BLOG


Informações importantes sobre o Câncer de Próstata


10 Flares Twitter 0 Facebook 10 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 10 Flares ×

O Câncer de próstata é a neoplasia mais freqüente do homem. Felizmente esse tumor tem o crescimento muitas vezes indolente e como veremos a seguir pode ser tratado de maneira efetiva quando diagnosticado precocemente.

A freqüência de câncer de próstata varia de acordo com a região estudada. Na China e no Japão, a prevalência é menor que em outros paises ocidentais, como por exemplo os Estados Unidos. Devido a essa constatação, surgiu a hipótese que a dieta estaria envolvida no surgimento do Câncer de próstata. De fato, observando pessoas de origem oriental que viviam nos Estados Unidos, essas apresentavam a mesma chance de surgimento do câncer de próstata que pessoas naturais dos EUA. Entretanto, existe um dificuldade de determinar qual comportamento ou alimento levariam a um aumento no risco e câncer de próstata. Dentre os alimentos e substâncias aventados como possíveis protetores para o câncer de próstata estariam o tomate, o selenium e a vit. A. Entretanto, existe uma carência de evidencias científicas que confirmem definitivamente que esses alimentos protegem contra o surgimento do Câncer de próstata.

O câncer de próstata é bastante raro antes dos 45-50 anos de idade, entretanto o seu surgimento aumenta com o aumento da idade. Aproximadamente 60% dos homens acima de 80 anos de idade apresentam neoplasia quando a próstata é analisada histologicamente. Entretanto muitos desses pacientes apresentam tumor indolente com progressão muito lenta. Por outro lado, quando o tumor surge em pacientes mais jovens esse apresenta uma tendência de ser mais agressivo.

Assista o Video

Sintomas

No inicio, o câncer de próstata não gera sintomas. Muitos pacientes confundem hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata – ver link) que leva a um aumento da próstata com obstrução da saída de urina, com câncer de próstata. Os casos de câncer de próstata que apresentam sintomas são casos avançados quando o tumor cresceu a ponto de obstruir a uretra e sair dos limites da glândula.

Patologia

O surgimento do câncer de próstata ocorre devido a alteração no funcionamento celular. A célula com “alteração” passa a ter um comportamento anormal e entra em um processo de proliferação descontrolado. Quanto maior for o grau de alteração dessa célula, mais rápido será o crescimento do tumor e maior será a sua malignidade. Os tumores de próstata são graduados de acordo com sua malignidade em uma escala que varia de 2 – 10 , sendo que quanto maior o escore, mais agressivo será o tumor. Essa escala recebe o nome do autor que criou essa classificação – Gleason.

Diagnóstico

Como dito anteriormente, o Ca de próstata somente leva a sintomas quando apresenta crescimento acentuado. Por esse motivo é que se recomenda o check up anual, independente do paciente apresentar qualquer sintomatologia. Nesse check up o Urologista deve solicitar o exame de PSA (sigla em inglês para antígeno prostático específico) e realizar o exame de palpação digital ou toque retal para palpar a superfície da glândula (semelhante ao exame das mamas nas mulheres). Essa avaliação deve ser realizada anualmente a partir dos 45 anos de idade. Desta forma, o Urologista terá a possibilidade de detectar o tumor ainda nos estágios iniciais, o que levará a uma maior chance de cura.

Quando o Urologista percebe que existe uma alteração suspeita de câncer de próstata no PSA ou no toque prostático, ele irá recomendar uma biópsia da próstata. Essa biópsia deve ser realizada guiada por Ultrasonografia Transretal e sob sedação para maior conforto do paciente.

Quando a biópsia apresenta-se positiva, ou seja, encontra-se sinais de malignidade na avaliação microscópica, o diagnóstico está confirmado.

Tratamento

Dentre as opções de tratamento para o Câncer de próstata localizado (diagnóstico precoce), inclui-se:

1- Prostatectomia radical – remoção completa da próstata e vesículas seminais. Essa cirurgia pode ser realizada por via retropúbica aberta (incisão abdominal), laparoscópica (pequenas incisões abdominais) e por via perineal (incisão na região do períneo).

2- Radioterapia externa – Utiliza-se radiação externa. Para que esse método tenha eficácia satisfatória com mínimo efeito colateral deve-se utilizar Radioterapia conformacional, com calculo da dose e emissão da radiação em 3 dimensões.

3- Braquiterapia – Utiliza-se radiação, entretanto, essa é levada ao órgão (próstata) por meio de pequenas “sementes” radioativas que liberam radiação com uma dose pré-estabelecida e localizada somente no interior do órgão.

Uma vez diagnosticado o Câncer de Próstata, o Urologista irá indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.

Caso exista alguma dúvida não esclarecida nesse texto, sinta-se a vontade para contactar-nos www.drfernandoalemida.com.br.

 

Contatos
Dr Fernando Almeida
Urologia

Clique Aqui

* As informações presentes nesse website não dispensam a consulta presencial.
 

