BLOG


Estudo Urodinâmico: O que é e qual sua importância na decisão terapêutica das disfunções miccionais


10 Flares Twitter 0 Facebook 10 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 10 Flares ×


 
Quando um paciente apresenta algum tipo de disfunção miccional, o único exame capaz de avaliar o funcionamento da bexiga dos esfíncteres da uretra (o canal da urina) é o EXAME URODINÂMICO. Quando indicado, esse exame é essencial para o seu médico definir e predizer a resposta ao tratamento que será proposto. Esse exame pode ser decisivo quanto à indicação ou não de um tratamento cirúrgico.

O exame consiste na introdução de um pequeno cateter no interior da bexiga. Na maioria das vezes, esse cateter possui dois canais, um que ir aferir a pressão no interior da bexiga e outro que será utilizado para realizar o enchimento vesical com soro fisiológico. Durante o enchimento o seu médico irá solicitar que você diga tudo o que está sentido com relação ao enchimento da bexiga. Após encher a sua bexiga será solicitado que você urine normalmente para esvaziá-la. Alguns testes podem ser realizados durante o exame, tais como pedir para você tossir, fazer força com a barriga e mudar de posição. O exame geralmente não gera dor, apenas um pequeno desconforto pela passagem do cateter uretral. Um anestésico tópico geralmente é utilizado para diminuir esse incômodo. O exame tem duração de aproximadamente 1 hora, desta forma programe-se para ficar em torno de 2 horas na clínica.

Por ser um estudo bastante complexo, de difícil interpretação e dinâmico, ou seja depende da interação com o examinador, esse exame deve ser realizado unicamente por um médico urologista com experiência.
 

Contatos
Dr Fernando Almeida
Urologia

Clique Aqui

* As informações presentes nesse website não dispensam a consulta presencial.
 

100 respostas para “Estudo Urodinâmico: O que é e qual sua importância na decisão terapêutica das disfunções miccionais”

  1. boa tarde ,tenho problemas na bixiga ,especialmente calculo na bixiga e retenção de urina, tenho calculos renal desde 15 anos

    muito obrigada pelas informações

    marlene

  2. Alexandre disse:

    Boa noite

    Ultimamente ao urinar,venho notando,que o jato de urina está enfraquecido,como tb. o volume da mesma.A sensação que tenho é que a vontade é bam maior que o volume liberado.Qto. ao PSA,tamanho da próstata,bexiga,está tudo normalizado,conforme últimos exames.Gostaria de receber alguns comentários sobre o caso.
    Grato
    Alexandre

  3. Robson disse:

    Ola tenho HPB a muito tempo e chegou ate obstruir a urinha.
    Estive no medico hoje e ele suspeita de deposito de calcio no inicio do canal da urina.
    No exame de toque notou que o tamanho da prostata esta pequena apesar dos meus 67 anos.
    Qual é o tipo de procedimento nestes casos.
    Obrigado

    Robson

  4. E.L.S.C disse:

    BOM DIA, GOSTARIA DE SABER O QUE EU TENHO FAÇO MUITO XIXI A NOITE FAÇO E LOGO EM SEGUIDA FAÇO DE NOVO, EASSIM CONTINUO MUITAS VESES E MUITO INCOMODO, A7 ANOS FIZ ESTUDO URODINAMICO NAO DEU NADA, MAIS CONTINUO COM O PROBLEMA O QUE FAÇO POR FAVOR ME AJUDE

  5. QUEROSABER O QUE E, OBSTRUÇÃO INFRAVESICAL MODERADA,E QUALOTRAMENTO ADEQUADO PARA O
    PROCESSO QUAL OS COMPONENTE DA BEXIGA QUE
    INFLUEM PARA OBSTRUÇÃO.

    POR FAVOR RESPONDA URGENTE ROMULO DEBARROS
    CORREIA -RECIFE-PEFONE 81-33391787

  6. JESYELI P. PERINI disse:

    boa tarde eu gostaria de saber se eu fazer muito xixi é normal eu faço e algumas horas depois estou com vontade outra vez .gostaria de uma resposta urgente pois estou preocupada .sem mais agradeço .

  7. juliano muniz sampaio disse:

    olá td bem, Dr.?
    há cinco anos tive uma neuromieleite e até hoje minha bixiga não voltou ao normal.faço xixi varias vezes por dia,fora do normal,sinto ardencia ,urgencia e quase sempre faço aos pouco, frequentemente faço xixi na cama,e às vezes de dia na roupa, tem vezes que consigo evaziar a bexiga ,as vezes não.me ajude por favor .

  8. Tomo em média 01 litro de liquido por dia mas faço mais de 2 litros de xixi tb por dia (+- 10 vezes ao dia e 1 no meio da noite). Cada vez que vou ao banheiro tenho uns 400 ml de xixi. Já fiz urodinamica, não tenho diabete e já tomei medicamento durante um mês sem efeito (enablex). O que mais posso pesquisar? Existe exame para saber se o rim não esta retendo o liquido?

  9. Marcio B disse:

    Bom dia!

    Ultimamente ao urinar, venho notando,que o jato de urina está enfraquecido, por outro lado tomo muita agua, e o volume da mesma e satisfatório. A cada horas em média urino. A sensação quando urino tudo é boa, não sinto dor, apenas alivio. Quanto ao PSA, exame de tamanho da próstata(um acima do convencionou(25 para 35), bexiga, está tudo normalizado, conforme últimos exames.Gostaria de receber alguns comentários sobre o caso. Porque o jato esta fraco, com pouco volume de urina no jato?

