BLOG


O que os homens devem saber sobre andropausa.


12 Flares Twitter 0 Facebook 10 Google+ 2 Pin It Share 0 Filament.io 12 Flares ×


Considerações Gerais

O hormônio sexual masculino é conhecido pelo nome de testosterona que é responsável pelos caracteres que identificam o homem: voz, barba, pelos, musculatura e pomo de Adão dentre outras.

Aproximadamente 95 % da testosterona que circula no sangue é produzida por um grupo de células específicas (células de Leydig) presentes nos testículos. O controle da secreção é feito por um outro hormônio produzido na hipófise – hormônio luteinizante (LH). Os 5% da testosterona restante são produzidos na glândula supra – renal.

A deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM) ou andropausa, como é conhecida por analogia a menopausa feminina, ocorre porque com o passar dos anos os níveis de testosterona disponível tendem a cair de maneira lenta e progressiva.

Importante notar que a maioria dos homens idosos não apresentam sintomas e não necessitam de reposição hormonal. Os sintomas associados com a queda de testosterona incluem, diminuição da libido, fadiga, irritabilidade, diminuição de massa e forca muscular e diminuição da densidade óssea. Desta forma, a decisão de realizar reposição hormonal deve ser feita após cuidadosa avaliação por um médico Urologista.

Nos últimos anos, os homens tem tomada consciência da andropausa devido grande divulgação pela imprensa. Com isso, muitos homens após os 40 anos de idade tem procurado realizar reposição hormonal e ainda, muitos perguntam se existem vantagens na realização da reposição hormonal. Interessante notar que os sintomas da deficiência hormonal são relativamente inespecíficos, ou seja, uma pessoa sedentária em situação de stress e sem noites adequadas de sono podem apresentar sintomas semelhantes aos descritos acima. Desta forma, para determinar se realmente existe necessidade de reposição hormonal deve-se procurar um Urologista de confiança.

A reposição hormonal para tratamento da DAEM é algo relativamente novo na medicina e necessita de maiores estudos para comprovação dos reais benefícios, principalmente se pensarmos em utilizar essa estratégia em larga escala populacional. O tratamento da deficiencia hormonal da mulher (menopausa) é um exemplo típico disso. Durante muitos anos as mulheres foram orientadas que a reposição hormonal era algo “bom” milhões de mulheres no mundo todo receberam terapia de reposição hormonal por muitos anos. Entretanto, estudos controlados com grande numero de mulheres mostrou que a reposição hormonal era acompanhada de inúmeros riscos, entre eles infarto do miocárdio, derrame cerebral (AVC), trombose, câncer mama e de útero. Isso levou a uma reavaliação da utilização da reposição hormonal em mulheres.

Hoje estamos vivendo o mesmo problema com relação aos homens, muita divulgação, com pouca explicação e poucos estudos com seguimento de longo prazo.

O que sabemos hoje:

REPOSIÇÃO HORMONAL E CÂNCER DE PRÓSTATA

A reposição hormonal não gera um câncer na próstata. Entretanto, se o paciente possuir um câncer a reposição hormonal levará ao crescimento deste. Assim, o acompanhamento deve ser feito de perto por um urologista.

Efeitos Benéficos

Quando bem indicada a reposição hormonal proporciona grandes benefícios. Entre eles:

Ossos : No geral o uso de testosterona diminui a taxa de degradação óssea e aumenta a densidade do mesmo.

Composição corporal e força: Com a reposição hormonal ocorre uma diminuição da gordura corporal, e aumento da massa magra e um aumento significante da força.

Função sexual e humor: Não há estudos avaliando homens saudáveis, mas foram realizados estudos avaliando homens com diversos tipos de disfunção sexual mostrando aumento da libido e discreta melhora na função erétil. Também ocorre um aumento na sensação de bem – estar.

Sistema Cardiovascular: Pouco ainda é conhecido, mas se observa, que há diminuição da agregação plaquetária e tônus dos vasos, diminuição de LDL (Low density lypoprotein) que é a fração ruim do colesterol e pouca diferença nos níveis de HDL (High density lypoprotein) fração boa do colesterol.

Efeitos Adversos

A única contra – indicação absoluta até agora e a presença de câncer de próstata ou mama. Alguns efeitos adversos são retenção de líquido, apnéia de sono, endurecimento do mama, ginecomastia, aumento das células vermelhas. Devido as incertezas dos efeitos cardiovasculares é possível que ela também se encaixe como um risco. Tanto na Hiperplasia benigna da próstata quanto câncer de próstata não se observaram aumento na incidência dessas doenças mas como ambas tem uma evolução muito lenta e os estudos são recentes os efeitos da reposição sobre a próstata são ainda incertos.

