BLOG


O urologista também trata prolapsos da vagina e incontinência urinária da mulher ?


30 Flares Twitter 0 Facebook 27 Google+ 3 Pin It Share 0 Filament.io 30 Flares ×


Hoje atendi uma paciente que veio encaminhada de um ginecologista do interior de São Paulo. Ela me perguntou: “ Dr. Eu nao sabia que urologista atendia mulheres.” Urologista trata prolapsos?

Essa pergunta é bastante interessante e deve ser destacada em nosso blog.

Os prolapsos vaginais, assim como, a incontinência urinária, estão associados com mal funcionamento do assoalho pélvico e órgãos pélvicos. Desta forma, esses problemas estão relacionados com bexiga, intestino e sistema reprodutivo e genital feminino. Durante os dois anos que fiquei nos Estados Unidos, trabalhei com um dos maiores especialistas na correcao de prolapsos e incontinência urinaria, que era um Urologista. A seguir estão algumas informações sobre prolapsos.
Prolapsos vaginais são bastante comuns na população, principalmente em mulheres acima dos 50 anos de idade e são decorrentes de alterações na estrutura de sustentação dos orgãos da cavidade pélvica, incluindo uretra, bexiga, útero, intestinos, sigmóide e reto. O principal responsável por manter os orgãos na posição adequada é um conjunto de músculos chamado de levantador do anus. Além desses os músculos, existem uma série de ligamentos que também ajudam na sustentação dos orgãos. Quando ocorre uma fraqueza no levantador do anus e nos ligamentos, os orgãos da cavidade pélvica tendem a sair pela vagina devido a constante pressão exercida pelo abdomen sobre eles.

  • Quando a BEXIGA está prolpsada chamamos de CISTOCELE ?
  • Quando o ÚTERO está prolpsado chamamos de PROLASO UTERINO ?
  • Quando o INTESTINO está prolpsado chamamos de ENTEROCELE ?
  • Quando o RETO está prolpsado chamamos de RETOCELE ?

Alguns fatores que levam ao enfraquecimento ou relaxamento desses músculos e ligamentos são: histerectomia (retirada do útero), cirurgias vaginais ou abdominais prévias, múltiplos partos vaginais, parto prolongado, obesidade e menopausa e idade acima dos 50 anos. Essa fraqueza muscular é algo que não pode ser corrigido com exercícios, sendo necessário tratamento cirúrgico para reforçar as estruturas e o suporte da parede vaginal e ligamentos de sustentação. Como o problema é generalizado em todo o assoalho pélvico, geralmente os prolapsos aparecem associados, ou seja vários órgãos prolapsados ao mesmo tempo, podendo cada um apresentar um grau diferente de protusão pela vagina. Desta forma o tratamento de prolapsos deve ser feito em conjunto, visando restaurar a anatomia de todo o assoalho pélvico.

Mulheres com prolapso vaginal geralmente não percebem o problema até o prolapso se tornar acentuado. Nessa ocasião a mulher percebe uma protuberância (como uma bola) saindo pela vagina, sensação de peso na vagina, desconforto vaginal, dor durante a relação sexual e constipação intestinal. A incontinência urinária pode ser o primeiro sintoma de que o suporte do assoalho pélvico não está adequado. Em torno de 40% das pacientes com incontinência urinária apresentam algum tipo de prolapso vaginal. A incontinência urinária de esforço e menos frequentemente incontinência fecal devem ser corrigidas juntamente com o prolapso, tendo em vista que são decorrentes do mesmo problema de suporte.

Se voce notou a presença de alguma alteração como as referidas acima, procure um médico especialista para realizar uma avaliação. O exame físico é uma das principais formas de diagnóstico, podendo ser auxiliado por alguns exames com por exemplo a Ressonância nuclear magnética com e sem esforço.

A correção dos prolapsos pode ser feita totalmente pela vagina, totalmente pelo abdômen ou utilizando as duas abordagens combinadas. A cirurgia totalmente por via vaginal permite menor desconforto e menor período de recuperação, quando comparada com cirurgia abdominal. Mulheres com prolapso de útero acentuado geralmente necessitam realizar histerectomia para ajudar na correção. Esse procedimento também pode ser feito pela vagina na maioria dos casos.

145 respostas para “O urologista também trata prolapsos da vagina e incontinência urinária da mulher ?”

  1. josiane a.s.itoi disse:

    estou com um serio problema minha alta estima esta la embaixo preciso urgente de uma ajuda profissional pois estou com medo de perder meu casamento por estar com este problema tão serio eu estou com uma grande flacidez na vagina não concigo sentir mais meu marido e percebo que ele tenta encostar bem na parede da minha vagina para poder me sentir me sinto muito constrangida já fiz o exame estudo urodinamico fiz uma cirurgia no dia 20/6/07 foi colocado uma rede levei tres pontos na virilha e meu medico dize que iria resolver meu problema mais não foi bem assim no dia 10/7/08 fiz outro exame urodimanico e deu sensibilidade aumentada (refere desconforto- dor – durante todo o enchimento,principalmente na cavidade maxima) irei levar para o ginicologista. por favor me oriente em algo pois é minha vida que esta em jogo estou desesperada obrigado espero contato si tiver consultorio me mande

  2. Sol disse:

    Dr se puder me ajudar, eu agradeco muito… Em abril/08 fiz a esterectomia e 10 dias depois comecou a incontinencia urinaria, o q nao era mito, porem hj 4 meses depois, eh incontrolavel uso absorvente p incontinencia, o tempo todo, quando tenho relacoes sexuais sinto q melhora um pokim, mas logo em 2 dias volta o problema… WQd eu me queioxei para o meu medico, ele disse que com a radioterapia e braquiterapia que eu ia fzer podia melhorar, so que ficou pior ainda… vc jah viu caso semelhante? Onde trabalha o medico dos EUA com quem vc trabalhou?

  3. CLAUDICE disse:

    DR. MINHA IRMÃ GÊMEA TEM 39 ANOS JÁ FEZ UMA CIRURGIA ABDOMINAL PARA RETIRAR PEDRAS NA VESÍCULA E AGORA O ÚTERO ESTÁ SAINDO PELA VARGINA SENTE UMA DOR ABAIXO DO UMBIGO QUE QUANDO APERTA QUEIMA QUNDO TEM RELAÇÃO DOI E AO CHEGAR AO OGASMO A CABEÇA SENTE FORTE DOR NA CABEÇA E SE ANDAR DE MOTO SÓ O BALANÇO DOI MUITO A CABEÇA ELA NÃO SABE O QUE FAZER, A MENSTRUAÇÃO LEVA 3 MESES SEM VIR E QUANDO CHEGA É MUITO FORTE AS PERNAS INCHA COMO A BARRIGA TAMBÉM O QUE PODE SER GOSTARIA DE UMA AJUDA, POR FAVOR ME RESPONDA. OBRIGADA

  4. Regiane disse:

    DR.TENHO 26 ANOS TIVE 2 PARTOS NORMAIS ,TENHO ALGUS SINTOMAS MENSIONADOS ACIMA COMO UTERO BAIXO OQUE VOCE SUJERE ,NO MEU CASO Á TAMBÉM TIVE UM ABORTO COM 4 MESES DE GESTAÇÃO

  5. Narciso disse:

    Boa noite Dr.
    Minha esposa fez uma histerectomia total em novembro/08 e cinco dia depois apresentou incontinência urinária. O médico disse que poderia ser uma fistula e então ela fiou 15 dias com sonda, mas não adiantou.
    O médico pediu para ela identificar de onde sai a urina mas ela não consegue diferenciar o canal da uretra do canal da vagina. Parece que a urina sai pela vagina mas não conseguimos encontrar o canal da uretra.
    Favor dar sua opinião sobre este assunto.
    Grato

  6. SIMONE disse:

    MINHA RESISTENCIA ESTA BAIXA , VIVO TOMANDO ANTIBIOTICOS PARA CONTROLAR MINHA CISTITE, MAS SEMPRE QUE TENHO RELACOES SEXUAIS ELA VOLTA.. FACO DE TUDO …PARA NAO TER A CISTITE… TAMBÉM FACO USO DE GESTINOL POR TER ACNES E TPM …SINTO MUITA TRISTEZA…. POR TUDO ISSO E POR NAO PODER TER UMA VIDA NORMAL…AS MEDICACOES SAO CARAS E ESTOU ATE SEM CONDICOES … GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UM MEIO DE TRATALA NATURALMENTE…

  7. Sandra disse:

    Estou sentido meu utero baixo,qd introduço o dedo sinto tipo um dedo dentro da vagina,me ajude? estou com medo.urgente!!