  10. cacilda disse:

    Paciente com ardor miccional de longa data, realizou estudo urodinâmico, tendo como resultado obstruçao infravesical e hiperatividade do obstrutor. Foi prescrito cloridrato de amitriptilina (antidepressivo.) Alguma experiencia do ttº off label para estes casos? Qual o mecanismo de açao?
    Atenciosamente
    Cacilda

  11. Marcus disse:

    Boa noite Dr., minha namorada irá fazer esse exame, pois já passou por tres partos normais e acha que sua vagina aumentou um pouco sua forma normal. Gostaria de saber se esse exame é só para determinar fluxo de urina ou tb pode ser aplicado nesse caso, visto que a preocupação dela é de que sua bexiga possa “cair”.
    Atenciosamente,
    Marcus

  12. Aminha bexiga enche e começa há doer logo desvacio e esta bom o que é isso.

  13. A partir de 2001 venho sentindo um problema interessante.Já fui ao urologista,fiz exames de prostata,fiz uretrocistografia e acontece uma coisa muita estranha não sinto mais a bexiga cheia e urino pouco. Seria por causa que coloquei uma certa época um aparelho para aumentar o tamanho do Pênis. posso tomar um litro de água que a bexiga não sente cheia.Se puder me responder agradeço profundamente.

  14. carla disse:

    tenho estes dois problemas é grave?
    quero saber mais ,se o Doutor puder esclarecer ,
    tenho muitas dúvidas, poís o médico que faço tratamento cada vez que vou consultar ele marca
    um exame diferente. estou quase entrando em pânico, tenho 39anos para minha situaçaõ ficar melhor ainda perdi o emprego. me ajude por favor

  15. ola eu gostaria de saber o que fazer pois aminha bexiga esta baixissima toda ves que vou no medico eles olham e nao decide pornad ja nao consigo segurar a urina nao posso tossir rir e nem andar muito o que devo fazer me ajude por favor

  16. Priscila disse:

    boa tarde , gostaria de saber onde posso realizar esse tipo de exama( Estudo Urodinamico)
    na cidade do Rio de Janeiro. o Medico da Minha mãe n informol . obrigada e aguardo resposta.

  17. edimar ferreira lopes disse:

    oiiiii……olha eu sofro muito com perca de urina,se eu tossir quatro vezes eu urino,eu n posso pular,sorrir,gritar,espirar,e tenho que ir ao banheiro de meia em meia hora.tive dois partos normal,vou fazer este exame urodinamico,mas gostaria tanto de saber uma outra opiniao….o que eu queria mesmo era fazer a cirurgia pois tenho medo de tomar o remedio e depois voltar o problema…pois qdo eu vou sair de casa q vou demorar eu tenho q colocar absorvente,porq qualquer coisa a urina desce…….por favor me de resposta sob meu caso…….

  18. Márcia disse:

    Olá estou a 4 dias com uma vontade de sempre fazer xixi toda hora e pouquinho nos 2 primeiros dias eu sentia até prazer parecia q estava tendo um orgasmo mas não era agora sinto menos isso e estou sentindo dores igual de parto no pé da barriga e atras acho q nos rins mas é um incomodo nada de tanta dor como se fosse uma cólica mas sempre fazendo xixi o q pode ser isso?

  19. Janilson junior da Silva disse:

    Olá

    Tenho Dificuldade para urinar e a mesma dificuldade quando ejaculo, o esperma sai pingando como se tivesse saindo forçado ele não sai livre, e para completar passei uns três meses urinando e defecando sangue, e depois disso fiquei com dificuldade de ereção muitas vezes não consigo ficar com o penis ereto e perdi mas o desejo sexual o sangramento parou mas agora toda vez que urino no final da urina sai um liquido branco igual leite ja fiz espermograma, uretrocistografia, urografia escretora, ultra som da bexiga e exame de urina. mas deu tudo normal. Vc´s Podem me orientar o que pode ser isso???????????????

  20. simone disse:

    OLA! VOU FAZER UM ESTUDO URADINAMICO PARA VERIFICAR O QUE TENHO POIS JA TIVE NESSE ANO 3 INFECÇÃO URINARIA E ELA NORMALMENTE OCORRE 1 VEZ AO ANO SÓ JA FIZ TODOS OS EXAMES ATÉ O URETROCISTROGRAMA QUE TAMBÉM É COLOCADO SONDA E URINADO EM SEGUIDA .
    VOCÊ TEM IDÉIA DO QUE PODE SER ???
    O ESTUDO URADINAMICO É PARECIDO COM O URETROCISTOGRAMA ? QUAL A DIFERENÇA PQ NÃO DEU NADA NESSE E TENHO QUE FAZER OUTRO?
    AFF TO MORRENDO DE MEDO!

  21. JANILSON JUNIOR DA SILVA disse:

    Olá

    Tenho Dificuldade para urinar e a mesma dificuldade quando ejaculo, o esperma sai pingando como se tivesse saindo forçado ele não sai livre, e para completar passei uns três meses urinando e defecando sangue, e depois disso fiquei com dificuldade de ereção muitas vezes não consigo ficar com o penis ereto e perdi mas o desejo sexual o sangramento parou mas agora toda vez que urino no final da urina sai um liquido branco igual leite ja fiz espermograma, uretrocistografia, urografia escretora, ultra som da bexiga e exame de urina. mas deu tudo normal. Vc´s Podem me orientar o que pode ser isso???????????????