25 respostas para “O que os homens devem saber sobre andropausa.”

  1. Dr.Fernando,bom dia. Tenho 61 anos,ainda tenho muito apetite sexual,minha mulher esta doente e não pode ter relações.Tive a necessidade de me masturbar,quando gozei ao invés de sair esperma,saiu sangue, isto já pela 2ª vez. O que é isso? É grave?
    Muito Obrigado, Carlos.

  2. Dr. Fernando, bom dia. Tenho 65 anos e tive uma infecção urinaria muito seria, como sintoma, febre alta,vomito e dificuldade para urinar, apos passar por um urologista foi passado antibiotico (Norflaxino 400mg) e fiz ultrassom p/ ver se havia problema com a minha prostata e o mesmo apresentou um aumento da prostata e meu exame de PSA o primeiro deu 9,5. O urologista receitou Bactrim(400mg Sulfameta…+Trimetroprina,80mg) foi um segundo PSA e deu 7,2 ).Se for feito cirurgia pode afetar o desempenho sexual. Por favor envie resposta para o e-mail.Muito Obrg.

  3. flor disse:

    bom dia DR.Fernando meu marido tem 38 anos somos casados a 5 temos um filho de 4 ,meses e todas as veze te temos relacao sexual ha aproximadamente 8 meses noto que o prepucio do meu marido aparece rachaduras apos 15 dias ela some o que pode ser .como pode ser tratado.para que podemos ter uma vida sexual sem preocupacaoes.
    desde ja fico grata.

  4. ALBERTO PIRES BARBOSA disse:

    Bom dia Dr. Fernando, tenho 62 anos, de algumas semanas para cá, aproximadamente 3, comecei a sentir um forte calor nos braços, no rosto ou melhor, na cabeça, fiz exame de sangue e nada foi detectado, inclusive o exame de prostata está até
    abaixo pela minha idade 2.3. Será que esse sintoma tem a ver com andropausa?

  5. Jõao disse:

    Muito bom esses informaçoes^^ você esta de parabéns

  6. sandra disse:

    muito bom gostei das dicas

  7. LINDON JONHSON disse:

    OLÁ,
    TENHO NOTADO VÁRIAS MUDANÇAS. TENHO 43 ANOS. MEU CABELO ESTÁ CAINDO (JÁ COMECEI TRATAMENTO), DIMINUIU MUITO A PRODUÇÃO DE ESPRMA E O APETITE SEXUAL NÃO É MAIS O MESMO.
    QUAL A DIFERENÇA ENTRE O TRATAMENTO COM URULOGISTA E A MEDICINA ORTOMOLECULAR?
    QUAL O MELHOR TRATAMENTO?

  8. Mírian Elói disse:

    Boa noite Dr. Fernando. Minha mãe tem 79 anos e esta urinando sem parar, é terrível. Ela teve 18 filhos, todos partos normal. Já fez 3 perines e a bexiga caiu novamente de tanto trabalhar cuidando dos filhos e tbm trabalhando na lavoura.Bom resumindo; ouvimos falr de uma fita que põe e segura a bexiga. Estou procurando informações pois quero muito ajudar minha mãe encontrar novamente sua auto-estima. Por favor Doutor me ajuda. Me informa. Ela não quer mais fazer pernini. Obrigada.

  9. Mírian Elói disse:

    Boa noite Dr. Fernando. Minha mãe tem 79 anos e esta urinando sem parar, é terrível. Ela teve 18 filhos, todos partos normal. Já fez 3 perines e a bexiga caiu novamente de tanto trabalhar cuidando dos filhos e tbm trabalhando na lavoura.Bom resumindo; ouvimos falr de uma fita que põe e segura a bexiga. Estou procurando informações pois quero muito ajudar minha mãe encontrar novamente sua auto-estima. Por favor Doutor me ajuda. Me informa. Ela não quer mais fazer pernini. Obrigada.

  10. BOINHA BRAZIL disse:

    Boa noite Dr. Fernando.Tenho 49anos, e venho percebendo que quando urino, o jato está muito fraco e mesmo depois continua o gotejamento, e também quando ejaculo, praticamente 50% do esperma não sai imediatamente, saindo depois do ato sexual. Que tratamento o Sr. recomenda? Meu Pai já teve um tumor benigno na prostata e isso tem me preocupado muito.Aguardo sua resposta. Obrigada.