  8. Camila disse:

    durante a relação sexual sinto muita dor, na maioria muitas vezes, é como se tivesse algo dentro do de mim que me vizesse quase chorar de tanta dor….
    Já senti um bola no meu utero, que quando é tocada doi de mais
    mas fora da relação não sinto dor e nem tenho sangramento ou algo assim, mnha menstruação sempre foi regulada!
    não sei o que fazer, me ajude por favor!!!

  9. daiane disse:

    fiz tem 7 dia uma cirurgia de pedra na vesicula,por video,e hoje quando fui urina estar sangrando é normal,aquele sangue fraquinho?

  10. lucilene disse:

    fiz um exame estudo urodinamico e se cosntato que teria que fazer a cirurgia de perineo pois minha bexiga estava baixa então fiz mas passou dez meses dedois da cirurgia o poblema voltou minha vagina esta flacida e a bexiga baixa de novo o que eu faço estou com a auto estima baixa pois tenho medo de fazer a cirurgia de novo e não resolver o pobrema me ajude por favor

  11. francisca disse:

    minha mãe está com o utero e bexiga baixos e o médico disse q ela vai fazer cirurgia
    mas ela tem 62 anos e a pressão é alta controlada por medicamentos,e por isso eu gostaria de saber dr. é uma idade de risco 62 anos? ou é normal ? tou com medo dela vir a óbito na cirurgia, existe outro procedimento de tratamento?
    me oriente por favor dr?

  12. Vera disse:

    Dr. fui no genicologista e ele me examinou e me disse que estou com a bexiga baixa, isso tem algum problema sério.

  13. ANA PRISCILA disse:

    QUANDO COLOCO O DEDO NA VAGINA SINTO O MEU COLO DO UTERO E QUANDO TENHO RELAÇOES SEXUAS SINTO DOR TENHO 23 ANOS ISSO PODE SER ESSA DOENÇA

  14. miriam disse:

    Dr. eu sofro de incontinência urinária ,estava fazendo fisioterapi mais parei gostaria de saber se tem outro recurço

  15. helena disse:

    Gente do céu,será que estas mulheres terão
    alguma resposta ou ficarão a “ver navios” em
    seus medos e suas inseguranças?
    Comecei hoje a fazer fisioterapia para fortalecer
    a musculatura vaginal pela mesma razão:
    bexiga caída!Estava acreditando que daria resultado até ler tudo isto.E agora???Tb ficarei
    nesta imensa fila de mulheres desesperadas por
    um “salvador”?

  16. Maria de Fátima disse:

    Boa tarde,
    Fiz à 5 dias uma operação à incontinencia urinária TOT tudo correu bem , estou em casa contudo estou ainda a sangrar (muito pouco) da vagina será normal!, as senhoras que estiveram comigo também tinham a enfermeira disse que era normal.
    Vai continuar assim muito tempo ou será melhor consultar o médico.
    Obrigada

  17. cami disse:

    Tenho 26 anos, nao tenho filhos e nenhuma doenca sexualmente transmissivel. Sei pq fiz exames pre conjugais, me casei em janeiro. O fato e que de alguns dias pra ca tenho ido varias vezes ao banheiro, a noite inclusive. Urino mas tenho o intestino bem preso. e hoje comecei a sentir algo muito estranho, como uma pressao na vagina, percebo que ela esta pulsando e parece estar pesada. Nao sei o que fazer, desde fevereiro estou orando nos EUA e nao sei falar ingles ainda pra explicar as sensaoes pra um medico. sera grave a ponto de procurar socorro urggente? me ajudem, pq depois de ver casos de cisto na vagina fiquei desesperada!!!

  18. Sofia disse:

    Bom dia Dr.

    Eu li alguns comentarios e duvidas aki no seu blog e me encorajei em lhe enviar esse comentario, espero q o Dr. possa me responder!
    Me indenfico com a Josiane.
    Nao consigo entender pq naum tenho mais prazer na relaçao sexual, é como se eu naum sentisse mais a penetração do meu marido. Isso começou após eu ter tido minha filha, nao tenho outro parceiro, digo isso pq li em algumas materias q esse fator acarretaria nesse problema, tambem fico constrangida com os barulhos desagradaveis q ocorrem durante o ato sexual, me responda se existe alguma cirurgia pra esse problema! Obrigada

  19. dria disse:

    olha senti uma alteração na vagina pos fazer lacdura que faço

  20. Tamiris disse:

    Oi é eu qeria saber pq aparece uma bolinha tipo cm uma cabeçinha meio amarelada na minha vagina qando fico menstruada. doe muito.

  21. irene disse:

    Boa Noite, Sr.Doutor! Fiz uma cirugia de correcçao tot no dia 16 de Maio. Tenho muitas dores. Nao sei se é por ser diabética, hipertensa e epocoagulada. E continua ainda a sangrar, será normal?! Gostaria que me responde-se.
    Muito Obrigado
    Cumprimentos

  22. elvira frança ricardo disse:

    Artigo bem explicado em linguagem simples e de facil entendimento.
    E achei interessante a correção que pode ser feita pela vagina tbém, a qual nao conhecia.

  23. ita disse:

    dr. boa tarde, vivo em espanha, faz um ano que fiz uma histerectomia, e tive um sangramento e o médico o ginecologista me disse que estava com a bexiga grande e procurasse um urologista estou muito nervosa me ajude, tive uma infecçao urinária também, me responda dr.nao sei falar espanhol bem, para explicar o que esta acontecendo. agradeço muito por sua ajuda.

  24. ita disse:

    dr. boa tarde, vivo em espanha, faz um ano que fiz uma histerectomia, e tive um sangramento e o médico o ginecologista me disse que estava com a bexiga grande ,o que significa isso? é perigoso?

  25. Adriana Kelbert disse:

    estou tomando um antibiótico para infecção urinaria e ainda continuo com sangramento, é normal?

  26. Venho com dois problemas a 3 anos , tenho cistoceles e retoceles , ja retirei o utero e fiz perineo mas os sintomas nao melhorao , meu assoalho pelvico tambem esta flacido fiz tambem fiso , para fortalecer a regiao , sem resultados eu sei que as cirurgias nem sempre dao certo , preciso de ajuda por favor . Os medicos que consultei nem sabem direito sobre esse assunto e o pior que sao bons medicos alguns ate conhecidos . espero por gentileza uma breve resposta obrigada .

  27. adriana disse:

    doutor,tenho 4 filhos todos partos normais,e ultimamente tenho sentido um problema desagradavél todas as vzs q espiro ou tusso mesmo q eu não esteja com vontade de fazer xixi eu sempre faço um pouquinho ,e quando me agacho sinto algo q preciona minha vagina tipo uma bola ,doutor isso é caso de cirurgia? será q isso foi causado pelo partos normais? hoje tenho 27 anos, minha 1 filha tem 10 anos e o ultimo tem 1 ano e cinco meses o 2 e o 3 são bem proximos da 1 diferença de 1 ano cada,será isso o causador desse problema ?por favor espero uma resposta…

    obrigada!!

  28. silvia disse:

    bom dia
    DOUTOR TENHO CISTITE CRONICA INESPRCIFICA VOU AO BANHEIRO VARIAS VEZES AO DIA E A NOITE JA FIZ VARIOS TRATAMENTOS ATE INSTILAÇAO COM CISTITAT E TERAPIA NAO ADIANTOU ESTAVA TOMANDO FLIOXETINA PAREI POR CONTA PROPRIA NAO ESTAVA ADIANTANDO NAO AGUENTO MAIS TOMAR REMEDIOS E NAO ADIANTAR TENHO 36 ANOS SOU ACSADA E TENHO UMA FILHA DE SEIS ANOS ME AJUDE POR FAVOR ESTOU ENTRANDO EM DESESPERO DEVO CONTINUAR COM O ANTIDEPRESSIVO ACHO QUE ESTOU ENGORDADANDO MUITO COM ELE
    AGRADECIDA

  29. monica disse:

    tenho 26 anos se eu posso faze perine

  30. monica disse:

    quando tenho relaçao com meu esposo sinto sair de dentro de mim tipo um ar gostaria de saber

  31. Por que estou indo com muita frequencia ao banheiro? e por que quando faço xixi doe muito meu utero ? estou com medo que seja algo muito grave. Obrigado !