  22. LEIA disse:

    QUERIA SABER O ENDEREÇO DE UMA CLINICA BOA COM PLANO DA UNIMEDE, PR FZER URODINAMICA DA BEXIGA. OBRIGADA

  23. PAULO JÚNIOR disse:

    Olá, como via?

    Acabei de passar por um exame urológico, super desagradável e saí sabendo do seguinte diagnóstico: OBSTRUÇÃO INFRAVESICAL MODERADA. Que danado isso quer dizer?

    Grato,

    Paulo Júnior

  24. Leandra Zscaber disse:

    Gostaria de saber se vcs tem clínica no Rio de Janeiro e aonde fica.

  25. cristiane disse:

    tenho 34 anos e já faz uns 6 anos que não posso tossir,espirrar, e nem rir muito pois sai muito xixi.uso absorvente todos os dias pois eu não sinto sair xixi. tenho 1 filho de parto cesareana vou fazer o exame urodinâmica, gostaria de saber qual é o tratamento para esse problema.será que tem cura? não aguento mais usar absorvente.me responda por favor.

  26. luciane disse:

    boa noite tenho trinta anos já tive três filhos mais foram cesárias,meu problema é que faço academia e quando pulo no jump sai xixi sem eu perceber o que tenho? o que fazer?

  27. Daniel disse:

    fiz exame de urodinamica hoje e to que nao aguento de dor e queimação ao urinar …sendo que vo fazer outra cirurgia de dilatacao da uretra ..qual remedio devo tomar pra aliviar essa terrivel dor /?

  28. Olá, gostaria de pedir sua informação, não sei o que vem acontecendo comigo as duas ultimas vezes que senti um orgasmo eu urinei! isso e muito constragedor! gostaria de saber se isso e normal ou estou tendo algum problema!

    Luisa!

  29. daniel disse:

    É FORMIDAVEL ESSE COMENTÁRIO GOSTEI BASTANTE .O MÉDICO ME PEDIU ESSE EXAME PARA FAZER UMA OPERAÇAO.NO TESTICULOS PORQUE ELES ESTAVAM MUITO GRANDES E PESADOS.ALQUEM PODERIA ME AJUDAR.EU NÃO TENHO NADA NA URINA.DANIEL SC

  30. sandra disse:

    olá fiz todos os exames de rotina urina, cultura e queratinina e não deu nada mas a senssação de fazer xixi toda hora não passa quando vou urinar faço bastante xixi e passado um tempinho estou com vontade de novo o medico disse que é anciedade o que faço para tratar isso estou muito preocupada.

  31. Irlais disse:

    Todas as vezes que vou tossir , ou espirrar sai um lato de urina.incomoda,me deixa apreensiva.
    Meu ginecologista pediu um exame de INCONTINENCIA URINARIA DE ESFORÇO.
    Seria possivel fazer esse exame nesta clinica?
    Voces aceitam plano de saúde?
    Aguardo resposta com o endereço da clinica.
    Obrigada .Irlais

  32. Jacqueline disse:

    tenho duas perguntas a fazer…..
    1º Recentemente fiz um exame de cistoscopia e urografia para ver se há algum problema na minha bexiga, pois faço xixi toda hora, no entanto foi constatado que está tudo normal. Sera que ainda é necessário fazer o exame de urodinâmica?

    2º Como já disse fiz o exame de cistoscopia na hora doeu, mas deu para aguentar, mas depois quando cheguei em casa e tive que urinar, não aguentei de tanta dor e ardências que não passaram. O exame de urodinâmica deixa as mesmas consequências de dores e ardencia ao urinar?

  33. alexandre disse:

    bom dia Dr: dia: 01-07-2007 eu retirei um tumor no estomago no tamanho de 6x6cm, que na sua biopsia deu “hamartoma Gastríco, ausencia de malignidade no presente material” depois de um ano e meio no dia: 04-05-09 retirei na beixiga atraves de RTU que na sua biopsia”CISTITE GLANDULAR CÍSTICA COM METAPLASIA MUSINOSA” E DEPOIS DE 3MESES no dia 31-08-09, voltou essa lesão na beixiga novamente, retirei de novo atraves de RTU e na sua biopsia apresentou:

    “CISTITE GLANDULAR DO TIPO INTESTINAL, COM HIPERPLASIA DO EPITELÍO TRANSICIONAL E DAS GLÂNDULAS DE BRUNN ANEXAS”., e passou 30 dias depois da ultima cirurgia no dia 1-10-09 eu fiz um ultrason, e apresentou novamente a lesão.

    OBS: Gostaria que me pudessem me ajudar ou me auxiliassem, tenho muitas duvidas e tenho medo de ser coisas mais graves, isso na beixiga tem relação com o estomago ou não?

  34. Lania disse:

    Minha filha tem 9 anos e seu médico pediu um estudo urodinâmico, pois ela tem uma infecção urinária de repetição desde os 5 anos de idade. Cada vez que fazemos o exame, tem uma bactéria diferente. Com essa idade, é necessário uma preparação especial? Estou preocupada.

