenho 45 anos, bom exames de ultrasom encontraram uma pedrinha no rin, fiz um rx da bexiga q resultou apenas q ela é grande… então peço uma orientação sobre possiveis tratamentos adequado neste caso, e deixo claro q não sinto dor ao urinar e não é forte o q sinto e sim continuo…

  36. Olá Drº Fernando, minha mãe sofre dessa doença a quase 15 anos e vem piorando cada dia mais, ela não consegue sentar quase não dorme tem vontade de urinar o tempo todo mas as vezes a urina não sai a aí piora a dor ela ja tomou muito remédio ja fez cirurgia e nada resolve, passou por um médico em londrina e ele falou sobre neuromodulação sacral gostaria muito de saber mais sobre esse novo tratamento, por favor ajude munha mãe… desde ja meu muito obrigado….e fique com Deus

  37. Claudia disse:

    Dr.,
    O Sr. não responde para quem lhe escreve? Então seria melhor mencionar no seu site, qual é a função deste campo “Deixe um Comentário”. Seguramente, as pessoas que postam aquí, estão pedindo ajuda. E ficar sem resposta é MUIto chato. Obrigada.

  38. Lia Taciane disse:

    Tenho 24 anos, sou mãe de 2meninas.
    Doutor, o q devo fazer?sinto q minha bexiga vai sair pela vagina, vou ao banheiro várias vezes ao decorrer do dia e noite, estou sentindo um mau estar muito grande.
    obrigada.

  39. Noemi Paixão disse:

    Oi tenho 21 anos ,já fiz todos os exames posiveis
    de urina p/ saber se tenho alguma infecção,mais em todos não deu nada.E com isso minha ginecologista pediu para eu procurar um urologista.Tenho muita vontade de ir ao banheiro,chego a ir 10 vezes no banheiro ao dia e a noite umas 4 , 5 vezes,e agora comecei a sentir dores na barriga. Será que posso estar com ci.?me ajude doutor….

  40. Raiane disse:

    Boa noite

    Tenho 20 anos e a umas 3 semanas vou ao banheiro contantemente , em torno entre 10 a 15 veses por dia , sem contar a noite quando acordo umas 2 a 3 veses …
    Isso esta me encomodando muito , pois quando vou ao banheiro urino e minha bexiga dói , alguams dessas idas ao banheiro não consigo controlar a acabo fazendo na roupa , é um desconforto muito grande .

    Preciso de um conselho , por favor me ajude !!!

    Grata

  41. Sofro com esta cistite intertiscial há 08 anos, fiz todos os exames possível, até biopsia. Repiti o exame de urocultura de 10 em 10 dias. e não tem nada nos exames.
    Entre em crise quase toda semana, ardor, o meu canal da urina parece que está infeccionada, sinto dor pélvica, uma irritação na bexiga após urinar. O meu médico me receitou uma composição de Amitriptilina, oxibutina, hidroxizine e ranitidina, mas não deixo de dar as crises, elas se repetem muito rápido. Estou com depressão por causa disso, pois está me atrapalhando em tudo. Gostaria de um tratamento, pois sei que não tem cura.
    Obrigada
    Vera

  42. Lílian disse:

    Sofro com cistite Intersticial à 6 anos, passei por muitos médicos, de especialidades diferentes, mas o único que conseguiu descobrir foi o urologista, estou fazendo tratamento com o ansiolítico e antidepressivo Pandora e noto uma diferença maior, relaciono as crises com ansiedade e nervosismo..além do ansiolítico medicações intravesicais (dentro da bexiga) a base de heparina sódica + lidocaína + bicarbonato de sódio…e já q as pessoas q sofrem dessa patologia procurar médicos especialistas no caso…Lílian Natal/RN

  43. susete disse:

    Moro no Japão e o medico que fui me falou o nome
    e da doença mas em japones,então não sei qual seria o nome em portugues mas desconfio da CI sintomas identicos porém,ele disse que a parede interna tem vasos sanguineos que se rompem e por isto estaria vermelho as partes rompidas,e
    por isto gostaria de saber se a CI tem estas caracteristicas também.
    Muito obrigada!

  44. Gostaria de saber se essa sensão de tremor no pé da barriga é mais um incomodo da cistite,problema esse que me tem deixado muito triste e não sei mais a quem recorrer, o que fazer
    Por favor me oriente também a quem recorrer

  45. Mônica disse:

    Boa tarde Dr. Fernando, até junho deste ano, nuca havia tido nenhum problema urinário. Em junho tive a 1ª infecção pela e. colli, depois tive mais uns 3 episódios, em setembro tive uma crise mas meu exame não apontou mais nada, desde então sino muito incômodo após urinar, não sinto ardência, apenas sinto uma dor na bexiga e na uretra que dentro de uns 15 minutos passam. Já fiz ultra, tomografia e nenhum exame acusa nada, queria pedir ajuda porque meu urologista disse que já não em mais nada a fazer por mim. Obs: tenho 26 anos e meu primeiro episódio foi logo após a primeira relação sexual com meu noivo, sendo que já havia sido casada e nunca desenvolvi nenhuma infecção.

  46. dalila wendt disse:

    estou com cistiti estou q nao consigo nem ir ao medico pois nao seguro a urina o q vcs acham q devo fazer estou tomando peridium por conta propria e ai alguem pode me ajudar

  47. dalila wendt disse:

    tenho cistiti 1vez por ano trato e ela volta preciso muito de uma soluçao se algum ginecologista puder me ajudar serei grata tenho21anos

  48. Maria Helena de Sousa Fássio disse:

    Já faz 03 anos que sofro de Cistite intersticial.
    Já fui em 07 urologista e ainda nenhum conseguiu me passar um tratamento que pudesse me aliviar deste mal.
    Uso amitriptilina, tomo muitos chás.
    Tenho todos os sintomas descritos pelos meus colegas anteriores: dor pélvica, urgência urinária, dores práticamente constantes. As vezes não posso assentar ou ficar em pé. Já fiz cistoscopia, urodinâmica e urografia excretora.
    Nada acusa esses exames.
    Por favor, me oriente qtº ao tratamento deste mal. Maria Helena

  49. Flavia pineiro gomes disse:

    oi dotor fernando eu tenho cistiti des dos 13 anos so que agora estou tendo gerlmente de 15 em 15 dias ja nao se oque fazer estou vivende a base de antibiotico me ajude estou disperada

  50. rejane farias de freitas disse:

    BOA TARDE DR.SOU MAIS UMA SOFREDORA DESSA PERSIGUIÇÃO CHAMADA CISTITE SOFRO COM ESTA PRAGA A 8 ANOS MAIS CREIO QUE UM DIAS JESUS VAI ME LIBERTA EM QUANTO ISSO PRECISO DE APOIO E AJUDA MEU MARIDO JA NÃO SUPORTA MAIS ISSO TENHO MEDO DELE ME DEIXAR AGUARDO SUA RESPOSTA JA FIZ DE TUDO ULTRA,URO DINANMICA,URETO EXCRETORA,CISTOLOGIA,VACINA TUDO E APERTE NÃO ME DEIXA.

  51. Lìlian Evelyn disse:

    GENTE..PROCURE O ESPECIALISTA CERTO E QUE NÃO DESISTA DA PACIENTE….PULE DE UM PARA OUTRO…EU NÃO DESISTO E ESTOU MELHORANDO SIM!…MEU MÉDICO É UM UROLOGISTA (NÃOÉ SÓ PARA HOMENS), GINECOLOGISTA NÃO ADIANTA, NEM NEFROLOGISTA…DOIS ESPECIALISTA Q PODEM AJUDAR…UROLOGISTA , NEUROLOGISTA E PSIQUIATRA, NO CASO DA PSICOTERAPIA…A CISTITE SE NÃO PERCEBEM, É MAIS EMOCINAL, AS CRISES..MEU MÉDICO É DE NATAL, MUITO COMPETENTE..

  52. gustavo rezende disse:

    Minha esposa vem tendo problemas a cerca de 10 anos e recentemente, apos ums citoscopia teve confirmado a CI.
    Como residimos em São Luis – MA pergunto onde temos um centro de referencia de tratamento da CI no Brasil?

    Sds

  53. Vanessa Vargas Bortolon disse:

    Oii,,gostaria de compartilhar com vcs minha história,bem a uns 3 mêses que venho sentindo uma vontade frequente e urgente de urinar,mas qdo vou ao banheiro eh pouca urina mas a sensação eh de bexiga cheia,se fico mais de 2horas sem urinar doi e chega as vezes a doer o rim..mas raramente sinto ardor,fui submetida a um estudo urodinamico,onde o rsultado foi q minha bexiga não está inflando como deveria,ela infla até eum certo ponto e para,ai então no exame com 30ml de liquido eu já estava com vontade de urinar,fiz uma cistoscopia com biopsia que teve como diagnostico cistite cronica leve,o medico me receitou Unoprost(mas ainda não comecei o tratamento)pq estava tomando sepurim pois depois da biopsia fiquei durante alguns dias com um pqno sangramento e ardor.Ele tb me receitou um calmant Valium..disse q este tb auxiliará no tratamento,eu sou muitoo anciosa e nervosa,mas este acho q não vou tomar pois tenho medo q vicie.Enfim,a minha qualidde d vida diminuiu muito,e into dores muitas vezes durant a relação,doi la no fundo,estou me sentindo depriida,tudo isso q relatei eh normal neste quadro de CI??
    Estou muto preocupada,o q posso fazer para amenizar estes sintomas q não me deixam seguir com minha vida normalmente??Isto tem atrapalhado ate mesmo meu sono,pois tem noites coo esta q acordo 3 vze para ir ao banheiro.
    Ajud pf!!!!!!!!!

  54. Natalia disse:

    Gostaria de saber quanto tempo no máximo o médico pode dar afastamento de trabalho quando uma pessoa está com Cistite.Obrigada

  55. Evaldina Maria Nunes da Silva disse:

    DR. Fernando também sou portadora desta doença, já fiz todos os exames possíveis aqui no Maranhão, e nada, por último estou sem médico urologista pque ele me falou que de nada adiantava continuar, porque a doença não tem tratamento. sofro horrivelmente de dor 24 horas por dia, todo dia há 4 anos. Gostaria de saber que tipo de alimentação devo usar para amenizar as dores, já não tomo café, leite, biscoitos massas, comida codimentada com duas hras depois estou aos prantos de choro só de dor, topo ante-depressivo mas vejo de nada adianta, atualmente bebo agua com bicabornato de sódio, é o que está melhorando a minha dor e conseguindo trabalhar. Peço a sua ajuda.

  56. Evaldina Maria Nunes da Silva disse:

    Há as vezes quando acho a fruta chamada noni, faço uma garrafada e tomo um cálice pela manhã, só que esta fruta aqui é bastante dificil, só tomei apenas duas garrafadas, portanto não sei dizer se sutil efeito, as pessoas me informaram que esta fruta cura até o cancer. Não tenho vida social, só separada por conta disso, a minha vida tornou-se um caos. Eu pergunto todo dia a Deus, se não este um cientista que descobrisse a cura ou ao menos um medicamento que aliviasse esse tormento que estou vivendo dia após dia neses quatro anos. Quais os tipos adequados de alimentos que devo comer para o meu próprio bem, os médicos pelos quais passei me informou que alimentação não tem nada a ver. mas percebo que os alimentos que me davam problemas já cortei do meu cardárpio, mais afinal o que posso comer? Me ajude por favor.

