BLOG


Qual a área de atuação do médico Urologista?



Recentemente, gravei uma entrevista para um site sobre profissões, descrevendo como é a vida de um médico que atua na área de urologia. Apos isso, tenho prestado atenção na freqüência com que amigos e conhecidos me perguntam sobre a atuação do urologista. Interessante, que muitas pessoas não tem idéia da área de atuação do urologista. Por esse motivo, decidi escrever sobre isso.A formação do médico urologista é bastante completa. Após a faculdade de medicina, é necessário a realização de residência médica em cirurgia geral e depois em urologia. Atualmente esse treinamento leva 5 anos. Após a residência médica o urologista deve fazer uma prova junto a Sociedade Brasileira de Urologia para receber o Título de Especialista em Urologia. Desta forma, esse profissional se torna apto a realizar vários procedimentos.O interessante da Urologia é que essa especialidade tem um campo de atuação bastante abrangente abordando vários perfis de paciente. Desde crianças recém nascidas até pacientes bem idosos. Além disso, atuamos no tratamento de homens e mulheres.Isso mesmo, mulheres.

O urologista trata os problemas relacionados com o trato urinário de homens e mulheres, isso inclui rins, ureter, bexiga e uretra. Por exemplo, mulheres também apresentam pedra nos rins, câncer de rim, câncer de bexiga, etc. O Urologista também trata problemas relacionados com a bexiga, como infecção urinária e incontinência urinária da mulher.

Além dos problemas citados anteriormente, o Urologista trata todos os problemas relacionados com o trato urinário e genital do homem, como por exemplo, problemas da próstata, da bexiga, testículos, pênis, uretra vesícula seminal e rins.

Muitos vezes oferecemos tratamentos clínicos com medicamentos, mas também realizamos inúmeras cirurgias urológicas.

Enfim, a Urologia é uma especialidade fascinante.


Deixe um comentário



509 Comentários