  35. Andreia Silva de Andrade disse:

    Sou uma paciente renal cronica, em tratamento hemodialitico, tenho sonho em transplantar.Mas fazendo alguns exames pre transplante foi descoberto atraves de exame uretrocistografia miccional que tenho refluxo vesicolateral ativo e passivo.
    Gostaria de saber se este exame (uretrocistografia miccional e o mesmo que Urodinamica completa)

  36. Tânia Oliveira disse:

    Olá Doutor, recentemente tive uma infecção na bexiga, mas tomei remedio td ok, porem estou notando que vou mais ao banheiro durante a noite e todas as vezes faço um grande volume de xixi, é normal.
    aguardo resposta ……… tânia

  37. Beatriz disse:

    bom dia…vou levar meu filho de 11 anos ao médico mas antes gostaria de saber o q pode ser…ele disse q foi hj ao banheiro fazer xixi e no final saiu um pouquinho de liquido branco q saiu rolando no vaso…eu perguntei se ele tinha ficado mexendo no pipi( pq a gente conversa muito) ele disse q não…logo depois foi fazer de novo e saiu normal… o q pode ser isso…me ajude por favor estou preocupada…obrigada

  38. Raimundo disse:

    Minha esposa passa de 3 dias sem evacuar. Ela já retirou o últero em 2001. Já faz alguns meses que ela percebe sangue ao defecar. O papel higiênico fica com sangue. Sua médica pediu um exame de Estudo Urodinâmico. Gostaria de ter mais orientações a respeito da problema dela.

  39. ctan disse:

    ola ja tive 2 vezes infecçao urinaria recentemente estava fazendo xixi e doia dai tomei remedio mas nao fiz o trtamento certo dai passou a ardencia mas agora estou com sintomas estranho faço xixiumas 3 vezes na noite e sempre q faço xixi me seco e quando vou subir a calcinha escorre de novo um pouco de xixi e as vezes forço pra sai tudo mas mesmo assim quando me levando escorre me ajude por favor e urgente

  40. maria irenice de lima sousa disse:

    Por favor me mande um endereço de uma clinica em Natal /RN que realize ESTUDO URODINÂMICO

  41. eu disse:

    sempre depoi que eu defeco vem sangue tipo acabei de cortar amao ja faz 4 vesez por gentilesa gostaria que me dissece o que fazer

  42. ana lucia viiiieira disse:

    boa noite, eu gostaria de saber pq quando eu tusso , e dou muita risada, eu faço um pouco de xixi na calçinha obrigada

  43. marcia silva disse:

    boa noite gostaria de saber porque quando dou risadas quando tusso ao pular cordas correr ou basta faser esforsso sai bastante xixi e isto acontese des que eu era criança obrigada

  44. carla disse:

    ola faz 4 anos q sinto uma ardencia no canal da minha bexiga ,ja fiz varios exames como por ex:estudo urodinamico,urografia venosa,cistologia sempre negativo nao sei mais o q faco da minha vida ja estou desigadada da vida me ajude por favor!o que posso fazer para descobri o q tenho.me ajude por favor

  45. Francirene Fernandes Faiux disse:

    Olá, gostaria de saber o que fazer, pois a noite sinto toda hora vontade de fazer xixi, já fiz utrassonagrafia dos rins, tenho 50 anos de idade, obrigada.

  46. Patricia da Silva Hermenegildo disse:

    Urino varias vezes no dia e durante a noite, isso a aproximadamente a 8 anos . Nos primeiros exames nao deu nada entao me acomodei. Nao aguentando novamente os sintomas no ano passado realizei varios exames inclusive o estudo urodinamico no qual a doutora diagnosticou bexiga inflamada. Fiz esilacao e tomei remedios. Nao adiantou nada. Mudei de medico e estou fazendo os exames tudo de novo. Nao aguento mais os sintomas, minha vida social e totalmente comprometida pois a qualquer lugar que eu va logo penso no banheiro. Por favor, o que pode ser? Me ajudem!

  47. valdicéia disse:

    tenho vontades constantesde fazer xixi, muitas vezes sinto vontade, mas sai pouquissimo, nas relações sexuais, dependendo da posição também faço xixi e quando tusso ou pulo corda também. goataria desaber se existe outro jeito de cuidar sem ter que fazer esse estudo uro dinâmico.

  48. há 2 meses q estou sofrendo.começou com dores abdominais e lombares,fiz um uxame de urina esta com infecção urinaria,depois deste dia nunca MAIS FIQUEI SEM DOR,MELHOROU A INFECÇÃO MAIS A DOR LOMBAR CONTINUOU,ACHAVA SE Q ERA CALCULO RENAL,FIA ULTRASON,UROGRAFIA EXCRETORA NÃO FOI ENCONTRADO NADA,MAS CONTINUAVA COM DORES,FOI FEITO UMA TOMOGRAFIA ENCONTROU SE 2 HERNIA LOMBARES,L4 E 5 .MAS MINHA DO NA BEXIGA CONTINUOU,NÃO TENHO INFECÇÃO,FIZ URETROCISTOGRAFIA DEU TUDO NORMAL,TENHO DORES NA URETRA,E NA BEXIGA,AGORA ME PEDIRAM URODINAMICA,NÃO PASSO UM DIA SEM DOR,TANTO LOMBAR QUANTO NA BEXIGA;NINGUEM CONSEGUE DISCOBRIR O Q TENHO NA MINHA BEXIGA………..

  49. luis Carlos disse:

    Muito bom poder ter este canal de esclarecimento, bem vamos ao fato: tenho 52 anos já fiz uma cirurgia transuretral de prostata(HPB), sai do hospital urindo um pouco mais do que antes, o médico disse que iria melhorar, pois aconteceu ao contrário, estou urinando varias vezes por dia na base de (jato?) chuveirinho e gotejamento junto e depois escorre e pinga ao mesmo tempo. Quando seguro a glande do penis e o estico, relaxo e sinto encher o canal, solto e a urina sai com um jato forte e acaba imediatamente, faço isso seguidamente até esvaziar totalmente a bexiga, mesmo assim fica para o gotejamento, e assim que coloco para dentro da cueca, ainda me molho mais um pouco(a calça fica marcada de molhado). O médico marcou um exame de Urodinamica completo, isso vai resolver alguma coisa, será que vou ter que passar por outra cirurgia?. OBRIGADO PELA ATENÇÃO E DESCULPE PELO TEMPO TOMADO.