  57. Glória disse:

    Gente, minha irmã e eu desde pequenas sofremos desses sintomas. Sempre fazíamos exames e nada era constatado neles. Chegavam inclusive a dizer que era psicológico. O tempo foi passando, hoje tenho vinte e oito anos, e após alguns anos tendo os sintomas apenas esporadicamente, eles voltaram a ser constantes no meu cotidiano. Tudo voltou após eu passar pela primeira vez por uma cistite causada por bactéria, identificada em exame e tratada. Depois do tratamento, os exames dizem que não tenho mais a bactéria, mas as dores seguem, e identifico isso como a volta daquela cistite que não dava em exames. Minha ginecologista disse que isso é possível. Li alguns depoimentos e vi o desespero de vocês. Também sinto bastante incômodo nas minhas tarefas diárias por causa das dores. Mas gostaria de dar uma dica para quem ainda não descobriu o quanto é importante beber muita água quando a doença está ativa. Sempre que urinarem e a dor vier, tomem bastante água logo após, dois, três copos, bastante mesmo. Quando a bexiga começar a encher a dor vai passando, e vem a vontade de urinar de uma forma melhor. Claro que depois volta, mas pelo menos evita de ficar várias horas com a dor. Bom, gente, não sei se a dica vai funcionar pra todos, pois temos organismos diferentes…Mas tomar bastante água quando a dor chega me ajuda muito a ir aguentando esses sintomas.

  58. yuri disse:

    boa noite, sinto dor na hora de urinar, ja tomei dois tipos de antibioticos(CIPROFLOXATRIN e NORFLOXACINO) pra infecção urinaria e tbm um remédio chamado azitromicina.
    fiz um exame de urina com cultura, o resultado foi q não consta nenhuma bactéria,ja fiz tbm exame de sangue e nao acusou nada de errado .sinto esse desconforto parar urinar a uns 2 meses, quem me passou esses remédio foi um urologista, mas acho q ele nem sabe mais o que fazer tbm!!
    me ajuda por favor é aguniante!!!

  59. sofro a dois anos com ardencia e dor na bexiga, sem disganostico. por favor u,a ajuda os medicos dizem que é prostatite cronica

  60. sinto dor e ardencia na bexiga sem diagnostico certo, os medicos suspeitam e tratam a dois anos par prostati cronica, tenho ejaculação retrogada, o diagnostico é feito só por toque retal. peço ajuda

  61. Romy Eger disse:

    Também sofro muito a 4 anos a dor é terrível e constante,vida sexual péssima e social tbém,vamos nos afastando das pessoas e compromissos e nos sentinto muitos sós,perdendo a esperança e a vontade de lutar em busca da cura,mas acho que pode ser emocional temos medos de tudo,até de tomar remédios porque nada funciona.Quem sabe mudar de habitos,casa,cidade,emprego,acho importante ajuda psicológica e não perder a fé!

  62. carlos henrique vilas boas disse:

    tenho cistite inter queria saber se isso calsa depreção venho sofrendo com isso tenho muitas dores quando fico nervoso a dor almenta muito mais gostaria de uma resposta ; obrigada

  63. P disse:

    Meu caso.
    Aos 16 anos tive minha primeira crise, meus pais sao pessoas ignorantes e eu nao tinha recursos. Entao, minhas crises sempre voltavam, as vezes mais rapido ou nao, um pouco mais velha comecei a busca gineco-uro-gineco-uro enfim, meu exame de Infecção urinaria sempre dava negativo, exame de rim, ultra, etc… com uns 20 anos fui a um urologista e fiz o estudo urodinamico. Moro num lugar atrasado e nunca entrei uma uro. mulher, o medico que eu fui mal abriu a boca, fiquei apenas 2 minutos na sala… cansei e resolvi estudar sozinha. Quando percebo que estou bebendo menos agua, sei que estou correndo para uma crise, é dificil pq trabalho muito. Mas garato que a unica coisa que ajuda é beber MUITA agua, bebo natural, pq assim consigo beber mais do que gelada, em crise bebo 6 litros ou mais, ja me acostei, faço tudo pra passar logo…Nao adianta acreditar que um dia vai acabar, eu posso tentar diminuir o tempo com o qual elas se repetem, sao dias terriveis. Ja fazem 6 anos, comemorei pq no ano passado nao tive uma crise sequer, mas esse ano ja estou na segunda…O que dizer no trabalho quando começa outra crise? É dificil lidar com essa doença, precisamos ser fortes, quem sabe um dia vence-la.

  64. Dr Fernando,estou na menopausa,treis dias depois de fazer um papa nicolau comecei a sentir muito desconforto na bexiga, na uretra,ardor,queimacao,ardencia na vagina,vou ao banheiro com muita frequencia sinto muita necessidade de ir ao banheiro,exames de urina negativo,raio x normal,ultra-som normal Estou assim desde o comeco do ano de 2009,pois nao estou aquentando de tanto sofrimento,nao tem remedio que tire isso .Por favor diz o que eu tenho.desde ja te agradeco muito obrigado DR Fernando

  65. jacira disse:

    sofro a 2 anos de CI, uma doença a qual demorei descobrir, fiz todos os exames existentes, tenho contínua ardência ao urinar, e vou ao banheiro mais de 12 x por dia.
    já fiz 2 hidrodistensões com sucesso apenas por 15 dias. Agora tomo amitriptilina, e percebi certa melhora com banhos vitais 2 x por dia.
    para fazer o banho vital faça o seguinte: sente no vaso sanitário, mantenha os pés bem aquecidos com meia de lá bem quente, e faça massagens no sentido do colon ascendete, transverso e descendente e baixo ventre com uma toalha que deverá estar molhada com água de gelada para fria. Comece com 3 minutos por dia e vá aumentando até chegar a 10 minutos. Tenha uma bacia de plástico com água da torneira e pedras de gelo e vá irrigando toda a região pélvica com esta toalha úmida,deixando a a’gua escorrer até acabar toda a água. Muito importante é fazer este banho longe das refeições e aquecer os pés, longe de corrente de vento. Este resfriamento pélvico desinflama a região e provoca melhora importante da dor. Uma dica tam bém é abolir de vez o chocolate, pois ele é irritante para a cistite.

  66. denilce ribeiro disse:

    tenho muita dor embaixo da barriga. vou varias vezes ao banheiro não aguento mais.tem solução

  67. Delma disse:

    Dr. Fernando, tenho 46 anos e sofro de cistite crônica há mais de 4 anos. A primeira crise ocorreu em 2006 e durou 2 meses. A segunda crise em 2008 e continua até hoje. Já fui submentida a duas biópsias que revelaram tratar- se de cistite crônica. No ano passado fiz 6 instilações vesicais com DMSO tendo uma piora das dores e 6 meses depois 11 aplicações de cistitat também com aumento da dor durante o tratamento. Li muito sobre o assunto e até hoje luto para que não seja a cistie interticial. Existe diferença entre as duas cistites? Me identifico com cada paciente que relata suas dores físicas e emocionais neste blog. Rezo todos os dias para que a comunidade científica se interesse cada vez mais pela cura desse problema. Por isso gostaria de saber se já há esperança de cura com células troncos para regeneração do tecido danificado mesmo que experimental? Gostaria de agradecer o grande empenho que o Dr. tem por essa patologia e desde já muito obrigada.

  68. Deuzeni Fontes de Souza disse:

    Sofro a 20 anos com cistite i. E muito doloroso,nunca esvazia totalmente .TEnho crises fortes umas duas vezes ao ano e dura uns dois meses pra sair da crise. VOu ao banheiro 8 ou mais vezes durante o dia e a noite tbm. cinto muitas dotes é difícil explicar,. preciso de ajuda . Por favor se puder me ajude a conseguir tratamento para aliviar.Tem medicamentos que prende a urina;.desde já agradeço pela atençao.

  69. Camila disse:

    Oi,fiz uma cistoscopia a 4 meses que deu cistite cronica leve,tenho vontade frequente de urinar,urino muitas vezes ao dia mas em pouca quantidade,não tenho dor na bexiga ,mas tenho durante a relação sexual,ardor ao urinar as vezes geralmente qdo ingiro cafeína,meu urologista me passou um medicamento para reter mais urina,mas não está adiantando,o que posso fazer?
    Obrigado.

  70. Michele disse:

    Oi, doutor eu tenho cistite e tenho muito desconforto, tenho ardência durante a relação sexual, muita retenção urinária, eu tenho a sensação de bexiga cheia o dia inteiro, me ajuda, por favor, obrigada.

  71. roseane disse:

    ola !sou mais uma dentre esses milhoes de pessoa s que falaram aqui. sinto muita ardencia ao urinar , urino a noite inteira. é terrivel ja fiz exames nao da nada , fui ao urologista ele me receitou retemic . tomei 100 comprimidos , ja nao estava mais sentindo nada quando derepente voltou tudo dinovo. eu nao aguento mais essa vida as vezes acho que morrer.atrapalha toda a vida da pessoa em tudo. me ajude ou nos ajude.sofremos muito.

  72. giovanni mattos disse:

    olá doutor,tenho 35 anos e já faz 11 meses que sofro de uma dor a cima do pubis,quando sinto vontade de urinar essa dor aumenta mas quando urino ela diminui,não sinto dor ao urinar nem ardencia já fui a um urologista e ele não encontrou nada da anormal,já fiz também uma tomografia da pelve mas deu tudo normal,estou tomando relaxante muscular e nortriptilina pois o medico acha que se trata te pubalgia mas pubalgia tem alguma relação com a bexiga doutor?me responda por favor não aguento mais sentir dor.

  73. Maria-Elizabeth disse:

    Dr.Fernando,
    Sempre fui de fazer muito xx, desde garotinha. Filha de médico, achava isso normal. Obviamente isso foi piorando e há vinte anos tenho essa urgência miccional que piora muita à noite. Já fui vinte e tantas vezes durante uma noite. Ano passado, passei 10 meses com uma dor desesperada, queria que me dessem morfina ou que dessem um fim. Fui a uma equipe de urologistas e ginecologistas. Tudo foi descartado, cancer inclusive. Sem nenhuma infeçcão, fui extremamente humilhada e destratada por todos os que me atenderam com insinuações grosseiras de que eu estava inventando.Foi uma das piores épocas de minha vida. Fiquei muito traumatizada, pois exatamente de onde você espera ajuda, lhe é negada. Achei que poderia ter algo ligado ao nervo pudendo até aquela síndrome do ciclista. POr eu andar curvada de dor um médico me disse eu estar exagerando no fingimento.Estou escrevendo depois de 5 meses dessa crise que durou 10 meses.
    Não sei por que a dor absoluta teve uma remissão.Recomecei a fazer umas ‘qasas de yoga e tomei daflon na época, não tomo mais.Estou com 62 anos e preciso tomar estrogênio por que sem ele tenho que viver de maiô. A sudorese é tanta que optei pela hemorragia que tenho por 5 dias no período que simula a menstruação.É o unico remédio que tomo. Na época da crise total fizeram uma citoscopia e pensei que fosse morrer. Não me deram anestesia e na semana passada mesmo o médico que fez ainda me perguntou: “Você sentiu memo tanta dor? ” A dor foi insuportável durante toda a cistoscopia. Quero saber se eu posso ter inventado essa dor, pois não foi um incômodo, foi algo excruciating.
    Parece que o senhor não responde aos e-mails postados aqui pelo que li, mas gostaria de saber se o senhor atende no Rio de Janeiro ou tem algum médico de sua equipe que atenda aqui.
    Esse médico julgou agora que eu tivesse bexiga hiperativa, sempre ignorando qualquer epidódio de dor. Quase concordei com ele, mas agora lendo as pessoas contarem o que sofrem , é exatamente o que sinto. Não bebo, não fumo, não como carne vermelha desde sempre. Não tomo café. Ou seja alimentação bem balanceada. Acho que essa doença tem a ver com a dor da alma, ligadas a medos abissais desde criança. A minha vida piorou muito aos 40 anos quando tiver uma série de incidentes desvastadores em minha vida. Há 10 anos creio que começou a escalonar. Comecei a cuidar de minha mãe em sua fase pré-terminal. De forma que não podia pensar em mim . A crise aconteceu depois de uma cirurgia de catarata após 3 meses de sua morte. Fase de total medo, insegurança e pavor. O que acontece é que tenho uma urgência miccional assim que obtenho alivio após fazer xx.
    Procuro não dar foco ao assunto , mas é impossível , pois se não vou ao banheiro, me controlo e o foco fica no controle. Comecei a fazer os exercicios da MAP e já cheguei durante o período da tarde após as 3 pm ficar 3,4 e até cinco horas sem fazer, porém resultado de um esdorço suprahumano. Anteontem isso já não foi possivel. Áté hoje nunca tive nem o medo nem nenhum episódio de perdas.Fiz inclusive o teste de esforço. Mesmo tossindo muito não escapa nada.Penso muito como devem sofrer essas pessoas que chegaram a esse ponto.
    Tomei o Retemic por dois dias passei muito mal, taquicardia, dispepsia , vontade de vomitar duante 24 horas e parestesia principamente nas extremidades.
    Como não tomo remédio nenhum a não ser o estrogenio fica mais fácil checar os efeitos adversos
    Li sobre o Elmiron e pensei que pudesse ser um coadjuvante. Tenho tentado falar com o meu urologista mas ele ignora o meus e-mails ou qualquer coisa que venho solicitar a ele. Não sei mais o que possa fazer. Detesto o anoitecer, pois segnifica que o inferno está chegando.
    Quem sabe o senhor ou outra pessoa que me leia possa me ajudar. É muito difícil passar por tudo sem haver uma pessoa que entenda ou seja cumplice do que estou passando.
    Agradeço a quem puder me orientar.
    Maria-Elizabeth

  74. Carine disse:

    Oi, tenho 20 anos, e sofro desse msm problema a 3 anos, to muito triste, preciso de uma cura, to sofredo por demais….quem ja conseguiu a cura dessa mal CI, me add no msn, yurigalvao1@hotmail.com..obrigada Carine

  75. Marluce disse:

    As minhas queixas são iguais a todas. Tomo triciclicos e temo ter relação com cistite crõnica.Qual a maior diferença de cistite cronica para cistite intersticial? Me ajude . por favor.

