BLOG


Informações sobre Pedra nos Rins – Prof. Dr. Fernando Almeida


35 Flares Twitter 0 Facebook 33 Google+ 2 Pin It Share 0 Filament.io 35 Flares ×


Devido a alta procura e enorme quantidade de perguntas que tem surgido devido a pedra nos rins, decidi postar em nosso blog algumas considerações sobre esse problema que afeta tantas pessoas. Espero que o leitor seja beneficiado e possa esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

Desde a mais remota antigüidade, as pedras nos rins ou os cálculos urinários causam sofrimento ao ser humano. Há  quatro milênios antes de Cristo, passando pela Grécia e Roma antigas, os  médicos já descreviam casos de cálculos.

Atualmente somente as doenças da próstata e infecções urinárias são mais freqüentes que os cálculos. Deve-se salientar que  12 % da população, algum dia irá apresentar um episódio de cálculo. A relação homem mulher é de quatro homens para cada mulher afetada, predominando na  terceira e quarta décadas de vida.

Fatores geográficos contribuem para o aparecimento de cálculos. Áreas de temperaturas elevadas e com grande umidade são predisponentes à formação de pedras, sendo observados muitos casos durante os meses quentes de verão devido ao maior grau de desidratação.

Durante o século XX, a incidência de calculopatia nos países europeus esteve diretamente relacionada com a situação política e econômica. Durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, período em que houve queda de consumo de proteína animal, ocorreu uma diminuição das pessoas com cálculos renais. Isto nos faz pensar na forte ligação existente entre a formação de cálculos e a dieta. A ingestão excessiva de alguns alimentos pode provocar, ou acelerar, distúrbios pré-existentes no nosso organismo propiciando o desequilíbrio químico necessário para a formação destes cálculos. Por exemplo:

  • Cálcio: o aumento de sua ingestão só deve ser controlado, em casos confirmados de pacientes com alta sensibilidade à ingestão de leite e derivados
  • Sódio: sal de cozinha deve ser restringido para aproximadamente 1 colher de chá por dia.
  • Proteínas: principalmente as de origem animal (carnes, peixes , aves, ovos, leite e derivados) apresentam um efeito agravante quanto à formação dos cálculos.
  • Ingestão de Líquidos: o aumento da ingestão de líquidos é provavelmente a orientação mais importante que deve ser dada para estes pacientes, pois somente esta medida sem a ação de medicamentos pode reduzir em 60% a incidência destes cálculos.

Embora não sejam conhecidos por completo os motivos pelos quais os cálculos urinários são formados, acredita-se que vários fatores possam estar envolvidos neste processo: super saturação urinária – situação em que há excesso de um ou mais elementos que compõem a urina facilitando a sua precipitação, diminuição dos inibidores urinários – substâncias existentes cuja função é impedir a cristalização de urinas super saturadas, matriz orgânica do cálculo – substâncias protéicas que servem como núcleo para a formação do cálculo sobre o qual se depositam cristais  e retenção de cristais no trato urinário. Fatores genéticos também podem contribuir para o aumento da formação de cálculos, assim como algumas doenças como a GOTA.

A existência de pedras na bexiga, pode ocorrer por aumento da próstata, obstruindo parcialmente a saída de urina. Isto condiciona uma agregação de cristais e outros resíduos, que com o passar do tempo se transformam em cálculo. Uma outra causa seria condicionada pela impossibilidade do paciente eliminar uma pedra que teria descido dos rins.

O conselho médico para pessoas que tem cálculos urinários é o de beber 2-3 litros de água por dia e evitar ingestão em excesso de proteína animal, principalmente a da carne vermelha.

Tratamento

Os cálculos renais, como o próprio nome diz, são condensações (depósitos ) de íons e sais formados no interior do rim. Os cálculos formados no rim podem ter 3 caminhos a seguir:

1 – Aumento de tamanho – aumento de deposito de íons sobre uma matriz.

2- Eliminação – O calculo se desprende do rim e desce pelo ureter (tubo que drena a urina do rim para a bexiga). Nessa ocasião, a pessoa apresenta cólica de rim, que é uma dor de forte intensidade na região lombar.

3- Estabilização – Muitos cálculos permanecem por muitos anos sem migração ou crescimento. Quando essas pedras são de pequeno tamanho, podem ser acompanhadas clinicamente.

TRATAMENTO

Resumidamente o tratamento dos cálculos pode ser realizado por 4 tipos de abordagem cirúrgica, dependente da localização, tamanho e tipo do calculo.

1- Litotripsia extracorpórea por ondas de choque – Nesse procedimento, não há cortes ou incisões. O paciente recebe ondas de choque que se difundem pelo corpo e concentram sobre o calculo, fragmentando-o.

2- Cirurgia percutânea – Nessa cirurgia realizamos pequenas perfurações na região lombar para acessar o calculo no interior dos rins. Por meio desses pequenos orifícios realizamos a fragmentação e remoção da pedra.

3- Ureterolitotripsia endoscópica –Nesse procedimento utilizamos um aparelho endoscópico , com uma câmera que permite visualizar o interior da bexiga e do ureter. Esse aparelho é introduzido pelo canal da urina (uretra). Assim, nao há necessidade de cortes ou incisões. Por meio desse aparelho remove-se os cálculos do interior do ureter.

4- Cirurgia convencional – Em alguns casos especiais há necessidade realizar cirurgia tradicional com incisão da parede abdominal para remoção dos cálculos diretamente pelo cirurgião.

Salientamos que as informações acima estão bastante resumidas para facilitar a compreensão. Assim, caso haja alguma duvida entre em contato conosco e não se esqueça o Urologista é o especialista que pode orientá-lo da melhor maneira.

374 respostas para “Informações sobre Pedra nos Rins – Prof. Dr. Fernando Almeida”

  1. Sandra disse:

    Em quanto tempo costuma desaparecer os sintomas de pedra nos rins, seguindo-se todas as orientações médicas?

  2. Adriana disse:

    Caro Dr. Fernando…
    há cinco meses tive um filho e um mês após seu nascimento, tive fortes dores no lado esquerdo do abdome, na região dos rins. Tive febre, calafrios e dores intensas, derepente a dor sumiu. As vezes sinto uma dorzinha muito discreta na região,mas quase imperceptivel.
    Porém, faz três dias que tenho notado minha urina turva, com cheiro forte e desagradável e uma leve coceira.
    É possível que eu tenha cálculo?
    Obrigada.
    Aguardo resposta.

  3. Débora disse:

    Doutor, há uns 8 meses atrás eu tive pedra nos rins, depois disso tive frequência de infecção urinária.
    Da última vez (já faz 1 semana) deu novamente infecção e fiz tratamento com o remédio.
    Só que ainda estou sentindo um pouco de dor na região da bexiga,como se ela estivesse cheia e eu estufada e a urgência de urinar continuou.
    O que devo fazer? esperar pra ver si passa esse desconforto?

    Agradecida.

  4. Roberto Leite Maio disse:

    Sempre sofri com cálculos renais. Já fiz diversas
    litotripsias e cirurgias no ureter para retirada de cálculos. Logo após a ultima cirugia comecei a tomar em jejum suco de 2 (duas) laranjas peras e após 30 minutos, tomo meu café da manhã normalmente. Quando não tomo em jejum, tomo o suco à tarde, 2 horas após o almoço. Até a presente data tem dado resultado(2 anos) e não é nenhum sacrifício. Espero que meu relato possa ajudar algumas pessoas.
    Roberto Leite Maio-Rio-RJ

  5. inez aparecida disse:

    tenho pedra nos rins,ja fiz uma ureterolitrotripsia,estou pensando em engravidar.isso poderia atrapalhar a minha gravidez ou trazer algum prejuizo a criança?

  6. Rosi disse:

    Quero saber qual o tratamento para o rim , tive varias pedras e fiz 3 litotripcia, agora surgiu outra pedra , fiz ultrasom e deu pedra e aumento do rim direito , poderia me esplicar porque tenho tanta pedra, e agora estou com dor nos braço e dedos o medico me disse que estou com reumatis e artrose ando tendo muita dor de cabeça ancia e muita dor nas costas barriga e estou tendo muita constipação será que essas doenças é devido ao problema que tenho nos rins.
    Eu retenho muito liquidos e não consigo emagracer engordei muito, essa retenção de liquidos é devido ao rim tb

    Desde ja agradeço e espero uma resposta para o meu alivio

  7. andresa disse:

    ola..tenho uma subrinha de 16 anos que esta com pedra no rins, sente dores direto, quazer todos os dias temos que leva-lá no hospital, o problema e que quando chegar lá eles fazer ultrason e diz que não conseguer velá a pedra,passa buscopan e manda de volta p/ casa,gostaria de saber ser você me recomendaria alguma clinica particular aonde posso passalá para uma avaliação medica que possa dizer como fazemos para ela fazer uma cirurgia…desde já sou grata e agrado resposta…

  8. PAULA LEITE disse:

    OLÁ DR.
    DENTRO DE CINCO DIA STENHO QUE DÁ UMA PALESTRA A RESPEITO DE CÁLCULO RENAL E DISFUNÇÃO RENAL…TUDO OQUE EU LI AQUI ME TIROU MUITAS DÚVIDAS QUE EU AINDA TINHA E AGORA ESTOU MUITO CONFIANTE NO QUE EU VOU FALAR EM MINHA PALESTRA…MUITO OBRIGADO.

    Sou estudante de enfermagem.

  9. fernando disse:

    ola doutor, ha uns 6 meses senti fortes dores no penis, quando urinava doia demais, até que um dia comecei a urinar sangue, e deitava no chao de tanta dor, fiquei com medo que fosse alguma dst, entrei em desespero, fui em um pronto socorro e la foi constatado pedras no rin, mas depois q a dor se foi, fiquei com umas manchas escuros na parte debaixo do penis, e por uns 2 meses sentia calafrios, fiz exames de hiv por mais 2 vzs mas sempre deu negativo, e depois fui mais uma vez e doei sangue , e tambem nada de anormal, minha duvida é essa, pois fiquei com uma mancha debaixo do penis, e nunca mais senti nada , gostaria muito que o senhor me respondesse se é comum esta mancha pelo fato que creio eu ficou por causa do sangue na urina ou sei la, por ter colocado alguma pedra para fora mas nem perceber, responda no meu email doutor, agradeço de coraçao desde ja, obrigado…

  10. Michelle Strobel disse:

    BOM DIA DR. GOSTARIA DE SABER QUAL O REMEDIO QUE DEVO ALIVIAR MINHA DOR , POIS JÁ FAZ UM MES QUE ESTOU SOFRENDO COM DORES NOS RINS , POIS TENHO CONSULTA MARCAD COM NEFRO, ,MAIS AINDA NÃO FUI POR FAVOR QUAL A MEDICAÇÃO QUE USO PARA ALIVIAR!! GRATA!!

  11. Jairo Brasil disse:

    Já fiz uma cirurgia normal, depois de uns anos, litotripcia, depois de uns anos percutanea. Sempre aumentaram de tamanho, mas depois da ultima em jul/07, ficaram ainda 5 pedrinhas, tirei duas com a litotripcia, mas ainda tem 3, o bom é que depois dessa data com a injestao de um copo de suco de laranja pela manha e outro a noite elas não aumentaram mais. Mas minha pergunta: minha infecção continua, tomo antibiotico e nada, sempre uma bacteria diferente, a da vez agora é a “enterococcus faecalis” o que devo fazer p ficar livre das infecçoes?
    Grato por me responder

  12. winney disse:

    Oi gostaria de saber se é normal sentir dor apos de fazer a Ureterolitotripsiasentir muitas dores ao urinar e o rosto ficar encahdo gostaria de saber se isso é normal.. grata

  13. Será verdade que cristais podem emigrar para a bechiga e aparecer Escherichia Coli? Boa Tarde e Obrigada.

  14. Olivia disse:

    Olá.. tenho 02 pedras nos rin direito de 09mm e esquerdo 06mm,
    segundo o pronto socorro tenho que esperar até 14/08 minha consulta com o nefro.. isso é normal pois tenho muita dor,, ele disse que esse tamanho,, ela vai sair..

  15. Edileusa Câmara Pestana disse:

    estou c um minusculo cálculo o médico disse que necessito de beber bastante água assim poderei eliminá-lo. seria necessário o uso de chás para poder eliminá-lo mais rapidamente?

  16. vilma barreto costa disse:

    tivi uma dor horrivel e o medico fez exame de urina e dignosticou pedra. q fazer

  17. luiz andre disse:

    tive calculo renal ,fiz a cirurgia de ureterilitotripisia e sinto um estranho desconforto do lado esquerdo tipo “pontadas” gostaria de saber se depois desse tempo e normal ?

  18. Luciene disse:

    Estou na 36 semanas de gestação, estou ótima, mas descobrir que estou com um cálclulo de 1.4 cm no rim direito, se eu optar pelo parto normal, eu corro risco do cálculo se mexer na hora do parto? Vc me recomenda normal mesmo assim ou a cesária? Muito obrigada dede já.

  19. Geraldo disse:

    tenho uma pedra no rim direito, e bebo mta agua e chás.. pelo jeito ela n vai sair dessa maneira, e tenho dores e ancia de vomito qse que semanalmente, já fiz litotripsia 2 vezes e vo fazer a terceira, gostaria de saber se tem alguma forma de aliviar, ou evitar essas dores(o médico receitou buscopan, mas eu tomo, e não faz efeito)…

    agradeço desde já…

  20. carolina disse:

    olá Dr. Fernando,
    meu pai tem calculo renal,que ao sair do Rins direito que ao descer ele se clou no canal da uretra,e o rins direito esta muito aumentado.
    mesmo com remedio p/ dilatar e descer o calculo,não conseguiu… ele aderiu a parede da uretra e fará uma cirurgia.
    mas gostaria de saber o porque do aumento do rins direito e tambem consequincias disso.
    obrigada…

  21. ENEIDARIBEIRO disse:

    TENHO 70ANOS, E DEOBRIR QUE TENHO PEDRA NOS RINS 2,5 MM, E UMA PEDRA NAVESICULA DE 1,5 MM, VAI SER MOTIVO DE OPERAR?

  22. Neide disse:

    Dr. Fernando,

    Meu esposo está com vários cáculos renais e sentindo dores fortes, além disso, estamos percebendo que está havendo um aumento do abdomen (região da barriga). Esse sintoma tem relação com a crise renal? Vale lembrar que já foi constatado que existe um cáculo de 8mm na região inferior do rim esquerdo – início do ureter.

    Grata

  23. sandra gomes disse:

    Prezado DR.

    No mês de junho/09, após um exame de rotina de ultrasom do abdomen constatou-se um calculo de 0,4cm, no rim esquerdo mês de julho comecei a sentir um leve desconforto na região lombar do lado esquerdo e também uma dor na reigão das vias urinarias, então fui ao urologista fiz um novo ultrasom e exame de urina, no ultrasom não foi mais constatado o calculo e no exame de urina deu só alteração nas celulas decamativas 20.000, então o medico passou norf por 7 dias e repetir o exame de urina, mas mesmo depois de 4 dias tomando o remedio~estou sentindo a bexiga sempre cheia e um desconforto nas vias urinarias. Será que devo voltat antes no medico, ou aguardo o final da medicação????

    grata

  24. antonio disse:

    DOUTOR: FERNANDO
    Minha mae a muitos anos sente dor nos rins, mas pensava que nao era nada grave, para falar a verdade ela pensava que era dor na coluna, pensava que era
    algum desvio, ela falava que a dor era forte mas não era insuportável após a medicação não sentia mais dor.
    Há quatro anos ela precisou fazer uma cirurgia no coração teve que colocar 1 esteite para melhorar a circulação suas veias estava muito entupidas.
    E a mais ou menos de 8 a 10 meses após aumentar sua dor nos rins ao passar por varios exames descobriu presença de grande cálculo coraliforme em rim direito produzindo uropatia obstrutiva crônica,o médico indicou que ela fizesse a retirada do rin pois a pedra calcificou e esta do tamanho do rim no relatório esta indicando nefrectomia; o médico disse que o calculo tem de 15 a 20 anos de formação.
    Queria saber se a retirada do rim e mesmo indicada ou tem um outro tipo de tratamento, que poderia solucionar este problema, pois o medico disse se for abrir o rim para retirar a pedra ele será um rim doente e funcionará só 10%, hoje ele esta funcionando 31%,por isso lhe peço uma opinião de você como médico, o outro rim o esquerdo esta funcionando 69%, por isso queria saber se deve ou não retirar o outro e se tem algum risco por causa do problema do coração.
    Desde já queria lhe agradecer e pabenizar pelo blog, que ajuda a tirar varias duvidas.

  25. jacqueline disse:

    Gostaria de saber se é normal um paciente após
    um mês e meio de cirurgia aberta dos rins e uretra para retirada de cálculos de ambos sentir
    desconfortos com: Leve dor na uretra e pressão?

  26. Vanilde disse:

    Olá Dr.
    Fiz a litotripsia, e não sabia que estava gravida de alguns dias. Estou muito preocupada o que devo fazer, será que afetou o feto?

  27. raquel disse:

    Bom dia.

    Prezado Dr.

    Tenho um cálculo renal de 2 cm no rim direito, e o médico pediu uns exames que estou realizando, porem na consulta ele me disse que não é normal ter cálculo no rim direito, pois descobri que tinha este cálculo devido à uma crise renal, porém ele disse que não foi crise renal, pois foi seguida de febre, então pediu os exames para esclarecer melhor.
    Poderia me informar que tipo de anormalidade pode haver no meu rim direito?

    Obrigada.

  28. andreia disse:

    boa tarde
    dr tento engravidar ja ha um ano e tal ando muito triste pk nao consigo.
    agr fui a descobrir que tenho pedras nos rins e infecçao urinaria que nunca me paxou.õntem fui para o hospital com uma colica renal.
    sera que nao engravido por causa disso.
    Dr responda a minha pergunta pk ando desesperada =(

  29. gabriela disse:

    tenho uma pedra de 3 mm, q se localiza no final do ureter direito. Para a remoção é realmente necessária uma cirurgia? ouvi falar de um remédio chamado NQI Núcleo Quelado Inteligente, será que ele funciona?

  30. Sandra Lucino disse:

    Bom dia, Dr. Fernando
    Já tirei em 2000 uma pedra de 3,5 cm, nessa epoca cheguei a fazer 3 litropsia com pouco sucesso.Então fiz a cirugia com corte ao lado de 18 cm, depois foi aparecendo outros menores, fiz mais 3 litropsia com resultados mais meus calculos foi considerados de calcio e muito duros para quebra,agora estou com um calculo de 0,8mm, meu medico me disse para fazer uma litropsia para quebra dele.Pergundo ao Dr.a ultima litropsia q fiz foi em 2004. Posso fazer outra sem problemas? pois no total vai sera 6 ou 7 q terei q fazer. Ficaria muita grata com uma resposta.

  31. Lara Cristina disse:

    Ola Dr…

    Eu fiz litotripsia no rim direito, mais ou menos ha 5 dias ainda sinto um desconforto do lado direito; minha pergunta é: ainda é normal sentir este desconforto?se for, por qto tempo vou sentir-lo?

  32. eliza disse:

    ESTOU COM CRISTAL AINDA O QUE EU FASSO PARA ELE NAO CRESCER?