  32. Por que estou indo ao banheiro com muita frequencia ?? e por que quando eu faço xixi doe meu utero ??? estou com medo que seja algo muito grave. Obrigado !!

  33. anapaula disse:

    dr e normal faz 7 dias que fiz a retirada da visicula e hoje fui urina saiu sangue da minha urina

  34. Dr. tenho 46 anos, sofre de fibrose medular e neutropenia sempre abaixo de 600 meu neutrófilos, nunca senti dor quando ficava mestruada mas fazem 2 meses que sinto uma dor imensa ao caminhar , levantar ou sentada e levantar rapido, parada não tenho nada de dor, doi muito na altura da bexiga e quando caminho dos 2 lados da virilha é horrivel a sensação….e meu sangue cheira muito mal…

  35. Maria lucyleia santos disse:

    Olá dr:

    Tenho 37 anos,ha um ano passei a sentir desconforto vaginal,não sei oq fazer,ja estive na emergencia de um hospital com muitas dores lombar terminando na vagina com se algo estivesse querendo sair..fiz emxames e deu td nomal,fiz ultra vaginal tambem e não deu nada..
    Quando tenho relação sinto muitas dores,sinto como fosse vacoar,nunca pratiquei sexos anal!!
    DR oq devo fazer???

  36. alessandra disse:

    Dr. eu me cuido bastante e estou sempre me tocando pra saber se surgiu algo anomal.De uns dias pra cá começei sentir dor ao urinar, fiz exames e deu infecçõ urinária , tomei antibiotic, mas ainda fiquei sentindo dor na pelve então introduzi o dedo n vagina e senti tipo uma trompa do lado esquerdo! eu tenho utero retrovertido . tenho 23 anos e não tenho filhos!! o que pode ser este caroço????

  37. vera disse:

    dr.faz 2 anos que eu fiz histerectomia total , e sinto muitas dores no meu baixo ventre , e quando tenho relação com meu marido me dói muito parece que vai rasgando por dentro ja procurei varios medicos mas nem hum me ajudou e tbem não sinto mais desejo sexsual o que eu fasso me ajude dr.o que devo faser me de resposta obrigada

  38. eu estou com abactéria encherichia colli eu e meu marido precisamos da medicação serta já tomamos varios remedios e aplicações de amicacina e getamicina ajude agente eu estou mal arde cosa doe e eu não consigo ter relação

  39. Edilene disse:

    Fiz histerectomia total a mais ou menos 1 ano e meio,após ir ao banheiro notei sangue.Isso é normal?Foi apenas uma vez.Aguardo resposta.
    Obrigada.

  40. EU disse:

    FIZ UMA ESTERECTOMIA TOTAL E DEPOIS DE TRES MESES ESTOU SANGRANDO ( DEPOIS DA RELAÇÃO FICOU 3 DIAS ) NAO FOI UMA SO VEZ JA TIVE OUTRAS VEZES O QUE PODE SER?

  41. eliane disse:

    fiz uma videolaparoscopia retirada da visicula,pois tive muitas pedras.so q agora depois de 2 meses ainda sinto dores abaixo das costelas.apesar q eu tambem tenho 1 calculo renal pequeno sera q poder ser o rim.ou nao cicatrisou bem por dentro.

  42. Larissa Lousada disse:

    Dr. Fui ao ginecologista ontem, levei meus exames de urocultura com anti-biograma e suamario de urina pq tenho muita dificuldade para urinar, sai só um pouquinho e tenho que ficar fosando para sair mas pq fico com muita vontade mas asvezes não sai nada bebo muita agua mas, os exames não deram nada ele me pediu que fosse ha um Urolosta.. oq faço até na hora de ter relação tenho que ficar parando para ir ao banheiro fazer só um pouquinho de xixi já tive infecçao urinaria varias vezes. Que faço.

  43. percebo uma protuberância (como uma bola) saindo pela vagina, sensação de peso na vagina, desconforto vaginal e gostaria de saber sua posição sobre esta cirurgia nova , onde é colocada uma rede de sustentação para o levantamento da beixiga.
    Gostaria de saber se em Porto Alegre existem clínicas que fazem este tipo de cirurgia?

    Obrigado

  44. Suzana disse:

    Boa noite dr, gostaria da sua opinião a respeito do meu caso, em outubro passado eu comecei a sentir uma forte pressão no anus, uma dor que so passava quando eu deitava, depois senti um peso na minha vagina e fui ao ginecolista que disse que eu estou com prolapso uterino em grau I, ( o que me deixa na duvida ja que sinto tanto o utero ) ele não me explicou muita coisa so disse que o melhor a fazer é tirar o utero, eu não gostaria de fazer isso sem necessidade,(doença mais grave) todos os meus exames deram bons resultados, so tenho esse problema, perguntei a ele se somente o utero estava fora do lugar e ele disse que sim , mas sinto que há algo mais errado comigo pois sinto muita dor na região lombar e no anus, criei coragem e me olhei no espelho parece que minha vagina está muito diferente, quase nao vejo o orificio do xixi, meu utero ali embaixo, a sensação é muito ruim, tenho medo de piorar e nao poder salvar meu utero como gostaria, tenho 2 filhas 1 de 12 e uma de 2 , e 35 anos não sei o que fazer… o medico disse assim: olha isso naum é como um cancer que vc tem correr e tratar, vc pode ficar assim muito tempo… ter relações normalmente, pode ate engravidar se quiser… . Mas eu sinto que naum é bem assim, o que o sr pode me dizer a respeito de uma cirurgia mais conservadora , sabe me dizer se pelo SUS eu consigo essa cirurgia…Eu agradeço muito a sua atençao e aguardo sua resposta anciosa.

  45. dr gostaria de uma informacao,estou com problema minha medica disse que tenho tudo caido o utero a bexiga o reto enfim,ela me recomendou no lugar de cirurgia colocar um anel que eu mesmo posso retirar pra limpeza e pra ter relacao sexual tenho 65 anos tenho um desconforto muito grande com uma bola grande que saia pela vagina gostaria de saber se este metodo pode me ajudar ou a cirurgia seria melhor muito obrigada

  46. Nane disse:

    olá, tenho 25 anos e 2 filhos de 1 e meio e um de 3 meses… mesmo antes de estar gravida do primeiro filho sentia dores durante a relação hj sinto meu utero baixo eu poderia fazer a perine? ambos os filhos foi parto vaginal…
    desde já agradeço

  47. MUITO OBRIGADA DR FERNANDO PELA SUA ATENCAO E PELO E-MAIL QUE ME ENVIOU,INFELIZMENTE NAO POSSO VISITAR O SR AGORA PORQUE MORO NA CALIFORNIA USA,NAO TENHO COMO IR AO A BRASIL AGORA

  48. Alessandra disse:

    tenho 39 anos ,cada vez que eu tusso ,sinto minha urina saindo,não consigo segurar a urina,tenho que usar absorvente direto

  49. Lídia disse:

    Dr.Estou desesperada,pois depois que tive minha segunda filha.Sinto que meu útero ficou baixo,tenho a sensaçao de que ele vai sair do meu corpo,e sinto muita dor na relação sexual.Fui tomar banho e percebi que o colo do utero estava na mesma direçao do meu clítores.O que faço?Tenho 33 anos.Grata

  50. Camila Carvalho disse:

    Boa tarde Dr.,muita interessante sua matéria ao informar toda problemática.
    Parabéns !!!
    Tenho receio de estar acometida por tal situação abordada.
    Tenho 64 anos,viúva,sem parceiro;tive o 1º filho,parto normal ,a criança nasceu de nádegas,após 7 anos tive o 2º filho,parto normal e 5 anos após tive um aborto decorrente de um aborrecimento(com 10 dias após abortei).Convém informar que tenho o útero me parece TRANSVERSO,na gravidez o feto fica em posição de nádegas.
    Fiz uma Laboroscopia há cinco anos atrás ,para retirada de uma pedra na vesícula,um sucesso,nada senti.
    Informo que não faço reposição hormonal,meu intestino funciona muito bem,não tenho sangramento nem dores,no entanto venho sentindo desde novembro um peso na vagina quando me sento principalmente (trabalho muito tempo em pé);ultimamente percebi que tem uma carnosidade meio fofa saindo da vagina,meio rosada,tenho ultimamente muitas crises de herpes anal e vaginal(basta me preocupar ou aborrecer com algo).
    Por gentileza,se possível,gostaria de uma orientação de como proceder e que tipo de cirurgia preciso fazer,bem detalhada e o mais simples possível.
    Muito grata,
    Mila