  50. Nivasoubez disse:

    Há um ano realizei o exame URODINÂMICO. Em nova consulta com o mesmo médico, ele novamente solicitou que eu fizesse o referido exame novamente. Isso é correto e necessário? O primeiro exame não seria suficiente para completar o diagnóstico? O meu problema urológico é dificuldade para urinar. Essa dificuldade não aumentou no último ano. Aliás, é a mesma há mais de 10 anos.

  51. Patrícia Garcia disse:

    Olá, tenho 36 anos, sou saudável e não tenho nenhuma doença crônica. Há dois anos tive retenção urinária aguda e o urologista diagnosticou como efeito colateral da VEROTINA (Fluoxetina). Suspendi, usei sonda de demora por 30 dias e voltei a urinar normalmente. Fiz ultra da bexiga e não foi constatada nenhuma anormalidade. Esse mês, após voltar a mesma medicação, passei a ter uma vontade constante de urinar, sem nenhum outro tipo de sintoma. Novamente suspendi a medicação e estou melhorando muito lentamente. Procurei um novo urologista que disse não haver relação com a medicação e me receitou DETRUSITOL LA. Gostaria de saber se o estudo urodinâmico seria indicado no meu caso, e se de fato antidepressivos podem gerar tais efeitos colaterais e se são reversíveis?

  52. CARLOS FRANCO disse:

    Fiz um cirurgia da próstata ( prostatectomia ) em abril de 2009 e ainda continuo a perder urina o que me deixa bastante constrangido, ter que usar sempre um absorvente.
    Meu médico solicitou que eu fizesse um exame urodinamico completo mas estou com medo de realizar este exame, para que serviria, se existe cirurgia para correção da micção e se existe se a mesma é bastante agressiva?
    carlos

  53. Valéria Pimentel disse:

    Gostaria de saber se Incontinencia urinária mista e obstrução infra- vesical tem tratamento?

    Grata.

  54. Marcelo disse:

    Tenho 33 anos sempre tive dificuldade para urinar fico até seis horas ou mais sem ir no banheiro mas a bechiga enche forma uma bola na barriga ja tive prostatite e vira e mexe tomo Norfloxacino o medico fala que é psicologico e qdo ejaculo dói e sai uns flocos escuros que dói qdo passa pela uretra me ajudem por favor

  55. Bernadete Monteiro disse:

    olá, gostaria que me respondesse a uma pergunta com relação ao exame urodinâmica que meu marido ira fazer,pois no PSA e numa ultrasonografia apresentou um aumento de próstata e seu medico urologista que provavelmente sera cirurgico, mas antes gostaria de fazer esse exame para um tratamento, ele tem 69 anos, mas ele esta preocupado, pois qd lemos a respeito parece que é mais indicado para falta de controle da urina(não é seus ca), obrigada e espero uma resposta

  56. Espedito disse:

    Olá, tenho 19 anos, tive meningite, e fiquei com o corpo todo paralisado, em menos de trinta dias voltei a andar, mas a bexiga ficou incapaz de urinar, fiquei usando sonda de demora, e abrindo de 4 em 4 horas, mas agora não consigo ficar sem urinar nem por 2 horas,e até vaza por fora da sonda, o que o urologista disse ser bom, mas quero saber como faço pra resolver essa incontinência.

  57. edilene ferreira rodrigues disse:

    OI, JÁ FAZEM UNS 3 ANOS Q EU URINO FREQUENTEMENTE DE 20 A 30 VEZES POR DIA.CHEGO A ME LEVANTAR UMAS 5 VEZES A NOITE E COSTUMO NEM TOMAR ÁGUA AO ME DEITAR P TENTAR EVITAR ISSO E NÃO ADIANTA.JÁ FIZ EXAME PARA VER SE TENHO BEXIGA BAIXA E DEU NEGATIVO.A DOUTORA FALOU Q EU TENHO OS RINS MUITO BONS.NÃO AGUENTO MAIS ISSO.BEM DIZER URINO DE MEIA EM MEIA HORA.ME AJUDEM SE FOR POSSIVEL.OBRIGADA!!!!

  58. mg disse:

    Bom doutor queria muito que o senhor me ajudar-se pois tenho apenas 18 anos e parece que estou com problema na bexiga…quando vou ao banheiro urinar sinto dor na bexiga e faço pouco xixi vou ao banheiro com frequencia issoo é ruim demais me ajuda…

  59. marco aurélio disse:

    olá,tenho 25 anos doutor a 2 meses venho percebendo algo estranho comigo,acontece de 1 a 2 vezes por semana,quando vou ao banheiro urinar,depois que termino de urinar,sai um liquido branco em pequenissima quantidade,parecido com esperma tanto no cheiro quanto na cor,não sinto nada quando esse liquido sai da uretra,sai um pouco e nada mais…depois de uns dias aconteçe denovo,isso é comum? não tenho mais vida sexual,devido a minha religião,nem masturbação,isso seria comum?….devido ao meu modo de viver?me tire esta duvida o q é isso?