  33. viviane disse:

    Gostaria de saber da eficacia do tratamento
    NQI para calculo renal, é verdade que ele é recomendado e pode dissolver o calculo renal?
    Aguardo.

  34. maria aparecida disse:

    tenho 43 anos já fiz varias lito,já fiz até uma cirurgia para retirada de um calculo de1,5cm,foi feito com urgencia,na uréter.Pois hoje estou com um calculo de aproximadamente2,5cm dentro do meu rin esquerdo , fui em 2 medicos uro, pois eles me passaram o maior medo em mim dizendo que estou correndo risco de vida , tive infecçÃO DIreto de urina tomoei tipos de amtibioticos ,agora por enquanto está conrtrolada,tenho que me decidir ,fazer uma cirurgia convencional ,ou litotripisia percutanea ou uma laparoscopia ,qual voces me aconselharia fazer,qual a mais eficaz ? qual de menos risco de vida e da mesma pedra retornar novamente,eu penso que a lito e a laparoscopia quando esplode a pedra e suga ,deve sempre ficar residuos da mesma ,no rin e voltando a forma-la novamente ,e tambem de ficar algum pedaço menor e depois descer para a uréter a causar outros problemas futuras ,tem alguma lo´gica meu modo de pensar? por favor tire minhas dúvidas,preciso me decidir logo

  35. cleide de jesus disse:

    ola meu filho fez um ultrassom e descobri que ele NÃO TEM O RIM ESQUERDO ,ele tem 8 anos o medico disse que pode ser uma deficiencia renal , ele nasceu pre naturo de 7 meses sera que tem haver gostaria de saber estou preocupada…..
    estranho né…..??????

    cleide …mãe….

    188\2009

  36. maria aparecida disse:

    cleide não sou medica nem nada ,mas vou te enviar um recado só para te acalmar ,tenho um vizinho que tem mais ou menos uns 65 anos ,e ele nasceu só com um rin, ele vive normalmente ,como qualquer uma de nos ,ou até melhor ,pois ele não tem nenhum problema com calculo,como eu ,eu sou vizinha dele a 11 anos só agora que fiquei sabendo desta historia ,por um acaso a mulher dele me contou ,por isto fique sossegada , o dono de nossa vida é Deus(por meio do SR Jesus Cristo

  37. sueli disse:

    meu filho retirou uma pedra faz uma semana …agora depois de estar aparentemente tudo bem urinou muito sangue que pode ser…? Será que por ter feito algum esforço?

  38. Rafael disse:

    olá..
    ja passei por duas cirurgias…
    ñ sei o que devo faser… bebo bastante agua utimamente mas ñ sei se [é o suficiente..
    vc poderia me ajudar com esse problema que sempre vem me perseguindo..
    obrigado.

  39. ricardo disse:

    oi doutor eu faço musculação, então começei a tomar a creatina, na primeira semana começou a doer o rim do lado esquerdo, mas eu continuei a tomar mais 1 semana, como a dor não passou eu parei de tomar, faz 4 dias que parei de tomar, e ainda doi um pouco o rim esquerdo.e não tenho nenhum outro sintoma como febre, vomitos…….é só uma dorzinha bem de leve no rim esquerdo.o que poderia ser?

  40. lana aparecida disse:

    oi doutor preciso de uma orientaçao,o meu medico disse que tenho que fazer cirugia convencional de calculo renal,medindo 2,5 cm .doutor gostaria de saber se o corte é grande e a onde faz ??? obrigada ……..

  41. fabio rufino disse:

    beleza doutor eu sinto muita dores do lado dereito e levemente do lado esquerdo, na regiao lonba ,e minha urina tem um cheiro forte e alaranjado eu tomo muita agua e chego aficar enjoado de tanto beber agua, eu fui no medico e falei isso a ele , o mesmo aferio apressao me medicou e nada . ja fais 8 messes eu to morendo.eu sei.

  42. Sabrina Viana disse:

    Dr., gostaria de saber se pode fazer cirurgia para a retirada de pedra no rim, quando o paciente tem apenas um rim?
    Quais as complicações?

  43. dr. faz 10 dias fix cirugias tradicional incisao p/ retirada pedra rim. fica vazando pelo corte e normal

  44. Geralda Reis disse:

    Dr.Fernando, já tive vários cálculos renais ao longo de minha vida, tenho 42 anos e descobri que tenho um de 0,7 mm no rim direito. Estou morrendo de medo que ele agarre no ureter, como o último que tive 6 anos atrás. Ouvi falar sobre o NQI também, será que funciona? faz algum mal ingerir esse suplemento? Agradeço desde já. Abraços..

  45. Boa tarde, Dr. Fernando Almeida gostaria de saber se uma pessoa que está com uma pedra na ureter ,e ficar muitos dias para removela pode perder o rin.

  46. Márcia Patrícia disse:

    Gostaria de saber sobre a eficacia desse suplemento NQI para a dissolução de calculos renais?

  47. Nanci Alves disse:

    Prezado Dr. Fernando gostaria de saber se esses tipos de problemas renais podem ser ereditários pois, meu Pai tem problemas com calculos renais, somos em 7 irmãos,2 irmãs tem, 1 de meus irmãos também e agora eu a última, as dores vem de ano em ano já coloquei umas 3 pedras para fora chegou a machucar o canal da urina mas, gostaria de saber se for ereditário adiantaria algum tipo de tratamento??? Obrigada pela atenção!

  48. CAIO AFONSO LAFORGA SANCHES disse:

    DR. COMECEI A TOMAR CREATINA HOJE, E GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE CAUSA PROBLEMAS NOS RINS OU CALCULO RENAL??
    MUITO AGRADECIDO

  49. ana disse:

    estou com um calculo no ureter de 3mm causando leve obstrução já tomei vários medicamentos ,bebo muito aguá e nada,será o que devo fazer!!!!

  50. adriana matsuda bastos disse:

    Prezado Dr. Fernando estou com pedra nos dois rins e tomando antibiótico e pyridium a 3 dias. Minhas pedras estão com 0,2cm e eu estou bebendo bastante água. Gostaria de saber em quantos dias e como percebemos que elas vão descer?

  51. Kleber Tomaz disse:

    Dr. Acabei de saber que tenho pedras nos rins, queria saber se esse problema causa câncer, quanto tempo essa pedra demora pra sair do meu organismo (tomando os remédios requisitados pelo meu médico), qual seria a maior dor, se é as das contrações ou se é a da pedra saindo?

    Cordialmente
    Kleber Tomaz

  52. Valtercio disse:

    por que será qua não existe absolutamente nenhum texto tecnico verdadeiro, com as pesquisas que embasam o uso desse tal nucleo quelado inteligente? pra mim é golpe. se ele vai dissolvendo o calculo aos poucos, então o calculo vai migrar proi ureter e vai causar uma crise de cólica. GOLPE!!! NÃO ENTREM NESSA!!!!!

  53. tenho 43 anos já fiz 1 lito,já fiz tartamento com soro durante 01 semana a mais de 15 anos atrás no mesmo rim, e os médicos disseram que havia espelido a pedra. hoje estou com um calculo de aproximadamente 2,5cm dentro do meu rin esquerdo , fui em 2 medicos uro, pois eles me passaram o maior medo em mim dizendo que estou correndo risco de vida , tive infecçÃO DIreto de urina estou tomando remédio para conter uma bactéria (remédio Nort) e tomarei outro durante 01 mês paraoutra bactéria ,agora por enquanto não sinto nada, tenho que me decidir ,fazer uma cirurgia convencional ,ou litotripisia percutanea ou uma laparoscopia ,qual voces me aconselharia fazer,qual a mais eficaz ? qual de menos risco de vida e da mesma pedra retornar novamente,eu penso que a lito e a laparoscopia quando esplode a pedra e suga ,deve sempre ficar residuos da mesma ,no rin e voltando a forma-la novamente ,e tambem de ficar algum pedaço menor e depois descer para a uréter a causar outros problemas futuras ,tem alguma lógica meu modo de pensar? por favor tire minhas dúvidas,preciso me decidir logo
    Será que minhas tentativas frustadas de engravidar a 3 anos são em decorrência da infecção urinária e cálculo?? O médico me assustou disse que o cálculo é muito gde 2,5cm e está no rim esquerdo. POR FAVOR ME AJUDE ESTOU DESESPERADA. O QUE DEVO FAZER????

  54. DINA SILVA disse:

    comprovou no ultrasom que tenho quatro pedras no rin sendo duas em cada. no direito uma pedra de 2,7mm e 2,8mm; no esquerdo 2,4mm e 2,8mm o que devo fazer. estas pedras da para espelir ou devo fazer algum tipo tratamento. agradecido

  55. antonio cerqueira disse:

    tem pedr nos rins mais a que mais mim ecomoda e a do rins direito ja fiz lipo saiu algumas mais ela continua doendo muinto ela causa dor abdominal doi o intestino debaixo da costela mim responda dotor. obrigado

  56. antonio cerqueira disse:

    tenho pedra nos 2 rins mais a do lado direito e a que mais mim doi ja fiz lito saiu algus fragimentos mais cinto dores forte no abidome obrigado Dr

  57. fiz uma cirurgia recente, de pedra nos rins.retirei uma pedra de 15mm no rins esquerdo. um dia apos a cirurgia me deu muita colicas de rins, e vomito. é´normal isso?

  58. Marina disse:

    Dr. esta semana senti fortes dores no abdomen do lado direito, foi efetuado uma ultrassonografia e exame de urina, o resultado foi presença de cálculo ureteral distal direito, medindo cerca de 4,0 mm. Gostaria de saber: É possivel a eliminação natural da pedra? qto tempo em média demora para pedra ser eliminada? Quais alimentos devo evitar? E se com a pedra no organismo devo ingerir mais àgua ou menos, pois cada médico fala uma coisa. Obrigada

  59. Edimar disse:

    Tenho 36 anos, sinto cólica renal desde 18 anos, com uma frequência de 2 anos de intervalo, porém só agora procurei um nefrologista em virtude da frequencia ter aumentado para 6 meses em média, foi pedido uma bateria de exames de sangue e urina e os relacionados abaixo ficaram quase no limite da normalidade glicemia 98 (100 intolerânica), potássio 4.9 (5.1 limite), sódio 144 (145 limite), callcio 10.3 (10.3 limite) colesterol total 236 (239 limite) colesterol LDL 161.6 (159 limite) – alto. E AINDA FOI CONSTATADO ATRAVÉS DE ECOGRAFIA e confirmado por TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE ABDOME TOTAL 04 cálculos medindo não mais de 0,4cm sendo 03 nos rins direito e 01 no esquerdo – NEFROLITÍASES BILATERAIS. Diante do exposto será necessário intervenção cirúrgica ou expele-se pela urina? Estou tomando remédio caseiro douradinha do campo, porém não vejo resultado.

  60. jackeline disse:

    gostaria de saber quando a pedra estar no canal . se pode ser operada ou se e recomendado so tomar medicamentos…

  61. bom dia doutor, eu gosto de tomar muito terere como é chamado no sul ou em outra regiao, mas derepente iniciou uma certa dor no rin direiro, seria uma pedra ou inicio de uma ? o que seria no caso,?creio que tomo agua até bem mas não sei se tomo o suficiente para ajudar meus rins.. gostaria de uma orientação com relação a isto e alimentação, não bebo alcool e nem fumo, tomo café , leite e as vezes chá mate, em que tenho que melhorar ou suspender na alimentação diaria,? certo de sua resposta eu já agradeço muito. josé paulo.

  62. Luciana Cristina disse:

    Boa Tarde Doutor!
    Eu Fiz um Ultrason das Vias Urinárias devido a uma infeção na urina sendo o seu resultado de Litiase Renal Bilateral – Morfologia e dimensões normais. Ecos centrais irregulares com calculos entre 2 e 4 MM.
    O Médico solicitou o ultrason apos o 1 resultado de urina com hemoglobina presente++.
    Foi me receitado cefalexina, e apos este exame foi descoberto que eu estava gravida.
    Quando eu procurei o médico a minha queixa a ele foi de dores bem leves que pareciam colicas menstruais e o mesmo descartou a gravidez e disse que poderia ser calculo renal.
    Este probleminha foi em função da gravidez, eu devo ficar preocupada, Oque devo fazer??

  63. Dani disse:

    Bom dia Dr. gostaria de tirar um dúvida, há 12 anos eu fiz uma cirurgia para desobstruir o ureter, pois estava perdendo a função do rim, estava com 29%, em uno eu acompanhei e constatou que estava voltando aos poucos a funcionar. Só que eu relaxei eu não mais procurei o médico. Hj voltei a sentir algumas dores, e me pediram exames. Minha função renal está 31 %. O que deve ser feito. Devo passar novamente por uma cirurgia, ou dá para viver assim, com esse funcionamento?

    Obrigada!

  64. geraldocesar disse:

    olã dr fiz uma ultra som de rotina nos rins e descobrir que tenho uma perdrinha nele de 0,7mm do lado direito qual e o melhor tratamento pra se espelir este triste calculo.e se e verdade que se tomar estetal cha de quebra pedra ele desfaz realmente estecalculo. e também foi detectato que estou com infecção urinanaria sera que e devido esta pedranos rins.fui ao medico e me passaram este medicamento pra infecção:cloridrato de ciprofloxacino. desde ja gradeço.

  65. Adriana disse:

    Doutor tive crise renal dia 04/11 e tive que fazer uma cirurgia pelo ureter e coloquei um duplo J,mais 15 dias apos descobrir que a pedra continuava no meu rin,claro menor com 0,7mm,mais 3 dias apos comecei com colicas e fui internada para fazer uma litotripsia.
    Já faz uma semana ainda estou com desconforto,e estou ficando febril entre 37º e 37,9,isto começou a dois dias.
    E normal?

  66. alex disse:

    BOA NOITE – A 5 DIAS FIZ UMA CIRURGIA DE RETIRADA DE PEDRA PELA URETRA- QUAL A PORCENTAGEM DE MELHORA E SE FICA ALGUMA SEQUELA
    OBS CM QTOS DIAS POSSO TER UMA RELAÇAO SEXUAL
    DESDE JA AGRADEÇO

  67. mauri disse:

    DOUTOR TENHO PEDRAS NOS RINS JA FUI AO MEDICO JA HA 3 ANOS ELE ME DIS QUE E SO CRISTAIS E NAO PEDE PARA TIRAR AS PEDRAS
    ESTES DIAS SAIU UMA PARESENDO UM GRAO DE FEIJAO E TENHO MUITAS DORES NA COLUNA ESTOU TOMANDO DICLOFENACO A 3 ANOS PARA DIRAR A DOR PORQUE O MEDICO NAO RESOLVE
    PASSEI NO ORTOPEDISTA TIREI CHAPA DA COLUNA E NAO DEU NADA PORQUE TENHO ESTA DOR SERA QUE E DOS RINS MESMO ESTOU TOMANDO MUITO DICLOFENACO OS MEDICOS FALA PARA NAO TOMAR MUITO ESTE REMEDIOS
    E AINDA FALA QUE RIN NAO DOE SERA QUE O DOUTOR TEM ALGUM REMEDIO

  68. aparecida disse:

    eu tenho um amigo que de vez enquando vai parar no pronto socorro com dores fortes nas costa ele diz q é crise de rins,mas lá eles dão uma injerçao nele e ele melhora por uns meses, depois volta a senti as mesmas dores,o qué ele deve fazer pra ficar totalmente curado?

  69. Mônica disse:

    Gostaria de saber como a minha filha pode se livrar da pedra q está no seu rim direito. Ela está na região inferior do rim, que teve aumento de tamanho e a pedra mede 0,7 cm.
    Ela está sendo medicada, com buscopam, quebra-pedra (capsula manipulada), e um outro remédio q é para “desgastar” a pedra e diminuir seu tamanho para ser elininada…
    Mas quero saber, em qto tempo ela poderá livrar-se da pedra… Ela não consegue trabalhar (já que seu serviço é de operadora de telemarketing… fica sentada e fala muito)…
    POr favor, precisamo de ajuda…

    Obrigada

    Mônica Chirosa

  70. julio cesar disse:

    Dr .gostaria de saber se um produto NQI que o pessoal vem comentando no mercado é eficaz na diluição de calculos renais.

    PRODUTO(NQI) se realmente for eficaz onde poço adquirir.

  71. Dr. Fernando disse:

    Boa Noite Dr. Fernando,

    No dia 31/12/2009, meu pai (60 anos) começou a sentir fortes dores no lado direito do abdome. Levei ele a um hopital. Apos um ultra-som, ultra-sonografia e uma tomografia computadorizada, descobrimos que ele tinha uma pedra de 5mm que já tinha saído do Rim e por isso ele esta sentindo tanta dor. Em um caso como este, vc sabe me falar se o remédio NQI, faz algum mal?? Lê muito sobre este produto e gostaria de uma opinião.

    Muito Obrigada
    Att,
    Aline Cendon

  72. valderlane disse:

    Estou gravida de 29 semanas, e senti forte dores no rins,foi diagnosticado um pedra de 8mm estou tomando buscopan comp. mais tyem dias q a dor e intensa.. o q devo fazer…

  73. Se cerveja e coca cola fazem mal aos rins?

  74. isabel disse:

    oi tenho uma pedra no rim direito de 6 mm ja fiz 2 litotripcias ainda falat fazer mais uma mas o meu problema sera ke posso ter alguma no lado esquerdo e ke agora comecou a me dar dores no rim esquerdo gostava de saber se e normal ou nao gracas a deus as dores ke me dao sao muito leves obriga espero resposta por favor sera ke litotripcia resulta mesmo a pedra sai ou nao? obrigada

  75. Bárbara disse:

    Olá Dr,
    Tenho 16 anos e tenho duas pedras nos rins uma de 0,4 milimetros e outra de 0,5 milimetros, Pode ser muito grave essas Pedras?
    Será que tem alguma dieta que possa ser feita? Pois bebo pouca água também…
    E as dores estão aumentando cada vez mais.
    Desde já agradeço e espero respostas.
    Obrigada.

  76. cristina disse:

    gostaria de saber, se quando aparece a dor nos rins, é por que o calcúlo já se desprendeu dos rins. já tive infecção urinaria por varias vezes. não entendo por que isso me atacou agora no verão; eu bebo água o dia inteiro. gostaria do parecer do doutor a esse respeito. desde já agradeço.

  77. conceiçao lima disse:

    Como é feita a cirurgia tradicional para a retirada de pedras nos rins? e quais os riscos ?