  76. Viviane disse:

    Ola, as minhas queixas sao iguais a todas .Dores na bexiga, urgencia urinaria,queimaçao,pressao etc.Ja sofri de cistite com infecçao varias vezes e atualmente sofro com ela, mais sem infecçao.Fiz urodinamica tomei retemic faço aplicaçao local na uretra com cicatrizante e nao tenho nemhum resultado.O medico quer fazer a cistoscopia mais nao sei o que faço.Vc pode me ajudar ou orientar? obrigada…

  77. francidelma sales disse:

    oi,tenho 33 anos e estou sofrendo muito com esse problema q se chama cistite cronica,sinto muita dor ao urinar,esta tão forte que chego até desmaiar,está me prejudicando no trabalho e até mesmo no casamento,ja iniciei o tratamento, mas ajuda nunca é de mais.

  78. Veralúcia disse:

    08 anos venho sofrendo com cistite intersticial, conforme diagnósticado pelos urologistas que já visitei. Quando os exames de urocultura a biopsia não consta nada, é diagnosticada esta cistite.
    Mas francamente, os médicos devem abrir o jogo e dizer que esta doença além de não ter cura não existe tratamento. Além dos antibióticos como ciprofloxacino e outros, já fiz aplicação com DMSO, depois começei a tomar uma composição de amitriptilina, oxibutina, ranitidina e hidosizine. Resultado de mês em mês estou na crise. Agora o médico passou antibióticos para usar direto sem pausa. Meu organismo não sei mais o que vai ser de tanto antibióticos. Estou deprimida e com idéias suicidas por causa disso. Estou só e sem esperança.

  79. CARMEN SILVIA disse:

    Gostaria de saber se a´diferença entre cistite crinica inespecifica com cistite interticial e se tem algum medicamento que ajude a amenisar esse desconforto de vontade de urinar
    sem mais aradeço se me responder

  80. Tenho CI há 9 anos, sofro muito. Sou evangélica, e acho que o primeiro passo, é acreditar que você pode ser curada. Faço campanhas na Igreja, eu não desisto. e te convido a não desistir também. Esta semana estarei fazendo aplicação de Botox na BEXIGA. Estou confiante, que vai dar tudo certo. Se o problema voltar de novo, farei a Hidrodistensão e aplicação do botox novamente. Você que tem este problema, como eu não desista. Vou te ensinar algo que talvez não tenha experimentado. procure tomar umas três x ao dia acebion aquele vitamina c a urina sai mais leve e a dor até passa, é incrivel.
    beijos a todas as privilegiadas com cistite intersticial. Forçaaaaa ainda não é o seu fim.

  81. Gostaria de saber mais informações sobre bexiga neurogência hiporreativa. Descobri ser portadora desse tipo de problema a uma semana por pedido de meu urologista de um estudo urodinâmico para se saber a causa de tantas infecções urinárias de repetição. Na verdade as tenho desde criança e sofro com isso minha vida inteira. Hoje com 46 anos, elas se agravaram e já tive até um quadro de pielo nefrite a anos atrás. Como não sou paraplégica e nunca tive um avc ou coisa semelhante, fico me perguntando o que poderia ter ocasionado tal problema em mim. Gostaria de respostas e de me inteirar melhor sobre formas de tratamento que sejam menos dolorosas ou invasivas e que não me deixem mais deprimida do que já estou. É como se tivessem tirado o meu chão e o meu ar, saber que parte do meu corpo não está respondendo aos comandos do meu cérebro. Já tive um quadro de paralisia facial há 9 anos e junto a ele desenvolvi uma neuralgia do trigêmio. Será que esses problemas podem estar relacionados?
    Preciso de uma luz. Ajude-me.

  82. Andréa Florencio disse:

    Olá! Moro no RJ, tenho 32 anos e sofro de Endometriose, fui operada 3 vezes por causa dessa doença e 2 meses depois da 3a cirurgia (q foi em junho/2010) passei a sentir muita dor no fim da micção e tb dor pélvica; falei para meu Gineco e ele me receitou Norfloxacino + Cetoprofeno e pediu pra fazer Urinocultura q veio negativa, tomei os remédios mesmo assim mas não melhorou nada. Serei operada denovo em breve porque as dores pélvicas estão fortíssimas e ele fará Histerectomia total. Será q as cirurgias formaram aderências q causaram a CI? A Endometriose pode ter alguma coisa a ver? Não aguento mais essa dor ao urinar e ter de fazer isso várias vezes ao dia está acabando comigo, acho q estou ficando depressiva.

  83. MARISA APARECIDA disse:

    ola DOUTOR FERNANDO ME ENCONTRO EM ESTADO DE DESESPERO POIS SINTO MUITA DOR NO MEU CANAL URINARIO,JA FUI REVIRADA DE CABEÇA P BAIXO,FIZ TODOS OS EXAMES,UROCULTURA,BIOPSIA,URODINAMICA E NADA ,MAS SINTO MUITA DOR E VONTADE DE URINAR,USEI TANSULON,AMITRIPTILINA,DOXAZOSINA,DETRUSITOL E NADA A DOR E CONSTANTE TO FAZENDO ACUMPUTURA MAS AINDA N TA RESOLVENDO,PEÇO Q ME DE UMA LUZ POIS O SOFRIMENTO TA SENDO ENORME,OBRIGADA

  84. Maria V. T. Santos disse:

    Olá Doutor… gostei dos depoimentos me identifiquei com todos e no momento quero me dirigir a este todo…
    Bom …infelizmente todos nós fomos premiados com o mesmo sofrimento! Qualidade de vida não temos…somos mal interpretados…somos chorões e reclamões… não dormimos…não sonhamos… Ei alguém ai consegue sonhar, sem dormir??? Não temos mais concentração…nosso raciocínio mingua-se a cada crise… a criatividade se vai e a MEMORIA acaba!!! Como conseqüência disso pouco produzimos…. SOMOS LOUCOS!!!!!
    Há dezoito anos com este sofrimento passando por vários exames, médicos e diagnósticos… e nada…nada…nada… Com vocês é assim??? Nos animamos e desanimamos a cada novidade que aparece… Estamos ai, pessoal… na deriva do vento e da correnteza do mar da vida….
    Obrigada Mônica F.B. Gomes pelo animo e pela dica da vitamina…
    Que tal fundarmos uma comunidade??? Assim nos consolamos….
    Abraços a todos… Maria

  85. RENATA disse:

    Olá, tenho uma Tia (MERENICE) que está sofrendo com problemas na Bexiga. Tudo quanto é tipo de exame ela ja fez, medicação já tomou, até cirurgia pra esticar a Bexiga ja fez, e tudo continua do mesmo jeito: dores enormes, vai ao banheiro de 5-5minutos. Há 10 anos ela fez uma esterectomia e 1 médico falou que a Bexiga dela foi costurada um pedaço quando fecharam esta cirurgia. Virou uma aderência e ela vive sofrendo desses 10 anos pra cá. É uma situação realmente dificil até pra quem estar ao lado dela. Já levei-a até no Hospital das Clinicas onde um grupo de 08(oito) URLOGISTAS examinaram ela e nada se pôde fazer. Agora está afetando o Intestino, também não consegue evacuar, só dores e mais dores. O que se pode ser feito numa situação dessas? Não há uma cirurgia, nada que pelo menos amenize as dores? Obg pela atenção… RENATA.

  86. Marta Cristina Dias Fernandes disse:

    Dr. Fernando eu imploro a sua ajuda, faço tratamento para CI já faz algum tempo (8 meses) mas os sintomas não passam, tenho sofrido muito, tem semana que passo só deitada, não consigo nem andar de dor, se tomo líquido então (só fico no banheiro).
    Outro dia fui em outra cidade com a minha irmã, foi a maior humilhação pois tive que fazer xixi no mato, não conseguia segurar, toda hora tinha que parar o carro em qualquer lugar.
    Na ultima consulta dia 23/12/10, o médico que deixou com muito medo, disse que se não melhorar vou precisar retirar a bexigo.

    Doutor me ajude eu lhe imploro.

  87. Marta Cristina Dias Fernandes disse:

    Dr. Tenho lido muito sobre a CI, vi que foi lançado o medicamento cystistat solução injetável (hialuronato de sódio), gostaria de saber se o Sr tem conhecimento deste medicamento, pois comentei com o meu médico, então ele receitou receitou para mim.
    Gostaria da opinião do senhor .
    Obrigada

  88. erika disse:

    olá,lendo essas mensagens aqui ,fiquei muito interessada,pois tenho 36 anos e 20 anos sofro com cistite,sendo uma a cada dua semanas,nao posso ter vida ativa sexual,pois é ter e vir a cictite,estou desanimada e cansada de passar essa terrivel dor q passo,nao existem mas remedios q cirtem a minha cistite,por favor ,me ajudem com informações do q poss fazer,pois ja tentei e fiz de tudo!!!!