243 respostas para “Informações importantes sobre o Câncer de Próstata”

  1. flavio franco disse:

    achei muito legal essa matéria parabens .

  2. Leny Barreto da Silva disse:

    Acabe se saber que meu pai está com um possivel cancer de prostata…gostari de saber mais sobre o mesmo..

    E quais as possibilidades de cura..

    Agradeço desde já.

    Leny Barreto.

  3. Marina Rosa disse:

    De todas as matéria que tenho lido sobre o assunto esta me pareceu a mais esclarecedora. Ainda assim diante da possibilidade de um diagnóstico desse, as dúvidas parecem não terem fim. de qualquer forma, muito obrigada e parabéns pelo arigo.

  4. Marina Rosa disse:

    Poderiam me tirar algumas dúvidas:
    * O CP(diagnosticado precocemente), é quando percebido antes dos sintomas aparecerem?

    *A prostatectomia extirpa totalmente o câncer? Em qual quadro clínico exatamente, o paciente pode ser submetido a esse procedimento?

  5. prezado Sr:

    meu sogro retirou toda a próstata,retirada total,
    porquê então a taxa do psa vêm aumentado após a cirúrgia.operou em junho,após a operação suas taxas de psa são:0,23-0,45-0,57,qual a razão de ainda ter psa? Ele não acaba com com a retirada da próstata?agradeço antecipadamente a resposta.

    Rio 9/9/2008

    Emilio |Faustino de Paula

  6. Carolina disse:

    Gostaria de saber qual a probabilidade de um homem de 53 anos que nunca realizou o exame de próstata e têm problemas com hemoróidas (às vezes estouram diariamente por uma semana) e tem histórico de câncer na família (o pai teve e agora tem câncer na bexiga) ter câncer de próstata?

    E como convencê-lo a fazer o exame se ele se recusa até mesmo a fazer o de sangue?

    Obrigada

  7. Graziela Gacia disse:

    A matéria está ótima,pois agradeço se atender meu pedido.
    Esta matéria foi aproveiavél para trabalho uniersitário da área de saúde pois queria um conteúdo mais especifico para estar aproveitando ainda mais este tema que ainda é tão pouco falado.
    Muito Obrigado pela atenção!!!

  8. silas disse:

    Ola Dotor …
    Estou com 49 anos hj. Desde os 37 tenho acompanhado minha prostata, que desde essa idade, tem apresentado os sintomas de hiperplasia prostatica.
    Faço anualmente meus exames PSA e Ultra som.
    Hj esta atrasado, vai para o segundo ano.
    Entretanto, sinto que ela está inchada …
    Gostaria de saber sobre a influencia de habitos alimentares, pois percebo que determinados alimentos, tem influencia direta nisso …
    Até peixe tenho minha suspeita …
    Agradeço se puder responder.
    Obrigado.

  9. gilberta lima disse:

    Foi detectado um cancer de próstata em meu esposo à 2 anos com níveis de PSA em 4.5. Submeteu-se a prostatectomia radical. O PSA logo após a cirurgia encontrava-se indetectável para logo após começar a aumentar. Q-do chegou em 7 foi indicado a radioterapia conformacional. 3 meses após a radio foi feito um PSA que deu 7…após 2 meses, 12….com 4 meses..24 e agora mes de novembro 40. Dobrando a cada mes. Indicaram a hormonioterapia…e sempre dizem que nunca viram aumentar tanto assim. Fizemos uma citinlografia óssea e um pet em São Paulo e nada foi evidenciado. Existe augum caso no mundo em que o PSA aumente tão depressa assim sem sinais evidentes? pode ser por outra causa….? obrigado, espero uma resposta em meu e-mail

  10. Ozias alves de sousa disse:

    poxa!!!!! foi excepcional essa matéria q li. fico muito agradecido!!! agora pergunto por favor se tem alguns leguminoses ou frutoses capaz de prevenir contra essa doença? obrigado!!!!

  11. marta disse:

    olá doutor,meu pai tem 75 anos e ele está com cancer na prostata mais ainda não sabemos como está seu grau,ele sente muita fraqueza,reijeção a alimentos e muito sono,mas dor nenhuma e urina normalmente,que grau será que ele já esta?
    será que com uma cirurgia ele tem chances de cura
    muito obrigada pela sua atenção e desde .

  12. Edson disse:

    Acheia a matéria ótima,pergunta,meu psa esta com uma peq. variação, 50anos- psa 3,1( 52- 2,8 )(54- 2,2) (56- 2,8) (57-3,4 em março 2008) em novembro2008 3,0. Tive um infarto em 2005 tomo remédios p/pressão e coração. minha atividade sexual deu uma diminuida desde então será pela variação psa somado com infarto e remédios . aguardo resp.