  78. Stéfany Oliveira disse:

    Desde os 14 anos enfrento problemas com cálculos nos rins, agora tenho 20 e estou enfrentando uma crise muito forte, a uma semana, vou praticamente todos os dias para o Pronto Socorro e nem o medicamento injetável está resolvendo totalmente.
    Li na internet sobre o produto NQI, com muitos depoimentos positivos, mas como nem tudo o que se encontra na internet, se pode acreditar, gostaria de saber se tem algum fundamento científico, pois estou sendo acompanhada por uma das melhores nefrologistas do meu estado AM e em nenhum momento ela me falou sobre algum tratamento alternativo.
    Na situação em que me encontro estou apelando para tudo, por favor me oriente sobre esse produto.
    Obrigada

  79. GEO MAIA disse:

    Também gostaria de saber sobre a eficácia do NQI. Obrigado

  80. NO DIA 16/01/2010 A NOITE TIVE MUITAS DORES NO LADO ESQUERDO VINDO A DESCOBRIR QUE TINHA UMA PEDRA NOS RINS DE 0.5CM NO QUAL O MEDICO DISSE QUE NÃO PODERIA SER ELIMINADA ATRAVÉS DE CHAS E MEDICAMENTOS TENDO QUE SER ELIMINADA ATRAVES DE CIRURGIA VINDO A FAZER NO DIA 20//01/2010 UMA LITOTRIPSIA EXTRA CORPOREA NO MESMO DIA VINDO PARA CASA.AINDA TENHO UM POUCO DE DOR POIS AINDA TENHO QUE ELIMINAR ALGUNS FRAGMENTOS E SEMPRE TOMANDO MUITO CHÁ DE QUEBRA PEDRA,POIS ELE DILATA O CANAL E COM ISSO ESSES FRAQUIMENTOS SÃO ELIMINADOS.O MAIS INCRIVEL E QUE TIRANDO AS CONSULTAS TODO PROCEDIMENTO FOI FEITO PELO SUS MAS ISSO SÓ FOI POSSIVEL GRAÇAS A DOIS PROFISSIONAIS UN DA CIDADE DE TAQUARI R/S DR. MALLMAN E OUTRO DE LAJEADO RS DR.BECKER QUE TIVERAN ENTRE ELES UMA GRANDE SENSIBILIDADE E VONTADE PARA ME AJUDAR AINDA BEM QUE EXISTE PESSOAS COMO ELES

  81. Rafael Luciano disse:

    Bom dia, gostaria de saber e é comum a pessoa sentir dor no rin depois de fazer o procedimento de implosão da pedra e retirada dos fragmentos. se sim com quantos dias essas dores costumam passar? Obrigado.

  82. talita custodio valiceli disse:

    ola doutor fernando boa noite tenho um cunhado q tem pedras nos rins ele sofre muito semana passada ele passou por uma cirurgia a l eser mas ele continua sentindo muita dor ele esta tomando cha de quebra pedra mas nao esta resolvendo muito gostaria de saber se a algum remedio q o senhor possa estar indicando para poder aliviar a dor q ele sente desde ja agradeco tenha uma boa noite

  83. silvia disse:

    boa noite! por favor gostaria de uma informação que seria preciosíssima, há 7 dias fiz uma lito no dia correu tudo bem, mas no dia seguinte tive cólicas vomito e fui para o ps sendo medicada, não fiquei bem até agora, nesse exato momento estou com quadro de febre e muita dor e só deitada, qlq movimento é uma dor intensa, não tenho cólicas e sim dores lombares estou tomando uma medicação sublingual e tramal injetável, estou começando a ficar preocupada desde já agradeço

  84. Lucineia - Guarulhos disse:

    tenho 32 anos,a um ano atras tive calculo renal
    a semana passada eu fiz uma ultrasson e descobri
    que a preda aumentou,de 3,5 para 4,3mm,
    e que ela esta embaixo do meu rin direito
    gostaria de saber se e caso de cirugia ou nao
    aguardo resposta
    Obrigada -obs-quanto tempo demora a cirugia
    e quanto tempo de repouso.

  85. dalila disse:

    doutor to com uma pedra no urete mais nao consigo eliminala o que eu fasso e caso de cirugia ou consigo eliminar ela pela urina msm me ajude ..obrigada ..

  86. Dr tenho calculo renal, me indicarao tomar o medicamento com nome nucleo quelado intelijente,parese ser muito bom, gostaria de saber se e verdade que faz bem para calculo renal.

    Obrigado:

    Aguardo sua resposta.

  87. Paulo Rebello disse:

    Meu irmão fez a cirurgia Ureterolitotripsia endoscópica, ele anda um poucopara visitar familiares…no momento ele urina com sangue. isso é normal ele pode tomar laranja pêra…por favor nos oriente pór email
    Abraço e obrigado.

  88. MARCO PEDROS disse:

    Dr. Fernando boa terde, venho a anos sofrendo com calculos renais e nesta jornada passei por varios procedimentos cirurgicos e medicinais e ate hoje não houve nada satisfatorio que fose comprovado .gostaria de saber duas coisas;o senhor conhece o comentado N Q I (nucleo quelado inteligente) a base de fosforo? ou este medicamento não atende os interesses dos grandes laboratorios e por isso não é divulgado pelos profissionais ? se realmente cumpreo que dis?.grato

  89. fabiana olstan disse:

    dr. a 5 anos atras diz 4 cirurgias percutanea , 2 no rim D e 2 no rim E, sessoes de lito ja perdi as contas , mais de 50. nesse momento estou com calculos novamente nos rins um de 0,7 e outro 6,6 fiz uma tomo de abdomen superior e da pelve e estou com hematuria, gostaria de receber sua opiniao sobre o NQI e se possivel uma dieta que deva seguir rigorosamente. obrigada

  90. Carina disse:

    Tenho um cálculo localizado na parte superior do rim direito, sinto muita sdores lombares gostaria de saber se a alguma cirurgia para esta pedra.
    Pois já faz 04 anos que estou com este problema pois o médico diz que e num lugar muito difícil de ser retirada mas será mesmo

  91. Daiana disse:

    Ola Dr fernando,
    Gostaria de saber se após uma crise aguda em razão da pedra no rim, essa patologia é considerada existente no paciente para sempre??
    Saindo a pedra pode ocorrer de nunca mais acontecer alguma crise?
    Agradeço sua atenção
    Daiana

  92. DR.FERNANDO TENHO UMANO RIN PEDRA E CERTAMENTE TEREI DE OPERA-LO NOVAMENTE SERA QUE ESSE REMEDIO NQI FUNCIONA. DESDE JÁ OBRIGADA,
    CLAUDIA

  93. DR.FERNANDO TENHO UMANO RIM PEDRA E CERTAMENTE TEREI DE OPERA-LO NOVAMENTE SERA QUE ESSE REMEDIO NQI FUNCIONA. DESDE JÁ OBRIGADA,
    CLAUDIA

  94. Leonardo disse:

    Minha esposa está com duas pedras. Uma de 0,7 mm e outra de 0,8 mm.
    Tenho lido muito sobre o NQI.
    Existem vários relatos falando muito bem do produto.
    Acho difícil que seja apenas marketing.
    Me parece que o NQI realmente funciona.
    O senhor conhece ou tem alguma experiência com este suplemento?

    Obrigado.

  95. Aellyngton Palandrani disse:

    Olá Dr, eu gostaria de saber se o NQI realmente ajuda a combater cálculos renais e, se sim, o quão significativa é essa ajuda?
    Desde já, obrigado.

  96. ja fiz 6 litrotripsias,2 ureterolitrotripsia e ainda tenho pedras de 5 mm, porem tenho tomado 500ml de suco de laranja todos os dias de manha e tive melhorias pois as pedras nao tem aumentado e algumas ate desapareceram nos ultimos ultra sons. porem ontem fiquei sabendo do suplemento nqi nucleo quelato inteligente e gostaria de saber se realmente e´ tao bom assim e tambem onde comprar com segurança

  97. roseli maria welter disse:

    ola td? á seis anos atraz tive pedra nos rins uma saiu e 2 fiz cirurgia… acheia que estava curada agora ja estou com mais 3 e 1 saiu com 0,7mm a dor não tem explicação. como eu faço para adquirir esse remedio. faço qq coisa e tomo de td que me dizem que ajuda.

  98. Marcia Correa disse:

    Tenho uma sobrinha com 1 pedra de +- 8cm e parece estar (encapsuldada) isso confere? Não tem como desmanchá-la? A cirurgia é agressiva?
    Esse medicamento N.Q.I (núcleo quelato inteligente) ajuda?

  99. glaucia disse:

    eu tenho três pedras no reins do lado direito, sinto muitas dores aponto de procurar a emergência médica, os médicos dizem apénas para beber muita água, mas já não aguento mais sofrer de tanta dor, já nen trabalho mais por favor me diga uma solução para esse poblema obrigado!

  100. fabricio disse:

    ha dois dias fiz a remoçao de uma pedra de 0,8,pelo canal do penis, estou com dois fios que sera tirado no terceiro dia, estou urinando com muito sangue estou tomando antibiotico. tenho outras pedras de varios tamanhos, o medico me disse que tenho um desvio no canal da urina que fica estreito. isso prejudica de alguma forma?
    tbem estou lendo muito sobre o produto NQI, qual seria sua opiniao sobre ele! Desde ja agradeço!
    Obrigado!

  101. oi tudo bem em eu queria saber ha muito tempo venho sentido dor no meu estomago procurei um mindico e ele disse que era gratiti mais começeu fazer tratamento mais nao resoveu nada entao procurei outro e ele disse que podia ser pedra nos rins os meu sitomas sao do no estomago nao consigo comer meu estomango nao agueta mais do que tres colhere de cominda se eu passa do liminti ja começa a doer e tambem tenho muita dor de barriga que nao passa o que eu faço me ajunde eu nao sei na verdade que devor fazer eu tambem sinto frebe

  102. maria de lourdes disse:

    Bom dia, doutor!
    meu marido em um exame de rotina descobriu que tinha cancer no rim direito,Teve que retirar o rim, A cerca de um ano depois da retirada do rim foi diagnosticado um tumor de 4mm no pulmão, retirou um pedaço do pulmão. Hoje ele esta tomando sutent 50mg.J´a esta começamdo a 5ª caixa. Porem , agora , nos exames que faz de 2 em 2 meses , descobriu que o unico rim que tem esta com alguns calculos. Eu por minha conta resolvi dar a ele NQI, mas achei que ele ficou um pouco com os pés e o rosto inchados. Como fiquei com medo resolvi suspender o tratamento com o NQI. Este remedio funciona mesmo?

  103. Ana Beatriz disse:

    tenho problema no rins
    minhas hemacias deu incontaveis e meu leucocitos tbm
    leucocitos deu 100% 10500;3500-11000/ul
    hemacias deu 4,28 4,0-5,4

    nao sei oqê significa

    so quero saber se posso engravidar normalmente?

    desde já agradeço
    aguardo resposta.

  104. quero saber s nqi realmente dissolve os calculos.

  105. paulo sergio gomes zacarias disse:

    minha esposa fes um raio x e constatou que ela tem cauculo renal do lado esquerdo.esta fazendo tratamento homeopatico mas tem muita colica.foi ate o pronto socorro e lhe deram cloridato de ciprofloxacino.ela pesquisou e descobriu que este medicamento é pra infecção na bexiga e esta com medo de continuar com o medicamento.esta medica homeopata não é especialista neste tratamento.o que ela deve fazer pois esta apavorada.

  106. Arão disse:

    Dr. Fernando

    Doutor fernando meu Pai esta com uma pedra na Bexiga e ele esta sentindo ardencia e dores na região do abdomem e tem vezes que chega ate se sentir fraco e zonzo essas coisas que ele esta sentindo e da pedra?

    AGUARDO RESPOSTA NO EMAIL

  107. João D´Artagnan disse:

    Dr. Fernando.
    Já tive várias crises de cálculo renal a última estou passando neste momento em que digito, mudou de lado antes era no rin direito agora esta no esquerdo e a dor muito maior já vomitei mais de 4 vezes de tanta dor, estou achando que desta fez a cálculo e muito grande, estou tomando Buscopan e cetorolaco, para dor, vou procurar um Urologista amanhã, tenho lido na internet sobre o NQI. Minha pergunta, o senhor já ouviu falar, realmente funciona? algo a mais que o senhor possa me aconcelhar? grato D´Artagnan

  108. ola, tenho há anos calculo renal. a 1 ano descobri tratar-se de calculo coraliforme no rim direito. está com 5cm, issso mesmo, 5cm. meu médico me indicou litrotripsia. gostaria de saber se realmente resolve e o que eu devo fazer para impedir o crescimento da pedra. obrigada

  109. lia disse:

    Boa tarde Dr Fernando, o que o senhor pode falar sobre o NQI, é bom mesmo?
    grata

  110. Luiz Gustavo disse:

    Olá Dr.
    Recentemente fui para o hospital com fortes dores abdominais, achei que fosse o apendice, pois eram no lado direito, mas pelo ultrassom foi encontrado uma pedra de 0,4 cm. O médico falou que ia sair sozinho, mas minha pergunta é se existe alguma chá, ou algum remédio que faça a pedra se quebrar em mais pedaços. Pois estou com medo de fazer alguma cirurgia e de procurar um Urologista.

  111. marilia disse:

    gostaria de saber com quantos dias passa o encomodo e a dor lombar.por causa das pedras

  112. Alexandre disse:

    Olá
    Fiz uma ureterolitotripsia faz 15 dias, como ainda existia uma pedra no rim, realizei uma litotripsia faz uma semana aproveitando um catéter duplo j que foi colocado após o procedimento cirúrgico.
    Tomei coca cola, e comecei a urinar sangue novamente. Foi coincidência? Posso tomar coca cola?
    Obrigado

  113. liziane disse:

    ola, gostaria de saber, se é verdadeira a historia de que o calculo renal pode impedir de ter filhos? meu marido esta apavorado com a possiblidade..

  114. Vanessa disse:

    Sinto dores do lado direito como se fosse uma cólica e essa dor tb nas costas do lado direito,qdo tenho relação sexual as dores aumentam,queria saber se no caso de pedra nos rins isso acontece.o que devo fazer?
    Obrigada

  115. JAIRO MOREIRA PINTO disse:

    Boa tarde,

    Tenho enfrentado problemas com calculos renais,fiquei sabendo de um produto que dizem que dissolve as pedra chamado NQI.Gostaria de uma opinião sobre a eficacia deste produto pois consultei na Internet e existe inumeros relatos de pessoas que utilizarem e com sucesso,porém gostaria de uma opinião de quem realmente entende do assunto.

    Agradeço a atenção

  116. Marta Maria Martins Moraes disse:

    Gostaria de saber se estou no caminho certo. Meu médico receitou Litocit, um remédio que diz mudar o Ph, torna-lo mais alcalino, dissolvendo as pedras.
    Por favor, me diga se resolve mesmo. Fui nesse médico apenas uma vez e mandou que eu tomasse esse medicamento por 3 meses e fizesse então uma nova tomografia para ver.
    Agradeço sua resposta por email.
    Marta

  117. APARECIDA disse:

    ola gostaria de saber sobre pedra nos rins ja fiz duas litotripsia extra-corpórea por ondas de choque a primeira a pedra nao quebrou mais estava bem em cima nos rins desceu bastante senti uma dor horrivel quando estava fazendo fiz a segunda litotripsia nao senti tanta dor dessa vez a pedra nao apareceu no raio x fiz utrassom agora ai apareceu o medico que fez meu utrassom falou que meu rins esquerdo ta um pouco dilatado tem algum perigo ainda nao mostrei meu utrassom para urologista vou marcar para me mostrar por favor me de uma orientaçao, tenho tomado muitos chas quebra pedra caninha de macaco chapeu de couro queria saber se resolve ou e um mito.uma amiga me falou sobre um remédio natural que disolve a pedra sera que e verdade chama NQI suplemento a base de fosforo com funçao ontioxidante por favor gostaria de uma resposta , acordo todos od dias com dor nas costas
    ja tive uma enfecçao tratei tomei clavulin gostaria de saber o que devo fazer agora
    desde ja meu muito obrigada abraços

  118. ALEXANDRE MURATA disse:

    Dr.
    Gostaria de saber sobre a eficácia do NQI, retirei uma pedra semana passada e pelo ultrassom já sei que há outra (05 mm) no rim que pode causar dor a qualquer momento.

    Grato

    Alexandre

  119. Leonardo disse:

    Eu tinha pedras nos rins, mas fiz o ultra som e pela análise dos médicos as pedras desapareceram. Mas agora estou com o canal da urina ardendo, todas as vezes que tomo cerveja isso acontece. Gostaria de saber o que é isso, pois fiz exame de urina e não acusou nada.

    Obrigado.

  120. ola doutor boa tarde disse:

    temho um calculo coraliforme no rim direito a funçao renal do mesmo e 15 por cento o que devo fazer peco sua opiniao desde ja agradeco a atencao. respondame por gentileza luiza.

  121. ligia aparecida disse:

    oi doutor estou duas pedras nos dois rins um do lado direito mede 0,5 ml e do lado esquerdo mede 0,6ml eu queria saber se tem um remedio que eu tomo para ajudar a espeli

  122. ELISA SOMBRIO disse:

    Já fiz duas litotripsias e a pedra continua do mesmo tamanho. Nem ao menos se mexeu.
    Gostaria de saber se o NQI funciona, se vale à pena comprar. Meu urologista receitou citrato de potássio. Irá ajudar a dissolver a pedra?

    Obrigada,
    Elisa.

  123. stephania disse:

    gostaria de saber o que fazer…em agosto de 2009 fiz uma cirg.percutanea e retirei um calculo de 5 ctm…So que nao paro de ter infecçoes de urina.Tenho 24 anos,sou obesa e tenho uma filha de 1 ano e meio.Meu pai ja retitou um rim,e eu mesmo apos a retirada da pedra tenho infecção!o que pode ser?qual tratamento?

  124. ARNALDO C MACEDO disse:

    Bom dia , gostaria de saber se NQI é eficiênte na prevenção e no tratamento de calculo renal.
    Grato.

  125. flávia s. leão disse:

    Olá Dr. tenho 2 pedras nos rins uma do lado direito e outra do lado esquerdo com 0,6mm. Estou pesando em engravidar. Será que posso ter uma gravidez de risco ?

  126. Savio Leandro Timm disse:

    Minha tia fez mais de uma cirurgia a laser para retirada de pedra no rim,mas acontece que depois da cirurgia ela fez raio x e constatou-se que a pedra nao havia sido retirada.Por que isso acontece?Tem algum perigo de ela fazer de novo essa cirurgia?E o que acontece se ela nao retirar a pedra?
    Obrigado

  127. vilma disse:

    desde de março que sinto dores leves no rim esquerdo. Por duas vezes minhas fezes vieram esbranquiçadas. Gostaria de saber o que ue tenho? um ultrasom daria o diagnóstico, porém tenho pavor de cirurgias, o que devo fazer?
    Obrigada

  128. wanderson castela disse:

    Olá DR.
    Bom dia….
    Estou nas mesmas via Cruzes, Calculo Renal no rim. pedra 17ml coloquei catete duplo J, estou aguardando.
    Pesquisando por soluções alternativas, encontrei o “NQI” o que o Dr. acha deste complemento alimentar, me recomendaria…. é realmente tudo isso???? aguardo desde já agradecendo a atenção… um abraço…wanderson

  129. rosemario disse:

    comentario muito bom

  130. Adriana disse:

    Boa noite!
    Minha mãe está com muitas dores nos rins. Fez ultrassonografia, e acusou várias pedras e está com infecção urinária. Está tomando antibiótico para a infecção. Vai se consultar com um Urologista no dia 03/05. Mas gostaria de saber se tem alguma coisa para aliviar as dores dela, pois quando está deitada, não tem muitas dores, mas quando se levanta e fica em pé, sente fortes dores. Gostaria de saber tbm, se ela terá dores fortes enquanto não eliminar as pedras. Compressa de água quente é bom?
    No aguardo.
    Obrigada.
    Adriana.

  131. sandra Gouveia disse:

    Boa Noite.