  89. DENISE disse:

    TB SOFRO COM CI A6 ANOS TOMO ANTIFLAMÁTORIO DIARIAMENTE E ANDEPRESSIVO MAIS Ñ ESTA RESOLVENDO MUITO JÁ FUI AO UROLOGISTA DAQUI DE CAÇADOR E FALAM QUE É ASSIM MESMO E QUE Ñ TAM CURA! GOSTARIA DE MAIS EXCLARECIMENTO PRINCIPALMENTE SOBRE A RETIRADA DA BEXIGA COMO FUNCIONA TODOS OS TRATAMENTOS QUE JÁ VI FALAR SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDICAMENTO DENTRO DA BEXIGA SÃO MUITO CARO SO PARTICULAR Ñ TEM CONVENIO COM O SUS QUE É MEU UNICO CONVENIO SOFRO MUITO TENHO UMA QUALIDADE DE VIDA MUITO RUIM SAI ATE DO TRABALHO FICO SO EM CASA POR CONTA DESSA DOENÇA TUDO FICA PREJUDICADO FAZER EXERCICIOS ,SEXO,ESFORÇO ETC OBRIGADA PELA ATENÇÃO

  90. Fernanda disse:

    ola! Eu tb sofro desse problema a 2 anos, tenho 33 d idade, ja fiz varios exames e nada, tomo todos os dias Macrodantina para ter um poouquinho de vida normal,sou Brasileira, mas atualmente estou morando nos EUA e estou fazendo um seguimento do tratamento…se eu conseguir alguma coisa alguma novidade deixo aqui.Comei a tomar cerca de 5 litros de agua por dia,sendo em jejum tomo 2 copos duplos e espero 1 pra comere alguma coisa, e sempre espero 2 hs dps da refeicao pra beber um copo de agua…isso esta me ajudando um pouco 30%. Obrigada

  91. Maria de Lourdes Costa disse:

    Olá, eu sou mais uma das pessoas que sofre com cistite cronica inespecífica. Ontem, resolvi fazer exercicio de contração (contrair os musculos para dentro e ficar assim uns cinco minutos e depois soltar)., Mesmo que tenha vontade de urinar não vá ao banheiro. Quando estiver deitada, fazer massagem na barriga, no baixo-ventre. Nessa hora você vai dar vontade de fazer xixi, mas faça a contração indicada. Quaundo for tomar banho de chuveiro sente num banquinho e faça o exercício de contração. Estou bem melhor. Existe um remédio chamado bio-quercetin, derivado de algas verde-azuladas, que os médicos americanos descobriram que melhora os sintomas. Vou começar a tomar, se fizer bem, avisarei a vocês.
    Um abraço

  92. Olá, eu sofro de cistite crônica de causa inespecífica há dois anos. Ontem comecei a fazer uns exercícios que o meu urologista indicou: faça contrações (para dentro) durante 5 minutos, segure e solte (quanto mais vezes, melhor); deitada, faça massagens no baixo-ventre, contraia os musculos durante 5 minutos e solte. Você vai ter vontade de fazer xixi mas não vá ao banheiro. Quando for tomar banho de chuveiro, sente num banquinho e faça esses exercícios. Estou melhorando. Soube que os médicos americanos descobriram que a quercetina cápsulas 500 mg, que contém algas verde-azuladas ajuda a melhorar os sintomas. Vou começar a tomar, se me fizer bem eu indico a vocês.

    Boa sorte a todos.

  93. CARMEN SILVIA disse:

    BOM DIA
    GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO SOFRO DE CISTITE CRONICA INESPECIFICA PROCUREI VARIOS MEDICOS FIZ TODOS OS TIPOS DE EXAMES ATE BIOPSIA DA BEXIGA, HOJE O MEDICO ME PEDIU PARA REALIZAR VIDEOLAPAROSCOPIA SUSPEITA DE ENDOMETRIOSE PODE ESTAR LIGADA COM A VONTADE FREQUENCIA DE URINAR, ME RESPONDA POR FAVOR.
    OBRIGADA

  94. lud disse:

    Contraí ci depois q perdi minha mãe, há 4 anos , o dr q fui cha q foi pscicologico , agora qdo tenho as crises não sei se foi algo q passei ( ansiedades , tristeza) ou algo q comi. Tomo há uns 2 anos amitriptilina e hixizine , mas não tem adiantado muito, queria saber das novidades e se tem novos remédios sendo testados? e uma dieta pra quem tem CI?

  95. lud disse:

    Contraí ci depois q perdi minha mãe, há 4 anos , o dr q fui cha q foi pscicologico , agora qdo tenho as crises não sei se foi algo q passei ( ansiedades , tristeza) ou algo q comi. Tomo há uns 2 anos amitriptilina e hixizine , mas não tem adiantado muito, queria saber das novidades e se tem novos remédios sendo testados? e uma dieta pra quem tem CI?

    deixo meu e-mail e msn pra quem quiser trocar informações comigo sobre esta doença

    amorim_ludmilla@hotmail.com

  96. Ivana Monteiro disse:

    Doutor Fernando,
    Tenho Cistite Interticial há 8 anos . Esta doença agravou após a quimioterapia para tratar um câncer de mama . Tentei fazer aplicações com o DMSO, mas não foram bem sucedidas . Até agora o que melhorou foi a hidrodistensão e o uso do Elmiron . Estou encontrando dificuldades para importar este medicamento . O Sr. poderia me indicar um caminho mais seguro e barato para importá-lo ? Gostaria de saber se existe alguma legislação que nos garanta benefícios como o Auxílio-Doença do INSS, pois as dores pélvicas são tão fortes que não tenho condições de trabalhar .

    Grata,

    Ivana Monteiro

  97. marcia moura disse:

    BOM DIA DR. FERNANDO JA TIVE CALCULO RENAL E HOJE TENHO BEXIGA HIPERATIVA MEU MEDICO RECEITO PROFLOX E RETEMIC MAS GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM ALIMENTO QUE NÃO POSSO COMER, TENHO DORES NA REGIÃO DOS RINS.

    DESTE JÁ AGRADEÇO

    MARCIA

  98. Isabela R Chaves disse:

    Estou tomando Elmiron para C.I. Duas capsulas por dia há dois meses. Não sinto melhora significativa. Li neste forum que bicarbonato de sódio na água que bebemos pode aliviar os sintomas. Faz sentido? Devemos alcalinizar a urina? O que mais posso fazer?
    obrigada,

  99. hellen disse:

    olá,sofro a 3 anos com cistite intersticial,já tomei vários medicamentos,sofro tbm de plaquetopenia trombocitopenica imunologica,e isso deve influenciar muito nessa doença,tenho sofrido muito,com dores terrivéis,minha vida mudou radicalmente,meu casamento desandou pois tenho evitado sexualmente meu companheiro,pois sinto dores terriveis,meu médico solicitou uns exames e me disse que me mandará fazer uma biopsia,estou arrazada tenho medo de estar com cancêr,qual tipo de alimento devo nao usar para conter ainda mais esses sintomas obrigada

  100. ludmilla amorim disse:

    me ajuda Dr. tomo amtriptilina e hixizine há 2 anos , remédio natural e não vejo melhora. alguém q fez algo que melhorou , me informa pra q eu possa exprimentar tbém me adicione no msn amorim_ludmilla@hotmail.com

  101. Roberta Tozatto disse:

    Olá Dr Fernando.
    Após anos sentindo dores no pé da barriga, na região lombar e na localização dos rins, me diagnosticaram cistite intersticial, tenho endometriose e faço tratamento com o DIU (Mirena), tenho quadro depressivo, pois vivo com dores e a gente não se anima a fazer nada por causa delas. Por favor, quem puder e já tiver tido algum sucesso com medicamentos compartilhe comigo, quero sair desta tristeza que é minha vida.
    Att;
    Roberta.

  102. Adilson Forever disse:

    Pessoal. Minha mão tem 75 anos e sofre de CI há 04 anos. Ainda não obteva a cura porém no período que ela fez um tratamento utilizando apenas o suco da babosa TOTALMENTE NATURAL acrescido de um tipo de uva do monte somente encontrada no deserto dos EEUU chamada de Granberry, produzido pela FOREVER LIVING com o nome de Aloe Berry Nectar. A Forever possui distribuidores independentes na maioria das cidades do Brasil. Vale a pena esperimentar como tratamento. Minha mãe chegou a ficar sem dores durante um periodo de quase dois anos. Sucesso para todos vocês.

  103. flavia disse:

    estou a mais de 60 dias com sintomas de cistite, fiz cistoscopia com biopsia detectou – cistite cronica, estou fazendo tratamento com uro-vaxan por 3 meses, para 3 meses e faz mais uma repetição de 10 dias dos proximos de meses, + retemic a noite, ja tomei 15 dias de uro-vaxan e nao diminuiu as dores pelvicas, não tenho muito problemas em urinar, mas tenho dores no baixo ventre quase q o dia todo e a noite piora, após relação sexual nem se fala, sensação de bexiga dolorida constante, estou desanimada, estou em tratamento com urologista, mais tb fui em um nefrologista q pediu outor exame de urina q não detectou nada, fiz um antes da cistoscopia e tb nao detectou nada, antes da citoscopia, tomei norf e nem fez efeito nenhum, agora com novo exame de urina negativo, hemograma normal, calcio normal, proteina C reativa – ultra sensivel, nao sei se é normal pq nao entendi o resultado, deu 0,15 mg/dl, e VHS 5, q parece ser normal até 8mm, tenho consulta com o nefrologista na segunda, mas tb vou ligar para o urologista, pq só consigo dormir se tomar buscopan composto, estou desanimada, agora mesmo estou com dor na bexiga e nas costas baixo…preciso de uma luz do q fazer?

  104. Edina disse:

    Dr. Boa noite,
    Sofro com cistite cronica há uns 5 anos. Já fiz vários exames e tratamentos que não me trazem alívio. Faço tratamento em uma clínica especializada, mas até o momento não tive uma melhora. O meu casamento está send afetado, pois não tenho a mínima vontade de ter relação sexual, que após, a dor se intensifica. O que eu faço? Pois a minha qualidade de vida está péssima.

  105. Doutor,por favor, me ajude.moro em cidade do interior,é distante as cidades que encontra bons médicos,e estou sofrendo muito.Á 4 anos venho sofrendo e só á 4 meses, depois de ficar nervosa com vários médicos que diziam que eu não tinha nada,ouvi falar em cistoscopia e fiz encontrou neoplasia escamoso em tugono e colo vesual,tugonite,cistite focol em ponto da impressão uterina.Já tomei sulfametoxazol trimetoprina,nitlofurantonina 100.3cx demonoril,tamarin 500mg e agora estou tomando wintomilon 500mg 1manhã 1noite. já está indo para tres meses indicado pelo médico e ainda estou sentindo muita dor. Tenho ansiedade, tomei alguns remedios naturais para me acalmar mas,pela preocupação com o problema estou mais ansiosa ainda,muito deprimida,sempre tive dor muscular agora etá mais forte.Por favor me ajude;estou sofrendo muito,tenho um filhinho de 4 anos e por causa deste problema todo ,meu casamento está complicado…Deus te abençoe…

  106. Vilma disse:

    Gostaria de manter contato com pessoas com CI,encontrei varios depoimentos aqui e me encaixo em todos.Aguardo contato vilmadavila1@gmail.com.

  107. Jessica disse:

    Sempre tive problemas de beixiga…
    tratava semmpre cm antibioticos achando q era
    infeccao….depois passei por varios ginecologistas
    achando q fosse algo desse genero..
    ate q depois de muito tempo qndo a dor comecou a ser insuportavel…procurei um urulogista,
    fiz exames…e ai descobri q tinha isso…cistite…
    chorava dia e noite…tentando entender como iria viver cm esta dor p resto da vida…
    Tomo DETRUSITOL de 2mg…uma vz ao dia..e tbm alguns anti depresivos…as vezes durmo cm alguma bolsa termica.. keimando…pra poder aliviar um pouko da dor e poder dormir…
    Depois q comecei a tomar o detrusitol Melhorou muito…em comparacao a dor q eu tinha….ainda tem dias q encomoda muito…principalmente o dia em q tenho relacao cm meu marido…
    Se alguem souber de mais algum remedio…agradeco…….

  108. vendo os comentarios, até desacorçoei, mas vamos lá, eu sofro de dores na bexiga, a maisde dois anos, ja fiz cistoscopia, ultrassom, urodinamica, varios exames de urina e nada não aprece um diagnóstico, as dores aumentam na madrugada, urino seguido, e logo após urinar, começa aquela dor irritante, estou pedindo ajuda, fui a varios urologistas eles dizem que é uma dor cronica sem infecção, e tambem dizem que pode ser um trauma, só que eu só consigo dormir um pouco com calmantes, ai vai meu hotmail, se alguem puder me ajudar: silveriodarosa@hotmail.com. tel 48 30230660

  109. Suellen disse:

    Há 6 meses sofro com infecção urinária,já fiquei internada 2 vezes durante esse período pq os exames sempre da 1.0000 ou as vezes 510.000 o último que fiz fazem 2 dias pq tive uma crise e deu 320.000.Só que estou tomando ciproloxacino há 14 dias e tive crise.No exame de antibiograma não deu nada mais tenho infecções repentinas e não melhora nunca.Gostaria de saber quais outros exames que posso fazer pq sinto muitas dores me ajudem.