  13. VANTUIR disse:

    BOM DIA DOUTOR, MEU PAI FEZ EXAME DE TOC E FOI DETECTADO UMA ALTERAÇÃO NA PROSTATA NORMAL , FAZENDO O ULTRASSONOGRAFIA FOI CONSTATADO VARIOS CISTOS E ALTERAÇÃO NO TAMANHO NORMAL 3,0 E ENCONTRADO 3,3, O DR. O ENCAMINHOU PARA BIOPSIA…..POR FAVOR QUAIS AS CHANCES DE SER CANCER, SE ELE NÃO SENTE DOR ALGUMA E NEM DIFICULDADE DE URINAR OU COISA PARECIDA ELE TEM 62 ANOS.

    OBRIGADO,

  14. Paulo disse:

    Em 2005 fui submetido a uma prostatectomia radical, devido a um adenocarcinoma. Meu PSA estava em 4,3ng quando o câncer foi detectado. Desde os 50 anos fazia os exames de PSA e toque retal. Aos 59 anos comecei a sentir uma ardência ao urinar e uma dorzinha muito fraca quando ejaculava. Conversando com meu urologista, na ocasião, resolvemos fazer uma biópsia transretal, este exame detectou o adenocarcinoma no estágio 3+3=6 de Glayson. Hoje já se passaram 03 anos e meu PSA é de 0,01ng diferente de zero, e faço o exame de 6 em 6 meses. Estou vivo, mas, impotente. Meu testosterona está baixo, não tenho libido. Pretendo fazer muito em breve uma prótese peniana, pois nenhum outro recurso deu resultado. Graças a Deus estou vivo! Com 63 anos, ao lado de minha esposa, filhas e netos vou tocando a vida, sem o prazer do sexo, mas, feliz ao lado dos meus entes queridos. Graças a Deus!!!!!

  15. Patrícia disse:

    Dr. Fernando, estava procurando esclarecimentos sobre câncer de próststa e achei seu site muito interessante. Principalmente por se dispor a responder dúvidas dos internautas.
    Meu pai teve um resultado de 4,5 no PSA e então o médico, antes de pedir uma biópsia receitou um antibiótico por 10 dias para afastar algumas hipóteses, para depois então, repetir o exame.
    Passando o tratamento meu pai, que está com 69 anos repetiu o exame. O resultado e menos de 1 mês subiu para 7,2.
    Agora então, ele fará a biópsia.
    Gostaria de saber se após o uso de antibiótico, ainda há outras possibilidades de meu pai não estar com câncer na próstata.
    Obrigada, aguardo resposta. Patrícia

  16. JOÃO CÂMARA disse:

    DR. FERNAND

    Apresento-lhe os meus mais sinceros e profundos agradecimentos por esse esclarecedor e supremamente importante trabalho!!!
    Estou com 75 anos e meio, e estou sendo assistido por um ótimo urologista desta cidade.
    Mais tarde entrarei em contato com o Sr., quem sabe, para alguns esclarecimentos após meus exames sobre a próstata.
    Que DEUS lhe conceda muita saúde e sabedoria no exercício dessa maravilhosa profissão. Um abraço.

  17. andrea disse:

    Dr Fernando estou muito angustiada meu pai ficou sabendo que estava com cancer de prostata fez todos os exames constatou que somente era na prostata ele decidiu pela prostatectomia radical
    inclusive o próprio médico achou melhor pois pela análise achou que o tumor deveria ser pequeno e somente na prostata mas o médico não fez a prostatectomia radical disse que achou melhor preservar pois percebeu depois que abriu que seria melhor ele fazer a radioterapia não estou entendendo nada ou é um ou outro porque ele fez isso isto é correto doutor por favor me reponda estou muito angustiada e sem saber a quem recorrer estou pensando em procurar outro médico ,por favor pode me explicar doutor desde já muito obrigada.andréa

  18. Elzenir disse:

    Boa Noite!
    Meu pai tem 77 anos, e com diagnostico de Adenocarcinoma de prostata, GLEASON 3,4 – prostata comprometida por neoplasia. Qual a melhor forma de tratamento? Como saber sobre a expectativa e qualidade de vida dele para que sofra menos?
    Obrigada.
    Elzenir

  19. Vitoria disse:

    Prezado Doutor

    Uma pessoa que ja operou a 10 anos e taxa de PSA era baixa 0,02 e agora esta aumentando 0,4.O que pode ser?
    Atenciosamente,
    Vitoria

  20. Eliane disse:

    Boa noite, Meu pai tem 59 anos está com cancer de prostata, está aguardando a cirurgia, só que o caso dele está bem avancado que ele está urinandocom ajuda de uma bolsa. Qual a probabilidade desse cancer nao invadir outros orgaos, ele vai ficar com impotencia sexual, qual a chance de ficar totalmente curado?

  21. Ricardo disse:

    Bom dia,

    Meu pai operou há 10 anos e fez novamente exame periódico, estava com PSA 4,9 e agora refez o exame e está 24,9. Quais as chances que ele tem, este nível pode abaixar com quimioterapia? Por que houve este aumento súbito?