  51. Elaine disse:

    Olá dr. boa tarde, me chame Elaine tenho 3 filhos de partos normais, me queixa eh que quando vou urinar sinto meu utero muito baixo a ponto de senti-lo bem proximo a minha vagina, estou sentindo muitas dores durante o ato sexual e saindo uns sons meio estranhos e longos parece( pum demorado) depois q tive meu último filho venho tendo infecções urinárias frequentes, antes nunca tinha tido, quando quero urinar tenho q ir logo as pressas se ñ for acaba q vazando um pouco de urina, gostaria muito de fazer a cirurgia de perineo, o q o dr me aconselha?

  52. alba valéria disse:

    boa tarde ! dr eu tenho umas duvidas ;fiz uma cirurgia a tres meses e estou quase que arrependida retirei o utero levantei a bexiga e fiz o perinio;fui ao médico ele me disse que seria viavel tirar a metade ou todo o utero porque ele estava maior que o normal por essa razõa eu sentia dor em manter relação e recolocou minha bexiga no lugar porque melhoraria a perca de urina espontânia que eu tinha ao menor esforso; só que dessa cirurgia a unica coisa que não sinto dor em ter relação estou com vontade de urinar de hora em hora já tive varias infecções de urina tomei nesse meio tempo varios antibioticos e faz um barulho na hora da relação e sinto que não consigo mais segurar a urina como antes.Me da cistite com frequencia o que pode melhorar tudo isso se é que isso vai melhorar?oq fazer num caso desses? O meu medico esta ficando nervoso sinto que não esta sabendo o que fazer!!!obrigada aquardo uma resposta ok?

  53. alba valéria disse:

    boa tarde ! dr eu tenho umas duvidas ;fiz uma cirurgia a tres meses e estou quase que arrependida retirei o utero levantei a bexiga e fiz o perinio;fui ao médico ele me disse que seria viavel tirar a metade ou todo o utero porque ele estava maior que o normal por essa razõa eu sentia dor em manter relação e recolocou minha bexiga no lugar porque melhoraria a perca de urina espontânia que eu tinha ao menor esforso; só que dessa cirurgia a unica coisa que não sinto dor em ter relação estou com vontade de urinar de hora em hora já tive varias infecções de urina tomei nesse meio tempo varios antibioticos e faz um barulho na hora da relação e sinto que não consigo mais segurar a urina como antes.Me da cistite com frequencia o que pode melhorar tudo isso se é que isso vai melhorar?oq fazer num caso desses? O meu medico esta ficando nervoso sinto que não esta sabendo o que fazer!!!obrigada aguardo uma resposta ok?

  54. Rosimere disse:

    Dr. , apareceu uma bola na minha vagina. fui ao ginecologista e ele disse que não era um caso para ser resolvido por ele e me encaminhou a um urologista. Fui ate ele e o mesmo me falou que o caso é cirúrgico mas sem maiores explicações. Por favor me ajude pois estou muito preocupada. Obrigada.

  55. lena disse:

    dr eu fiz um exame deu retocele anal retal e tem 5cm. gostaria de saber se pode ser um trumor e se tem que fazer uma cerugia.e estou muito pecupada gostaria uma reposta mais rapida se o senho poder me fazer o favor me de o detalhe mesmo se nao for uma noticia muito boa.fico esperado a sua resposta . OBRIGADO

  56. ROSE disse:

    Quando passo a mão na vulva para fazer a higiênie sinto que a entrada da vagina esta saltada para fora, fui no ginecologista e ele disse que tenho que fazer perineo. Perguntou se estou perdendo urina, eu disse que só se a bexiga estiver cheia e der vontade de tossir. Fiz estudo urodinamico e deu que tenho incontinência urinária tipo 0, será que vou precisar mesmo fazer perineo?

  57. Michele disse:

    Dr. Notei que minha urina sai pela vagina e não pela uretra, estou preocupada…o que devo fazer ??
    isso realmente é muito preocupante?

    Grata!

  58. kassia disse:

    Dr. Tenho sentido meu utero a menos de dois centimetros da entrada da vagina… só em passar o dedo já o sinto. Me toquei e sangrei um pouco. agora tenho sentido colicas. Tenho 28 anos e sou mãe de duas crianças. É possivel eu estar com prolapso uterino?

  59. SILVIA disse:

    quando tenho relação minha vagina faz barulho parecendo flatulencia já não sinto vontade de ter relação só pelo constragimento o posso fazer tenha 30 anos.

  60. IRA disse:

    tenho 30 anos ,quando tenho relação com meu marido sai ar da minha vagina e é tão contrangedor que até evito ao maximo transar e isto é em qualquer posição o que posso fazer para melhorar isso.

  61. Andreia disse:

    Uma amiga tem incontinencia urinaria de esforço e fez uma cirurgia há 3 semanas para colocação de esfincter e uma tela vaginal. Na primeira semana foi tudo normal somente com algumas dores que pensou ser proveniente da cirurgia. Na segunda semana parou de urinar e o médico disse ter formado um edema. Após uma semana de antibiotico ela voltou a urinar mas não consegue mais controlar a urina. Ela está em desespero achando que a cirurgia não deu certo. Este sintoma é normal?

  62. daniel lima disse:

    Bom dia Dr. Minha sogra esta passando por problemas semelhantes ao citado. ela disse sentir como se estivesse uma bola pressionando sua vagina e incontinência urinária. Ela é viúva há 25 anos, tem pressão alta controlada e está com muito medo da cirurgia. qual o seu conselho?

  63. Adriana disse:

    Prezado Dr,
    Tenho 40 anos, quando eu espirro ou tusso me urino toda, e também não sinto muito a relação sexual. Já fui em um urologista, fiz o exame urodinamico, mas ele não me falou nada e me receitou o retemicUD. Não tolerei a medicação, não tenho paciência para fazer exercícios para fortaleçer o assoalho pélvico, por isso gostaria de perguntar para o senhor, se eu poderia fazer uma cirurgia, ou o caso se agravaria com ela, como me foi dito em uma consulta.
    Gostaria de salientar ainda, se o uso de antidepressivos pode causar isso ou agravar o caso.
    Agradeço se puder me responder.
    Grata.
    Adriana.

  64. sandra disse:

    doutor toda vez que tenho relação eu fico mais ou menos uma semana com vontade de fazer xixi toda horam o que será isso me ajude obrigada.

  65. rosa disse:

    oi ja uns 4 dias estou com uma gripe forte junto com uma tosse de matar ,o estranho k toda vez k tusso sai respingos de xixi estou a todo instante colocando papel higienico pois nunca vi algo assim o k faco tenho 42 anos estou na afric a 6 anos e a tecnologia ak e mt atrasda agradeco se me responder obgda

  66. vera disse:

    ola.fiz cirurgia da bexiga caida a 20 dias. colocando a tela ao descolar a bexiga da parede foi feito um lesao de 2 cm e dado pontos estou preocupa pois nao consigo nem chegar ao banheiro e ja começo a urinar sem perceber e a noite faço 3 vezes.tb esta saindo uma secreçao amarela isso é normal?quand o posso começar a dirigir? aguardo sua resposta

  67. aline disse:

    dr sinto uma bolinha quando toco dentro da minha vagna oq pode ser meu ultero ou bexiga obrigada

  68. ana maria disse:

    Dr. estou com todos os sintomas acima e ainda sinto um forte peso em meu abdomem já que estou com 90 k e tenho alguns pequenos miomas ,sinto muita dor na coluna ,pois tambem tenho artrose,minha idade é 43 anos ,nunca fiz períneo e nem retirada de útero.Por favor me de sua opinião já que não sinto quase mais nada na relação e vou muito ao banheiro urinar de pouquinho .´Tive 3 filhos normais.Sinto um peso na vagina.Me oriente .Muito obrigada.