  110. Fernanda disse:

    Sofro da CI ha dois anos tomei triptanol, diazepan , retemic e Toragesic para dor mesmo assim nada aliviava ate que comecei tomar capsulas de cranberry todos os dias apos uns 20 dias comecei melhorar apos 30 dias estou comemorando pois de todas as vezes que estou indo urinar somente uma ou duas vezes doi o que antes era uma tortura o dia todo.Estou muito feliz.

  111. kátia disse:

    gostaria se possível da indicação de algum especialista no Rio de Janeiro que pudesse consultar para diagnosticar se sofro de CI, os meus sintomas são muito parecidos com os citados no seu blog.Urgência em urinar, dor na bexiga, EAS normal, cultura de urina negativa, ultra som sem alterações, os sintomas pioram muito no período menstrual e após relação sexual.Até hoje não encontrei nenhum profissional que tivesse sugerido esse diagnóstico, pesquisando na internet li sobre a CI.Desde já agradeço sua atenção.

  112. Natália disse:

    Olá. Bom li todos os comentários e fiquei bastante preocupada com os sintomas que venho sentindo. Há 5 dias venho sentido a sensação de bexiga cheia e dores no “pé da barriga”,como também venho urinando muito e sempre com quantidades que não correspondem a sensação que sinto. Não são dores fortes,como muitas pessoas relataram em seus depoimentos,mas sinto um incomodo, não sinto dores ao urinar e nem ardência. Não sei se tem relaçõa,mas também notei um leve aumento no abdomem. Posso estar tendo sintomas de cistite?

  113. Márcia R. Freire disse:

    Estou há mais de um mês com dores horríveis… Fui diagnosticada há cerca de cinco anos com cistite intersticial, mas tenho sintomas da doença há muito mais tempo. A dor ficou insuportável após o nascimento do meu primeiro filho, eu tinha 38 anos. Tinha dificuldades até para amamentar, muitas vezes ia ao banheiro com o bebê no colo… Tomei amitriptilina vários anos, mas além de engordar, não fazia muito efeito. Fiz aplicação medicamentos na bexiga, mas de nada adiantou, minha vida se resume a sentir dor e ir ao banheiro tanto de dia quanto à noite, é horrível.

  114. rosana disse:

    oi eu tenho cistiti intertiscial , e faz 3 anos to sofrendo muito to desesperada minha vida acabou depois disso nao sei mais oq eu faço , to fazendo uma apliacaçao de DMSO no começo aliviava mas agora nao ta dando muito resultado, vou ao banheiro a noite tda ,nao consigo ter relaçao , pq eu fico ardendo mais ainda . por favor me ajude , tenho muita depressao por causa dessa doença , nao sei mais oq é viver de verdade .

  115. Ruth Vidal disse:

    Sou professora e estou com cistite intersticial, não consigo fazer nada minha vida mudou completamente, não consigo fazer nada, não posso ir ao banco, mercado, lojas, enfim. Estou numa situação crítica e que afeta principalmente o meu trabalho, saio da sala de aula várias vezes prejudicando o andamento da aula, quero saber se eu tenho direito ao afastamento, pois não tenho a mínima condição de está em sala de aula.

  116. PREZADO DR. FERNANDO ALMEIDA.

    VENHO SUPLICAR SUA AJUDA NO TRATAMENTO DA CISTITE INTERSTICIAL EROSIVA ACOMPANHADA DE LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO.

    SINTO DORES INEXPLICÁVEIS. SÃO TÃO TERRÍVEIS
    QUE VEM A IDÉIA DE ACABAR COM A VIDA.
    ESTOU NESTE TORMENTO HÁ SEIS ANOS.
    JÁ TENTARAM DE TUDO E NADA ALIVIOU. MINHA QUALIDADE DE VIDA É A PIOR POSSÍVEL.
    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE OUTRO MEDICAMENTO QUE NÃO SEJA O ELMIRON QUE CUSTA R$1.560,00 MENSAIS. PARA MIM É IMPOSSÍVEL USAR ESTE REMÉDIO, POIS, É DE USO CONTÍNUO.
    PEDIRIA TAMBÉM UMA DIETA, JÁ QUE DEPENDENDO DO ALIMENTO INGERIDO A DOR É INSUPORTÁVEL.
    É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL CONVIVER COM ESTA DOENÇA DE FORMA A NÃO CHEGAR A LOUCURA TOTAL.
    É TORTURA 24 HORAS, ANOS A FIO.
    PEÇO, POR FAVOR, UMA ORIENTAÇÃO.
    OBRIGADA.
    IZABEL.

  117. Maria Herminia disse:

    Boa Noite! eu tenho uma netinha com 2 anos e esteve estes dias atraz com cistite , nós a levamos ao pediatra e ele passou um antibiotico para infcção de urina e eu também fazia banho de assento nela com uma colher de chá de bicarbonato de sódio na agua…por que é muito bom . Mas agora me ensinaram a tomar agua com bicarbonato quando estiver assím , pelo menos 3 vezes no dia..em 2 dias voce não terá mais nada.,Se prescisar vamos tentar sím , pois quem usou me garantiu que sarou….OK!!!

  118. MARIA EDNA QUEIROZ DA CRUZ disse:

    Olá, Doutor Fernando. Eu tenho 21anos e sofro de CISTITE CRONICA faz 2 anos e meio. Fui sondada umas 10 VEZES, fiz EXAMES DE URINA, BEXIGA, RINS, ULTRASSONOGRAFIA, URODINANMICA E CISTOSCOPIA. Em todos eu sofri muito com a DOR, menos o último que o médico fez com anestesia. Ele dilatou a minha bexiga com o exame e eu fiquei bem da dificuldade durante 4 dias. Depois que o SANGRAMENTO E A DOR passou devido o exame, eu voltei a ter a dificuldade, frequência e dor quando a bexiga começa a encher. Depois disso, ele me receitou amitriptilina. O remédio é ótimo para a dor, mas depois de 8 dias eu parei de tomar porque ele deixou minha bexiga muito lenta e eu já tenho dificuldade de urinar, então aumentou. Eu disse para o médico, aí ele passou FISIOTERAPIA DA BEXIGA PELVICA. Eu ainda não fiz,pois estou procurando uma clínica. EU SINTO DOR, FREQUENCIA E DIFICULDADE. Gostaria de saber se a fisioterapia dá certo? E se o senhor conhece algum chá que elimine a dificuldade? Porque o que tenho mais medo é de ficar presa novamente. Ajude-me, Doutor, pois eu sofro muito. Já pensei até em me matar de tão desesperada com o problema. Atualmente, estou frequentando UM CENTRO DE UMBANDA para ver se as forças sobrenaturais me ajudam também. Aliás, tomei MALVARISCO, LINGUA DE VACA, VASSOURINHA E ROSARIO DE NOSSA SENHORA, mas não deu certo, só aumentou a filtração dos rins o que me deixou doida. Hoje, eu tomo MALVARISCO COM CORAMA E BANHO MORNO ANTES DE DEITAR. No começo, eu melhorei da dificuldade, da frequência e a pressão da bexiga aumentou, mas a dor não passou. Mesmo assim, senti que estava a um passo de ficar boa. Quando a MESTRUAÇÃO chegou e terminou, tudo o que eu consegui foi para o BREJO. Estou muito deprimida, pois estava melhor. Outra coisa comprei até um LIVRO DE MAGIA para ver se tem algum feitiço que acabe com essa PRAGA. Não estudo, não trabalho e nem namoro por causa disso. Eu vou até as últimas CONSEQUÊNCIAS para me livrar desse MAL.

  119. Maria Regilene F. Maciel disse:

    Bom dia!Dr.Fernando,sofro de cistire cronica a 2 anos.Fiz todos os exames,que deu o diagnostico de cistite cronica.estou fazendo tratamento com URO-VAXOM.mais as dores continuar. nessecito de uma orientação.

  120. INIS CRUZ disse:

    Gostaria de saber mais sobre a urocultura, pois me foi indicada porque tenho cistite crõnica intescestial.
    Antecipadamente agradecida,
    INIS CRUZ

  121. tania disse:

    Ola para todos os relatos!!!!Sou uma das pcts tb c/ cistite intersticial… já fiz tudo isso que todos vcs relataram e todos os sintomas tb tenho ,então vamos aprender conviver c/ que tem !!! EU VIVO um dia de cada x e tô pouco me fudendo, pois já fiz o tinha de ser feito !!! Um abraço!!!

  122. Oi pessoal li todos os e-mail enviados, e pude ver como há pessoas sofrendo deste mal…
    Sofro de CI, há seis anos, e minha urologista, fez uma profilaxia por seis meses direto de Macrodantina.Ao término dos seis meses, mudou a medicação para Amitriptilina de 50g.
    Hoje estou tomando um comprimido por dia de 25g.Achei que aliviou bastante, pelo menos faço exame de urina há cada treis meses, e não aparece infecção, além de beber bastante água.
    Desejo melhoras á todos.Lúcia.

  123. Luiz trombini disse:

    Sou Medico ortopedista resido em campo grande ms.Tenho 56 anos.aos 40 comecei a ter sintomas de dor abdominal baixa.Fis todos os exames fui a são paulo onde se selou o diagnostico desta terrivel e maldita doença.Fiz todo tipo de tratamento e tive até que ser submetido á cirurgia para desobstrução do canal Prostatotomia.Melhorei das dores agudissimas e de la pra ca convivi com esta maldita doença tive que largar muita coisa inclusive proficionalmente.Sofro dores continuas dia e noite a 16 anos.Não posso nem usar calça nem cueca é uma agonia.Agora surgiu o Botox to com esperança.Se o Sr tiver alguma sugestão por fafor me mande por email.desde ja agradeço.

  124. gaucho disse:

    olá doutor, tudo bem ?
    tenho passado por muitas situações constrangedoras por causa de meu problema.
    de uns 3 anos para cá tenho sentido esses sintomas, dor no abdomem, dificuldade em urinar, ardencia, sensação de ter algo me trancando o canal da urina, meus testiculos incham de vez em quando e doem, e a pele em volta as vezes fica bem flacida, meu penis doe tambem, e isto tem atrapalhado muito minha qualidade de vida acordo a noite para urinar, e quando tenho vontade e de vez e se eu não ir me da uma irritação muito grande, e minha vida sexual foi muito prejudicada, e sem contar q as vezes meus testiculos e penis parecem estar bem quentes. desde ja agradeço a atenção.

  125. kehsia disse:

    Olá, há sete anos sofro com cistite. Passei um tempo sem ter crises mas agora estou novamente direto. Já fiz exames e está tudo normal. Tomei uro-vaxom, cápsulas de cranberry e macrodantina toda noite. Esqueci de tomar por uma noite e logo vem a dor… Fico com calafrios e com muito ardor. O que faço? Gostaria que o senhor me indicasse o melhor tratamento. Não aguento mais sofrer!

  126. Vanessa Borges disse:

    Tenho sofrido com essas dores a um bom tempo, estava ficando com dores até mesmo pisicológicas pois já ouvi de especialistas, que eu deveria procurar um pisicólogo pois estava inventando essas dores, já imaginou, inventar uma dor tão terrível quanto essa. Mas passou, pois encontrei uma profisssional de verdade que encontrou o que tenho, ou pelo ao menos estamos procurando, pois ela somente cogitou a ipótese de ser SI, porém já fiz a urocultura e estou aguardanado para fazer a cistoscopia e a biópsia endoscópica, porém estou sentindo dor, não tão forte quanto já tive, mas é uma dor que encomoda bastante, gostaria que me ajudassem, talvez saibam de algum medicamento que posso usar enquanto aguardo pelos exames e pelo respectivo resultado dos mesmos. Desde já agradeço e peço-lhes por favor me ajudem não suporto mais sentir dores, nem meu casamento já não é o mesmo mais, por conta dessas terríveis dores.