    Minha mae è diabètica, toma insulina e esta com vàrias pedras nos rins. Esta fazendo exames prè operatòrio para a reirada de algumas pedras atravès de sonda guiada por camera. Comprei o NQI, na tentativa alucinante de nao faze-la passar por uma cirugia dessas aos 73 anos. Serà que ela podria toma sem problemas, mesmo sendo diabètica?

  132. Lene disse:

    Tenho 24 anos. Olá Dr. Tenho uma pedra de 5mm no rim esquerdo, sinto fortes dores abdominais e estou urinando em grande quantidade e com frequência. Pode ser uma consequência da pedra? Essa frequência começou com uma infecção urinária, que agora passou e esse problema com a bexiga ficou. Muito obrigada. Aguardo resposta.

    Também é valido experiências de colegas que passaram por isso. Muito obrigada.

  133. samuel disse:

    dr.fernando ,,,fiz uma T.C das vias urinarias
    e o radiologista falou que estou com um calculo na prostata isso é possivel?se for qual o tratamento para eliminar este calculo? tou muito preocupado…aguardo sua resposta doutor!

  134. CLAUDIA disse:

    GOSTARIA DE SABER MAIS …QUEM TEM PEDRAS NOS RINS E COLOCA O CATETER P EXTRAIR LOGO DEPOIS PODE TER UM ANEURISMA RENAL???SENDO OPERADO PELA VIRILHA..MAS É INFORMADO QUE AINDA ESTA COM PEDRAS NO RINS E DEVERA FAZER OUTRA CIRURGIA P SUA RETIRADA?AGUARDO SUA RESPOSTA..MUITO OBRIGADA…
    CLAUDIA PAIVA

  135. Geo Maia disse:

    Jesus Curou 10 leprosos, mais somente um voltou para agradecer.
    Quero agradecer a Deus neste espaço porque ele guiou para que desse certo. Fiz um litrotripsia para eliminar um cálculo de 17.8mm e graças a Ele tudo deu certo. Tinha tentado o NQI, mais não tenho certeza sobre os resultados, pois no outro rim parece que funcionou, mas com esta pedra grande não adiantou. Louvo e agradeço a Deus pela sua misericórdia.

  136. Thaiara disse:

    boa noite, eu tenho 18 anos e eu estou com um desconforto na região dos rins, mas geralmente era pouco e acontecia pela manhã quando acordava, hoje eu senti durante a tarde e ainda estou sentindo um pouco, não chega a ser uma dor forte, mas um desconforto e de vez em quando quando me deito uma pontada, depois que levantei e fui ao espelho notei umas manchas bem pequenas mas bastante na região dos rins e na barriga, essa ultima semana eu notei um corrimento amarelo e percebi que pode ser infecção na úrina e agora estou com isso eu vou ao médico, mas estou bem preocupada no que possa ser, gostaria de informações sobre meu caso, Obrigada desde ja.

  137. MIRIA disse:

    TENHO VARIOS CALCULOS NOS RINS O MAIOR ESTA COM SETE MM SERIA NESESARIO UMA SIRURGIA POS PELA ULTRASOM ESSE CALCULO ESTA PROCIMO AU CANAL DA URETRA

  138. Naiara disse:

    Tenho duas pedras de 3 cm em cada rim. Elas podem aumentar? O que eu posso fazer para elas pararem de crescer? É necessário uma cirurgia para removelas?

  139. Elizama disse:

    Bom dia dr.

    Tive uma crise de cólica renal, fiquei internada por 2 dias, pois os plantonista disseram-me que meu rim esquerdo estava dilatado, poderia perde-lo se não me internasse.

    tive alta e fui ao urologista que solicitou uma uro-tomografia, que constatou pedras nos dois rins, de 0,4mm de tamanho, ele disse que não deria operá-las pois são muito pequenas.

    Eu estava tbm com infecção muito forte que me prescreveu cipro 500mg, ele não solicitou novo exame de urina, gostaria de saber se a conduta dele está correta. E muito obrigada.

  140. sabrina disse:

    boa noite…
    preciso de uma ajuda,minha mãe tem 2 pedras no rim direito e cada uma é de 0,4 cm gostaria de saber +ou- qual é o tamanho e se esse tamanho é o mesmo de 4 cm,e também se o metodo de retirar ele é só com cirurgia ou se tem outro modo?
    muito obrigada pela atenção e espero resposta

  141. Maria disse:

    Dr. A 8 dias tive colica renal do lado esquerdo estou a ser medicada e tenho ecografias para fazer renais e vesical. E normal agora passado estes dias sentir desconforto no rim direito?

    Obrigada

  142. fabio disse:

    dr. Meu pai esta com uma pedra na uretra regiao medial d rim esquerdo d tamanho 0.7mm e 0.4mm . Em rx d urografia excretora o rim direito em 5 min ja apresenta o contraste em todo o canal da uretra e o rim esquerdo so vem apresenta o contraste em toda a uretra apos 90 min, o canal da uretra esta bem inchado devido a pedra e os calices do rim esquerdo estao aumentados. O medico oriento uma cirurgia p retira a pedra. Meu pai referia sempre uma ardencia e as vezes uma dor violenta mas com o uso d analgesico ela vem a passa. Porem a uns 3 dias ele paro d reclama d desconfoto sera q o rim paro? E c paro qual o procedimento? E c retira a pedra ele volta a funciona? E qntos dias parado o rim pode fica e volta a funciona? Muito obrigado pela atencao.
    Ps:a cirurgia ta marcada p dia 22.7.2010 . Por favor aguardo sua resp. Obrigado

  143. simone disse:

    ola! dr. tenho tres pedra nos rim , já fiz litropicia, no rim direito tenho duas e no rim esquerdo tenho uma e estou começando á sentir dor, gostaria que vc me responde-se se tem algum problema se eu engravida com pedra nos rins posso ter um aborto ou acontece alguma coisa comigo ou o bebe. me responda por favor obrigado. ha é verdade que o chá de quebra pedra, cananinha do brejo. folha de abacate, cabelinho de milho é bom para o rim.

  144. Thalita disse:

    Olá! Dr.queria saber se quem tem pedras nos rins não consegue engravidar,é verdade?
    Obrigado aguardo a resposta

  145. marco disse:

    operei a laser uma pedra no ureter de 1 cm e dia 12 de julho de 2010 e uma pedra de 1 cms no rin esquerdo dia 30 julho de 2010,tudo a laser. tou com a barriga inchada,forte dores,pontadas na barriga,dor tipo nervo ciatico.tou uriando bem,evacuando pouco,respeitando a receita tomando por 3 dias biofenac de 12 em 12 hs e durante 7 dias de 12 em 12 hs o antibiotico proflox 500.pergunto é normal sentir isso tudo apos dias da cirurgia,me sinto com fortes dores e muito cansaço, pode ser efeito dos remedios,o senhor pode me ajudar,grato.

  146. Fernanda disse:

    Dr. não estou morando no Brasil e no dia 17 do mês passado tive cólica de rim, fui em uma clínica e o urologista me receitou supositório de voltarem para dor, um remédio de ervas para ajudar a descer a pedra que não conheço e outro para dor no estômago que também não conheço, no dia 30 passado fui fazer o retorno, agora a pedra está na bexiga e estou com ardencia na hora de urinar e urinando de pouco em pouco, ainda vou fazer retorno no dia 28 deste mês mas gostaria de saber se é normal estes sintomas que estou sentindo, ainda continuo tomando o medicamento de ervas e o outro para dor. Obrigada pela atenção.

  147. luciana disse:

    meu esposo tem uma pedra de 0,4mm no rim é nessessario cirurgia?

  148. Fernanda disse:

    O remédio que não conheço que estou tomando 3 vezes ao dia é Tiaton 10 mg e o de ervas ainda não consegui traduzir mas é fabricado por Kanpo Tsumura. Dr. para que serve este Tiaton 10mg? E também aguardo para saber se é normal arder para urinar e urinar várias vezes quando a pedra está na bexiga. Obrigada.

  149. karine disse:

    tenho uma irma de nove anos,ela tem pedra nos dois rins de 2mm,o medico diz que por enquanto nao ha o que fazer,mas estamos muito preocupados,o que devemos fazer?obrigada.

  150. adriana disse:

    olá DR. FERNANDO eu sofro a muitos anos com pedra nos rins ,meu cálculos são bilaterais colariformes são enormes ja fiz 2 cirurgias abertas um em cada um percutaneas e 25 litos e ja não aguento mais elas crescem de um dia pro outro é imprecionante é um sofrimento de um tratamento que tem resultados ja estou cansada e meus medicos tbm faço tratamento em JAÚ no hospital hamaral carvalho. o sr tem alguma resposta positiva pra mim pf. muito obrigada .ADRIANA.

  151. Fer disse:

    Dr, tenho 24 anos estou com 4 pedras em cada rim, sendo a maior de 7mm, e tinha uma na bexiga que derrubei ontem de 5mm. Minha mãe fez Litotripsia, e me indicou a fazer tbm, mas ontem estava pesquisando na Internet outros métodos, e achei um remédio chamado NQI, peguei emails de quem já tomou e realmente eles confirmaram que a eficacia é garantida, hj o farmaceutico me disse que o Litocit é muito bom tbm. Gostaria de saber o que seria melhor, remédios ou a Litotripsia mesmo? Estou muito nervosa, pois o incomodo é constante.
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

  152. Tatiana disse:

    Dr, tenho 23 anos e descobri há uns dois dias que meu rim direito parou de funcionar,através de uma urografia escrotal, consegui marcar uma consulta com urologista só daqui um mês, gostaria que me tirasse uma dúvida se estando com o rim esquerdo funcionando normalmente poderei futuramente engravidar e se posso tomar pílula anticoncepcional.
    Obrigada, aguardo uma resposta.

  153. Priscila disse:

    Dr. Aproximadamente dois meses percebi que não estava bem pois não conseguia urinar normalmente ela cortava sozinha logo no inicio mas a vontade de urinar era enorme, após o corte começou a sair gotas de sangue. Logo procurei um médico onde pediram exames de urina e me encaminharam para um especialista (urologista) pois devido aos fatos poderia ser pedra nos rins. O resultado da urina deu infecção e os exames(raio-x e ultrasom) solicitados pelo urologista estava tudo certo não acusou nada. De lá pra cá sinto dores fraquinhas na região dos rins q as vezes incomoda, fico preocupada será que deveria repetir os exames, pode ocorrer de estar com predas?
    Obrigada

  154. Cristiane disse:

    Dr.meu filho de apenas 6 anos esta com pedra nos rim de 0,79cm no rim direito.
    ele chega ah urinar sangue durante tres ou quatro dias,logo em seguida vem as dores lombais.medico falou q é grave pois esta prejudicando o rim e tem q fazer uma cirugia.

    gostaria de sab se tem outro modo de retirar esta pedra sem a cirugia?

  155. Rosa disse:

    Doutor, minha irmã tirou um rim a 6 anos após a tirada deste vem sentindo dores fortes na região até hoje, já passou por vários médicos fez exames e dizem que não tem nada e que deve tomar cuidado com os remédios que toma que pode afetar o outro rim. Que remédio ela poderia tomar para passar a dor?

    Obrigada,

  156. sonia disse:

    Doutor Bom dia , meu marido precida fazer com urgencia uma cirurgia nos rins a de tipo percutanea , gostaria de saber se em so paulo hospital das clinicas faz esse tipo de procedimento pelo sus , ou outro local q faça , agradeço.

  157. sonia disse:

    Doutor Bom dia , meu marido precida fazer com urgencia uma cirurgia nos rins a de tipo percutanea , gostaria de saber se em sao paulo hospital das clinicas faz esse tipo de procedimento pelo sus , ou outro local q faça , agradeço.

  158. carla 10/09/2010 disse:

    ola dr.boa tarde
    fiz uma listotripsia tirei um calculo faz 7meses e agora fiz uma ultrasso e deu pedra novamente
    e meu rim da c?
    irrurgia ta bastante dilatado e o direito tb ta esta comecando ja fui ao meu medico e ele falou q vou continuar assim o q fazer se esse meu rim ficar pior por favor m ajude estou desesperada
    existe algum remedio para rim dilatado por favor me ajude.estou aguardando resposta.

  159. Edla Rejane Fernandes disse:

    ola Dr. Fernando

    tenho uma pedra no meu rim esquerdo de quase 3cm, meu medico me informou que tenho que fazer uma cirurgia percutanea, o mais rapido possivel, pois posso perder o rim…
    gostaria de saber qual é o risco se eu demorar para fazer essa cirurgia??

    obrigada

  160. Adriana disse:

    Boa Tarde! Dr. Estou com pedras nos rins, uma no esquerdo de 0,7 cm e 3 pedras no direito sendo a maior de 0.6cm. Porém fiz um exame de urina coletada por 24 hrs e o resultado apresentou normal. Fui orientada pelo meu médico a tormar cha de quebra pedra durante o dia e uma colher de bicarbonato de sodio dissolvido em um copo d’água com 6 gotas de limão em jejum para evitar a formação de novas pedras. Não sinto dores e estou na dúvida será que vou ter tomar isto para o resto da vida? É correto tomar o bicarbonato? Por quanto tempo deve ser necessário? Obrigada1

  161. ELISABETH MARIA SALIM disse:

    Gostaria de saber qual o medicamento que poderia tomar para dilatar o canal da uretra, e pode expelir o cálculo renal?

  162. fis uma sirugia pelo canal pos tinha idronefrose bilateral. e escutei quando o medico dissi que nao acho nada.na minha ureta ai fis uma utra sonografia e uma imagem computadorizada.depos da sirugia e deu o resutado de idronefrose bi lateral e varios cauculos nos rinz. sera que a sirugia dos dois rins nao sevirao pra nada .eu butei ate duplo j.e sofri muito. me responda douto;

  163. simone disse:

    Dr. em que situação é mais comum operar os rins? minha sogra tem 65 anos, apareceu com uma infecção urinaria, e agora esta para operar os rins, perguntei se era pedra e ela disse que não sendo que nem ela sabe explicar o que tem e diz que os medicos não falam, os filhos dela moram longe, confesso que estou bastante preoculpada, mais não sei como posso ajudar, pois moramos em Estados diferentes não tenho como perguntar pessoalmente aos medicos…..se o senhor puder me dar alguns esclarecimentos em que situação é recomendado a operação nos rins…pesquisei na internet e não achei nada. Desde já muito obrigada pela atenção.

  164. wiramar cabral da silva disse:

    Minha menstruação vem 2 vezes no ano e eu sinto muita dor na area da barriga e quando eu sento ou levanto doi, quando tenho relação sexual doi muito na area da bexiga nem consigo me mecher.

    Já fiz tomografia computadorizada;
    Já fiz ressonância magnética;
    e ninguém descobre o que tenho
    o que eu faço?
    minha ginecologista mandou eu procurar um urologista esta certo?

  165. Bom dia eu tirei uma pedra do rim faz 4 dias e ainda sinto muitas dores … o que pode ser ?

  166. iraci de souza disse:

    tenho uma pedra parada no ureter ,esta passando pouca urina ,o rim esta com tamanho alterado gostaria de saber se existe algum medicamento que possa resolver sem ser procedimento cirurgico

  167. Douglas disse:

    Ola Doudor;
    Tenho uma pedra de 7mm…
    Ja expeli pedra umas 3vezes, você acha que com esse tamanha épossivel ela sair?

  168. André Vieira disse:

    Olá Doutor, Bom Dia!

    Gostei muito das explicações desse artigo que acabei de ler agora, ele foi muito esclarecedor para mim que sou leigo no assunto. Gostaria de fazer uma pergunta, que é:

    – Expeli um cálculo renal de 5mm há duas semanas atrás com algumas dificuldades mas sem maiores problemas, o que fiquei preocupado é que uma semana após, comecei a ter febre de 38,5 por 4 dias seguidos, fui no médico e em 2 urologistas e eles me disseram que é só uma gripe, porém, eu tenho sensações de incômodo e dores esporádicas no meu rim direito, como se fossem um incômodo e, gostaria de saber qual check-up que eu poderia fazer para ter certeza de que não estou desmerecendo a possibilidade de ainda ter algum problema no rim direito.

    Poderia me dar alguma dica?
    A imunidade do meu corpo pode baixar por causa do episódio do cálculo?

    Muito Obrigado!

  169. Bruno disse:

    Ola doutor,

    meu pai esta com uma pedra no rim, que ja foi tentado quebra-la por meio do laser porem nao obteve exito, entao o medico decidiu por uma operaçao tradicional, porem ele tem pressão alta constantemente e tambem 2 veias intupidas. gostaria de saber os riscos desta cirurgia

    desde ja Obrigado!

  170. Hevelyn disse:

    Oii eu tive pedra no rim, sem saber que está grávida fiiz a cirurgia a laser, quero saber se isso pode afetaa meeu bebe?
    Obrigada.!

  171. tatiane disse:

    ola; eu tenho pedra nos rins e infeção de urinaria,e quando vou fazer xixi sinto dor picada, e sangra..o devo fazer?? fui aomedico ela passa um antibiotico ciprofloxacino passo tre quatro mes bem e ai volta tudo de novo.

  172. Maria Izabel Rodrigues Picinato disse:

    Boa tarde,

    Estou gravida de 6 meses e comecei a ter dores nos rins, fiz uma ultrason e me foi apresentado um laudo onde existe uma cálculo no rim direito que mede 20 cm. Uma mulher grávida pode passar pro processo cirurgico?

  173. daniel disse:

    boa tarde,tenho calculo a mais de sete anos ja fiz duas cirurgia retirei seis calculos o maior tinha 3.6mm no momento tenho no rins direito um calculo de 2.4mm nao paro de produzir calculo o que devo fazer para reduzir boa tarde

  174. denise disse:

    fiz uma cirurgia a laser e não saiu tdas as pedras e foi feito tbn uma bendita de uma litotripsia e mesmo assim não saiu nada quero saber se tem outro jeito de retirar essas pedras, desde ja obrigado.

  175. alessandro dos santos disse:

    dr: nasci com apeb-nas um rins somente com o direito e foi diagnosticado que tenho uma pedra e vou realizar talves cirurgia a laser ou se ela aumentou vai ser de modo convencional quai são meus risco de vida!

  176. Juliana disse:

    Dr, Bom dia!
    Tive uma pedra no rim direito de 1,2 cm que foi fragmentada com cinco sessões de LECO , agora que fiquei livre dela ao fazer o ultrasson de controle descobri que tenho outra no rim esquerdo de 0,5 cm , porém não tenho sintomas . Gostaria de engravidar qual a conduta a ser tomada referente a esse cálculo.

  177. Doutor,

    eu fui diagnosticado com um cálculo de 0,8mm e sentia fortissimas dores ao ponto de tomar morfina por diversas vezes uma vez que o dramal,buscopan e genêricos não surtiam efeito.. bebi bastante líquido.. inclusive tomei muito suco de abacaxi com coca cola e o cálculo desceu imediatamente para a bexiga.. o cálculo ainda não foi expelido e ainda sinto dores nos rins e fiz uma litrotripsia … minha pergunta é: mesmo eu me cuidando.. quais são as probabilidades de eu perder a funcionalidade de ambos os rins e ter que me submeter outros procedimentos para drenar meu sangue? há algum grande risco… o fato de eu beber muita agua me previne disso mesmo após ter tido cálculo no rins? obrigado

  178. Angelita L Silva disse:

    Estou com uma dorzinha irritante na região dos rins, fiz ultrasson e nada foi detectado, porém no exame de urina de que as hemácias estão em 48.000/ml. Isso indica que tenho calculo nos rins, mesmo não parecendo no ultrasson?

    gostaria de um parecer
    obrigada

  179. anne disse:

    tenho dores nas costas e na costela no lado direito, os medicos suspeitavam de calculos renais.
    Fiz uma ultrason e deu que tenho 2 finos cristais caliciais no polon superior do rim direito.
    Só que faz mais de 1 mês que sinto essas dores, ela não é taõ forte como falam , mais incomoda, gostaria de saber o porque tenho essas dores, e o que devo fazer?