    Ricardo

  22. José Candido disse:

    Dr. Depois de retirada daa prostata o nivel de PSA total é 0,20 e o PSA livre é 0,04 já fas dois anos que operei o nivel de PSA não devia ter zerado

  23. mônica disse:

    Dr.meu irmão está com tumor de ptóstata ele tem 42 anos o médico não receitou nenhum tipo de hormônios e falou que só só vai operar daqui há dois meses.Essa conduta é normal?

  24. IDCastro disse:

    meu cunhado fez cirurgia de retirada total da prostata a cinco anos mas seu psa vem subindo a cada ano hoje esta com 1,25. Isto o esta deixando muito aprensivo sem resposta do seu urologista, gostaria de saber se isso é normal? porque ele ja fez ressonancia, cintilografia e tomografia e nada acusou. qual a providencia a ser tomada para o caso? agradeço a atençao e aguardo por uma resposta. parabenizando pelo belo trabalho aque encontrado. decastro

  25. após a retirada radical, com o tempo o PSA continua aumentando e teria um limite que seria de 0,2. Passando deste limite e tendo diagnostico por ultrasonografia transretal como : LOJA PROSTATICA HIPOECOICA E HETEROGENEA,SEM DEFINIÇÃO DE LESOES FOCAIS TIPICAS E ATUAIS. VESICULAS SEMINAIS NAO CARACTERIZADAS. RESIDUO POS MICCIONAL AUSENTE. O QUE ISTO SIGNIFICA? Agradeço a atenção

  26. maria oliveira disse:

    Olá
    Gostaria de saber porque não há dados sobre fisioterapia para esta patologia

  27. maria oliveira disse:

    Dr. Fernando
    Os tratamentos conservadores podem melhorara o assoalho pélvico?
    A fisioterapia seria indicada como medida preventiva?
    Consegue-se curar uma hiperplasia benigna atra
    vés da fisioterapia ?
    Como seria o tratamento?
    Aguardo resposta urgente.
    Obrigada pela atenção.
    Maria Oliveira

  28. rosane disse:

    meu pai tem 64 anos, o resultado da biopsia deu adenocarcioma 3+3 o que isso significa sei que é cancer mas não entendo porq só senti as vezes dor no corpo e ele fuma.pode me explicar?

  29. janaina disse:

    Gostaria de saber o porque?
    meu pai tem 70 anos e ha dois anos vez a cirurgia da prostata….agora apos 2 anos o medico indicou 35 sessoes de radioterapia e uma injeçao de hormanio a cada 3 meses…estou preocupada ,isto é sinal de que o cancer voltou?

  30. Carlos Ivan disse:

    Fiz operação de prostata há 01 e 11 mese
    meu PSA ficou assim:

    0,018 metodo eletroquiminescencia
    0,012 ” ”
    0,04 metodo quimioluminescencia
    0,02 ” ”
    0,026 metodo eletroquiminescencia
    0,032 metodo ” ”
    0,045 metodo ” ”
    0,033 metodo ! ”
    0,045 metodo ” ”
    0,033 metodo ” ”

    0,135 metodo ” ” (julho/2009
    0,06 metodo quimioluminescencia (julho?2009

    Qual é o PSA DESEJAVEL QUANDO SE RETIRAR A PROSTATA COMPLETA

    0,135 metodo eletroquimioluminescencia, mantive relação doze horas antes, houve esta alteração por isto?

    0,06 metodo quimioluminescencia-ñ mantive relação.

    Muito Grato

  31. ola dr meu nomi marcos tenho 45 anos nao tenho convenio medico quero fase todos exame relacionado a prosta como eu faco onde eu procuro um hospital que eu poca fazer de graca grato

  32. Diagnóstico -1- Atrofia Glandular Focal da Prostata
    2- Hiperplasia Estrômato -Glandular da Prostata, 3-Adenocarcinoma Usual da Prostata, Gleason 3+3=6, comprometimento 20% da amostra.
    Idade 57 anos.
    Dr. Gostaria saber o que apesenta este reultado, e se tem tramento por remdios ou por cirugia.
    obrigado. SP 08/08/2009.

  33. Boa Noite!

    Meu pai foi diagnósticado com câncer de próstata e não se queixa de nenhum sintoma a não ser micção frequente. Pelo toque a próstata esta bastate alterada, seu PFa deu 10, Gleason 4/4- score 9. Qual a forma de tratamento mesno prejudicial, mais adequada e que lhe garanta uma melhor expectativa e qualidade de vida!
    Não seria melhor não mexer??? Qual o risco/benefício??
    Aguardo, obrigada!