  11. Eduardo Pereia disse:

    Bom dia Dr Fernando. Tenho 45 anos, e alguns anos percebi que estou diferente sexualmente fico menos exitado e custa a ter a ereção, a libido diminuiu embora com estímulo demora o que não era assim! E por agora sinto um pouco de calor ao me movimentar,gostaria que me informasse se é por a idade, e se devo procurar um urologista ou um endocrinologista? E se essa baixa da libido pode se simtomas da andropausa? Antecipada mente lhe agradeço, e se for possível me responda por e-mail M.Obrigado!!!

  12. hugo disse:

    eu tenho 32 anos, de uns 3 meses pra ca, eu senti uma dor no meu ovo , percebi que ele creceu muito, que tipo medico eu procuro?

  13. Sergio disse:

    Ola tenho 39 anos tenho os sintomas da andropausa devo usar testosterona obrigado.

  14. joel campos disse:

    Dr., tenho 53 anos e gostaria de saber que especialidade procurar para tratar do assunto “reposição hhormonal masculina”
    E se for tratar em consulta particular qual o custo em média, das consultas.
    Obrigado.

  15. oi dr fernando tenho dor no canal do testicolo direito e NA eresao nao sol mais o mesmo o orologista me emcomedol welevan

  16. tenho 62 anos e esta me faltando o apetite sexual , o meu testosterona esta em 274 ,para minha idade
    esse valor e baixo ,ou e normal??por favor me responda no meu E-mail por favor.

  17. Felipe disse:

    olá Dr. Fernando.
    Tenho 22 anos.
    E como vi o Post acima sobre reposição hormonal e seus beneficios e riscos, gostaria de saber se o tratamento seria indicado para mim , claro q depois de exames.
    Gostaria de fazer, pois vejo q meu corpo ainda não se desenvolveu bem, sou muito magro e não tenho muita força. apetite sexual muito baixo.
    me dê uma dica , por favor doutor.

  18. juliana silva disse:

    O QUE PODE ACONTECER SE A ANDROPAUSA NÃO FOR DEVIDAMENTE TRATADA ESTIVE ASSISTINDO ALGUMAS ENTREVISTAS SOBRE O ASSUNTO E DESCOBRI QUE MEU MARIDO QUE TEM 40 ANOS ESTA PASSANDO PELO PROCESSO E NÃO QUER CUIDAR PARA QUE TUDO SE RESTABELEÇA TENHO DUVIDAS SOBRE O NÃO TRATAMENTO QUAIS MALES ELE PODERÁ ENFRENTAR??

  19. eduardo disse:

    cando demoro trasar meus testiculos doi muito ,mais condo eu traso tres vezes por semana não doi, mais se eu nao fizer inxa, grato pela atenção agrado aresposta

  20. maryanne disse:

    doutor meu pai esta sofrendo esses sintomas qual medico devo procurar

  21. Desculpe-me o lapso, Dr. Fernando, esqueci de colocar seu nome.

  22. JOSÉ SALES DA SILVA disse:

    Boa matéria. Oxalá que as pessoa tome conhecimento, e tome suas precaução ao iniciar este tratamento, que ao meu ver, bem orientado poderá trazer muitos benefícios a vida sexual, principalmente a dos homens idosos.

  23. Prezado Fortunato,
    Sim existe tratamento. Por favor entre em contato pelo telefone abaixo. Será um prazer ajuda-lo.

    Prof. Dr. Fernando Almeida
    Rua Barata Ribeiro, 414 – São Paulo – SP
    Tel. 11-3812 5413

    contato@drfernandoalmeida.com.br

  24. Luis Nunes de Araujo disse:

    Comentário:Bom dia Dr Almeida,desejo um feliz natal e um 2015 cheio de realizações pro senhor e pro seus pacientes,bem Dr gostaria de saber se é normal eu sentir tanto calor por todo corpo, mesmo estando em temperaturas baixas não consigo ficar 15 min com blusa que logo começo a transpirar por todos os poros,chegando a incomodar até mesmo minha esposa que está comigo casada a 30 anos,transpiro a noite que chega a encharcar meu travesseiro e meu lado do colchão fica úmido,venho percebendo isso a uns 3 anos pra cá,tenho 49 anos peso 75 kg e minha altura é 1.65 sou hipertenso.

    sem mais agradeço

  25. Reginaldo disse:

    Comentário:gostei muito da explicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Flares Twitter 0 Facebook 10 Google+ 2 Pin It Share 0 Filament.io 12 Flares ×