BLOG


Estudo Urodinâmico: O que é e qual sua importância na decisão terapêutica das disfunções miccionais



 
Quando um paciente apresenta algum tipo de disfunção miccional, o único exame capaz de avaliar o funcionamento da bexiga dos esfíncteres da uretra (o canal da urina) é o EXAME URODINÂMICO. Quando indicado, esse exame é essencial para o seu médico definir e predizer a resposta ao tratamento que será proposto. Esse exame pode ser decisivo quanto à indicação ou não de um tratamento cirúrgico.

O exame consiste na introdução de um pequeno cateter no interior da bexiga. Na maioria das vezes, esse cateter possui dois canais, um que ir aferir a pressão no interior da bexiga e outro que será utilizado para realizar o enchimento vesical com soro fisiológico. Durante o enchimento o seu médico irá solicitar que você diga tudo o que está sentido com relação ao enchimento da bexiga. Após encher a sua bexiga será solicitado que você urine normalmente para esvaziá-la. Alguns testes podem ser realizados durante o exame, tais como pedir para você tossir, fazer força com a barriga e mudar de posição. O exame geralmente não gera dor, apenas um pequeno desconforto pela passagem do cateter uretral. Um anestésico tópico geralmente é utilizado para diminuir esse incômodo. O exame tem duração de aproximadamente 1 hora, desta forma programe-se para ficar em torno de 2 horas na clínica.

Por ser um estudo bastante complexo, de difícil interpretação e dinâmico, ou seja depende da interação com o examinador, esse exame deve ser realizado unicamente por um médico urologista com experiência.
 

Contatos
Dr Fernando Almeida
Urologia

Clique Aqui

* As informações presentes nesse website não dispensam a consulta presencial.
 


Deixe um comentário



96 Comentários