  69. zaira disse:

    Fiz uma cirurgia de perineo, e depois da cirurgia, sinto um peso na vagina e desconforto, antes não sentia isso tem me preoculpado muito. Por favor me ajude, tbm tenho dificuldade ao defecar. qual tratamento e qual profissinal devo procurar.

  70. maria das dores disse:

    ola tenho 37 anos e depois do parto do meu filho fiquei com incontinencia urinaria, não tenho vontade ter relação sexual, e estou tendo inflamação de urina constante,quando espirro, quando pego peso sempre sai urina estou muito preocupada qual o procedimento que devo fazer. desde já estou muito grata obrigado

  71. Miriam I Balzan disse:

    Dr. apareceu uma bola meio mole e com movimento na entrada da minha vagina. O que pode ser? Tenho 62 anos

  72. Rafaelle Oliveira da silva disse:

    Olá doutor!
    Descobri q estou fazendo xixi totalmente pelo canal vaginal.
    Qual o motivo real e quais os riscos???

  73. daiane oliveira disse:

    dotor,senti algo diferente no interior da vagina não arde,não dói se encontra do meio pra dentro um tipo de bola?? me responda? tenho 18 e não sei o que é

  74. kelly disse:

    Doutor!!quando introduzo o meu dedo na vagina sinto uma bola,na hora da relação sinto mais dor do q prazer.será q estou com prolapso uterino,?mim responda por favor…

  75. rosana disse:

    Dr; estou com um problema de utero caido no nivel 3 esta bem na portinha da vagina isso é um prolapso? o que devo fazer? fiko com medo de pegar peso e acabar saindo tudo pra fora, sera que nao esta na hora de uma cirurgia?isso esta mechendo muito com minha cabeça o que devo fazer ???? grata me responda por favor

  76. Gislene disse:

    DR. EU TENHO CONTINENCIA URINARIA A QUASE 8 ANOS DEPOIS KI FIZ UMA CESARIA COM LAKIADURA. A SENSIBILIDADE NÃO É NA BARRIGA (BEXIGA) E SIM POR BAIXO NO CANAL É ONDE SINTO KI KERO URINAR.
    EM AGOSTO DE 2009 FIZ CIRURGIA DE PERINEOPLASTIA SÓ KI NÃO ERGUEU A BEXIGA, ENTÃO EU FIKEI UNS 8 DIAS SEM AKELA SENSAÇÃO DE FAZER XIXI TODA HORA E EU ESTAVA BEM.
    MAS QUANDO ESTAVA COM 8 DIAS EU TIVE KI PEGAR MEUS DOCUMENTOS KI CAIRAM NO CHÃO E FIKEI UM TEMPO BAIXADA E DEPOIS KI ME LEVANTEI EU SENTI UMA ARDENCIA JUNTO COM QUEIMAÇÃO E DEPOIS VOLTOU TDS OS SINTOMAS. DEPOIS D UM TEMPO VOLTARAM AS DORES E EU RECLAMEI PARA O MEDICO, MAS ELE DISSE KI A RETOCELE SÓ VOLTAVA DEPOIS D 5 A 6 ANOS.
    EU ESTAVA TBM COM ADERENCIAS NO INTESTINO, BEXIGA, OVÁRIOS E ABDOMEM E NINGUEM KERIA FAZER MINHA CIRURGIA, FOI ENTÃO KI PROCUREI ESTE MEDICO CLINICO GERAL DA MINHA CIDADE E FIZ NO HOSPITAL MUNICIPAL AKI MSM DIA 02/03/11. ENTÃO ESTE MEDICO ME DISSE KI EU AINDA ESTOU COM A RETOCELE E TBM FOI COMPROVADO EM URODINAMICA, DISSE TBM KI ESTOU COM A BEXIGA MUITO BAIXA. ENTÃO ESTE MEDICO ME PEDIU KI EU PROCURASSE ELE COM 60 DIAS PARA OS PROCEDIMENTOS PAR FAZER A CIRURGIA D RETOCELE DI NOVO E ERGUER A BEXIGA, E AGORA SÓ ESTOU AGUERDANDO A CONSULTA COM ELE KI É PELO SUS.
    DR. MAS EU VENDO TANTO DEPOIMENTO DE PESSOAS KI ERGUERAM A BEXIGA E PIORARAM, EU KERO TENTAR PRA VE SE MELHORO PQ A RETOCELE TBM ACABA COMIGO, ENTÃO KERIA UMA OPINIÃO SUA E KERIA SABER SE AKELA VEZ KI OPEREI DA RETOCELE E DEPOIS DE 8 DIAS FIKEI UM TEMPO BAIXADA FOI KI PREJUDICOU MINHA CIRUGIA ?
    E TBM QUANDO EU FIZ CIRURGIA DE RETOCELE EU DEVIA TER FEITO ANTES A DE ADERENCIA PQ POR EU ESTAR COM INTESTINO COLADOS FORÇAVAM MUITO E OS PONTOS DEVEM TER ABERTOS POR DENTRO, PELO MENOS EU IMAGINO.
    GOSTARIA DE UMA OPINIÃO DO SR. E FIKARIA MUITO GRATA… OBRIGADO E FIKA COM DEUS !!!

  77. helena disse:

    como faço para conseguir uma cirurgia para correçao perineoplastia

  78. kellen disse:

    boa noite doutor. Meu nome é kellen tenho 31 anos,tenho duas filhas uma de 13 e a outra de 6 fiz laqueadura há 6 anos. estou menstruando 3 vezes ao mes quase morro de tanta colica e sangra demais tanto que sinto muita fraqueza e tonteira. Meu utero esta muito baixo ja não estou conseguindo mais ter relação com meu marido pois toca nele e sinto muita dor. Ja fiz alguns exames e nada indica doença ou qualquer coisa. So que ja fiço três ultrasson endovaginal e meu ovario direito nunca é visualizado. Nesse momento eu queria muito retirar meu utero pois não vou ter filhos mais,e estou sofrendo muito. Gostaria de saber se o senhor sabe de algum medico de sua confiança que possa realizar essa cirurgia,tenho plano da unimed. Moro em aparecida de goiania.Peço que me ajude por favor. Mande uma resposta para o meu imail se puder. Desde já muito obrigado por ler meu imail.

  79. LOURDES disse:

    ESTOU COM O MESMO PROBLEMA , RETOCELE, JÁ OPEREI A BEXIGA QUE TINHA CAIDO , TIREI O UTERO E AGORA MEU INTESTINO CAIU, O MÉDICO QUE FEZ MINHA CIRURGIA DISSE QUE SÓ PODE FAZER OUTRA PARA LEVANTAR O INTESTINO DEPOIS DE UM ANO, CORRO O RISCO DE QUE ELE SAIA PARAFORA? SE FIZER MUITO ESFORÇO PODE SE PERIGOSO? PRECISO DE AJUDA PARA ENTENDER ESSE PROBLEMA, POSSO TER UMA VIDA NORMAL OU TENHO QUE TER MAIS CUIDADOS COM ESFORÇOS FÍSICOS

  80. Agnes disse:

    Dr. nunca tive filhos e tenho 17 anos mais ao colocar dedo ou introduzir em mim sinto meu utero e um grande desconforto. cerca de 4 centimetros ja me incomodam. não menstroo a 1 mes sinto inchaço em minha barriga desconforto ao andar e o desconforto vem mensalmente não necessariamente perto da mentruação.obs: desde a 1° relação sinto desconforto me ajude. não tenho problemas com ir ao banheiro urino bastante por beber bastante agua.
    o que me incomoda é o quanto ele esta baixo
    Me ajude
    obrigada

  81. zenith disse:

    fiz a cirurgia do perineo, em agosto do ano passado, e foi um sucesso, não tenho mais incontinencia urinária, tenho relações sexuais normais…sera se fui a unica previlegiada, ou meu médico foi muito competente..
    não fiquem com medo, é so procurar um otimo profisional…abraços

  82. edjane disse:

    dr tenho 30 anos e minha ginecologista me disse que tenho que fazer cirurgia de perinio e retocele e normal essa cirurgia nessa idade?