  127. JOZELLY disse:

    SOFRO MUITO AO URINAR A TRE ANOS , ENTRE INTERNAÇÕES , ETC,,, SO FUI DESTRATADA POR MEDICOS , “”” SE QUE SÃO MEDICOS “”” POIS SEMPRE DIZIAM QUE EU NÃO TINHA NADA QUE QUERIA E CHAMAR ATENÇÃO , POIS BEM , EM MARÇO FUI A UM URO QUE FEZ MEU DIAGOSNTICO , COM TODOS OS EXAMES NECESSARIOS , ESTOU DESDE DEZEMBRO EM SOFRIMENTO PROFUNDO , NÃO ANDO MAIS , MINHA VIDA SE TORNOU IR AO BANHEIRO , COM ARDENCIA , DORES TERRIVEIS , E SANGUE NA URINA , ESTOU SEM FORÇAS PARA CONTINUAR VIVENDO , SO CONTINUO POR QUE MEU MARIDO , MEU ANJO , ME SEGURAM EM TODOS OS SENTIDOS , SODORRO , DR. FERNANDO , SEI QUE SENHOR RESPEITA NOSSA DOR , NOSSO SOFRIMENTO , E SABE DA NOSSA VERDADE NESSE MARTIRIO , PRECISO SO UMA LUZ , POIS AVIDA ACABOU PRA MIM , DO QUE EU ERA SO RESTOU DOR , CHORO , GRITOS , UNICA ESPERANÇA EM MINHA VIDA ESTA EM UMA CONSULTA COM O SENHOR , O MAIS RAPIDO POSSIVEL , JA LIGUEI E TENTEI MARCAR SUA AGENDA ESTA LOTADA , MAS ESPERO UMA LIGAÇÃO DE SUA SECRETARIA ME DANDO UMA LUZ, HOJE VIVER NÃO QUERO MAIS ASSIM , COM CRISES TÃO FORTES DE ARDENCIA , PARECE QUE UM ACIDO ME CORROE POR DENTRO , OBRIGADA PELA ATENÇÃO ,

  128. genio rodrigues disse:

    ola Dr. eu venho sofrendo de um dor na pelves, fui ao urologista, ele me passou uns exames e nos exames dizia tudo normal então fui para o T.R. e ele disse que tenho um problema na prostata, e me passou “UNOPROST” para tomar começasse com 2mg por 1 semana e depois aumentasse para 4mg apos o almoço, o problema e que com o medicamento as dores aumetaram de um forma anormal, antes as dores que eram discretas, agora praticamente me impedem de trabalhar pois são dores muito forte e que se expadiram para o costa e pernas.
    pergunta: será que o medicamento está correto? a dose está franca ou forte, por favor me ajude pois. fui pelo SUS e pra voltar com ele, é muito dificil, pois so pra marca o retorno passei 2 meses na fila indo todo os dias pela madrugada. se puder me ajudar meu email é geniorodrigues@hotmail.com – ficarei muito agradecido – que Deus lhe abençoe muito. grato

  129. flavia disse:

    estou novamente com problemas urinarios, do nada veio uma dor e urina com sangue, fiz exame e nada de bacteria, mesmo assim meu medico receitou antibiotico, quinoflox 500, e ja tomo a 2 dias e nao melhora, só com aanlgesico e sepurin passa a dor por um tempinho curto…
    á nem sei mais o q fazer, tinha melhorado uns meses com osteopatia, e agora novamente…
    o q fazer?

  130. ola dr fernando tenho ci a 7 anos uso elmirom e o resultado foi satisfatorio por um tempo agora tenho dores novamente tem algo diferente q posso fazer obrigado

  131. luis anjos disse:

    deixo a todos um consselho, comigo resulta bem, a um amino acido que se chama arginina , e simplesmente maravilhoso da um alivio enorme, basta tomar 1gr a 1,5gr por dia e resulta e muito, boa sorte a todos

  132. Bem minha dúvida não é diferente daquelas que eu li, venho tratando de infecções e cistites a alguns anos, algumas cistites apresentam infecções outra não (quase a maioria) são mais ou menos umas 5 por ano…, contudo a sensação de sempre estar com uma irritabilidade é constante…

    Foi me indicado trypatanol 25 mg ( não comecei a torma ainda estou insegura diante de ante de tantos efeitos colaterais, inclusive cefaleia que também está na minha vida como algo constante) e urovaxon (esse estou tomando).
    Enfim, tem algum tratamento novo que eu possa fazer e que não seja tão evasivo

    aguardo resposta

    Selma Jaú – SP

    obrigada pela atenção

  133. Leila disse:

    Oi , eu sofro com cistite a vários anos, as vezes demora um pouco a aparecer, mais sempre vem. Esse ano mesmo já tive 2 vezes, não aguento mais essa dor horrível, e pesquisando na internet li sobre essa tal ci e estou com mendo de te-la, agora estou tomando um antibiótico que o médico me receitou e quando acabar vou fazer o exame, ele nen se quer comentou comigo sobre essa ci, só falou da tal dor pélvica cronica, que pode acorrer por vários fatores. Peço a Deus para que seja apenas mais uma cistite comum e que passe logo. Mas tem alguma coisa que eu possa fazer para descobrir se tenho ci? aguardo resposta

  134. sueli siuva disse:

    sofro de sistiti a 5 anos nao aguento mais com as dores o que posso fazer para amenisar, sei que nao tem cura,mas presiso de algo para aliviar as dores.obrigada

  135. cristiane disse:

    Boa tarde Doutor! Tenho um problema desde de criança. Fico com vontade de urinar e quando urino sinto um pouco de queimação(bem pouco) e sinto um transtorno horrível, não consigo ficar perto de ninguém. Chego a me arrepiar só de saber que tem alguém me olhando. Quando isso acontece (eventualmente)preciso me isolar, não aguento que ninguém, fique perto de mim. E algo mais forte do que eu. Hoje tenho 30 anos, já expliquei essa sensação para vários médicos e eles não conseguem me compreender. me ajuda!!!

  136. rosana disse:

    oi meu nome é rosana , tenho 35 anos , sofro com essa dor faz 3 anos , nao sei mais oque faço e quem tem esse problema sabe oque estou dizendo sou uma uma pessoa infeliz nao sei que é viver , pq vivo com dor estou fazendo o tratamento com dmso tem melhoras mas nunca sara por completo , nao agento mais issso na minha vida
    nem namorar eu posso sinto muita dor a o dia tdos sei que nao tem cura , mas nao sei pq meu medico disse que tem , enato tento confiar nele . se alguem quizer conversar sobre issso vou ficar muito feliz , pelomenos eu sei que nao estou sozinha , podemos trocar ideias e um ajuadr o outro de certa forma , pq sei que nao é facil e quem tem o problema sabe que nao é abraços a tdo e peço a Deus que ele cura gente ai vai meu email rosanacortes1@hotmail.com

  137. Simone disse:

    Boa noite,dr Fernando.
    Tenho uma colega na escola onde leciono que tem todos os sintomas e sofrimentos acima mencionados.Ficamos todos muito tristes ao vê-la sofrer tanto, apesar de já ter consultado diversos médicos da região.
    Gostaríamos que nos indicasse um profissional que realmente fosse capaz de livrar todo este sofrimento de nossa colega…que fosse em Porto Alegre…talvés até em alguma faculdade de medicina. Desde já agradecemos de coração a sua atençao!!!!

  138. Eliza disse:

    Sofro de infecção urinária a mais ou menos uns 6 anos , agora estou fazendo tratamento com Uro-vaxon , mais o meu intestino está ficando preso nunca tive esse problema . Algo à ver com o remédio ?

  139. Edna Cristina disse:

    Como fiu diagnosticada rescentemente CI, gostaria de informação se vou ter que ficar tomando alnagesicos e sem muito sucesso. Pedir a um amigo para trazer do EUA o cistoprotek. Será se é eficaz.

  140. Ana disse:

    Olá
    Moro NO Rio grande do Sul ,sou portadora de C.I. a quase 3 anos e depois de muitos tratamentos… acido hialuronico, já apliquei manipulado, bem como o DMSo tambem manipulado, antidepressivos, hixizini, secotex, retemic, oxibutinia, hoje n~´ao tenho mais bexiga hiperativa, minha medica me indicou Elmirom, é muito caro, porém estou vendo a possibilidade de comprá-lo, vi a venda nos EUA mas não achei preço certo e também no Canadá e Espanha de outros laboratorios, alguém sabe me informar sobre laboratórios confiaveis…como e onde comprar?
    achfreitas@yahoo.com.br
    Obrigada

  141. Evaldo disse:

    boa tarde! Dr, gostaria de tira uma duvida todos os dias quando levanto de manhã sinto um dor tremenda as vezes acordo de madrugada para urinar e a dor alivia ao amanhecer minha bexiga torna a ficar cheia e a dor manifesta urino muito durante o dia e observo muitas vezes que a minha urina esta muito concentrada.eu tomava muito cafe hoje reduzir bastante a dose, obrigado moro em mariana-mg.

  142. ediana disse:

    sinto uma ardencia ao urinar a 2 anos ja fis varios exames enclusive cistoscopia e nao da nada nao sei mas o que fazer ja fui em varios urologista e nenhun resolve meu problema

  143. FATIMA disse:

    Creio ter IC e já li aqui na net muita coisa a respeito. Minha dúvida e preocupação é quando a restrição a alimentos indispensáveils em qualquer deita saudável, para se ter mais saúde, principalmente na velhice. Por exemplo: como deixar de consumir brocolis, cebola, tomate, laranja, abacaxi….Acho que a saída seria equilibrar consumo desses alimentos, substituindo alguns, alternando um ou outro , de vez em quando e logo em seguida, tomar algum medicamento específico ou o próprio bicarbonato de sódio… Será que meu comentário tem fundamento Dr. fernando. Gostaria de merecer uma resposta sua.
    Obrigada!
    Fátima

  144. sofia m .beck disse:

    OLA DR.EU TENHO MUITA ARDENCIA,DOR PARA URINAR,JA TOMEI TODOS ESES MEDICAMENTOS,DOXICICLINA,DICLOFENACO+COLESTIZAMINA,PYRIDIUM,CIPROFLOCACINO,CETOCONAZOL.ITRACONAZOL,JA NAO AGUENTO MAIS ,SE PODER ME AGUDAR AGRADESO ,OBRIGADA

  145. mirian aparecida santana souza disse:

    boa tarde.
    Sofro de CI há 20 anos. Já fiz a maioria dos tratamentos citados acima pelos colegas. Duas biópsias foram feitas e só serviram para constatar que é CI e nada mais. No entanto, viver com essa doença esta ficando insustentável. Sou professora primária e preciso de toda energia possível, o que se torna impossível pois as dores são intensas quase todos os dias. Por favor me ajude. Há algum tratamento novo. Muito obrigada.

  146. Dr.tenho 30 ano e após te sido subemetida a uma cirugia de miomectomia a15 dias,desde a retirada da sonda visical no dia seguinte após a cirurgia não sinto vontade de urinar,só quando sinto dores e presão na região pelvica sei que é a bexiga que está cheia, na hora da micção sinto dores como sinais de infecção urinaria, já fiz exame como:sumario de urina e urocultura e deu negativo para infecção urinariia,lendo os depoimentos fiquei preocupada.Estou tomando muita agua assim diminui as dores durante a micção mas aumenta as idas ao banheiro. Se o senhor poder me esclarece essas duvidas ficarei grata.

  147. Dani disse:

    Pesquisando na internet encontrei seu sit e como ja consultei com varios medicos em minha cidade e o problema continua resolvi entrar em contato,
    tenho dores na bexiga e região pélvica quase todo mes, quando começam as dores vou duas ou tres vezes no banheiro e ja começo a urinar com sangue, e as dores são tipo dores de parto, preciso de uma orientação.
    grata

  148. Dete disse:

    Tenho dores na uretra e Frequencia urinaria, 8 vezes ou mais a noite. Ja fiz varios exames que não acusam doença alguma, fiquei assim logo depois de uma ureterolitotripsia. Mas ja recorri a 03 urologistas e ginecologista que não estáo dando atenção no meu caso. não sei mas o que faço. Notei que os antialergicos amenizam a dor mas não para a frequencia, é terrivel.