  60. Elaine César disse:

    Faço xixi umas 20 vezes por dia, já fiz todos os exames possíveis, tb fiz Urodinâmico e não deu nada, não sei mais o que fazer, gostaria de saber se esse problema pode está relacionado ao peso? Pois estou muito gorda, e o meu peso pode está pressionando minha bexiga.

    Aguardo resposta

  61. chirley disse:

    nao sei o que fazer durante a noite urino umas quatro vezes e sinto um ardor apos urinar ja fiz os exames ms nao deu nada mais continuo sentindo o que faço?

  62. MÁRCIA disse:

    DR. FERNANDO BOA TARDE.
    TENHO 28 ANOS, E A UM ANO ESTOU EM TRATAMENTO PARA INFECÇÃO URINARIA, MAS SEM MELHORA, AGORA PROCUREI OUTRO MEDICO O QUAL ME RELATOU QUE O QUE TENHO É TUBERCULOSE SECUNDARIA NA BEXIGA, ME FALOU QUE O TRATAMENTO É DE APROXIMADAMENTE DE DOIS ANOS, ESTOU BEM PREOCUPADA, ISTO É MUITO GRAVE? QUERO OUVIR UMA OPINIÃO DIFERENTE SOBRE O ASSUNTO.
    AGRADEÇO DESDE JÁ.
    UM GRANDE ABRAÇO.

  63. william disse:

    dr.gostaria de saber porque quando eu mijo eu balanço balanço. mas quando visto a roupaai desce um pouquinho e molha a calça .. por favor me responda esse …obrigado

  64. claudia disse:

    nao posso espirrar,tossir;assoprar que me urino ,meu jato de urina é bem fraquinho tenho que quase levantar do vaso para que a urina saia mas quando tusso o jato é bem forte sinto dou no canal vaginal estou sempre com sistite ou fungos por causa disso tenho 43 anos tenho 1 filha de 27 parto normal, e um de 4 cesaria gostaria de saber porque acontesse isso

  65. Andrea santos disse:

    MEU PAI FEZ A CIRURGIA DA PROSTATA E JA TEM 6 MESES MAIS ELE CONTINUA USANDO FRALDAS TEM CURA

  66. elaine disse:

    ola agradeço pela informaçao muito clara e rapidamente tirou todas as minhas duvidas pois irei fazer este exame obrigada

  67. Marco A. Mendonça disse:

    Tenho 62 anos e um controle até certo ponto rigoroso do meu PSA que sempre acusa valores próximos do máximo aceito. Não tenho problemas de micção. Faço xixi normal, só que, sem a pressão de uma bexiga jovem. Entretanto, tenho um problema até certo ponto inexplicável: sinto uma dor terrivel no orgasmo, ao longo da uretra (que já fiz exame e é sadia). O prazer acaba tornando-se um tormento. Tem a ver com a próstata? Ou o que será?

  68. Alessandra disse:

    Bom dia Dr.
    Meu tio foi ao médico e o mesmo falou que a prostata dele esta do tamanho de uma jaca, e pediu para ele faça um exame que se chama “estudo uridinâmico”.
    O pedido do exame será que já é para fazer cirurgia?
    E minha afilhada fez um exame como uma tomografia dos rins, onde ela teve que tomar contraste, quando a mãe dela levou o resultado no médico ele disse que ela tem dois canal nos rins, o que esta fazendo não sei se é sangue ou urina voltar para os rins, o mesmo falou que ela vai ter que tomar um medicamento por 6 mêses e depois parar, minha afilhada tem 3 anos.o que devemos fazer? leva-la em um nefrologista?pois ela foi em um urologista.

    obrigada

  69. CAROL disse:

    Preciso muito de uma opinião,
    Meu noivo esta sofrendo de Bexiga Hiperativa …ele ja fez varios exames …entre eles o Estudo Urodinâmico. E no exame relatou que a bexiga reserva 200 ml…entao a todo momento quase de meia em meia hora ele urina …
    Faz uma mês que ele fez aplicação de Botox, gastou mais de 5 mil reais… e nada adiantou.
    Ele esta mto depressivo pois o medico falou que ia mudar sua vida depois da aplicação .
    O que vcs acham que pode ser feito ? Algum tratamento ?Procurar outro especialista ????
    Estou mto preocupada …
    Mto obrigado pela atenção
    Carolina –

  70. Diva de Freitas disse:

    Bom dia Dr.! a 6 ou 7 anos que eu venho sofrendo com esse problema, perca de urina,se eu tossir urino,eu n posso pular,sorrir,gritar,espirar, que urino sem sentir, e tenho que ir ao banheiro varias vezes no dia e a noite .tive dois partos normais e uma cesária,vou fazer o exame estudo urodinamico,….por favor me de resposta sob meu caso, me diga o que fazer…….

  71. FLAVIA disse:

    mEU PAI ESTA COM PSA 7,0 E SUA PROSTATA TA CRESCIDA…NO EXAME DE TOQUE O MEDICO NAO SENTIU CAROÇOS…..E A URINA DO MEU PAI TA NORMAL, MAS ELE NAO ESTA AGUENTANDO UMA QUEIMAÇAO MUITO FORTE DEPOIS Q EVACUA E FICA HORAS SENTINDO….DOUTOR ISSO TEM HAVER COM A PROSTATA????OQ O dR ACHA????ELE TA SOFRENDO MUITO COM ESSAS QUEIMAÇOES

  72. Angélica Canto disse:

    olá!! gostaria de esclarecimento dos riscos que o exame de urodinamica causa ao paciente, pois minha sogra tem 67 anos, e estamos muito preocupados.