  34. Jose Luiz disse:

    Meu PSA ha 3 anos era cerca de 2,3. Agora a questão de 03 meses ele subiu para 3,3 e ha questão de hum mes chegou a 3,9.
    O médico disse que passando de 4 vou ter que fazer biosia. Mandeou que eu retornasse daque ha 03 meses. Gostaria da opinião do Sr. sobre o meu problema. Fiz exame de toque não foi detectado nada, fiz ultrossom também tudo normal. Um ultrasson com técnica colorida poderia elucidar o meu problema?

  35. Jose Luiz disse:

    Ah esqueci de fornecer minha idade. Tenho 64 anos e sua diabético.

  36. Jose Luiz disse:

    Dr, Fernando
    Tenho 64 anos e ha certa de 10 anos controlo meu PSA. Ha anos ele era cerca de 1,7 .
    Há questão de 3 anos meu PSA passou para 2,3 . Agora a questão de 03 meses fiz um novo exame e ele subiu para 3,3. O médico mandou repetir depois de ter realizado o exame de toque e utrassom. Na repetição depois do exame de toque chegou a 3,9.
    O médico disse que passando de 4 vou ter que fazer biosia. Mandou que eu retornasse daqui ha 03 meses. Gostaria da opinião do Sr. sobre o meu problema. Sou diabetico e tomo remedios para o problema. ( Glimepirida, Bieta, Cloridrato de metiformina e maleato de Enalapril). Existe medicamentos que podem influenciar no valor do PSA. Um exame com utrasson transretal colorido poderia evidenciar o meu problema? Grato.

  37. geraldo disse:

    meu psa sempre esta alto entre 5,2 foi ate 8,2 sendo que ja fiz biopsia nao deu nada isso e normal nao sinto sintomas quase nada a nao se na urina o jato as vezes e fraco o medico diz que e inflamaçao na prostata tenho 51 anos

  38. Maria aparecida disse:

    meu marido fez biopsia de próstata e o resultado foi adenocarcinoma dá próstata, gleason 6 ( 3+3).
    Levamos ao médico e o mesmo aconselhou fazer uma cirurgia com a retirada da próstata. O meu marido ficou um pouco sem ação, mas eu disse que seria melhor, do que prorrogar mais. Ele tem históricxo de cancer na familia. Primeiro foi uma irmã que retirou um tumor na garganta, está viva até hoje, mais de 30 anos; depois foi o pai que teve na cabeça, so durou 6 meses, e por fim a mãe que tev cancer de mama, tb ja faleceu, então temos que ficar sempre em alerta. Ele deixou passar muito tempo, ja fazem uns 3 anos que foi pedido esta biopsia e ele sempre protelando.

    Gostaria de mais alguma informação, ele está agora com 65 anos, vai completar em outubro.
    Agradeço a atenção, e aguardo resposta se possível.

  39. ROBERTO REIPERT disse:

    Dr. Fernando, bom dia.
    Com a prostata com tamanho e textura normais e com PSA elevado (8 a 21) efetuei 3 biópsias em 2 anos que não detectaram malinidade, no entanto, em uma 4ª biopsia realizada em 12/08 com PSA de 26, foi detectado particulas com Gleason 3+4=7. Estou prestes à concordar com o tratamento com Radioterapia + hormonios, tenho 54 anos e não gostaria de estar com dúvidas quanto ao tratamento ideal. Estou no caminho certo ou deveria optar pela PR ?

  40. Valeria Regina M Louza disse:

    Meu marido retirou toda a prostata e o psa dele
    vem aumentando agora está 1.9 o médico pediu uma ultrassonografia retal a cirurgia foi feita a 10 anos. Minha dúvida é:
    Se tirou toda prostata porque continua a subir?
    Existe possibilidade de ter ficado algum tecido da prostata?
    obrigada!!!

    Valeria

  41. vilma tanos disse:

    Estou muito preocupada com meu irmão..ele tem 49..anos..e foi detectado alguma coisa no exame de próstata dele…que o médico pediu para fazer biópsia…
    Estava muito preocupada entrei no site para pesquisar e li a explicacão do dr. Fernando e estou entendendo mais o que meu irmão vai ter de fazer…muito obrigado..esclareceu mais minhas dúvidas…fique com deus…

  42. Eliana disse:

    Dr.Meu marido faz exame de prostada todos anos, este ano fez e foi desoberto um cancer gleson 9 com metastica dos ossos, esta fazendo hormonioterapia,como pode acontecer isso?

  43. Günter disse:

    Olá Dr. Fernando
    Como tomar ciência das respostas às questões apresentadas ?
    Obrigado pela resposta.
    Günter

  44. brazilio disse:

    Olá, bom dia: Gostaria de saber se em alguns dos casos acima relatados (70 anos ou mais) resultou em incontinencia urinária. Qual a duração. Qual o tratamento aplicado. Obrigado.