  149. Nilzete disse:

    Ci,tem cura?

  150. Nilzete disse:

    Ci,tem cura? Me fala por favor..,ñ aguento mais sofrer dessa doença.
    obrigada

  151. margareth disse:

    Dr. também sofro a alguns anos da bexiga e tenho todos os sintoma de cistite inter…, gostaria de uas indicação em um remédio ou maneiras de aliviar meu sofrimento. nos meus exames de urina, chega a ter 175 mil de hemáceas.
    um grande obrigado e aguardo sua atenção e gentileza em estar me orientando!

  152. Shirley Barros disse:

    sofro desse problema a uns 25 anos, ja fiz de tudo que medicos e amigos me falaram para fazer, é a coisa mais ruim que um ser humano pode imaginar sofro no trabalho em casa quando to assistindo filmes com a familia quando pesso para da pausa no filme a cada 5 minutos, pior é quando voce ta na casa dos amigos e pede pra ir no banheiro a cada minutos, se tiver alguma coisa que possa me ajudar a melhorar essa triste condições de vida me envie por favor

  153. luziane disse:

    Boa tarde! Dr, gostaria de tira uma duvida acordo muitas vezes de madrugada para urinar e uma dor pelvica muito forte alivia ao amanhecer minha bexiga torna a ficar cheia e a dor manifesta urino muito durante o dia ja fiz exames nao deu nada nao sei oque faço …

  154. claudia disse:

    Tenho43 anos e todos esses sintomas de dor na bexiga, dor lombar, pélvica e faço xixi de 10 em 10 minutos, ja fiz todos exames e não da nada as vezes nem no exame de urina urulogia aparece alguma coisa ja sofro a 3anos, tive dois abortos em um ano fiz todos exames e estou bem para ter filhos mais ainda não sei por que perdi sera que tem haver com isso???por favor preciso de uma resposta da tudo isso por que não tenho vontade de fazer mais nada.

  155. riviane gomes disse:

    sofro de cistite intertiscial estou depressiva e sem qualidade de vida se alguem ja conseguiu melhoras por favor me informe.email:isamararodrigues2011@hotmail.com

  156. HÉLIO SAMPAIO CASTRO disse:

    Prezado Doutor.
    Vi reportagem na semana passada sobre a CI e chamou-me a atenção pelo fato de que os sintomas relatados eram semelhantes aos que sentia na minha região pélvica e em especial na bexiga urinária, pesquisando na internet , abrir sua pagina e li vários relatos e conclui que sofro desta patologia. Observei os primeiros sintomas aos 16 anos de vida ,hoje tenho 54, certo que tive uma ausência destes sintomas por um período superior a 15 anos, e desde então venho sendo vitima da maioria dos sintomas relatados por todos, os transtornos citados estão todos presentes, os físicos ,sociais , relacionamentos desfeitos , uma verdadeira tragédia para um ser humano.
    HÉLIO SAMPAIO CASTRO

  157. kamila disse:

    ola minha filha de 4 anos vai ao banheiro toda hora sente dores abdominais e nao descubrimos o q e ela ja fez exames de eas,cultura e ultrassonografias de rins e bexiga ate no nefro ela ja passou pode ser essa doença, e dificil de diagnosticar?

  158. Fabiana disse:

    Dr. Fernando,
    Após ler todos esses depoimentos estou chegando a conclusão que também tenho CI. Sinto dores no ato sexual quando a penetração chega mais ao fundo,parecendo bater na bexiga, vou ao banheiro várias vezes, mais do que o normal, logo sinto a bexiga cheia e dolorida, sempre com a sensação de dor na região baixa. Ao qpertar a bexiga dói bastante e agora estou com dores do lado direito das costas, parecendo dor de pedra nos rins.Ressalvo ainda que já tive 2 crises de ficar internada em hospital com diagnóstico de pedra.Meu primeiro urologista solicitou exame de urina e disse que era psicológica minha dor, pois os exames não deram nenhuma infecção, mas agora está me incomodando bem mais do que antes.O que o dr. acha disso?O senhor pode me ajudar?Este relato de sintomas são semelhantes aos sintomas da Cistite intersticial? Desde já agradeço a atenção e espero ansiosa por um retorno do senhor.

  159. Renata disse:

    Sofro de cistiti ha 9 anos,e não foi diagnosticado CI
    tenho muita dor já fiz todos os tipos de exames o problema é que começou quando eu só tinha 17 anos e os medicos me acham muito nova para ter CI só que a maioria dos meus exames de urina dão negativo e a dor cada vez mais insuportavel, preciso de ajuda!!

  160. Edson disse:

    Bom dia Doutor.

    Tenho 31 anos e faz uns 05 anos que venho sofrendo com uma queimação quase que insuportável. já fiz muitos exames, RX, Ultrassonografias, tomei vários medicamentos receitados por urologistas, para infecções, porem não resolve. lendo seu blog. encontrei algumas postagens de pessoas com praticamente o mesmo problema, como a necessidade de ir ao banheiro com frequência…
    Porém esse problema só inicia quando estou sentado, melhora quando fico em pé, ou dependendo do tempo que fico em pé desaparece completamente. O diferente é que essa queimação ocorre no testículo esquerdo.
    Obs. dos exames que já fiz, esta incluso uma ultrassonografia dos testículos tudo esta normal, porém no espermograma não fui feliz, tem um índice alto de esprmas lentos e mortos. penso que pode ter relação um problema com o outro(queimação X Infertilidade) porem meu medico me enrolou um tempão gastei muito dinheiro e não resolveu nenhum dos problemas. aguardo um retorno por favor.

  161. divaide disse:

    Comentário:tenho muita infecção pela bactéria escherichia coli, todo mes ja tomei todos antibioticos do mercado e nada posso estar com essa CI me ajudem ja consultei urologista e nada

  162. claudia disse:

    Comentário:olá, Bem, sofro há 2 anos de cistite intersticial crônica, quer saber se existe algum tratamento para aliviar a dor, e quais são os cuidados que devo ter.

  163. Bruna disse:

    Por favorquais exames me ajudariam a ser diagnosticada? E como consigo marcar uma consulta com o senhor?
    Att

  164. Nome:GISELLE disse:

    Comentário:BOA NOITE IZABEL LI TUDO SOBRE SEU SOFRIMENTO MAS PODE TER CERTEZA QUE E UMA FACE RUIM E VC VAI FICAR BOA NAO DESANIME A VIDA SEI QUE E DIFICIL EU JA PASSEI POR MUITAS DORES TAMBEM E TE ENTENDO VOU PEDIR A DEUS POR VC ,DEUS NAO ABANDONA NIMGUEM TA BOA SORTE FIQUE C.DEUS

  165. Rose disse:

    Olá Dr. Fernando, tenho CI, há muito tempo que eu tinha os sintomas , no entanto os exames não mostravam nada e alguns médicos acharam que era psicológico. Faz 8 meses que descobri, já fiz uso de vários medicamentos, passei por hidrodistensao, agora faço uso de cloridrato de amitriptilina, detruzitol e mais dois outros pra dor, acontece que sinto muita dor mesmo assim, não consigo fazer praticamente nada, logo a dor aumenta e tenho que deitar. Tenho que27 anos, estou cansada de viver assim, preciso de novas orientações. Pesquiso muito para tentar me ajudar, mas confesso que esta muito difícil, muitas vezes as pessoas ao meu redor não entendem, acham um exagero, mas a dor é intensa e continua. Pode me ajudar de alguma maneira? Como faço para marcar uma consulta com o Dr.? Desde já agradeço sua atenção.

  166. maysa rocha magalhães disse:

    Coomentário:olá dr fernando eu sempre procuro ler tudo sobre cistite crónica.eu 50 anos a 5 anos eu tenho essa doença infernal. ja fiz de tudo mas a te hoje nunca encontrei um medico que me ajudase a minha vida. todos os remendios que eu tomo e tudo em vão. eu nem vivo mais eu vegeto.me ajude pelo amor de deus..

  167. amelia mota disse:

    Comentário:eu sofro muito com problemas urinarios a dois anos que estou sofrendo com isso ja fui a varios medicos tomei inumeros remedios todos receitados pelos medicos mais nao adianta de nada em menos de um mes tudo volta de novo e isso e muito ruim porque agora nao consigo nem trabalhar mais porque falto varios dias no mes quando estou assim e dificil e nao sei o que tenho de fato.

  168. eudenira disse:

    Comentário: Ola tenho 44 anos e sofro com essa maldita doença a 20 anos, mas agora estou ficando a cada dia pior. urino de 5 em 5 minutos, se eu não urinar fico com muita dor na bexiga.Só fico sem dor questão de segundo quando esvazio a bexiga ja não estou mais suportando, estou entrando em desespero, passo a noite toda me levantando estou cheia de olheira de não dormir, prq nem posso dormir didia nem de noite, alguem ai pode me ajudar?

  169. Nome:EUDENIRA disse:

    Comentário:OLÁ TENHO 44 ANOS SOFRO COM ESSA MALDITA DOENÇA, ACHO QUE DESDE DA HORA QUE EU NASCI, ESTOU EM ESTAGIO MUITO AVANÇADO URINO DE 5 EM 5 MINUTOS, NINGUÉM ME SUPORTA MAIS, NEM EU MESMA. VIVO COM DOR NA BEXIGA O TEMPO TODO SÓ FICO SEM DOR QUESTÃO DE SEGUNDO QUANDO ESVAZIO ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

  170. maria aldaci disse:

    ja fiz tantos exames e nao deram nehuma bacteria ja tomei cipro antibioticos e outros e nao resolve nada ,nao durmo a noite passo a noite indo ao banheiro varias vezes é um disconforto ,nao sei mas o qui fazer ja fui ginecologista no uro e nada resolve ,ja nao sei mesmo o qui fazer .vc pode me ajuda

  171. eliana faria ramos disse:

    boa tarde
    depois de mais de 4 meses de dores, antibióticos com culturas negativas, antinflamatórios , analgésicos e agora uma cirurgia para biópsia, hidrodistensção e cistoscopia, não sei o que fazer com tanta dor fina, queimação, furação, dor na barriga,choques na uretra, soalho pélvico ultrassensível, contração dos esfincters da pélvis. o resultado da biópsia não deu câncer e sim cistie crônica erosiva com inflamação e rupturas na mucosa vesical. a dor é cíclica, doi hoje e amanhã não. deitada ao dormir não doi mas se fico recostada ou sentada começa a doer queimando. em pé so´se for por pouco tempo porque dá uma pressão e começa a doer muito. há momentos que não controlo o choro de tanta dor constante. fico sem me mecher pra ver se ela para ou diminue. estou tomando antinflamatórios há 2 meses, só trocando o tipo. antibiótico porque depois de um estudo urodinamico deu escherichia coli 100.000 / e kleibisélia 60.000 , o que não precisaria do antibiótico mas como faria a cirurgia , tomei. já sei que não tem cura mas queria uma luz com algum tratamento que , pelo menos, me devolvesse a dignidade de estar viva , vivendo, se não na plenitude , decentemente. sou independente, moro só , dentista, 62 anos e estou deitada na cama há mais de um mês. isso é subvida. queria tirar a bexiga, seccionar o nervo, o que for que me devolva minha vida. assim não vale a pena. meus filhos estão prejudicados nas suas vidas por se sentirem incapazes de me ajudar. minha expressão é sempre de dor e tristeza. tramal só diminue mas não passa de todo. me ajudem, se puderem.
    eliana

  172. eliana faria ramos disse:

    olha, parece que estou lendo minha dor. idêntica. estou no terceiro urologista e fiz esse exame que vc fará. foi no hospital e fiquei internada. e estou sentindo nenhuma vontade de viver, se for dessa forma, sem dignidade. tenho 62 anos, mas parece 80. sou de recife. estou aguardando um milagre ao qualquer coisa que acabe com essa dor insuportável. ainda tenho esperança. só não sei até quando, pois estou prejudicando a vida de meus filhos que se sentem impotentes para me ajudar. eliana

  173. Marcelo disse:

    Comentário:Foi o melhor blog que encontrei, pois comigo não está sendo diferente dos comentários, os médicos dizem que o problema é na cabeça., porém já fiz 4 exames de urina, 3 de sangue este ano e está normal e vou fazer mais um daqui a uns 15 dias. Fiz 2 ecografias, psa normal, com 36 anos já tinha feito exame de toque, agora com 46 já fiz mais dois e o problema está piorando, sintomas de bexiga sempre cheia, as vezes demora um pouquinho para sair a urina e depois que sai, fica um pouco incomodando, sem dor, mas tem vezes que parece sair amarrada a urina, quando cheia a bexiga já doeu por tres vezes a parte baixa da bexiga, antes de dormir vou urinar duas ou trez vezes e mesmo assim acordo mais umas duas ou trez vezes, não é sempre, mas não era assim, do final de 2012 para cá vem piorando. Pode me ajudar?