  73. luciana disse:

    olá,, caros amigos.

    minha tia a 2 meses atras foi faser uma cirurgia para a retirada de calculo renal mas na hora do procedimento o medico encontrou um tumor, foi feito a retirada do mesmo e encaminhado para a biopsia agora o medico solicita dos exames um é a cistoscopia e o outro urografia excretora sendo que o segundo exame ela precisa de sedação ja que a mesma é alégica a iodo. esta muito dificil conceguir esses exames mesmo na rede particular sera que algum de vcs pderia me ajudar com alguma informação de referencia onde posso encontrar esse exame no rio de janeiro???? desde já agraço a colaboração! obrigada!!!

    luciana de deus

  74. evangelista disse:

    boa noite Dr.meu marido vai fazer o exame estudo urodinamico eu gostaria de saber se ele tem que se prepara antes e qual o procedimento ele esta muito preocupado obrigada.

  75. estou a tres anos c/ a cabeça do penis inchado
    e ñ desinchou mais o q devo fazer estou preocupado o q aconteceu c/ meu penis me ajudem!!!!!

  76. EU VOU FAZER ESSE EXAME URODINAMICO, EU JA FIZ UM EXAME E DEPOIS FIZ OUTRO E AGORA VOU PARA O TERCEIRO.
    EU NAO POSSO ANDAR SE FRALDA, MESMO EU SENTANDA EU FACO XIXI NAS CALCAS.
    EU TENHO PROBLEMA DE INCONTINENCIA.
    E AGORA A CADA 3 MINUTOS TENHO QUE IR NO BANHEIRO. E VARIAS JA ME ACONTECEU DE EU ESTAR DE FRALDA E ME VAZAR.
    JA NAO AGUENTO MAIS USAR FRALDA.
    QUAL E O TRATAMENTO QUE TEVO FAZER.
    AGURADO UMA RESPOSTA.

    EU ME CHAMO ANDREA.
    E TENHO 29 ANOS

  77. rildo lima disse:

    FIZ EXAME CISTOCOPIA E DEU DICRETO AUMENTO DA PROSTA E NA URODINAMICA DE UMA OBSTRUÇÃO INFRA -VESICAL MODERADA,QUERO SABER SE UMA CIRUGIA A LEISER RESOLVE O PROBLEMA,OUTRA COISA NÃO VOU AO BANHEIRO A NOITE O SINTOMAS SINTO AVEZES É IRRITAÇÃO NO CANAL E FICA NA PONTA PENIS UM POUCO URINA NA SAIDA PENIS DANDO CERTO INCOMODQUERO SE O REMÉDIO OMNIC OCAS 0,4 .RESOLVE FAZ A MENIZAR O SINTOMAS

  78. Cesar disse:

    Bom dia
    Tenho 37 Anos. Faco xixi toda hora ja fiz ulodinamica o dr. Diz que tenho um destubio urinario e nao tem cura
    Mais sinto grande desconforto e meu penis fica dororido pode me ajudar.

  79. nayara disse:

    olá dr. tenho 13 anos
    Eu já passei por varis exames urinários mas nem um deles deu o resultado do que eu tenho o meu problema e que eu não posso rir que eu solto a urina não tenho controle sob a minha urina quando eu dou rizadas .
    obg !
    Aguardo resposta breve !

  80. susana disse:

    gostaria de saber pq faço xixi qndo pulo tive um filho normal pode ter sido isso

  81. Maciano disse:

    Minha urina esta saindo meio branca igual leite no final,e quando coloco força para terminar de evacuar sai um pouco tbm, oq deve ser?

  82. Renata disse:

    Dr, estou com vontade de urinar toda hora e de pouquinho em pouquinho parecendo umas picadinhas e me da uma sensação estranha , não é bem doer parece uma coçadinha no fim do xixi o que é isso, o que pode ser? obg.

  83. Erika disse:

    Olá! Eu urino muito ao longo do dia, mas principalmente à noite. Vou ao banheiro e logo em seguida já sinto vontade de novo, e assim, várias vezes durante a noite, fazendo com que eu durma muito mal. Não bebo muito líquido, pelo contrário, tento evitar por causa disso. Mas à noite, um simples copo de suco, ou de leite, causa idas sem fim ao banheiro. E mesmo quando consigo não beber, chegando a ir para a cama com sede, ainda assim vou algumas vezes. Tenho 35 anos, não tenho filhos, e sempre foi assim. Obrigada desde já.

  84. Telma Fonseca disse:

    Olá boa tarde!
    Meu bebê com dez meses teve a primeira infecção urinária, a segunda com onze meses, a terceira com um ano e dois meses e a quarta recentemente com um ano e quatro meses. O médico solicitou uretrocistografia. Estou preocupada, pq meu bebê é muito nervoso, não tem mesmo nenhum sedativo que dar pra ele? Existe outro exame que substitui a uretrocistografia? E se eu não fizer este exame? Existe alguma consequencia grave de continuar a ter essas infecções e tomar tanto antibiótico?
    Estou apavorada. Me ajude, por favor?

    Telma

  85. José Carlos disse:

    Olá, boa noite, tenho 28 anos e gostaria de tirar uma dúvida, faço muito xixi, as vezes sinto vontade logo apos acabar de fazer, e sempre noto que apos fazer, não consigo ter um total controle sobre minha urina, o qual faz com que eu fique ate com a calça molhada. Se puder me ajudar, desde ja eu te agradeço!!!!

  86. wilson disse:

    Olá
    ja urinando sangue,o sangramento parou mas agora toda vez que urino no final da urina sai um liquido branco igual leite Vcs Podem me orientar o que pode ser isso???????