  45. marta disse:

    Muito esclarecedor seu artigo!!!!
    Meu marido fez prostatectomia radical dia 08/09/2009 = PSA 5,3 e Gleasom 10(5+5). Dia 11/11/ 2009, realizou exame de PSA que deu 2,230. O médico pediu PET-CT, feito hoje no Hospital Sirio Libanes, dizendo que o exame de PSA indicou metástase. Falou que as células cancerígenas, extremamente agressivas, estão na corrente sanguínea. O resultado só sai na sexta. ´Disse que, após o resultado, irá ver o melhor tratamento, talvez com a hormonioterapia. Será que há alguma esperança?????? Obrigada pela atençao.

  46. PAULO disse:

    MEU PAI FIZ CIRURGIA DE PROSTATA FAZ 5 ANOS. RETIROU A PROSTATA. AGORA O PSA DELE TÁ 2,83 E ADENSIDADE 0,18 . QUAIS SERIAM AS POSSSIVEIS RAZÕES? OBRIGADO.

  47. Aldamar Póvoa disse:

    Fiz cirurgia de prostata a 4 anos .Já fiz 32 seçoes de radioterapia baixou para 0.16 após 1 ano subiu para 0.33 o que será?Obrigado.

  48. Valéria disse:

    Meu sogro já fez cirurgia de próstata(a uns 2 anos atras) , fez radioterapia e vem fazendo acompanhamentos de meio em meio ano faz exames e até então tava sempre 0,04 .Só que nessa semana ele fez um novo psa e esta em 0,07, aumentou um pouquinho.Qual sera o novo tratamento p/esse caso, pois já fez radio e nos disseram que ele não poderia fazer de novo.

  49. meu pai fez uma cirurgia de próstata para retirada de cançer,o exame esta escrito que a visicula serminal direita e a esquerda esta comprometida pela neoplasia, me explica melhor disse:

    meu pai,fez uma cirurgia de prostata,para retirada de cançe,o exame o medico dele esta de ferias, o exame diz varias coisa, e diz que a vesicula seminal direita e esquerda dele esta comprometida, me explia melhor, mande pelo meu email

  50. Elizabete disse:

    Meu esposo tem 48 anos, com 46 anos fez prostatectomia radical, após a cirurgia seu PSA era 0,70, depois de um ano estava em 1,9 , ele fez a radioterapia e usou hormonio, o PSA baixou para 0,004 após três meses aumentou para 0,010, ele esta muito preocupado.
    Gostaria de saber se é normal.
    Obrigada

  51. GILSON DE LIMA PAIVA disse:

    Retirei a prostata radicalmente em abril 2007 venho fazendo o psa 4 em 4 meses e sempre ela está subindo como: 0,11 – 0,18 – 026 – 0,25 e 0,30
    e o médico está querendo fazer a radioterapia. Preciso orientação se faço ou não e qual é a reação da radio…
    Agradeço imensamente pela orientação. Por favor respondão um pouco rápido para tirar a minha sensação do mêdo. Parabéns pelo site. Fiquem com DEUS

  52. GILSON DE LIMA PAIVA disse:

    Um assunto muito importante, meus parabéns.

  53. Antonio Alves Lopes disse:

    Bom dia dotor, meu colega eu sou clinico. Fiz cirurgia radical de prostato para adenocarcinoma glaison 7 e esta fazendo cinco anos. Vinha fazendo o psa e senpre dava bem baicho nunca chegava a 1 agora no dia 12 de fevereiro deu psa livre 0,059 t0tal 2,25 relacão psa livre / total 2,2 tive orgasmo no sexo nas imediacões do exame. Gostaria de sua opinião e se possivel uma cosulta. Moro em São paulo e meus telefoe são: 11 35 711703 ou 11 808889. Qual for sua atecão estou desde ja muito grato.
    )Atoio Lopes

  54. dulcinea disse:

    Meu esposo retirou a prostata em 2005 . O exame periodico dele de PSA tem dado sempre en torno de 0,07 a 0,06 ele fez tbm radioterapia ele esta com 61 anos. Gostaria de saber se esse valor de PSA e perigoso e qual seria o valor correto no caso dele. Desde ja sou grato pela sua atenção. Pois tem hora que fico preocupada.

  55. Maria Tanea disse:

    Dr.

    Boa noite!

    Meu pai fez a cirugia e retirou a prostata e as vesiculas seminais tem 1 mes e nao sentia nada pos cirugia, porem comecou sentir ardencia no canal de urina e uma sensação de peso no local da cirugia e inflamado sempre a noite e nao pode caminhar muito que doi.
    Por favor, pode ser um novo cancer? mesmo ja ter feito exames que nao cosnta mais doença em outro orgao exemplo: analise pos cirugica da prostata, ressonacia e cintilografia.
    Fico no aguardo.