  83. Edenir Gusmao Pelissari disse:

    Boa Noite Dr:
    Parabéns pela informação sobre “Prolapsos Vaginais e Infecções Urinárias”.Assunto muito bem abordado,muito bem explicado e q. de fato aterrorizam as mulheres.Atualmente estou com 68 anos e sempre me cuidei indo ao ginecologista anualmente efeitos todos os exames de rotina.tenho 4 filhos,3 partos normais e uma cezaria.sou esteroctomizada,fiz duas perineos plastia efiz duas vezes levantamento de bexiga.Nunca senti dor vaginal e nunca sangrei e tbém nunca senti desprazer nas relações sexuais.Ultimamente comecei a sentir uma pressão na vagina e surgiu uma bola.Já fui a 3 ginecologisatas.Um disse q.era parte do intestino,outro disse q. era alça da parede vaginal,este ultimo q. fui este mês q. me disse q. era “PROLAPSO”,onde via internete encontrei seu artigo q. explica direitinho o meu caso.Porque os médicos anteriores ñ explicaram tbém p/a a gente c/o o senhor explica no seu artigo?Se eles soubessem o qto isto assusta, amentronta e coloca a mulher numa posição muito desconfortável em relação à vida conjugal do casal(isso nos leva até sentir depressão)Confesso,estou horrorizada dos depoimentos de mulheres acima, ainda novas com esse problema então me sinto feliz de tê-lo agora com 69 anos.Doutor,DEUS o Abençõe e q. o DIVINO ESPIRITO SANTO o ILUMINE ,SEMPRE!Muito obrigada por vcê existir.Abraços.Edenir.

  84. Mariana disse:

    Tenho uma filha de 11 anos que faz xixi na roupa só durante o dia. Quando ri ou esta com vontade de ir ao banheiro não consegue segurar e sua calcinha fica constantemente úmida. Um ultrasson revelou que sua bexiga é um pouco caída . O que fazer?

  85. bruna alves disse:

    Olá,

    Tenho 21 anos e ainda faço xixi na cama. Na verdade eu nunca parei de fazer, desde criança. Isto é muito constrangedor. Pode ser que estejam envolvidos fatores psicológicos, pois sempre tive medo de levantar a noite para ir ao banheiro (devido ao medo do escuro). Eu preferia fazer xixi na cama. Contudo, atualmente não sinto vontade de urinar durante o sono noturno. Simplesmente acordo “mijada”. Será que o senhor poderia me ajudar?

  86. salete disse:

    tenho agenesia uterina, e bexiga hiper ativa, fiz a cirurgia de prolapso de cupula vaginal 2 vezes, sendo que a primeira vez foi pelo abdomen á + ou -13 anos atraz e agora fiz outra pela vagina ainda estou me recuperando, pois fazem 15 dias e ja estou me sentindo ótima, foram colocadas 2 telas a cirurgia foi um sucesso, e minha auto-estima ja esta melhor tbm, meu médico foi ótimo e é ginecologista embora faço tratamento tbm com um dr º que é uruologista que para mim é tido como meu anjo de guarda pela sua competência, me desculpem mas para mim é o melhor do mundo e agora tbm meu ginecologista: considero-os como dois heróis, sou muito grata a eles. isso é aqui no interior de S.PAULO rio claro.

  87. Emerson Larrea disse:

    Boa tarde Dr.

    Minha mãe ja fez quatro cirurgias do perineo e não resolve, esta prestes a passar pela quinta cirugira. Porque ha casos que a primeira cirurgias não resolve? Seria o caso de uar o metodo da redinha para almentar a resistencia? Por não aguento mais ver tanto sofrimento… Obrigado.

  88. Emerson Larrea disse:

    Boa tarde Dr.

    Minha mãe já fez quatro cirurgias do períneo e não resolveu, esta prestes a passar pela quinta cirurgia. Porque ha casos que a primeira cirurgias não resolve? Seria o caso usar o método da redinha para almentar a resistencia? Por favor nos ajude, não aguento mais ver tanto sofrimento… Obrigado.

  89. isabel disse:

    boa noite dr.tenho 31anos sou mae de tres criança os tres cesaria pois nao tinha dilatacao o ultimo operei para nao ter mais ,des de pequena fasso xixi na roupa minha mae achava normal e numca me levou ao medico,eu cresci assim mais agora ta mais costragedor se eu corro sai nao posso fazer essercicio que sai bastante estou notando uma boliha de carne saindo da vagina ,durante ar relaçao com meu marido sai barulhos como se fosse gases da vagina,ele tenque encostar bem em mim para eu sentir ele me sinto muito larga,eu tenho muitas infecsoes de urina ja fui ate enternada de enfc nos rins,agora destes dias para ca estou sentindo muita dor nas costela do lado escerdo sinto uma bolinha embaixo da costela que doi muito derrepente para de doer e some no meio do dia aparece de novo des de pequena trab no pessado por favor me orienta dotor estou com medo tenho vergonha de medico e a gente que depende do sus e pior ainda Obrigado Fique comDeus

  90. regina disse:

    Oi preciso de ajuda uma orientação antes de fazer minha cirurgia de Perini e levada mento de bexiga tinha minha vida sexual ativa após a operação que já vai fazer um ano em setembro não consigo ter relação dói muito,parece que tem corte e que algo esta esfregado no ferimento fechado procurei o medico que me operou não se encontra mas no convenio passei em outro simples mente me diz que era risco que corria mas ninguém me diz isso antes da cirurgia eu fiz por necessidade não por estética me passaram um creme e nada de melhorar ando depressiva meu casamento em risco me ajuda por favor

  91. Ana disse:

    Boa noite Doutor.
    quando tenho relação minha vagina faz barulho parecendo flatulencia ,e fiquei um meses sem ter relação, e quando tive sangrou e sempre meu parceiro tem uma dificuldade para penetrar, sinto dores incomoda tb,e toquei minha vagina e sentir um orgão, é normal sentir esse orgão com a penetração de um dedo.Como estou na menopausa estou preocupada com a minha saúde.
    agradeço a atençaõ.

  92. isa disse:

    quando introduso o dedo na vagina do lado que fica a bexiga sinto algo estranho este fica meio inclinado tem o tamanho da metade do dedo indicador e a grossura do mesmo o que pode ser

  93. virginia disse:

    fiz hersteroctomia vaginal em janeiro 2011

    tirei o utero e colo do utero
    e foi colocado uma tela para segurar os orgãos
    quero saber se eu pegar peso e quanto
    grata
    virginia

  94. MARTA HELENA disse:

    olá já faz alguns meses que começei a sentir um caroço no canal da vagina ,só que percebo que ele esta crescendo cada dia mais.Não sinto dor ao encosta-lo com os dedos ,só quando mantenho relações sexuais e se a penetração for mais profunda.
    Gostaria de saber o que pode ser ,seá que estou com um tumor?peço ajuda e aguardo respostas…grata desde já!!!

  95. Olá Dr. , velho por meio desta mensagem pedir um pedido de socorro, minha mãe já fez 4vezes a mesma cirurgia,pois os médicos diagnosticarão que a bexiga estava caída ,ficava saindo para fora , agora fez novamente a cirurgia está com 1mese e 5 dias, mas o problema só diminuiu pois ainda continua uma bolinha aparecendo, mas agora eles falarão que é no reto que é o reto que está saindo e não tem mais o que ser feito, espero que o sr. possa me dar uma explicação obrigado

  96. Bia disse:

    dr.
    Minha mãe esta fazendo alguns exames, pois a ginec. disse que o útero dela está pra fora, e seria o caso de fazer uma cirurgia. Minha mãe tem 63 anos seria o caso de fazer um acirurgia mesmo? Ela está com medo de mexer em uma coisa e estragar outra.