  180. maiara barbosa disse:

    ola doutor… tenho quatro pedras, duas em cada rin todas com 6mm, fui ao médico e ele so me mandou tomar muita agua e esperar mas tenho muitas dores, febre, dor de cabeça. tomo buscopan mais a dor so passa por alguns instantes e logo volta, esses sintomas tem haver com as pedras?? tem algo que posso fazer para passar a dor?? e o tamanho ads minhas pedras é considerada grande? tenho chance de eliminar? desde ja agradeço.

  181. Vanessa P Silva disse:

    Olá Dr. tenho uma filhe que tem 8 anos e est com pedra no rin direito de aprox meio centimentro e alguns pontinho que sugere litiase no esquerdo de sabado pra ca ela esta tendo constante colicas renais e começou a liberar proteina POSITIVO (+) e sangue será que isso é devido a pedra ou pode ser outra coisa, ja esta fazendo tratamento na unicamp e passou com um Urologista aqui mas gostaria de saber se é normal? o sr acha que a pedra do rin direito sai sozinha ou tem ser feito a litrotpsia? ja faz um ano que ela esta assim e nesse meio tempo a pedra só aumentou… por favor encarecidamnte me reponda…….

  182. nubia soares disse:

    Drº minha mãe tem 52 anos, e decobrimos um calculo renal com 2,3 cm calculo coraliforme, gostaria de saber qual a melhor e mais segura forma de operar esse calculo. O maior medo dela e que fique vestigios e ela tenha dores depois.

  183. simone costa disse:

    tenho 2 pedra no rim direito ja fazem mais de 1 ano quando descobri ela estava com 0,2cm agora elas medem 0,5 cm ! quase todo dia estou tendo crise de dor sempre vou ao regional da minha cidade eles aplicam buscopan e eu volto pra casa,agora marquei uma consulta com o urologista pois o medico do psto de saude com quem eu me consultei deu uma guia para eu passar direto com especialista! sera que no meu caso vai ser cirurgia ou ele vai mandar eu tomar agua porque eu nao aguento mais ouvir isso e ter que tomar 3 litros de agua por dia e a dor continuar e o pior que essa dor ja esta interferindo no meu local de trabalho pois trabalho em pé sou vendedora e minha patroa quer que eu me cuide mais nao posso obrigar os medicos me operarem o que eu devo fazer? o que eu posso estar perguntando ao medico a respeito dessa crise? e a cirurgia seria o metodo mais simples e correto para eliminar a dor?o medico se quiser pode optar pela cirurgia apesar do tamanho da pedra ser 0,5cm? desde ja agradeço. bom dia!!

  184. isa fienes disse:

    por favor quero saber sobre hidronefrose leve bilateral, tem tratamento ? cirurgia? é doença grave ? sou hipertensa (uso medicamentos) isso é o causador de hidronefrose ?

  185. Bom dia, tirem dúvidas atroz,a Hidronefrose leve bilateral tem tratamento, ou é só cirúrgico? corro o risco de vir a faze hemodialise por conta ? esta é uma doença grave? sou hipertensa, 55a, e uso medicamento para hipertensão há 10aa.POR FAVOR…

  186. ivani garcia disse:

    olá doutor, fiz exame de urina e deu oxalato de
    calcio e sangue na urina pode ser calculos estou
    aguardando o ultrasom, não tenho cólicas e nem
    dor só sinto dor e queimação quando urino no
    canal da urina , mas na cultura não tenho bactérias o que poderá ser? pode ser pedras
    esta dor e queimação que sinto no canal da urina?
    por favor me ajude?

  187. Andreia Pereira da Silva disse:

    Bom dia , Dr Fernando
    Tenho pedra nos dois rins , sofro quase todos os dias com muitas dores .
    Já fiz duas litotripsia mais não consegui emplodir
    nehuma das pedras .
    Alguns medicos me falam que não posso realizar uma cirurgia convecional porque as pedras são pequenas .
    Por favor Dr Fernando o que devo fazer pois continuo com dores fortes e acredito que a litotripsia não vai me ajudar .
    Fico aguardo sua resposta
    Muito obrigada .
    Andreia Pereira .

  188. iracema disse:

    ola dra. bom dia minha mãe a 8 meses fez cirurgia do rins esquerdo para tirar uma pedra que media 3,0 cm .. depois dessa cirurgia ela ainda sente dor no local do rins… o que deve ser estou preocupadissima ?

  189. daia disse:

    olá doutor… estou com pedra no rim de 1,8cm, o médico disse q não há necessidade de tirá-la pq não estou tendo cólicas renais… Gostaria de saber se devo tirar ou não essa pedra!!! tenho infecção urinaria frequentemente, isso ocorre pelo fato de eu estar com pedra no rim?? há possibilidade dessa pedra diminuir???

    Obrigada

  190. Cristiane Oliveira disse:

    Olá Drº; boa noite,já faz alguns anos q tenho calculo renal, desde então estou sempre c/ acompanhamento médico, sempre tenho crise e tenho q ir p/ o hospital tomar soro e remédio na veia,já fiz todos os exames(raio-x,ultrasson,urina cultura) e meu rim fica produzindo areia;;; em dezembro tive uma crise e fui p/ o hospital tomei um remédio na veia e me deu alergia e o meu medico pediu p/ eu fazer uma urografia excretora, pq é o unico exame q resta p/ dar uma resposta exata, só que no hospital me falaram p/ não fazer pq tive alergia, q se eu fazer corro risco de vida;;;
    Eu não sei o q fazer estou sentindo dores e estou tomando remédio p/ tirar a dor,não estou aguentando mais!!! o q devo fazer??? me de sua opinião por favor;;;
    obrigado

  191. marta gomes disse:

    fiz uma nefrectomia recente por causa das pedras tive idronefrose e descubri na fase tardia nao tinha dores bom a minha duvida e eu tenho uma pedra bem pequena no rim esquerdo eu gostaria de saber se tem perigo de perder o rim esquerdo como perdi o direito marta gomes

  192. osires disse:

    ola doutor meu marido tem pedra nos dois rins ja fez litropripsia cirugia pelo canal e a cirugia com corte,mais esta com pedra parada no canal ja colocou caterte duas vezes e agora esta com caterter ja tem um mes mais sente muita dor nao tem remedio q corte a dor nao ta nem podendo ficar de pé e urina com sangue por favor o que seria melhor fazer pra resolver isso.obrigada

  193. Vera Brito disse:

    Bom dia!
    Doutor, tenho ima irmã que ja fez 8 litotripsia e ainda continua com calculos pois quando começou a fazer o calculo tinha 2,5cm, e nenhuma vez os médicos colocaram cateter isto é normal? Muitas litotripsias pode prejudicar o funcionamento dos rins? Por favor me responda pois estamos preocupadas.
    Obrigada

  194. daiana benedita disse:

    doutor estou com caculo coraliforme gostaria de saber o que posso beber e comer para ajudar ? obrigado

  195. Ney Sandro disse:

    Ola Dr. Fernando,
    Bom dia,
    Tenho um historico de pessoas com calculo renal em minha familia, já àlgum tempo sintia dores nas costa nas proximidades dos rins, recentemente tive uma dor mais forte que a costumeira só sendo resolvida com medicação injetavel e acabei por eliminar um calculo.

    Procurei um urologista que prontamente me solicitou um ultrason e urografia escretora. No ultrason tudo aparentemente normal só constando um micro calculo no rin direito, já na urografia meu rin direito não eliminou o contraste nem apos 24hs.

    No retorno ao urologista, ele falou que deveria fazer uma nefrolitotripsia trans-nefroscopia por ondas de choque e uma colocação cirurguca de duplo j unilateral, sendo utilizado a urete para introduzir.

    Questionei-o quanto aos probemas durante e apos o procedimento, ele me informou que seriam minimos, informei que conhecia casos em que pessoas ao terem introduzido este duplo j ocorreu o seu desprendimento tendo que ser retirado as pressas, ele informou que não se desprende.
    Perguntei ainda sobre os cuidados que deveria ter pos colocação pois ele me informou que deveria ficar por duas ou trez semanas e me informou que não deveria ter maiores cuidados.

    Gostaria se possivel que me esclaresse-se sobre esse procedimento, e se realmente posso ter uma vida normal durante as semanas que estarei com o duplo j,e se teria outro procedimento que possa ser utilizado, pois meu trabalho requer um relativo grau de movimentação e ocasionalmente devo pegar objetos pesados, pois trabalho em uma gráfica.
    Des de já agredeço sua atenção.
    Att.: Ney Sandro
    P.s.: os exames foram feitos primeiro a urografia 4 dias depois o ultrason e o procedimento a cima mensionado será realizado 25 dias apos os exames, pode ter ocorrido mudanças, seria melhor solicitar algum outro exame para ter uma possição mais atual do meu quadro clinico?

  196. kamilla disse:

    Dr. Minha mãe está com mts dores fizemos uma ultrason o dr informou que havia uma pedra de 0,8 mm estamos fazendo tratamento depois de 1 semana, a dor não deiminuiu fizemos novamente uma ultrasonografia e o dr detectou uma pedra de 8,0 cm ,,estamos desesperadas , vamos fazer uma tomografia amanhã para poder fazer a cirurgia . pode por favor me informar como ela esta com uma pedra de 8 cm e só agora veiu sentir dor .e pq só agora descobrimos .. obrigada .

  197. andrea disse:

    Estou com calculo ureteral distal, identificado atraves de tomografia, ele mede 4mm, o medico pediu para eu beber bastante água e aguardar 4 dias, se não sair terei que fazer cirurgia, ele falou que é muito pequeno para explodir e não me passou nenhum medicamento, li sobre alfabloqueadores, será que a cirurgia é realmente necessária, devo pedir segunda opinião.

  198. OLA GOSTARIA DE SABER DE VOSSA PARTE QUAL HOSPITAL QUE FAZ APLICAÇAO DO BOTOX EM BEXIGA IPERATIVA POIS JA FIZ TODOS OS EXAMES MAS NAO ENCONTRO AONDE APLICAR ALEGAM QUE FALTAM O BOTOX SENDO QUE NAO TENHO CONVENIO SOU DO SUDS AONDE TEM FICAREI AGUARDANDO UMA RESPOSTA DE VOSSA PARTE SEM MAIS AGRADEÇO PELA VOSSA GENTILEZA

  199. natalia disse:

    Olá boa noite dr gostaria de saber o que eu faço para aliviar as minhas dores,pois tenho pedra no rim esquerdo no tamanho de 4 cm,estou tomando bastante chá de quebra pedra e as minhas dores continua me ajude por favor.

  200. regina disse:

    bom dia, doutor meu esposo tirou a vesícula por estar com cálculos em novembro, agora em abril descobrimos que esta com pedras no rim esta sentindo fortes dores, e quando temos relãção sexual ele diz que dói muito isso e comum ele esta muito preocupado, obrigada.

  201. Jocimar disse:

    Olá doutor,
    Tenho 50 anos de idade e desde dos 18 anos tenho formação de cálculos, já perdi as contas de quantas vezes fiz a litotripcia por várias vezes após feito o procedimento da lito teve algumas vezes que a pedra fragmentada agarrou na ureter, e o organismo parou de funcionar não conseguia urinar, não conseguia evacuar, e com muitas dores, tive que pedir socorro a minha esposa para me levar para o hospital urgente, chegando lá me colocaram no soro me deram rémedio para dor e chamaram o meu urologista e ele rapidamente teve que retirar o cálculo pelo penis e depois colocou a cateter duplo j. Foi retirado dois cáculos dos rins direito e estou com multiplos cálculos no rins esquerdo, vou ter que fazer nova litotripcia, o meu medo é se agarrar de novo na ureter. Eu bebo uns treis litros de agua por dia. Agora o médico passou um rémedio litociti. E o médico me informou que depois de limpar os dois rins vai tratar a causa de tantas formacão de cálculo no meu rins, as vezes fico penssando que a cada litotripicia que faço forma mais calculo, mais não sou médico para me avaliar, meu pai tem 75 anos de idade e tambem desde novo ele sofre com esse problema. Eu tenho algumas perguntas para fazer doutor! Formação de cálculos a pessoa corre risco de perder os rins? Quando é feito a litotripicia por várias vezes a pessoa os rins pode sofrer algun tipo de lesão? Tem algun medicamento novo no mercado para espelir as pedras ou talvez amolecer os cálculos para ele descer melhor. Não aguento mais esse sofrimento. Eu queria fazer a laser mais ele falou que não é tão simples assim, teria que ficar com cateter durante algum tempo para dilatar a ureta e depois fazer o procedimento. Isso procede? Se a pessoa fizer a laiser as chances de não formar mais pedras diminuem?
    Desde já agradeço a atenção.
    Abraço.

  202. ildete novais disse:

    dr.tenho rins policístico e calculos no direito o calculo mede 14,14 e no esquerdo mede 6,8 o que devo fazer sinto várias dores fortissímas ja fui internada com pielonefrite e o que faço?me mande a resposta urgente pois falaram q tenho q fazer litrotripsia

  203. maria costa disse:

    Boa noite
    Estou com pedra ,cerca de 7mm no ureter há 2 dias,já próxima da bexiga, contudo só sinto uma ligeira impressão,estou a tomar voltaren 75 1x/dia e muita água quente nas costas, mas o urologista diz que, se não sair ao fim de 4 dias, tenho de retirá-la..tb fiz exame de creatina e está normal.Acha que devo tirar já ou posso esperar mais uns dias que desça?Aproveito para perguntar qual a sua opinião sobre o NQI e se é inócuo?
    Meus agradecimentos

  204. Vanessa P Silva disse:

    Olá tenho uma filha de 9 anos ela esta com pedras nops rins e uma de 0,6 mm no ureter direito e esta com hifronefrose a mnontante gostaria de saber se isso é serio levro ela nos medicos e ninguem me diz nada, a uma semana ela fez uma litrotpsia e na hora não quebrou nada mas dali a 3 dias liberou um pedaço pequeno da pedra gostaria de saber se a hidronefrose diminui com isso e se é muito sério por favor não sei mas a quem recorrer me ajudem com a resposta com a maxima de urgencia possivel.

  205. Márcio Almeida disse:

    Dr. Fernando, Boa noite. Meu primo com cálculo renal, ficou 4 dias sem urinar, a intervenção médica só aconteceu neste dia onde drenaram, mas no quinto dia foi feita a cirurgia para retirar a pedra e fomos informados que os rins não estão funcionando. Gostaria de saber qual a possibilidade de voltarem a funcionar? Ele tem 22 anos.

  206. Patricia disse:

    Olá Dr. ouvi vários depoimentos de pessoas que usaram NQI e disseram que resolveu o problema com cálculos.Sei que não é um medicamento e sim um suplemento, assim como muita gente fala que o chá de quebra pedra resolve e até os médicos falam para tomar. Osenhor poderia me dizer sua opinião a respeito? preciso de orientações pois dizem que as opções são poucas para solucionar.
    Obrigado, aguardo resposta

  207. Marcelo disse:

    Dr. boa noite!
    Eu tinha uma pedra de 4,8mm no ostil do ureter no dia 5/5 acusou na tomografia, sofri muito fiz outra tomografia dia17/5 e a mesma não estava mais lá, graças a Deus, mais ainda sinto muita dor e queimação no local, isso é normal fica dolorido mesmo hj são dia 12 /06 já tem quase um mês e ainda doi e queima.

  208. Valdiceia Chagas disse:

    Oi sempre tive varias infeções urinarias.Agora depois de um exame de urografia escretora,descobri um calculo de 4.5 cm coraliforme.O medico falou que tenho que fazer uma cirurgia aberta .estou com muito medo.. tenho medo das compricações.mas ele falou que não tenho escolha.tenho que faze…sera que nao da para fazer por video…porque que ele falou que nao da..Obrigada…..

  209. Juliana Piza disse:

    Olá Doutor,
    Fiz uma cirurgia a laser a 4 dias atrás para retirada de um cálculo e estou agora sentindo um desconforto, uma dor aguda no rim em que foi feita a cirurgia. Gostaria de saber se isso é normal?
    Também aproveito para perguntar ao senhor sobre a eficácia e se há contra indicação ao uso de NQI para prevenção de outros cálculos.
    Grata desde já.

    Juliana

  210. Alane Lima disse:

    Dr. gostei muito do seu blog,é que tirou minhas duvidas ,eu tenho frequentemente dores nos rins,eu ja tive calculo renal e tive muitas crises ,passei algum tempo sem ter e agora apareceu novamente,será que posso esta com calculo de novo? E vem aquela sençaçao de beixiga cheia mas nao esta cheia e doendo os rins canal e beixiga.e tenho muita dificuldade de beber agua nao gosto. aguardo respostas

  211. patricia disse:

    BOA TARDE DOUTOR ESTOU COM HIDRONEFROSE E LITIASE A ESQUERDA , GOSTARIA DE SABER O QUE É , QUAL O TRATAMENTO , E SE CORRO O RISCO DE PERDER MEU RIM , COMO UM MÉDICO ME FALOU ?
    AGRADEÇO DESDE JÁ E AGUARDO RESPOSTA .

    ATT: PATRICIA

    • drfernando disse:

      Voce precisa procurar um Urologista para orientá-la sobre qual a melhor abordagem.

      Sinceramente,

      Prof. Dr. Fernando Almeida
      Rua Barata Ribeiro, 414 cj: 15/16
      São Paulo-SP
      Tel. 11-3812 5413

  212. carlos antonio do nascimento disse:

    O meu filho tem19 anos e acabou de fazer uma cirurgia de retiradade uma pedra nos rins,porem o medico,disse que ele teria que ficar mais alguns dias como cateter,dentro do organismo,gostaria de saber o porque ele ter que ficar com esse cateter,e se o fato das constantes dores de cabeça é devido o cateter ou as reaçõesé devido a cirurgia?

  213. ana cleia disse:

    ola doutor a 15 dias fiz litotlipisia mais ja sentir colicas renais constante e nao paro de vomitar.que eu devo fazer pois eu sinto um desconforto muito ao urinar. nao consigo dormir.me ajude .desde ja obribada.

  214. elisangela disse:

    ola tenho calculos coraliforme quero saber se terei de fazer cirurgia ou se tem tatamento ? e se a cirurgia é complicada e doloroza?

  215. daise cristina disse:

    me chamo daise e dia 16/07/2011 tive uma crise de dor nos rins , senti muita dor , fiquei no soro , e agora já em casa estou sentindo uma pequena cólica do lado esquerdo o mesmo lado onde tiva a cólica , será que é a pedra que esta agarrada na uretra ? e se for ela sai sozinha ?

  216. mauricio disse:

    olha se pedra nos rins se assemelha a dor de parto,mulheres eu as respeito muito.doi de mais

  217. le disse:

    Boa tarde Dr.