    Grata Maria Tanea

  56. F. Assis Lauritzen disse:

    Dr. Fernando, tenho 57 anos de idade, nunca sentir nada de anornal comigo. Não tenho nenhum parente que tenha contraído ou que tenha tido esta doença;nunca fiz exame de toque: pergunto ao senhor, se é possível que na minha família ninguém contráia, inclusive eu de ser imune a esta terrível doença. Um grande abraço, e que Deus o abençôe, pelas grande informações que tem dado. Assis

  57. Mara disse:

    Acabe se saber que meu marido está com um possivel cancer de prostata…gostari de saber mais sobre o mesmo..
    E quais as possibilidades de cura..
    Agradeço desde já.

  58. Mara disse:

    Acabe se saber que meu pai está com um possivel cancer de prostata…gostari de saber mais sobre o mesmo..
    E quais as possibilidades de cura..
    Agradeço desde já.

  59. Maria disse:

    Boa noite Dr.

    Primeiro parabenizo pelo seu artigo, mas essa doença deixa muitas dúvidas. Meu padrasto submeteu a prostactomia radical, pois segundo o medico não seria necessário radio pois o CA estava somente na prostata. Mas após a cirurgia, examinando o material estavam também nas vesículas seminais esquerda e direita que também já foram retiradas. O grau do CA foi 4+3 Gleason. Fez citilografia e não dectou qualquer outro tumor. Porém seu urologista indicou radio e deixou claro que a situação dele é complicada. Ele esta tendo retenção de urina e sente dores nos testículos. Poderia ter afetado a bexiga? Se possível esclareça melhor essas minhas dúvidas.

  60. ANAMARIA disse:

    O exame periodico de PSA do meu marido depois das retirada total da próstata,
    vêm aumentado operou em setembro 2009; suas taxas de psa são:PSA LIVRE 0.03 – PSA TOTAL 0,42 e PORCENTAGEM DEPSA LIVRE/PSA TOTAL 7.1,qual a razão de ainda ter psa tão alto? Ele não acaba com com a retirada da próstata?agradeço antecipadamente a resposta.

  61. aline disse:

    é normal psa no pot prostate de 0,004???

  62. Kaynara disse:

    Meu vô fez uma cerugia de cancer de prostata e quer saber se depois da cirugia sente dor ao local

  63. Adil disse:

    Fiz exame de psa total deu 0,59, tenho 42 anos e normal?

    agradeço a atenção >

  64. Dr.. amor da minha vida,fez uma cirurgia de prostata radical..pois estava com cancer de prostata..sempre se cuidou muito,sendo que eu marcavas as consultas,e dizia e tal dia e tal hora.sempre muito preocupada..agora ele se encontra com a testosterona indetectavel,sendo que nao tem erecao e sua libido (0)fora a protese o que podera ser feito..haa fez tambem o Ecco com Doppler Peniano e no exame nao conseguiu erecao…podera me explicar!!!! neste exame e necessario vir a ter erecao!!! o medico do laboratorio Fleury,nos garantiu que o exame foi excelente,afinal chegou em 61..mas ele nao tem erecao nenhuma,e o medico urologisata ..nao conseguiu entender..e achou que tera que partir para a Protese…nos ajude se tem outra alternativa.
    Grata .

    Aquardo resposta em meu e-mail.

  65. CRISTIANO disse:

    MEU PAI TEM 87 ANOS E É BEM FORTE FOI DIGNOSTICADO ADENOCARCINOMA GLEASON 7,3+4 FOI INDICADO QUIMO.O QUE POSSO ESPERAR .SERA QUE TEM CURA

  66. rodrigues disse:

    Olá Dr. boa noite!
    Fiz a retirada da prostata já faz quase 02 anos, devido uma neoplasia maligna. Só que até então meu PSA estava dando 0,04, agora está em 0,18. O que significa esse PSA ter aumentado. Desde já agradeço pela sua atenção, que o senhor tenha muita paz e saúde.

    Um forte abraço

  67. VANICE disse:

    Olá Dr. Boa noite
    meu marido fez a PR a 6 anos, o PSA veio aumentando de uns meses p cá e chegou a 3,2 as vesículas seminais, tb foram retiradas, o médico pediu p repetir o exame e sugeriu radioterapia, estou super preocupada, não entendo como sem a próstata a PSA aumenta, o tumor estava encapsulado e na cintilografia óssea não acusou metástase, gostaria tb de ler suas respostas nas perguntas anteriores, é possível? me responda por favor!

    um grande abraço!