  97. ariuza disse:

    tenho 57 anos depois do meu ultimo parto ha 13 anos comecei a urinar quando tossia ao pissar forte no chao e quando ia ter relaçois sexual com meu marido nao fui ao medico e agravou a 3 anos meu marido me abandonou pois tinha nojo de ter relaçois comigo disia que eu vivia cheirando xixi fui ao medico e ele disse que tenho que fazer uma serurgia mais por eu ter uma tosse alergica ele mandou eu fazer ums esercicio de contrair os musculos vaginais mais piorou me ajude oque fazer minha alta estima esta la em baixo tenho paqueras mais sou encegura sinto desejos sexual mais vivo senpre molhada de xixi troco calcinha umas 6 veses por dia ao tossir ao correr nao posso pular quanto mais ter relaçois sexual estou em depreçao sera que com ecercicio melhora ou so cerurgia espero sua resposta

  98. lucas disse:

    dr.nao faço a menor ideia do que seja ou se tem algo a ver, meu nome e lucas, minha mulher sente uma bola dentro do canal urinario e a dois anos vem crescendo e começou a sentir dorinsuporrtavel que vem e vai parece esta mordendo , oque pode ser ? agradeço.

  99. Renata disse:

    Dr. É normal fazer xixi pelo canal da vagina? Ou tem que ser feito pelo clitoris?
    Aguardo resposta Dr.

  100. jéssica disse:

    Dr boa noite!
    Hoje no banho senti uma bolinha dentro da vagina. Me assustei bastante, marquei ginecologista urgente mas estou aflita. Essa parte onde a bolinha se localiza eh meu útero??

  101. ana disse:

    tenho ha mais de 10 anos uma dor abaixo das costelas do lado esquerdo, depois de casada que foi quando tive minha primeira relaçao sexual sempre senti desconforto, agora apos 3 anos de casada sinto um peso na parte da uretra, sempre tive pequenas incontinencias urinarias, as vezes segurava por tempos prolongados, as vezes me vazava logo. certo dia apos urinar senti como se o canal da uretra estivesse bem projetado p frente, entao peguei um espelho e observei achei bem estranho, alias sempre achava estranho quando olhava as minhas partes intimas msmo quando era virgem, entao entroduzi um dedo que quase nao consigo, acho q senti algo dentro, nao tenho certeza, nao tenho filhos, estou com muito medo, é possivel engravidar enquanto se esta com prolapso?

  102. dinora disse:

    DR tenho 19 anos sofro com um problema…toda vez que tenho relaçao com meu namorado minha vagina comesa a soltar um barulho com se fosse pum fico com muita vergonha ja inventei muitas desculpas pra ele..so pra nao ter relaçao ….o que devo fazer pra isso nao acontecer mais???? me ajuda dr sou muito nova pra ter esses tipos de problema…

  103. Francinete disse:

    Ola Dr queira me responder por favor pois estou com muito medo
    Toda vez ao tomar banho introduzo o dedo dentro da minha vagina para limpar e sempre topo alguma coisa acho que pode ser meu utero, so que tambem topo alguma coisa como se fosse uma bolnha ou algo parecido sera que o senhor poderia arriscar um palpite do que seja , estou com medo de procuara um medico e ele me dizer que algo grave e que vou morrer por favor me ajude

  104. Conceiçao disse:

    Gente vcs ainda perdem tempo postando comentarios pra esse médico idiota,ele se quer ler o que vcs colocam aqui,nem sei pq uma pessoa dessas tem coragem de fazer um blog desses,se ele faz assim com os comentarios imagina com os pacientes dele,médico mediocre…

  105. josefa disse:

    ola por favor me ajuda. fiz levantamento da bexiga tem 2meses,mais quando vou ter relação sinto dor oq pode ser me ajudar

  106. Jaira disse:

    Dr. quando tenho relaçoes com o meu marido sinto muitas dores ; * ér como se fosse UTERO baiixo ;*
    – Começei a ter relações RECENTES i nao fui ao GINICOLOGISTA , mais o qe o senhor acha qe seria ?
    desde ja agradeço*

  107. carmen disse:

    fiz esterectomia total a dois meses, ainda sinto dores, p/ tramquilisar meu marido,gostria de sabercom quonto tenpo posso ter relação sexisuAL POR favor Dr Fernando me de uma resposta.vou aguardar 23/11/11

  108. jheni disse:

    ola Dr. venho sentindo um desconforto na região do abdomem,uma dorzinha insuportável e quando introduzo o dedo sinto uma bola pequena e agora começou uma dor na região da costa,seria infecção urinaria causada de uma inflamação ?me responda por favor pois minha ginecologista detectou uma pequena inflamação….

  109. jheni disse:

    ola Dr. preciso tirar uma duvidazinha… fui a ginecologista e no meu exame deu uma bacteria,ela me receitou um remedio dose unica e creme,tomei o dose unica e no dia seguinte acordei com uma dor do lado direito do utero que passava para as costas na região dos rins,em seguida comecei a me sentir febril e uns calafrios e ao tomar banho introduzi o dedo na vagina e senti uma bolinha… o que seria?? por favor me responda! obrigadaa…

  110. adriana disse:

    fiz histerectomia a 45 dias e não consigo me segura faço xixi a toda hora se prender sai o que e agora para sair de casa tenho que colocar fralda

  111. Caroline disse:

    Dr. Fernando, tenho 23 anos e costumo ter muitas infecções urinarias, as tenho desde criança.
    Quais são as razões para tantas infecções?

  112. linda disse:

    ei tive relaçoes sexuais 3dias antes e logo depois d uma semana doutor minha mestruaçao veio so dois dias, e dpois d mais ou menos uma semana eu comecei a ter dores perto do utero e logo em seguida começou um sangramento d 1 dia e logo passou o sangramento mais a dor continuou doutor oq eu tenho?

  113. monica freitas disse:

    dr , fiz uma cirurgia de sling ,ja tem 6 meses ,e a dois a minha mestruaçao nao vem, posso esta gravida ? pois tambem fiz ligadura a 16 anos

  114. jhuan disse:

    Tenho um primo que ultimamente está com depressão, ele tem dezoito anos e diz que nao é mas homem.
    esta semana ele resolveu contar para mim, ele foi violentado quando quando criança, e até então nao tinha falado para ninguem.
    Segundo ele o seu ãnus está aberto e por isso pensou até em se matar.quero saber se tem como fechar.
    por favor me de uma orientacao porque é triste ver meu primo nesta situacao.

  115. zenith disse:

    Oii,a 20 dias atráz fiz quatro cirurgia, ainda estou me recuperando, mais sofro pra caramba…tirei um metro do sigmóide até o íleo, pois estava com divertículos, operei a retocele e duas érnias, minha cirurgia foi um sucesso, pelo menos diz o médico, mais gostaria de saber, quando posso voltar a dirigir, e ter relações sexuais, meu médico viajou para o exterior e eu esqueci de perguntar, será se o dr. pode me responder…
    desde ja agradeço.

  116. Patricia disse:

    Oi doutor pq quando eu coloco meu dedo la dentro da vagina eu sinto uma bolinha pequena ?

  117. brenda disse:

    doutor, minha mae esta com o utero metade caido, tem 65 anos, ainda pode fazer cirurgia, espero sua resposta e desde ja agradeço.

  118. rosi disse:

    doutor minha mãe tem 60 anos e esta sentindo uma bola na vagina o médico dela disse que tem que fazer perínio pelo fato dela esta sem ter relação ha 30 ano,e ter pressão alta e ser de idade pode ? desde já agradeço

  119. Andrea disse:

    boa noite, dr. Fernando, gostaria de tirar algumas dúvidas, tive mioma e tirei utero, trompas e ovários, depois de muito tempo tive a cistocele, passei por procedimento cirurgico e resolveu o meu problema durante 2 anos, agora comecei a sentir novamente um desconforto como se fosse uma bola entre o anus e a vagina, até pensei que a cirurgia tinha falhado, fiz novamente todos os exames e foi constatado a retocele, fui encaminhada para o cirurgião e ele me disse que está cirurgia é muito complicada e por eu ter 62 anos ele não faria a mesma.
    Pergunta, li sobre isso em vários sites, e achei que posso fazer a cirurgia pois tem procedimentos que não são tão evasivos. eu posso fazer a cirurgia, todos dizem nos sites que mulheres acima de 50 que tem este problema, agora o porque de não poder fazer não consigo entender….

    Gostaria da sua opinião sobre isso? procuro outro especialista?

    não consigo entender que vou ter de ficar com isso pro resto da vida…. não é possível. Tem solução.

    agradeço

    ficaria lisongeada com a sua resposta.