  87. neta disse:

    Me indentifiquei muito com o problema da Erica, apresento os mesmos sintomas,idas frequentes ao banheiro.E e principalmente quando bebo agua ou outro liquido, cerca de +/- 15 á 20 minutos após da uma vontade incontrolavel de ir ao banheiro,parece que a bexiga vai estourar,não entendo como logo apos ingestão de agua, a urina é produzida tão rapidamente em grande quantidade e varias vezes consecutivas.As vezes deixo de beber agua por longo periodo,ou praticamente o dia todo.Pois isso incomoda muito.

  88. carlos disse:

    apresento incontinencia urgencia urinaria que se não urinar no momento , me urino nas causas causando tremendo mal estar pois exala um cheiro horroroso causando constrangimento no ambiente de trabalho.
    foi aventada a possibilidade de hiperreatividade prostatica
    nesse caso a melhor medicaçao seria omnic ou enablex

  89. neta disse:

    Erika eu li a sua mensagen, tenho o mesmo problema que vc, já fiz varias consultas e exames com medicos que atuam em diferentes areas e nunca consegui descobrir o meu problema. Mas nessa semana eu li uma materia que fala sobre DIABETES INSIPIDUS, não tem nada a ver com aquela diabetes que conhecemos que altera a glicose. Diabetes insipidus é causada por deficiencia do hormonio HDA,e causa sintomas bem parecido com o que vc relatou.Consulte com um medico Endocrinologista que é especialista nesta area. Eu ainda nao consultei com um, pois na minha cidade nao tem. Nao sei se vc vai ler isto…mas espero ter ajudado.

  90. mgrodrigues disse:

    Dr. meu filho tem 29 anos e alergico a antiflamatorios e alguns como ass dipirona tilatil para dor e a 4 meses apareceu uma urgencia urinaria que apos urinar doia o canal do ureter dele fez exame deu proteus mirabilis tomou antibiotico e apos o resultado do exame atual maio2012 nao tem e alias nunca deu infecção urinaria nos exames e continua com a dor ao termino de urinar e afrequencia e de meiaemeia hora fez uretocistografia mque deu normal so nao na ultima parte do exame porque ele nao conseguiu fazer xixi deitado, ele e muito ansioso e tem tiques nervoso ja tomou amitripilina, tanisulida antes do exame e melhorou mas nao quer tomar de novo tem efeitos colaterais, omedico mandou fazer um estudo urodinâmico completo e ele ja chorou tanto pois omedico cogitou uma disfuçao uretral talvez e que nao tem cura o que osenhor aconselha urgente a uma mae desesperada e nervosa e tambem ansiosa

  91. oi doutor boa noite queria uma informacao minha filha tem 13 anos esta tomando antibioticos desde de fevereiro porcausa de infeccao urinaria em vez da cultura dar negtiva ela aumenta cada vez mais agora passou de 1milhao por colonia fora o desconforto que ela tem usa fralda 24 horas nao sente quando quer urina r e quando vai urinar sempre fica um restante na bexiga isto motrou na ultrassao a uns 15 dias precisou internar por que comecou sentir muitas dores e pra ver se a infeccao melhorasse mais esse final de semana voltou a daar febre e dores hj foi colocada uma sonda para ela ficar uns 10 dias o que vc acha que e isso doutor ja viu algum caso parecido com esse em crianca me de uma luz estou quase doida por favor me ajude fora o que ela esta sentindo obrigada aguardo uma ressposta

  92. armir belmonte gavira disse:

    dr. Boa noite fui operador da prostata ha 11 anos no início tive muita perca de urina apos 2 anos descobri uma fisiuterapeuta uro tive uma melhora mais ou menos 90% fiz 2 anos tenho augumas crizes a anos atrás me indicarão um especilista em s.paulo ele apricaria uma injeção atraves do canal do penis ate a onde estava aprostata iria vazer um papel de valvula substituído a aprosta ? Teria resultado att.armir

  93. vitoria disse:

    óla tenho um ploblema na bexiga citisti intesticial,incomoda muito faço o tratamento mas nunca fico boa o medico mandou fazer um exame,estudo uradinamico.

  94. dimas a. s. moreira disse:

    Bom dia Dr. fiz um estudo urodinamico, que deu com conclusão o seguinte:- obstrução infra-vesical grave com boa reserva do detrusor, e hiperatividade detrusora determinando redução na capacidade cistometrica funcional. isso é preocupante?

  95. Comentário:fia uma urodinamica e o medico falou que provavelmente tenho cistite intersticial sera que tem augum remedio ? e após o exame senti febre esta com 5dias. me ajudem .bjs

  96. Marcos disse:

    Comentário: Doutor tenho sentido uma sensação estranha após urinar. Parece-me uma sensação de frio, de vazio, de algo maior passou pelo canal da uretra. Não doe e não arde e passa com algum tempo. Pela manhã não sinto nada. Tudo acontece geralmente no periodo da tarde. Geralmente no final de semana também nao sinto essa sensação. Isso pode estar relacionado ao grau extremo de estresse.
    Obrigado.

  97. Graça disse:

    Comentário:
    Bom dia,
    Por que após o exame urodinâmica, tive que tomar um comprimido de proflox (dose única)?

  98. Gostaria de saber quando é colocada uma sonda e é retirada efica vazando o que ocorre.Comentário:

  99. thalita disse:

    Comentário:eu fiz o exame nao to conseguindo urinar e normal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Flares Twitter 0 Facebook 10 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 10 Flares ×