  174. Comedo nada fico com infecçao urinaria que vem junto com uma cistite horrivel, muita dor ao urinar, tomo o cipro, sepurim, buscopan, melhoro a infecçao e a cistite, mais fica uma queimaçao com uma conceira não muito forte. faço exames e não da nada, sofro muito. o que sera que eu tenho, ja fui a varios medicos e como o exame de urina não da nada, os medicos não sabem o que fazer, creme vaginal me arde mais ainda. sofro com infecçao urinada e cistite desde criança, hj tenho 55 anos. passei o natal, ano novo com essa queimação infernal. agora estou tomando aciclovir. me ajude… me ajude

  175. tais disse:

    Comentário:Meu Deus o que fazer, minha vida ta acabada eu nao tenho forças pra fazer nada eu só sinto dor o dia inteiro muita vontade de urinar minha barriga incha ja fui em varios medicos dizem que nao tem remedio pra mim tomar me receitaram anti depressivos nada resolveu tem 10 meses que eu vivo todos os dias e todas as noites com dor me ajude por favor.

  176. gaspar cesarinomfrancisco de almeida disse:

    Comentário:Doutor Fernando, O MEU PROBLEMA É ESTE.Para curar o meu problema o senhor precopmenda , o quê?

  177. joelma disse:

    Comentário:boa noite ..estou no mesmo caso,mais o que me esta me dando uma melhora e o cha da arnica do campo…duas vezes ao dia por tempo indeterminado.

  178. Nome:Renata Porto Guidi disse:

    Boa noite Sueli! Cistite tem cura sim! É preciso que você faça um exame ginecológico para avaliar se tem alguma bactéria que têm causado as infecções. O exame se chama “cultura de secreção vaginal”. Peça pra sua ginecologista pedir pra você esse exame, incluindo cultura de clamídia e micoplasma. Caso apareça alguma bactéria e você tenha um parceiro sexual, é provável que os 2 tenham que se tratar para curar a cisitite. Se os exames estiverem ok, procure um médico para fazer ultrassom da sua bexiga e ver se ela está esvaziando completamente após o xixi (se não estiver, essa pode ser a causa das infecções também).

  179. luciana disse:

    Comentário:sinto dores ao urinar e depois de urinar fica uns dez minutos com dor mas ja fiz o exame de urina tmb o cultura e nao tenho infecção??

  180. Nome:Priscila de Paula Camizotti disse:

    Comentário:Olá….
    Fiquei afastada pelo INSS somente na gravidez ,tenho os sintomas da CI desde os treze anos quanto também apresentei diabetes tipo 1,hoje tenho 31.
    Melhoras para você.

  181. Nome:Priscila de Paula Camizotti disse:

    Olá.
    Tenho 31anos e após recorrer a 13 médicos urologistas fui diagnosticada com CI,é triste o tempo todo sentir a bexiga cheia e esta dor crônica na região pélvica.
    Cheguei a fazer Cistoscopia com biópsia por duas vezes uma delas com o Dr.Fernando,Urodinâmico, e várias aplicações com DMSO,mas para dizer a verdade pouquissimas vezes senti melhoras ,em 2010-2011 fiquei gestante não foi facíl principalmente por ser diabética e meu filho ter nascido com 4.150kg e 51cm,mas graças a Deus fui abençoada e deu tudo certo.
    De uns tempos para cá venho apresentando infecção urinária por E.Coli e somado as sintomas da CI é terrivél.
    Mas não vamos perder a esperança pois para Deus não existi nada impossivél.
    Desejo melhoras a todos que sentem este problema.

  182. cristina disse:

    qual remedio e bom pra pedras nos rins

  183. Nome Clécia disse:

    Comentário:Já sofrí com esse problema por anos, encontrei em medicações naturais uma boa ajuda, quando tenho crises, uso óleo de copaíba, gotas três vezes ao dia, e o chá que alivia muito é cabelo de milho e algodoeiro junto (raízes do algodoeiro), esse tomo várias vezes ao dia, me sinto melhor logo ao começar a tomar…esses vocês encontram em casa de produtos naturais.

  184. Nome Clécia disse:

    Eu já fiz tudo na medicina que podia fazer, desde aplicações locais com urologista, procedimentos de distenção de bexiga, uso de antibióticos quando dá bacteriana, uso da amitriplina, mas não aguentei tantas coisas, uso esses remédios naturais, o cabelo de milho você não dá nada por ele, mas por incrível que pareça ele é antiflamatório usado em conjunto com as raízes do algodoeiro em forma de chá, a copaíba também desinflama a bexiga, também uso a erva uva ursi, embora não seja indicada para quem tem problemas gástricos, ela ajuda a fazer a urina ficar tipo ácida e combater bactérias, leiam mais a respeito, comprei comprimidos desta erva, mas só usa-se por uma semana após refeições para não dar problema gástrico.

  185. Joana Paixão disse:

    Comentário:Boa tarde Dr.
    Sinto ardor ao urinar e urino de 5 em 5 segundos com um ardor que chego a deitar lágrimas dos olhos…
    já fiz urologia e não acusou bactérias, pelo que não será infecção urinária. Com spasmoplex melhorei mas quando deixo de tomar os sintomas voltam…
    Noto que quando tenho relações sexuais pioro, tanto é que agora até tenho medo de estar intimamente com o meu namorado.
    O que poderá ser?Será que me pode ajudar?

  186. Comentário:preciso de ajuda estou com essa doença a 30 anos já passei por milhares de urologista e nenhum resolveu…. o ultimo medico me falou q a minha cistite se tornou crônica vcs podem me ajudar estou desesperada.

  187. selma esses dois remédios q vc mensionol aqui te deu resultado? estou desesperada pq minha cistite esta direto antes era de 8 a 10 vezes no ano agora já tem 8 meses q esta direto estou sofrendo muito se vc souber de algum medico bom e tratamento me fale .obrigada marta.

  188. edna muniz disse:

    Comentário:eu sinto de muitas vezes uma dor pélvica fez exame de urina e não deu enfequisao urinaria e tenho uma pequena enfequisao tomei tamirao de 500 mais a minha dor não passou estou usando um creme vaginal doi dolado esquerdo pélvica tenho 60 anos e doi muito ajudeme por favor faz 7 dias

  189. sempre tenho esta vontade de urinar e ardência,e estou com incontinência urinaria ,tenho 67 anos, já fiz exame de cultura, uodinamico,exame simpes, fiz ultrasson dos rins e tudo normal.somente o urodinamico acusou 73 por cento.
    o neuro disse que ainda e cedo para operar.o que se faz doutor, e muito incomodo.urino na cama a noite toda na fralda. nem gosto de sair de casa.
    me aconselhe.

  190. Daniel Gomes disse:

    Comentário:Esse é o meu diagnostico tenho vivido dês dos meus 27 anos com esse problema urino e nunca sai a urina toda sinto dor e ardor ao urinar os médicos ja fizerão de tudo mais nada se resolveu até hoje, contudo no passa dos anos hoje vivo com essa doença incomoda mais suportável já perdi as esperanças, queria um medicamento apenas q me desse um serto alivio e só

  191. leticia disse:

    Ola!
    Sinto dor e um incomodo na parte pélvica , aperto na região e sinto uma sensação como se fosse urinar ,ando e danço e sinto umass cólicas as vezes. A região esta sempre inchada ,já tem muitos meses ,faço exame de urina e não da infecção e já tomei vários remédios indicado pela minha medica.Fiz exames e sempre apresenta liquido no fundo do saco de Douglas.
    Estou ficando com medo.O que devo fazer??

  192. Elisabete deize lima disse:

    Comentário:estou desesperada tenho essa doença choro de dores por favor me ajude!

  193. jessika moraes disse:

    Comentário:oi eu tava com infeccao urinaria alta ate com colica ai tomei os remedios e fiz exames deu normal so q ainda to com dor pq sera q pode ser.

  194. paulo disse:

    Comentário:diga um remedio que se compra

  195. Nome:nadjane disse:

    Comentário:dr.tenho 32anos minha urina arde desda minha adolecencia ja fiz sumario de urina ,exame urinario simplis ate ultrassom da bexiga e dos rins e nao foi diaguinosticafo nada tou comecando a mim preocupar porque ainda contonuo vom o mesmo s sitomas,ficarei muito grata sr podet mim rrsponder.

  196. Nome:nadjane disse:

    Dr ja fiz exames urinario e sumario dr urina ultrasson da bexiga e rins mas nao foi diagnosticado o poblema as continuo com os mrsmos sitomas minha urina arde e sinto nuita dor na barriga. Sr for possivel mim respondr. Ficarei ‘muito grata

  197. adriano dos reis jorge disse:

    Boa tarde dtr .sinto uma dor queimada do lado direito do abnomem e da vontade ir ao banheiro toda hora nao doi quado urino .
    As vezes fais um barulho tipo roncado do lado direito quando nao esta duendo .
    Ja fis muintos inzames de urina ultrasao colonoscopia uromografia e de saingue nao deu nada .Ja fas 3 anos sentido dor do.me ajuda por favor doutor

  198. Maria disse:

    Oi entao eu sinto isso dor nas costas e dor para urinar mais o problema e que eu tenho apenas 13 anos pode acontecer comigo ?

  199. Dileny Rodrigues disse:

    A seis meses sentie uma dor muito forte parecia com dor de parto e doia muito quando eu urinava e os calafrios era forte dai entao fui medicada mais passou mais agora sinto muito ardência na urina bebo água mais é pouca

  200. Indiara Faé disse:

    Comentário:Fiz biópsia da bexiga e fui diagnosticada com cistite intersticial…..já tomei várias medicações e nada resolveu ……tenho dores diariamente…..oq posso fazer….não aguento mais sofrer com isso…….

  201. Rita de Cássia Rosa de Souza disse:

    Comentário:Estou em tratamento para a infecção urinária de repetição com os remédios Uro-Vaxom e sunfametoxazol trimetoprima uma vez ao dia , mais não esta dando resultado.Estou num desespero só!!!!Já faz 3o anos que sofro com essa doença, será que um dia vou ficar livre dela?

  202. adriana disse:

    Comentário:DR. EU estou com urina sotta faz quase um ano e um incomodo intestinal.Não sinto dores ao urinar a dor vem antes de urinar se eu demoro a noite a dor é pior eu não sangro e a urina é normal já fis varias vezes exames de urina não da nada.tomei antibiótico ameniza um pouco e depois volta.o q faço e o tenho?

  203. vera lucia mendes de oliveira disse:

    Comentário:sinto muita dor mesmo, mas tenho que comer muitas frutas por dia, será que isso prejudica ? tomo água e sinto um certo alivio , tenho 63 anos .

  204. diad disse:

    Comentário:ola estava lendo os comentários eu não sei o q eu tenho mas também já estou cansada de sentir dor ir ao médico todo mês vou ao médico com queimação na urina dor na barriga e costa eu não sei o q fazer mais todo mês antibiótico hj mesmo estou assim DOI demais o que eu preciso fazer para melhorar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

205 Flares Twitter 0 Facebook 200 Google+ 5 Pin It Share 0 Filament.io 205 Flares ×