  120. BRUNA disse:

    DR. TENHO 26 ANOS E NAO TENHO FILHO. A DIAS EU VENHO SENTINDO DESCONFORTO PARA ANDAR E URINAR. E ONTEM ME APAVOREI. SENTI A VAGINA PESADA E ENTAO COLOQUEI O DEDO DENTRO E SENTI UMA BOLA.

    OS SINTOMAS SAO PARECIDOS COM “BEXIGA BAIXA” ISSO VAI IMPEDIR DE EU TER FILHO MAIS TARDE?

    GRATA.

  121. Jeane disse:

    quando tenho relação minha vagina faz barulho parecendo flatulencia já não sinto vontade de ter relação só pelo constragimento o posso fazer tenha 44 anos.

  122. JM disse:

    Olá professor Fernando.

    Minha mãe tem prolapso genital. Gostaria de saber os custos de uma cirurgia para este problema.

  123. sony disse:

    dr. a minha vida mudou desde quando tv meu terceiro filho começou com infecçoes urinarias sempre tomei as medicaçoes que os medicos mi receitvam mas nao surtia efeitos enfim acabei tendo meu filho com essas infecçoes foi parto cessario entao comecou uma batalha pela minha vida comecei a sentir muitas dores mais forte ao urinar tb com sangue foi ao medico mi passa antibioticos fluconazol mais nao resolveu minha vida era so em hospital tudo que passavam eu tomava mais eu ja mais desistir de fica curada entao fui a varios urologistas fis tantos exames horriveis varias culturas d urina e sempre dava negativo depois de um tempo veio na urina pus tb e as dores no reto e quando eu mantia relaçoes e urinava aos poucos dores lombares um profissional disse q eu tinha cistite intesticial e receitou dmso 8 frascos jogados dentro da minha bexiga a sentir vontade de morrer dp desses dmso parecia q eu estava queimando minha bexiga continuo ainda mais difícil viver para mim resolvi procurar outro profissional ele disse q tinha de fazer uma perineoplastia mais continuo eu a sofrer das mesmas coisas fui submetida ate dilatação da uretra e dp procurei o hospital do cancer o medico disse que eu estava com hidronefrose no meu rim ele resolveu colocar um duplo j eu só passei 11 dias porque a febre era muita e as dores tb fui a outro medico dp de alguns exames resolveu fazer uma pieloplastia véspera da cirurgia passou um médicos com seus residentes q pra mim e um anjo de deus q veio a sus peitar q esses 4 anos de mt sofrimento eu estava simplesmente com tb renal e realmente era fui operada do rim pois eu estava com meu rim cheio d fibrose já fis o meu tratamento e as dores foi mais fiquei com incontinência urinaria estou usando fraudas eu agradeço a Deus por minha vida e vou sair dessa dr. sera q minha bexiga esta furada?

  124. Dina Paula disse:

    Por favor me diz o que será que eu tenho realmente. Em primeiro lugar quero dizer que sinto fortes dores de cólicas, mais muito fortes mesmo. Eu sinto que tem uma coisa dentro da minha vagina, como se tivesse uma bola de carne, mais ou menos de2 cm, eu cosigo tocá-la com os dedo, e tambem já fiz de tudo para engravidar não uso nenhum tipo de anticoncepcional, sou louca para ter filhos, mas não consigo. Quando tenho relações sexuais doi muito, e arde. Eu preciso saber que doença é essa, e se tem cura….
    Eu estou desesperada..
    Dr. me ajude por favor..

  125. vanuza disse:

    Minha mão esta com 65 anos e esta com prolapso uterino, nessa idade pode fazer cirurgia? esse problema é grave?

  126. marianna disse:

    Comentário: So quero fazer uma pergunta, urologista pode fazer exame de toque na vagina? ou cabe so ao ginecologista? obrigada.

  127. Comentário: tenho incontinencia urinaria ,,,,faco fisioterapia ,, do soalhopelvico mas , naoadinta , sinto como fosse uma bola dentro da vagina parece que saindopra fora ,, mdica diz que é retocelle , mas tenho receio dessa cirurgia ,, poxa me de um apoio ,,, sobre isso ,,,, tenho 76 anos mas tenho vida ativa ,,,,, será que da rá certo essa cirugia ??? obrigada

  128. stephanie disse:

    dr queria saber se pode urinar pelo canal vaginal?

  129. Lucia Helena Rezende disse:

    Caro dr. Fernando, preciso de sua orientação.

    Sou mãe de 3 filhos nascidos de parto normal e todos com mais de 4 kgs. Aos 31 anos fiz histerectomia, e agora aos 43 anos resolvi fazer a cirurgia de períneo, visto que me sentia com as paredes vaginais flacidas e todas as vezes que espirrava ou tossia, sentia que perdia um pouco de urina.
    Ao manter a primeira relação sexual após o resguardo de 42 dias, senti que minha situação vaginal não havia mudado em quase nada, e pra piorar, quando vou urinar o jato sai todo espalhado, molhando até minhas pernas e agora minha urina está mais solta que antes, pois ela sai com esforços bobos, e antes saia com esforços mais intensos.

    Relatei esse problema pro meu ginecologista (que fez a cirurgia) e ele queria me prescrever um remédio para problemas de próstata, eu não aceitei o medicamento, daí ele me receitou um calmante pois disse que a minha vontade de urinar com mais frequencia poderia ser ansiedade, e terminou dizendo que agora pra reparar a flacidez eu teria que fazer pilates.
    Isso procede?
    Fiquei decepcionada, foi um procedimento doloroso e me sinto pior que antes.

    será que posso me submeter a outra cirugia?

    aguardo resposta.

    att,

    Lucia

  130. ComentárIo:JA ESTIVE EM UROLOGISTA ERA PARA EU OPERAR A 3 ANOS ATRAS,TIVE UMA GRAVIDES ,a 1ano ,perde o feto com 32 semanas com 650g, ja sabia que tinha todos esses sintomas mas pioraram de umas semanas,preciso de um exame urgente estou sem convenio mande um contato, e forma de pagamento pois no momento estou desempregada .me ajude a encontrar uma soluçao obrigado

  131. lindalva disse:

    Comentário:bom dia dr gostaria de saber o procedimento de uma cirugia de ouretra feminina pois minha mãe não consegue segurar a orina ela tem 71 anos é perigosa a cirugia?obrigada

  132. maria aparecida domingues disse:

    Comentário:Ha atendimento pelo convênio da UNIMED CONFEDERAÇÃO?

  133. Nome:Marilda Masi disse:

    Comentário: Moro em Jundiaí-SP, tenho 64 anos. Gostei muito desse esclarecimento. Operei de câncer no útero, tirei tudo e pouco tempo depois comecei a ter incontinência urinária apenas, e depois misturada com sangue. Toda vez que mantenho relação sangra. Atualmente o sangramento está demais. Tenho retorno com a medica que me operou na próxima semana e vou aproveitar para falar com ela sobre esse assunto. Muito obrigada.

  134. Sandra disse:

    Boa Tarde Doutor,estou para fazer uma cirurgia de perine por causa da bexiga caída,estou com dúvidas se devo ou não fazer pois conheço muitas pessoas que fizeram e dizem não ter resolvido!O que pode ter ocorrido ?minha mãe fez e não resolveu!

  135. lourdes machado penteado disse:

    Comentário:estou com incontinencia urinaria, e estou com medo da sirurgia. tenho 78 anos. mas preciso fazer.

  136. Comentário:Minha esposa já fez 3 cirurgia da bexiga e até agora não teve sucesso.A primeira vez foi colocada uma telinha, em seguida fez um reparo porque a mesma estava de certa forma se soltando e aí incomodava.Aterceira vez modou de médico e aí retirou a telinha,voltamos ao médico e ele disse que será necessário uma quarta cirurgia e aí vai colocar a telinha de novo.O que fazer doutor?

  137. Minha esposa já fez 3 cirurgia da bexiga e sera necessário uma quarta.Nestas anteriores foi colocada uma telinha depois tirou e agora o médico diz que tera que colocar a telinha de novo. O que fazer doutor.

  138. renata da silva disse:

    Comentário:dr fui diagnosticado com colpocele sinto muita dor na coluna e cólicas intensa mais dois médico que procurei disse que não a necessidades de cirurgia e minhas dores e desconforto como fica aguardo respostas Renata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

30 Flares Twitter 0 Facebook 27 Google+ 3 Pin It Share 0 Filament.io 30 Flares ×