    Estou com litíase no rim de quase meio centímetro estou angustiada pois quero engravidar e não sei as complicasões que isso pode me trazer. Pode me ajudar a esclarecer minha dúvida se fará mal a minha gestação ou não pois já sinto um pouco de dor.

  218. fabio ferreira pinto disse:

    boa tarde doutor, stou sentindo fortes dores do lado dieito logo acima orgao genital, ja fui em varios medicos fiz varios exames de sangue, urina e um ultrassom, mas deu normal o que poder ser porque continuo sentindo muitos encomodos do lado direito.

  219. Celso Garcia disse:

    Boa dia Dr. Fernando Almeida,

    Eu fiz o US Abdômen Total e a impressão diagnóstica foi:
    Calcificação Parênquima Prostático de 7,0 mm.

    Eu tenho que retirar/extrair esse tipo de Calcificação?

    Se sim, de que forma: cirurgia, endoscopia, remédio, dieta, etc?

    Se não, mantê-la pode causar algum efeito colateral/mal?

    Nota: Essa calcificação/pedra está me incomodando há 2 meses pelas dores que sinto do lado esquerdo perto da cintura.

    Atenciosamente,
    Celso

  220. Simone disse:

    Dr. Boa noite!

    Meu pai tem sentido muita dificuldade pra urinar. Segundo ele, todas as vezes que vai urinar, sente vontade de soltar gases.. isso tem haver com o aumento da próstata?

    Obrigada!

  221. rafaela carmo disse:

    oi dr. queria tirar uma duvida, a minha irma de 6 anos tem uma pedra nos rins especificamente de 3 cm. um medico urologista dr francinaldo petrônio receitou para ela um remedio chamado litocit de 5 mEq para tomar dois comprimidos por dia. mas so foi encontrada na forma de uso adulto, e fomos enformadas que nao existe uso pediatrico.e verdade que nao existe o pediatrico?e estamos com medo de dar o de uso adulto! o que fazer?

  222. Elisabete disse:

    Boa tarde Dr !

    A filha (+- 11 anos) de uma amiga tem o rim com o crescimento paralizado/muito lento há quase dois anos. A diferença almenta com o passar dos dias e atualmente chega a 30% se comparada ao rim normal. Os médicos não saber afirmar a causa. Pode ser de uma queda ou pancada brusca?
    Agradeço sua atenção.

  223. girlene disse:

    olá Dr. Fernando, a prima do meu marido tirou um rim ele pode comer o que ?

  224. luiz disse:

    tenho calculo renal a 7 anos, expeli mais de 19 pedras de 3 mm a 2 cm e ainda tenho varias, mas tenho certeza que e pior do mundo!calculo renal pode causar insuficiencia renal? levando a pessoa a fazer emodialize?gostaria de saber muito esta resposta.

    desde já agradeço!

  225. maria rosane de avila da silva disse:

    boa noite dr,estou muito preocupada com a situaçao do meu marido porque ele esta perdendo um dos rins poriso estou pedindo que alguem me ajude conseguir um medico urologista e um hospital ,em porto alegre porque somos d rio grande d sul,morramos em capela d santana mas a prefeitura daqui nao faz nada ,por favor me ajude ,obrig!!!!!!!!!!aguardo resp sei q deus vai colocar um abençoado para nos ajudar ….amem

  226. Ronaldo disse:

    Boa noite.
    Gostaria d saber se é realmente necessario a estração ou implosão da pedra, pois a minha tem 1 cm e pelo que sei esse tamanho não passa pela uretra, não tenho nenhum tipo de dor, e não sei se vou ter por conta da pedra, mas tive uma infecção urinaria e ai descobri essa pedra, mas não tenho dor, tem que tirar mesmo,???

    Obrigado!

  227. neide m de almeida disse:

    parabens pelo site eu discubri vaias coisas k ainda nao tinha conhecimento,pois tb tenho calulos ja fiz 3 cirurgias,tenho o rin direto delatado e a ureta tb !eu queri saber mais sobre o tratamento do nqi,e si esse procedimento ja foi aprovado pelo ministerio da saude?? obrigado pelas orentaçaoes NEIDE!!!

  228. tatiana disse:

    Boa tarde Dourtor!!
    Já faz 2 semanas que estou tendo colica renal,ao ir no pronto socorro foi constatado que tenho um pedra no rim direito que ela nao é pequena,
    Gostaria de saber se tem algum remedio para dissolver essa pedra,e qual o tamanho maximo para pedra sair pela urina.

    Grata

  229. glaucia disse:

    Tenho um filho de 11 anos que sofre muito com colicas renais,ja fiz varios exames e nehum medico consegui descobrir,nada disse que seus exames deram normais,so que ele se queixa muita dores nas costas ,jza não sei o que fazer,ele quase não urina gostaria de saber quantas vezes seria o normal urinar,ja fui ate no urologista ele me pediu uma tomografia.o que faço?

  230. Cristina disse:

    ola tenho calculos coraliforme no rim direito e pedra no rim esquesdo de 2,5cm, além de tudo estou com gordura no fígado, tenho 48 anos e não estou conseguindo operar a senhor pode me ajudar

  231. Vanessa disse:

    Boa tarde Dr.

    Eu realizei um procedimento de retirarada de um cálculo de 0,6mm com a colocação de um cateter e permaneci com o mesmo por 7 dias. Gostaria de saber se posso ter relação sexual normalmente, se não, por quantos dias devo esperar?

    Agradeçida.

  232. Danielle disse:

    Doutor tive filho a 2 meses,hoje estou com uma infecçaõ urinária muito forte e os médicos dizem que eu só posso tomar Cefalexina 500mg ,já estou tomando fazem 3 dias e ainda não melhorou.Fico a noite inteira indo ao banheiro urinar um pingo e quase morro de dor.O que devo fazer?

  233. Danielle disse:

    Dr Fernando fia uma nefrolitotripsia a 6 mese uma ultrassonografia via urinaria a dois meses atras,e não havia dado nenhum problema mas fiz outra a semana passada e alem do rim que passei por cirurgia a seis meses o outro ja esta constando calculo no esquerdo de0,86cm e no direito de 0,36 o que faço para descobri o pq desses calculos?

  234. vitoria disse:

    meu esposo ja sofri a 17 anos com pedras nos rins ja feis 5 cirurgias ms continua com as pedras nao saiuquase nada e ja foi em varios medicos e nenhum resolveu ele senti muitas dores quando esta deitado tem que mudar de posiçao na cama por causa das dores e dems coitado ja feis de tudo paar nada resolveu peço ajuda ele tem plano de saude e AMIL se algum medico por ajudar agradeço

  235. maria sandra disse:

    ola eu sinto muitas dores no pé da barriga e dores nas costas de 1 dia e até mais por sermana toda vez q vou ao medico fala q estou com infecçao de urina tomo remedio mais volta tudo de novo teve vez q eu estava com dor fiz esame nao deu nada e continuo com dor depois q tive meu filho pioro gostaria que pudesse dar algum diagnostico pra mim agradeceria sua ajuda

  236. Marlos disse:

    Caro Dr Fernando. Gostaria de saber do senhor sobre um produto natural existente para dissolver pedra no rim se é verdadeira, trata-se de um suplemento alimentar por nome de NQI que segundo depoimentos de algumas pessoas inclusive de medico esse produtoé eficaz no dissolvimento do calculo. Como tenho calculos no rim esquerdo e venho sofrendo de constantes crizes gostaria de saber do Dr Fernando se é aconselhavel usar o citado produto. O meu urologista indica a cirurgia mais haja visto que estou tambem com um problema cardiaco (fibrilaçao) fiquei assusta p/ enfrentar a cirurgia

  237. flávia disse:

    bem, presciso saber estou com duvidas
    a 4 meses atras esta portando o duplo j, pois tenho cauculos coraliformesm bem mas do lado direito que no esquerdo,vou ter que fazer a cirurgia para retira-los e tirei o duplo j ja tem 3 meses, estou suspeitando estar gravida, tem algum perigo, pois a 6 anos atras tiveuma pré eclapsia meu filho nasceu de 26 semanas,corro algum risco me responda aguardo anciosa, obrigada, flávia

  238. virginia disse:

    minha irmã esta internada em estada grave no hospital por causa de pedra nos rins.
    ela está com infecção generalizada. isso é muito comum ou é raro esse tipo de reação?

  239. bruno siqueira disse:

    eu operei u rim
    coloqei um cateter ! eu posso fazr academia normal ???

    ou é proibido fazr esforço físico o médico me falou qe eu podia viver minha vida normal
    ,mais esqueci di perguntar c eu podia fazr academia

  240. mario disse:

    Boa noite Dr., algumas vezes sinto dores muito fortes no rin lado esquerdo e senti pelo menos uma do lado direito, e por esses dias tenho sentido ardencia no canal e vontade de urinar, isso pode ser calculo renal?; obrigado.

  241. camila souza disse:

    á algum tempo vinha sentindo muita dor no abdomem do lado direito, fiz exame de urina deu infecçaõ, depois o medico me pediu um ultrassom e constou que eu estava com uma pedra de 4mm no rim esquerdo e no rim direito não deu para ver porque o medico falou que a pedra já tinha descido e estava no canal da urina, passei com um urologista e ele me pediu uma tumografia , fiz a tumografia 2 semanas depois do ultrassom e já não tinha mais pedra nenhuma nos dois rins, o medico disse que a pedra foi eliminada naturalmente, porém continuo sentido muita dor no abdomem e nas costas, eu queria saber se é normal continuar a dor por alguns dias depois que pedra sai ou essa dor pode estar sendo causada pela infecção pois dentro de um mês a infecção aumentou 5x.

  242. Thais Vieira da Silva disse:

    Oi Dr. sou Thais tenho pedras nos rins sempre bebi bastante aguá e mesmo assim não consegui não te-las.Quero saber se na hora de sair pelo canal ela doi tô com medo porque não quero sentir aquela dor forte novamente.Queria saber o processo de quando ela passa pela ureter para ir a bexiga até sair……..
    Te agradeço muito e aguardo sua resposta…….

  243. Thais Vieira da Silva disse:

    Oi Dr. Thais de novo só para tirar mais uma dúvida Na minha ultrassonografia esta assim:
    Tópicos.
    Ausências de dilatações pielocalicinais e ureterais.
    Parênquima com espessura e ecogenicidade preservadas.
    E essa a mais que eu estou mais em dúvida….
    Cálculo inferior direito de 4.7mm e médio esquerdo de 4.6 mm.
    Esse é o tamanho delas?
    E é dolorido para sair…
    Obrigada

  244. Sandro de Souza disse:

    Doutor, realizei uma ultra-sonografia e foi constado que tenho uma pedra no rim direito que mede 0,7cm e quadro mico-calculos no lado esquerdo. Estou com alguns sintomas Taís como: ardume na urina, dores no testículo, dores nas costas e na virilha e por ultimo tenho notado que minhas mãos alteram a cor… Uma hora esta vermelha ou roxa e às vezes sinto dores nas juntas das mãos….Isto tudo é referente estas pedra ?

    Desde já agradeço a vossa atenção.

    Abraço.

  245. Franciele disse:

    Ola doutor eu tenho uma pedra no rim de 0,5cm
    Estou tomando um antibiotico por nome de tamiran
    Vou tomar durante quinze dias,hoje ja faz 14 dias, que estou tomando esse medicamento.Mais eu sinto muita dor nas pernas nos braços e nas maõs,eu nao consigo mal fechar a mao de tanto que doi é uma dor muita forte no corpo e eu ja nem sei mais o que fazer, por favor se o senhor poder me ajudar eu agradeço muito pois eu ja nao to suportanto tanta dor.

  246. Rafaelle disse:

    tenho nefrolitiase bilateral,no rim esquerdo:0.66 e 0.43 e no rim direito 0.66…esta mto grave??vai ser preciso fazer cirugia???

  247. lorena disse:

    eu tive que tirar o rim esquedo por que nasci com a pelve renal obstruida, qual o risco que tenho se engravidar…

  248. leandro filipak disse:

    bom dia…eu estou com um incomodo no canal da urina…eu moro no Japao…eu fui no medico, e ele mandou eu fazer uma radiografia computadorizada…e saiu q eu tenho 2 pedras no rin esquerdo…uma de 4cm, e outra de 1,5cm…a de 4 esta parada…a de 1,5 esta perto do canal da urina…ele quer me operar…este eo melhor tratamento? e dae eu fui em outro medico, e ele falou q e para eu mexer so na que esta no canal da urina, e fazer a laser….q a de 4cm nao e para mexer…por favor me ajude com um conselho ou uma explicacao…muito obrigado e que Deus te abencoe.

  249. Angelica Garcia disse:

    Bom dia! a 1 mês fui ao medico com forte dores…e foi constatado 2 pedras, uma no canal da urina e a outra no rim.A do canal da urina saiu, a outra to tomando muita agua pra ela descer tabem, so q depois disso to com dor nas costas e uma colica suportavel, mais todos os dias, é normal? e minha mestruação não veio , mais tambem não to gravida porque fiz exame e deu negativo!

  250. IVONE disse:

    OI DOUTOR TUDO BEM, EU QUERO TE FAZER UMA PERGUNTAR QUE ESTÁ MIM INCOMODADANDO.
    DOUTOR NEFROLITÍASE BILATERAL FAZ A BARRIGAR INCHAR. PORQUE ?

  251. FERNANDA disse:

    Dr. Fernando Olá bom dia, olha estou com uma pedra de 0,8 mm no rim esquerdo. ela ainda não começou a me encomodar. em relação a isso qual seria a melhor alternativa para removela. ja busquei ajuda de um urolugista e ela solicitou que eu fizesse a de ondas de choque, no meu caso sera que vai da certo?

  252. Manuela disse:

    doutor,eu estava com umaa pedrinha nos rins esquerdo,pois ja estava chegando perto da bexiga,tomei cha de quebra pedra.no mes seguinte fiquei gravida,estou muito preocupada porque tenho medo que eu ainda esteja com a pedra e isso possa afetar o meu filho.o que posso e devo fazer?

  253. sultao disse:

    boa noite Dr. fiz nefrolitiase por aprox.
    50 minutos, nao senti dor alguma
    obs: fiz nefro porque estava com sangue na urina e( pedra claro) mas sem dor alguma.
    agora estou tendo colicas , sensaçao de barriga dura, tontura muito mal estar
    te pergunto qto tempo demora em media para
    o organismo expelir os residuos e o mal estar
    passar ? muito obrigado pela atençao abraços!!!

  254. Cristiane disse:

    Olá!
    gostaria de saber se toda pessoa que tem estenose de jup, necessita fazer cirurgia? Sinto dor todos so dias, isso é normal?
    Obrigada!

  255. Luana Soraia disse:

    Olá dr.
    Eu tenho 17 anos, e nesta ultima semana tive dores horriveis no lado direito do abdomen, foi no P.S. mas não concluiram nada mesmo com a ecografia, até q sexta a pedra de aproximadamente 4mm expeliu naturalmente pela urina. A minha duvida é se é “normal” com 17 anos ter pedra no rim….
    obs: a familia da minha mãe praticamente inteira tem problemas com pedra no rim, então pode ser um problema hereditário?

  256. vladimir lopes disse:

    Boa noite Dr. Fernando tenho uma pergunta fiquei uns 3 dias fazendo uma urina escura para depois eu ter dores fortes a minha dor e muito forte mesmo quando caminho parece que meu rin esta solto e esta dor vem depois que faço urina sera q e mesmo calculo renal

  257. joseane pereira disse:

    ola dr. gostaria de saber estou com pedra no rin e esta com 0,5 e caso de opera. sento muitas dores. obrigada.estou esperando sua resposta.

  258. oi boa noite,Dr.FERNANDO,o que faço para coloquar essa pedra pra fora,qual remedio,OBG.

  259. reginaldo disse:

    ola doutor, em um exame que fiz a 9anos foi constatado que havia uma pedra no rim porem muito pequena naquela ocasiao o medico disse que nao seria nescessario mexer, a 6 anos faco tratamento com reumatologista, sera que essas dores de articulacoes pode ter sido pela pedra, ou nao e as vezes sinto dores fortes na lombar.
    responda-me por favor.

  260. Daiane Maia disse:

    doutor, estou com hidronefrose leve no rim direito e litiase renal bilateral, ou seja o medico me disse que o meu rim direito está muito inflamado e que os 2 têm pedras, ainda pequenas. Contei que minha menstruação ainda não veio este mês e ele me disse que ou eu estaria grávida ou já estou com uma infecção generalizada, por isso a mesma ainda não teria “vindo”, então fiz o bhcg e deu negativo. Estou tomando remedio, mas as dores continuam e as pedras não foram eliminadas. Tudo isso já dura mais de uma semana. Pergunto já não era p´ro medicamento ter feito algum efito ou iss demora muito? e conrelação a minha menstruação essa infecção é tão séria assim? e se só com remedio pode ser resolvido, se é necessária uma interfenção cirurgica? me ajude por favor pois estou muito mal.

  261. joyce disse:

    tenho uma pedra no rins direito de 4 mm que remedio devo tomar

  262. valdecir disse:

    estou com um duplo j a um mes quando ando ou movimento a minha urina sai escura e as vezes com sangue e normal

  263. Lu França disse:

    Boa noite Dr, estive pesquisando muito até encontrar o seu blog.
    Minha filha tem 6 anos e apresentou dores abdominais, levei ao pediatra, os exames de sangue fezes e urina deram normais, porém no ultrasson apresentou uma Nefrolitíase à esquerda com discreta hidronefrose à montante. Rin direito medindo 6,7×3,0x3,2 e esquerdo 8,9×4,9×5,1 cm, essa semana vou procurar um Nefrologista, porém gostaria de saber antes a gravidade, o que devo fazer ou dar para ela, tenho dado muita água.
    Estou muito preocupada.
    Agradeço a atenção
    Lu

  264. Juliane Silva disse:

    Dr, sou gestante de 5 meses e fiz esta semana uma Ureterolitotripsia endoscópica, a qual os medicos deixaram um cateter dentro do meu canal urinario. Estou com dor e minha urina esta com sangue. Isso é normal? Os medico falaram que eu devo ficar com esse cateter durante 7 a 10 dias, temo que meu rim seja prejudicado com isso? Como devo proceder? Obrigada

  265. vanessa disse:

    ola Dr. Fernando, estou de oito meses, descobri q estou com uma pedra no rim esquerdo, gostaria de saber o q eu devo fazer.

  266. ola DR boa noite !tenho uma duvida !fiz uma cirurgia a tres meses e vou ter que fazer outra agora dia 20/12/2011 so que eu estou mentruada,mesmo assim eu posso fazer a cirurgia?e essa pedra posso vir a ter de novo?
    obrigado!aguardo!um feliz natal e um ano novo maravilhoso a todos!

  267. edina disse:

    ola doutor eu tomei este remedio pela primeira vez e vomitei iso enormau

  268. luciana oliveira disse:

    olá doutor….olha tem 2 meses que fiz uma cirurgia aquela que faz pela bexica entra no ureter e quebra as pedras….mas agora estou com um desconforto no lado do rins esquerdo a onde fiz a cirurgia…sera q é porq nao repouso direito….pois infecçao de urina nao é pois ja fiz exame….espero resposta…obrigado!

  269. Deiviti C Ribeiro disse:

    Olá Dr, já foi constatado que tenho cálculo renal, o mesmo está localizado na ureter próximo a bexiga. Tenho sentido muitas dores, qual remédio devo tomar para aliviar as dores? O cálculo está com 3mm segundo a tumografia realizada no dia 31/12. O que devo fazer? Continuar tomando remédios para as dores e aguardar o cálculo sair naturalmente ou partir para uma cirurgia. Ouvi falar tambem do suplemento NQI, o que o Dr tem a me dizer, desde já agradeço sua atenção.

  270. Cléber disse:

    Boa noite gostaria de saber, meu sogro fez um raio-x e um outro exame q num lembro o nome agora, o medico falo q ele ta com uma pedra na próstata e tem q fazer uma cirurgia para retirada da pedra, existe mesmo pedra na próstata.

    obrigado.

  271. Jeanete Garcia disse:

    Olá Dr. Fernando,tenho acompanhado seu site e seu blog, parabéns são muito uteis. Moro em São José dos Campos, estou muito preocupada com meu marido, que tem 62 anos. Descobrimos à pouco que ele nasceu sem o rim direito, e que tem uma pedra de 8mm no rim esquerdo, alojada num canto sem incomodar. O urologista dele acha que deve ser feito litotripcia mas tenho medo que venha a lesar o unico rim.GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO.pode ser feito esse procedimento no caso dele ou tem uma outra alternativa. agradeço imensamente se me responder. Obrigada.

  272. wanderleia disse:

    doutor coloqei um cateter no rim direito ja faz qinze dias é normal sentir muita dor nas costas e na bunda; qando urino sai um pouqinho de sangue seria o caso de procurar um hospital?

  273. kelly disse:

    DR.Fernando.ola boa noite estou com pedras nos dois rims e sinto que tar enoreme ja tive bastantes crises mais tenho medmo de fazer cirurgias .passei ne um urologista ele mim dise que minhas pedras ta enorme nao sei que que fazer tenho medo de morrer o que vc mim aconcelha brigado. aguardo resposta.

  274. cleia rodrigues disse:

    ola dr eu tenho que tirar uma duvida morro em portugal entao aque descobri que tenho pedra no rin direito do tamanho 4.7mm. o medico disse que tenho que beber muita agua mas sinto dores constantimente do lado direito e nao consigo nen se quer varer o chao qual movimento brusco nao aguento de tantas dores e tomo um remedio muito forte mas fico mal disposta quando tomo fico tonta e sonolenta nao consigo deitar do lado direito porque doi muito o que devo fazer dr..

  275. marcia nogueira disse:

    Olá sofri com pedra nos rins por 4 meses tive uma sepse por causa de uma infecção urinario fiquei internada na UTI para controle da infecção o urologista fez um procedimento cirurgico de ureterolitotrepsia para retirada de uma pedra no ureter de 10mm e varias pedras no rim esse procedimento foi correto.

  276. Lam disse:

    Doutor, gostaria de saber, apos quantos dias posso ter relacao sexual, fiz uma cirurgia renal,o medico colocou o duplo j, retirei semana passada?
    Grata!

  277. Gostaria de saber quando poderei ter relação sexual após a retirada de cateter duplo J após retirada de cálculo no ureter.

  278. Elaine disse:

    Olá Dr. ja foi a segunda vez que troquei o duplo J, só que agora estou grávida, e devo troca-lo daqui 06 meses, qual a consequência que isso pode trazer pro meu bb e pr aminha saude?

  279. Silvia Vieira disse:

    Boa tarde Doutor Fernando, Gostaria de sua opiniao, tenho 2 calculo no rim esq e o medico me indicou fazer a litrotripsia nunca tive dores, esse procedimento pde prejudicar os rins epode tambem não quebrar o calculo e removelo do lugar e começar a sentir dores ou cair em outro lugar
    agradeço antecipadamente

  280. Rômulo disse:

    Tive uma crise de rins em 07e 08 de dezembro de 2011 fiz uma tumografia computadorizada e indentificada uma pedra no rins de 0.8mm e no canal do ureter de 0.5mm. Iría fazer a desobistrução do canal do ureter agora no fim de janeiro mas o médico disse que provavélmente ja teria saido por não sentir mais crise depois daquela, mas não entendo como a pedra teria saído sem sentir nada e nem notado cair. mas uma vez a minha urina ficou do período da tarde até a noite como se fosse sangue, será que isso é um sinal que teria saído. mas fiz depois um raio x e o medico disse que a pedra ainda estava. na semana que ele iría marca a cirurgia ele disse que achava que a pedra teria saído por não sentir dor e mandou dar um tempo de um mes e eu fazer uma nova tumografia para dar uma decisão final. o que o senhor acha?

  281. Marco Antonio disse:

    As perguntas aqui feitas, são respondidas de qual forma?
    Não vejo as respostas para as tantas perguntas.

    Obrigado!

    Marco Antonio

  282. Ivana disse:

    Ola Boa Tarde Dr. Fernando .

    Tenho 23 anos , e ultimamente estava sentindo umas dores debaixo das costelas tanto do lado direito, como do lado esquerdo , entao o medico resolveu pedir uma ultrassom, e na ultrassom, o medico nao achou meu rim esquerdo, ele me disse que possa ter nascido somente com um rim , eu gostaria de saber mais sobre isso, sobre os cuidados , se posso continuar levando minha vida normal , e quais sao os riscos.Aguardo Obrigada

  283. Adriana disse:

    Boa Tarde Dr.
    Eu tenho pedra nos rins tbém (3) no rim direito estou sempre internanda devido as dores, no último exame que fiz aparece uma obstrução no canal perto da bexiga e meu médico acha q uma pedra deve ter descido, ele me receitou um remédio que não sei se devo tomar, estou com dúvida pq fui olhar a bula e diz que é para próstata, fiquei preocupada porque ele é contraindicado para mulheres. Será q ele se enganou ou posso tomar? a medicação é Tamsulon.
    Obrigada.

  284. Francisca disse:

    Olá!! tenho pedra na vesicula ,já procurei varios médicos e eles mim falam: só cirurgia para retira-las.gostaria de saber se tem algum tratamento que faça essas pedras serem eliminadas ?????

  285. vera disse:

    Li esti artigo e gostei muito mas eu continuo com uma duvida: quais os problemas que são causados,se fizer 4 ou mais cirurgia de calcolo renal,agradeso e espero sua resposta….

  286. Tatiane disse:

    Dr Fernando, Boa Noite
    Meu esposo teve uma crise renal, fez um ultrasson e descobriu que tem uma pedra de 0,6 cm no rim direito. O médico solicitou uns exames e deu aumento no LEUCÓCITOS: 14.000, CREATININA SERICA 1,5, URÉIA 65, TGP 52, mas o acido úrico, glicose e sumário de urina normais. A pressão dele deu para aumentar para 14×9, 15×10 e o médico clínico receitou losartana potassica de 50mg. Oito dias depois ele repetiu os exames e os resultados foram LEUCÓCITOS: 10.700, CREATININA SERICA 1,5, URÉIA 41, TGP 38. Oito dias após o segundo exame o resultado foi LEUCÓCITOS: 8.700, CREATININA SERICA 1,7, URÉIA 54, TGP 50, SUMÁRIO DE URINA NORMAL. Agora a pergunta: Como pode os valores alterarem em tão curto tempo? Meu esposo está apresentando um quadro de INSUFICIÊNCIA RENAL? Ele não está e não ficou inchado em nenhum momento. Estamos tentando marcar um nefrologista para ele, pois ele não tem plano de saúde. Por isso vim aqui pedir a sua ajuda. Outra coisa. Há seis dias ele está fazendo o uso do NQI que li ser muito bom para dissolução de cálculos. Isso poderia estar aumentando os níveis de CREATININA no sangue dele?
    Espero que atenda a minha solicitação o mais breve possível.
    Agradeço desde já.

    Tatiane

  287. DR. fernando ,tenho um calculo renal de 2 cm ,no meu rim direito acompanhado por um menor ,estou desisperada pois meu plano nao cobre,uma cirurgia nem mesmo ,a laiser.preciso de ajuda pois nao tenho condiçoes de pagar ,poderia me indicar um hospital escola ….onde ali poderia eu ser atendida e ate mesmo solucionado meu problema ,sinto colicas muito forte quase toda semana ,pelo menos tres vz na semana ,elasestao aumentando a cada dia que passa,me ajuda por favor .nao sei mas o que fazer .Deus ilumine seu caminho para me ajudar………..sou de birigui,mas nao ligo de ir para outro lugar me tratar obrigada .espero sua resposta .

  288. vera disse:

    Bom dia. 24/02/12
    a 20 dias fiz litotripsia extracorpórea pois o meu rim esquerdo media 7,8 cm contendo cálculo de 0,7 hoje fiz outra eco, pois tenho muita dor. resultado o rim mede 7,6 cm e o cálculo 0,9 cm. sendo assim acredito que a litotripsia não resolveu. tenho consulta com urologista dia 05/03/12 confesso que estou com medo, pois o DR- me falou que iria tentar a lito, caso não desse resultado. só a cirurgia. gostaria de saber do SR- qual tipo de cirurgia sera melhor no meu caso? Abraços. att Vera aguardo resposta. por favor. não me deixe sem uma resposta. DEUS O ABENÇOE!

  289. Francislaine disse:

    Olá, depois de muitas dores, ontem descobrimos q meu esposo tem um calculo renal de 0,9 cm no rim esquerdo, esse calculo é grande? sai pelo canal? obrigada

  290. talita disse:

    bom dia doutor,minha mãe tem uma pedra no rim faz 10 anos,há um mes ela eve uma forte colica e ficou internada,ela fez varios exames e foi constatado que o seu rim parou,indicaram a cirurgia para remover o rim,será que não existe nenhum remedio que faça o rim voltar a funcionar,para entao retirar somente a pedra e não o rim?
    Att
    talita

  291. Antonio disse:

    Olá Doutor. Estou há 4 dias com uma dor forte do lado esquerdo e se estende até na virilha. Fui ao hospital e recebi medicamento e quando fui fazer o ultrassom nao aparece pedra. E o exame de urina diagnosticou uma pequena quantidade de sangue. O médico disse que nao preciso me preocupar que pode ser areia ou alguma pedra que já está no ureter. Mas tenho um pouco de medo que possa ser alguma outra doença. O que posso fazer para me certificar do resultado?? Abraços, Antonio!

  292. estou sofrendo muito com dor nos rins ,fiz o ultrassom e eu tenho pedra nos dois rins elas estao medindo 0,03cm gostaria de saber se com as pedras deste tamanho é causa de passar por cirurgia.. obrigada…

  293. SAMANTHA AP DE SOUZA disse:

    DR, OLA BOM DIA! TENHO 31 ANOS
    MEU CASO É O SEGUINTE, EU FIQUEI URINANDO MARRON TRÊS DIAS Ñ ME PREOCULPEI PORQUE PENSEI Q SERIA POR CAUSA DE REMEDIOS E POR Ñ SENTIR DORES.NUMA QUARTA PASSEI POR UMA FARMACIA E RESOLVI ME PESAR. EU ESTAVA COM 67 K, PASSEI O DIA NORMAL. DERREPENTE A NOITE COMEÇEI A SENTIR DORES DE CABEÇA MTO FORTE. TOMEI UM ANALGESICO E UM REMEDIO P DORMIR FUI ME DEITAR. NA QUINTA FEIRA DE MANHÃ HORA Q ACORDEI Ñ CONSEGUIA ME LEVANTAR ESTAVA COM O CORPO TODO DOENDO E INCHADA MAL CONSEGUIA ANDAR FUI A UMA FARMACIA TOMAR UMA INGEÇÃO P VER SE MELHORAVA AS DORES. E ME PESEI NOVAMENTE…E EU ESTAVA COM 72K, EU INCHEI 5K DA NOITE P DIA.. PORQ SERA Q ISSO ACONTECEU DR? FIZ EXAMES DE SANGUE E DE URINA E O CLINICO DISSE Q MEU RIM PODERIA TER DADO UMA PARADA. ME ENCAMINHOU PARA UM ESPECIALISTA, PEDIU UMA ULTRASONOGRAFIA, MAS COMO Ñ TENHO CONVENIO MEDICO JÁ ESTOU ESPERANDO A UM MÊS PARA SER CHAMADA P FAZER ESSES EXAMES…. MTO OBRIGADA PELA ATENÇÃO ..AGRADEÇO SE PODER ME AJUDAR RESPONDENDO.

  294. eliane amorim disse:

    eliane gostaria de saber se um calculo renal medindo 0,72 a possibilidade e ser espelido naturalmente.

  295. Igor disse:

    Dr. Fernando, estou com uma pedra de 0,6cm situada no terço médio, nesse caso é preciso de cirurgia? Não estou sentindo nenhuma dor, descobri ela por um exame de rotina normal.

  296. vera disse:

    a 3 anos meu rim direito vem diminuindo a cada eco,a 4 meses media 8,4cm com calculo de 0,6 cm. a 2 meses estava 7,8 cm contendo calculo de 0,7 cm em cálice no polo inferior. dia 07/02 fiz litotripsia extracorpórea sem resultado. dia 05/03 o urologista viu a eco e ficou impressionado,pois o rim está medindo 7,6 cm o calculo 0,9 cm, rim com contornos irregulares e com cistos corticais. hoje dia 14/03 vou fazer outra litotripsia extracorpórea com contraste. estou ansiosa e preocupada. a ureia esta 41 mg/dl e creatinina 100 mg/dl. urino no máximo 3 x ao dia, bebo mais de 2 litros de água por dia.
    aguardo uma resposta. Abraços DEUS O ABENÇOE!!! Vera

  297. Davi Cândido de Oliveira Almeida disse:

    DR. a 30 dias fiz uma cirurgia para retirada de pedra no rim que estava próximo a bexiga e coloquei catete, quanto fui tirar o catete fis uma outra cirurgia para quebrar pequenas pedras, ate ai duto certo o problema aparece quando depois de 30 dias volto ao hospital para fazer uma consulta e saber se estava tudo bem, foi feito uma radiografia e em seguida uma outra tomografia e para minha surpresa os exames apresentaram de forma idêntica ao exame feito antes das cirugias.
    DR. isto pode acontecer?
    o que devo fazer?
    certo de sua atenção agradeço!

  298. sabrina Campregher disse:

    minha amiga esta com pedra no rim
    e tem cateter,
    ela precisa fazer a cirurgia mais rápido possível,
    a minha dúvida é : ela esta grávida
    tem algum risco com ela e o bebe?

  299. M nunes disse:

    Caro Dr.

    descobri que tenho um calculo renal alojado na bexiga que mede 3,6 cm, a urologista que me consultei com ela me recomendou uma cirurgia em que vai ter q fazer um corte na bexiga para retirar a pedra, gostaria de saber se este tipo cirurgia vai me deixar sequela e tbm se não tem outro tipo de cirurgia menos complicada.

  300. Jogos disse:

    Não sei se puderam reparar mas isto é só perguntas sem respostas.
    Bora lá é jogar uns joguitos http://www.pandajogosgratis.com e esquecer as pedras nos rins.

  301. célio disse:

    Bom dia,pratico exercicio fisico e já tive pedra na vesicula,gostaria de saber se posso tomar creatina.aguardo a resposta.obrigado…

  302. Evandro disse:

    Boa noite!

    Tive tres crises renais, sendo que a ultima faz uma semana. Mas desta vez fiquei sentindo dor no canal do pênis. Achei que era momentaneo, mas ja faz mais de semana e a dor não passou. Pode ter ficado algum residuo da pedra no canal? O que devo fazer para terminar com esta dor incomoda?
    Agradeço antecipadamente.

    Evandro

  303. MARIA INES disse:

    Fiz uma retirada do cateter duplo jota onde fiquei com ele 2 meses, o que eu gostaria de saber mesmo é se posso fazer exercícios físico, academia caminha etc. tem 5 dias que retirei, só sinto uma pequena ardência na hora que vou urinar, posso fazer exercício?

  304. andréa maria gonçalves disse:

    meu namorado tem pedras nos rins,isso impede dele ter filhos comigo?

  305. Diego disse:

    Ola doitor tive uma uma dor forte na barriga fiquei internado os medicos pensavam que era apendicite tive alta e paguei uma ultrason e tem escrito o seguinte( rin direito: topico, relevo e dimensões normais, movel aos respiratorio, presença de uma leve dilataçao do sistema pielocacalicial. pedrao ecoestrutural normal. nao visibilidade litase e imagem nodulares cistica ou solida.) o medico faloi que tive uma pedra mas eu ja tinha expelido. Gosto muito de esporte principalmente futebol em quanto tempo posso volta?

  306. cida disse:

    Boa noite.
    Doutor minha sogra tem 74 anos e fez uma litotripsia e a pedra não saiu teve colica uns 7 dias.
    Marcou novamente e fez outra litotripsiae foi teve colicas teriveis e pouco sangramento. Deposi disso ela tem terriveis dores na barriga de não conseguir aguentar a agua do chuveiro a barriga eas pernas estão cheias de manchas roxas de todos os tamanho. Me disseram que isto pode ser hemorragia interna? Amanha ela vai fazer o ultrassom pra ver se a pedra saiu.. o que pode ser estas manchas? Tem alguma coisa a ver com alitotripsia ?
    Att.:
    Cida

  307. Mai disse:

    Dr. sou gestante, estou com 29 semanas e minha GO receitou tamiram para curar uma infecção urinária. Gostaria de saber se é seguro tomar este medicamento pois consta na bula que é contra indicado para grávidas.

  308. Emanuel lopes disse:

    Doutor, fiz no dia 09/05/2012 uma ureterolitotomia endoscópica balística + implante de cetéter uretal duplo “J”, pelo SUS, acontece que recebi alta e não perguntei por quanto tempo eu ficaria com resíduos de sangue na urina.
    A data para a retirada do catéter será no dia 22/05.
    Quanto tempo dura este tipo de sangramento?

  309. Bruno Leonardo disse:

    Olá Dr. a vários anos estou com esse problema a uns 2 anos por ae, só que agora a dor entá muita mais forte que qualquer outra dor, eu tenho pedra e os remedios naum estão valendo nada, estou urinando sem para e para piorar esta doendo muito na hora, oque eu devo fazer os remedios naum estao fazendo efeito!

    Agradecido!

  310. Dr. fui diagnosticada com lesão no rim esquerdo,havia sentido somente um dor como que uma picada de formiga na parte esquerda logo abaixo os seios,mas agora estou sentido como se fosse um machucado;estou a espera de um especialista pelo sus.Por favor me diga um pouco sobre a situação,sei que é grave,mas a que nível…,como devo ir me tratando…,se tem um medicamento que já posso ir tomando..,sus é muito demorado.Desde já agradeço pela atenção.abrç.

  311. cristiane disse:

    fiz a cirurgia de ureterolitripsia endoscopica ha dois dias esta saindo um pouquinho de sangue na urina e estou com dores na s costas e cabeça e comum

  312. valdir disse:

    ola doutor fiz nefrectomia a esquerda e tenho calculo a direita 5mm sinto dores o dia inteiro no rim que posui o calculo o que pode ser e qual o procedimento indicado

  313. bruna disse:

    oi dr tenho 3 pedras no rim esquerdo e ja fiz cirurgia da pedra do rim direito queria saber se uma pessoa q tem pedra nos rins tem possibilidade de engravidar e poder gerar a criança normalmente.
    espero retorno

  314. oswaldo mastrelo disse:

    prezado dr fernando quero parabeliza lo pelo seus esclarecimento pois e de extrema importancia. tambem quero aproveitar para lhe falar que fiz 2 sessoes de laser para fraguimentar uma pedra rasuavelmente grande no meu rin esquerdo no ano de 2007 . e des dai eu ainda sentia dores leves .e de alguns neses pra ca eu tenho tido muitas dores e voltei no meu medico o mesmo medico e ele me pediu um exame para minha surpresa uma parte do fragnento ainda esta no canal urinario e como esta ali desde 2007 esse fragnento tornou uma especie de capa dura dr por favor eu nao tenho plano de saude quero saber quanto fica para para implodir atraves dessa snda a laser

  315. doutor ja fiz uma cirurgia pelo cana urinario para retirada de pedras no rins a 2 anos atras, agora apareceu uma outra de tamanho 5, qero saber se apenas bebendo agua essa pedra pode descer e ser expelida pelo canal da urina, ainda não passei pelo meu medico, tenho medo pois tenho rim unico

  316. willams disse:

    Olá Doutor! Gostaria de uma orientação sua por favor. tenho calculo de 0,4cm no ureter o médico prescreveu romatinex estou tomando e já faz 30 dias esse cálculo tem possibilidade de ser expelida espontaneamente, oriente-me fico muito grato

  317. rosane guerra disse:

    Dr. Fernando meu filho de 12 anos apresentou um cálculo rena de 8mm o urologista pediu um a urotomografia ele fez uma sem contraste não deu certo, voltei com uma semana e fiz outra dessa vez com contraste, mas o urologista pediu outra e novamente foi feita sem contraste e clinica me chamou para oura com contraste . Quantas urotomografia ele pode fazer em menos de 40 dias?

  318. priscila disse:

    Boa tarde Dr. eu tenho duas pedras no rim e frequentemente tenho infecçoes de urina estou tentando engravida ja faz 6 meses gostaria de saber se essas infecçoes e a pedra no rim pode causar infertilidade ou dificuldades para engravidar
    bjos

  319. maria aparecida de medeiros disse:

    ha um ano fiz otomografia do abdomem deu que estou com um calculo no ureter fui fazer o procedimento endoscopio mas nao tinha mais nada.agora tive umas dores de novo e fiz outra otomografia e ele esta no ureter discal, e ja eataum ouco dilatado.estou preocupada me oriente por favor obrigada…

  320. jessica disse:

    ola. tenho um calculo no rim de 0,37cm as vezes sinto alguma coisa mexendo sempre no mesmo lugar da dor do rim. ppode ser a pedra se mexendo?

  321. Gessica disse:

    DR. Qual o tempo de recuperação depois da ciruguia?

  322. ANGELINA disse:

    Dr. Fernando, estou com uma pedra de 0,6cm ,É NECESSÁRIO CIRURGIA?

  323. Rodrigo disse:

    Dr Fernando, minha esposa retirou uma pedra no rim esquerdo de 1cm e teve que colocar duplo j. 48 hrs depois ela apresentou hipertermia de 37,8 graus. Ela ainda esta fazendo uso de Cipro 12/12hrs, Voltaren 100mg uma vez ao dia. Será que é necessário retornar ao neurologista?

  324. Maria Isita Fernandes disse:

    Comentário: Dr. Fernando, tenho cálculos nos dois rins desde os 15 anos,já fiz várias litotripisias, nas últimas três realizadas este, ano não houve fragmentação de nenhum cálculo. Tenho muita dor nos rins, principalmente no rim direito. Ambos os rins apresentam vários cálculos de 3,2mm à 5,3mm.Há também a presença de flebolitos pélvicos(?). Meu urologista encaminhou-me para uma ureteroscopia flexível no rim direito. Gostaria de sua opinião a respeito desse procedimento, da recuperação do pós operatório. Tenho 63 anos e peso 39kg .Desde já fico-lhe grata e aguardo sua resposta o mais breve possível.

  325. Jakeline Araujo Costa disse:

    Comentário:Semana passada eu fiz uma tomografia por porque eu estava sentindo colicas renais com muita frequençia foi constatada um cáuculo no uretero hridronefrose a direira de 0,65 cm no ureter distal cerca de 2,0 cm acima da bexiga com atenuação em trono de 1000uH fiquei enternada mas o médico optou por não fazer a cirurgia e me passou um remedio TANSULOSINA 0,4 Mg e esperar o cálculo sair sozinho será que ele fez a coisa certa? qual a probabilidade desse cálculo sair???

  326. Debora sofia mendes vieira disse:

    Eu tenho 19 anos e desde pequena tinha umas dores fortes e eu nao me importanva ate que quando completai 19 anos e que eu foi o medico cas dores agravaram mas e eu nao sabia o que fazer. Estou a pensar engravidar mas nao sei se vai ser possiivel o que acham, e agora vou ter que ser operada!

  327. Comentário: Dr. Gostaria de saber se uma pessoa que fez cirurgia para retirar “Pedras nos rins” e depois de um ano faz seguro de vida e omite ter feito tal cirurgia perde o direito à indenização quando, passados mais de 7 anos, se viu obrigado a extrair aquele rim em que estava a pedra?

  328. NATIELLE ÁVILA SANTOS disse:

    ComentáRIO:
    OI BOA TARDE MEU NOME É NATIELLE TENHO ESSE PROBLEMA TENHO UM RIM SÓ ELE TA NORMAL SÓ QUE DEU PIELOCALICIONAL DILATADO E LITÍASE
    MEDINDO 3,6 MM
    É GRAVE DOUTOR
    OQ DEVO FAZER

  329. NATIELLE ÁVILA SANTOS disse:

    OI BOA TARDE MEU NOME É NATIELLE E TO COM ESSE PROBLEMA TB MEUS RINS TA NORMAL SÓ QUE TENHO 1 SÓ QUE É O ESQUERDO QUE VICARIANTE E DEU PIELOCALICIONAL COM DILATAÇÃO E LITIASE MEDINDO 3,6 MM
    POR FAVOR DOUTOR ME AJUDAR
    OQ DEVO FAZER TENHO QUE OPERAR?

  330. Adonis disse:

    Pergunta:estou tomando o litociti (citrato de potássio), um comprimido por dia, eu posso beber cerveja

  331. MARIA TERESINHA MOURA disse:

    Comentário: jJÁ TENHO ESTE PROBLEMA A MUITO TEMPO, A ULTIMA CRISE FOI ONTEM PELA NOITE,A DOR É INSUPORTÁVEL,EU TINHA UMA PEDRA PEQUENA A CINCO MESES ATRÁS ,ONTEM ELA RESOLVEL DESCER,MUITA DOR NAS PERNAS FRAQUEZA ,ENJÔO,DURANTE O DIA FORTES COLICAS ,TOMEI MUITA ÁQUA PARECE TER SAIDO.FOI EXATAMENTE UM DIA DEPOIS DE TER COMIDO CHURRASCO E COMIDAS COM MUITO SAL.

  332. rosemeire disse:

    Comentário:estolo com uma pedra no rins com 13mm e otra com 6 mm e corro risco de perder o meu rins……..

  333. Ivanilze disse:

    Comentário:Oi Tatiane existe hospital de rins, verifoique no Google talves atendam pelo sus.

  334. Marcia Silva disse:

    Comentário: Bom Dia Doutor, meu nome é Márcia, e estou com um cálculo alojado no uretere superior à esquerda medindo 0,68cm desde julho de 2012, em novembro de 2012 fiz litotripsia extra corpórea e não adiantou, aí em janeiro de 2013 fiz outra também não resolveu o problema, aí o médico que estava acompanhado o caso aqui em Franca/SP solicitou a cirurgia de Urteterolitotripsia flexível a laser pois estou com hidronefrose moderada no rim direito, no dia 08/08/2013 fiz em São Paulo no Hospital Adventista ureterolitotripsia com colocação de cateter duplo J, no dia 29/08/2013 retirei o cateter, e pós exames de RX e ultrassom o meu rim esquerdo continua dilatado e o cálculo continua lá. gostaria de saber quanto tempo leva para o meu rim desinchar pois ele está com 13,78 cm, e o direito normal com 12,74 cm, e se corro o risco de perder rapidamente o meu rim, o médico de São Paulo falou que a cirurgia indicada para mim é a percutanea, gostaria de saber se é um proceimento seguro e qual o índice de complicações dessa cirurgia. obrigada, Doutor Fernando e aguardo contato se for possível, abçs.

  335. REJANE AMERICO SOBRAL disse:

    Comentário:boa noite meu marido esta com 2 pedras nos rinas uma em cada rim,tiramos tomografia e mostrou o tamanho 0,4 e 0,2,mas ja vai fazer 1 ano que ele sofre com dores,ele esta tomando muito liquido e todos os tipos de cha,mas nada ainda gostaria de saber se é mujito caro para fazer com o laiser a retirada dessas pedras .agradeco.um abraco.

  336. lenita alves disse:

    Comentário:tenho uma pedra no ureter 0,03 cm aos 2 meses passo o tempo todo em hospitais pois n~wo suportpo a dor,fiz uma tografia,poderia ser retirada esta pedra?

  337. magdayane oliveira dos santos disse:

    fiz uma cerurgia no rin esquerdo que tinha uma pedra muito grande de aprocimadamente 18cm mais o rin direito esta com 95% de função mais antes da cerurgia fiz uma cintilografia e deu perca de massa tuburla e quero saber se e doença gronica

  338. Nome:dernevaldo disse:

    Comentário: ola doutor tive uma cólica renal muito forte fui diagnosticado com analgésico e a cólica parou,logo em seguida coloquei a pedra mas estou sentindo ainda desconforto no lado do rim. isso é normal. Responda por favor!

  339. Marcio Luiz disse:

    Gostaria de saber se depois que tira o cateter duplo J se pode sentir dor na bexiga e nos testiculos

  340. andrelanea pio da silva disse:

    Comentárioola doutor passei por uma cirurgia a um mes de mioma mas des deste dia pra ca estou sentindo muita dor acho que e nos rins o que devo fazer sera que pode me ajudar
    :

  341. Nome:maria andrae disse:

    Comentário: Meu marido realizou uma Ureterolitotripsia endoscópica para retirar dos rins um calculo de 1cm. o medico garantiu-nos que a havia partido a pedra em dois e removido a pedra. Uma semana depois na ecografia foi detectado novamente pedra com 0.7 cm e a dilatação do rim continua. Aí o medico receitou uns comprimidos que ajudariam no prazo de 15 dias a remover tais pedras e sugeriu novo exame. Fomos novamente efectuar consulta e o medico diz que o rim continua dilatado demonstrando neste caso existência de pedras nos rins. Gostariamos que o Dr nos ajudasse a entender o que se passa. Após remoção das pedras o rim dilatado volta logo a sua forma normal ou leva algum tempo? o facto de continuar diltado significa que as pedras não foram removidas? Aguardo vossa resposta. Maria Andrade

  342. Rafaela da paixão soares disse:

    Comentário: Eu estou com uma dilatação no meu rins direito, estou muito preocupada. Mesmo que eu não tenha calculo, será preciso uma cirurgia por causa dessa dilatação?

  343. eliete disse:

    Comentário:tive pedras nos rins o ano passado, e esse ano ,bem no começo do ano , comecei a ter dores muito forte ao urinar.
    Fui ao medico ,fiz todos os exames de urina, ultrassom, e náo deu nada!
    Então comecei a tomar por minha conta, pilulas de lucen , já estou na quarta caixa , e náo posso parar de tomar porque a dor volta depois de cinco dias sem as pilulas de lucem, oque devo fazer,sera que isso é ginecológico ou da urina mesmo?
    Aguardo resposta!

  344. Nome: Matilde Rodrigues disse:

    Comentário:rim dilatado por causa de calcúlos renais o rim volta ao normal??

  345. Nome:Adriana Cavati disse:

    Comentário:Olá, Dr. vou fazer uma litotripsia nesta sexta-feira dia 16-05-14, este dia é o dia de vir minha menstruação. Gostaria de saber se a algum problema em fazer a litotripsia menstruada.

  346. Nome:SORAYA disse:

    Comentário:FIZ UMA CIRURGIA A LASER E JA SE PASSOU 3 ANOS,POREM NÃO SINTO MAIS NADA,MAIS QUANDO COLOCO ROUPA QUE APERTA NA ALTURA DOOS RINS,DO LADO DIREITO QUE FOI AONDE OPEREI,SINDO UM INCOMODO,COMO SE ESTIVESSE DOLORIDO,EM CICATRIZAÇÃO.
    QUERIA SABER SE É NORMAL.
    BOM DIA.

  347. viviane disse:

    Comentário: Olá boa tarde, fiz uma cirurgia ureterolitotripsia, meu medico disse q ao sair do hospital poderia ter minha vida normal. Assim eu fiz , com 9 dias retirei o catetre. Duplo j , dois dias depois fui ao shopping e andei umas 3 hs de relogio. Quando cheguei em casa sentir dor lombar e depois colica tomei analgesico e no outro dia amanhecir com o rim direito onde fiz acirurgia td dolorido. Isso pode acontecer? Preciso ter repouso?

  348. mario sergio disse:

    Comentário:gostaria de saber se apos ter passado por cirurgia para tirar pedra ainda posso sentir muita colica renal

  349. valcineia disse:

    Comentário:Estou com rins esquerdo delatado será que vou ter que reitar o meu rins?

  350. valcineia disse:

    Estou com o meu rins esquerdo delatado será que vou ter que retirar o meu rins?

  351. marisol mendes disse:

    Comentário:eu tenho 27 anos e estou sofrendo com cólicas de rins eu fiz uma tomografia que diz ter 6,3 mm e outra com 5,0 mm estou com infecção urinária o que fazer a dor e horrível já estou toda furada de tanto tomar remédio e só passa a dor com morfina.

  352. marisol mendes disse:

    Eu tenho 27 anos estou com duas pedras medindo 6,3 mm e 5,0 mm estou com cólicas e infecção urinaria o que fazer estou tomando morfina na veia pra passar a dor me ajude.

  353. marcelo mature disse:

    Comentário:dou com1, 5 do lado direito e 1, 6mm tem como sair naturalmente as pedras do meus rins

  354. Welber Rios disse:

    Minha cunhada está com esse problema e não estamos achando meios de tratamento. o SUS atende essas demandas???

  355. Nome:fabiana disse:

    Comentário:
    Ola, boa noite o meu caso é igual ao seu, gostaria de saber qual resposta foi dada pra esse caso. Obrigada!

  356. MICHELE CRESPO disse:

    Boa Tarde Doutor Fernando.
    Tenho uma pedra alojada no rim de 4,8 mm devo operar ou aguardo ela sair sozinha?

    Obrigada

    Michele Crespo

  357. Antonio Henrique Rodrigues disse:

    Comentário:

  358. Antonio Henrique Rodrigues disse:

    ralizei uma cirurgia de retirada de cálculo renal e gostaria de saber qual a probilidade de ter que fazer outra

  359. izabela disse:

    Comentário:ola tenho 22 anos e retirei um rim esquerdo com um tomor tem 4 mes gostaria d sab com quantos mes eu ja posso emgravida

  360. izabela disse:

    posso engravida com contos mes q eu retirei um rim e ja tem 4 mes q deu um tumor

  361. Vanessa batista disse:

    Comentário:minha Mãe foi diagnosticada com pedras nos rins e na vesícula foi para operar a laser e não gói possível pois uma pedra está grande com 37mm e a outra está menor,só que a três dias ela está inchando e não está urinando direito.não tenho plano de saúde o que eu faço já bateu o desespero. Me ajuda.

  362. Comentário:Fiz cirugia retirada de pedras nos rins a dois meses gostaria de saber oke posso comer….tenho duvidas da pipoca goiaba e derivados a leite….

  363. Valdinei Carlota da Silva disse:

    Dr. resumindo minha situação, fiz uns exames e constatou presença de sangue na urina, levei o exame ao medico e o mesmo me receitou dos medicamentos(Tadalafill 5mg e tansulosina 0,4mg, pesquisei sobre esses medicamentos e descobri que se tratava de tratamento de próstata e que aumenta a taxa de fluxo urinário, gostaria que o Sr. me ajudasse se essa medicação está correta.

    me chamo Senhora Valdinei Carlota
    desde ja agradeço a atenção.

  364. Nailde Pimenta disse:

    Boa tarde! Estou bastante preocupada,estou com dois cálculos; Um no rim,outro no canal ureter.Já tive duas crises muito fortes .Hoje está com sete dias.Já estive com alguns médicos.O cirurgião me orientou que o cálculo poderá permanecer no canal por aproximadamente sessenta dias, e dificilmente irá causar dor. Daí então, será tomada uma conduta cirúrgica.Tô muito apreensiva.

  365. williane inacio disse:

    Tenho pedras no rins direito de tamanho 0,7 cm, tem a possibilidade de ser caso de sirurgia?

  366. Nome:Jose Junior disse:

    Comentário:Boa noite, Doutor

    minha filha foi diagnosticada com cálculos renal coralifoorme em 1 rim apenas. Gostaria de saber se a cirurgia percutanea é a mais indicada e se é conveniada pelo SUS.

    Aguardo,

    Jose Junior

  367. Raphael disse:

    Dr Fernando. Sou colega, e tive uma dor abdominal em cólica em FID há 8 dias, onde fiz a TC e veio o diagnóstico de litíase ureteral, porém não obtive a TC nem o tamanho do cálculo. Fui loberado com analgesia e tansulosin. Ontem fiz uma USG que evidenciou cálculo de 7,5mm em ureter distal à direita. Pelo que estudei, devido ao tempo e tamanho do cálculo haveria indicação cirúrgica, porém o médico insiste em manter o tratamento conservador. Qual a opinião do senhor?

  368. viviane disse:

    Comentário:oi gente estou com pedra nos dois rins e nao sinto nenhuma dor ja tive outras vezes mas doeu bastante agora estou preoucupada.

  369. Nome:Elaine disse:

    Comentário:dr gostaria de saber se é recomendado e se a perigo de ser fazer a litrotripsia quando a pessoa possui cisto renal e a pedra está localizada no rim e possui 7 mm

  370. Maria Fernanda disse:

    Comentário:Olá há 10 anos passei por uma cirurgia renal, onde foi removido muitos cálculos renais, tanto que a cirurgia foi convencional, agora estou com cálculos renais novamente e estou com cisto também, no mesmo rim que foi operado, tenho sorte pois meu rim esquerdo é limpo, sem cálculos nenhum, isso me alivia e muito, passei recentemente, por uma tomografia, onde foi constatado os cálculos e o cisto, e além disso foi constatado flebolitos na pequena bacia a esquerda, isso tem alguma coisa haver ?? Obrigada !!

  371. Comentário:qual o reposo apos uma cirugia di litrotepisia a quebra de pedra do rim a leizer em quanto tempo posso voltar a trabalhar qual a alimentassao devo ter.

  372. Silvana Carvalho disse:

    Comentário:Dr. Fernando uma mulher pode utilizar o remédio chamado Tamsulon 0,4mg?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

35 Flares Twitter 0 Facebook 33 Google+ 2 Pin It Share 0 Filament.io 35 Flares ×