  68. Augusto Inacio Ferreira disse:

    Snr.Prof.Dr. Fernando Almeida´
    Com um PSA de 6,35, fiz uma Ecografia Prost.Transrectal que detectou um nódulo hipoecogénico sólido com 7,5mm à direita.
    O médico Urologista manda avançar com uma biópsia.
    Hoje mesmo estive com meu médico (Portugal) Hospital Curry Cabral, onde me foi diagnosticado
    Adenocarcinoma da Prostata, score 3+3=6 de Gleason, ocupando 10 a 30% das áreas de biópsia. – Mais revela que: não se observa infiltração perineural tumoral. – Tecido prostático sem neoplasia maligna.
    O médico urologista comunicou-me que teriamos que retirar a próstata, e que tinha muitas hipóteses de ficar 100% bom. Tenho 62 anos, e só soube desta situação pelo controlo que venho fazendo anualmente. Queria que o Snr. Prof. Dr. Fernando Almeida me informasse se esta é a única solução de tratamento, ou se há
    métodos mais aconselháveis para o meu caso.
    Grato pela atenção.
    Augusto Inácio Ferreira, Lisboa, Portugal

  69. SONIA CENEDESE disse:

    olá dr. meu pai descobriu a pouco tempo que esta com cancer, o psa dele está em 4.5, neste caso qual o precedimento mais indicado? por favor tire minha dúvida, que deus te abençõe e te de muita sabedoria. aguardo…

  70. meu ex. marido fez psa e deu 16.20 fez uma biopsia e deu prostatite cronica e aguda acentuada.Pergunto ao sr, isso é um cancer de prostata ou ima infecção muito forte. Ja internou duasvezes por causa das complicações de urina por favor me tranquilize. obrigada

  71. ROBERTO REIPERT disse:

    gostaria de saber se alguma das perguntas acima foi respondida

  72. fabio antônio disse:

    ola Dr.o meu pai foi diagnosticado de ter cancer de prospa o resultado foi 3+3=6gleason 10%,3+4=7 gleason 70% e 3+3=6 gleason 20% Dr. o que significa este resulta o cancer estar em fase inicial e qual a pocibilidade de curar este cancer. Dr.espero resposta em meu imail Dr.muito obrigado e que jesus te abençoe e te muita paz e felicidade.um forte abraço CARPINA-PERNAMBUCO-BRASIL.

  73. fabio antônio disse:

    Ola Dr. bom dia meu nome é Fábio o meu pai tem 62 anos foi diagnosticado de ter cancer de prospa o resultado da biopicia prostata 4 resultado foi de 3+3=6 gleason 10%, 1 resutado foi de 3+4=7 gleason 70% e 1 resultado foi de 3+3=6 gleason 20%. Dr. o que significa este resulta o cancer estar em fase inicial? e qual a pocibilidade de curar este cancer com o tratamento resolve ou pode fazer cirurgia. Dr.espero resposta em meu imail muito obrigado e que Jesus te abençoe e te der muita paz e saúde.um forte abraço CARPINA-PE

  74. Reny Arcusi disse:

    Olá Dr. Boa Noite,
    Acabei de receber a noticia do meu médico que tenho Cancer de Prostata adenocarcinoma, em fase bem inicial já que faço meus exames semestralmente. Foi possivel detectar no inicio.
    Tudo comprovado com biopcia etc. .etc…
    Isto posto a recomendação é a retirada da prostata radicalmente.
    Pergunto: quais as consequencias possiveis após esta cirurgia?
    Tenho 61 anos e minha saúde e perfeita, fora este novo evento.
    Agradeço a orientção,
    Saudações.

  75. Laercio disse:

    tenho 62 anos, o exame deu PSA livre 0,47; total 6,13; e livre/total 7,67%; biópsia adenocarcinoma usual de próstata, com 2 nódulos na zona periférica, com 0,4 cm na base direita, 0,5 no ápice direito, com discreto sinal vascular periférico ao Doppler; peso estimado da próstata 32 gramas; Gleason 3+3 (contagem final =6), com 1,0 mm, 2,5 mm, 3,0 mm e 6,0 mm. Isto é um problema recente para mim e que me assusta, pois soube há poucos dias. O que faço?Opções?

  76. sandra disse:

    Boa Tarde Dr. Fernando

    Gostaria muito de uma infromação meu pai vai operar da prostata porem já realizou a biopsia e o resultado foi de um tumor benigno. Tem possibilidade desse tumor benigno se tornar em um tumor maligno pq ele já está esperando a um ano a vaga no HC? E está marcado para ela passar no dia 27/09…Estou preocupada.

    Mutio Obrigada
    fico no agurdo

  77. MANOEL BATISTA disse:

    Fiz exame de PSA LIVRE 0,10 ng/ml, PSA TOTAL 1,80 ng/ml, Porcentagem PSA LIVRE/TOTAL= 5,55%.
    Esses valores são normais?

  78. Erika Dias disse:

    Boa tarde,

    Meu pai fez uma cirurgia com retirada tota da próstata a cerca de 2 anos e 1/2. A 6 meses o exame de PSA de 0.03 e hj está em 0,44. Se ele tirou toda a prostata pq o nivel de PSA comecou a almentar ? Isto pode significar uam reincidência do problema ?

    Aguardo resposta.
    Obrigada.

  79. DILL disse:

    Hoje,tivemos certeza que meu companheiro tem o maldito câncer da prostata,estamos arrazados, é cruel isso para um homem. Que todos nós tenhamos a vida e a saúde que desejamos e que bom que temos médicos como o Dr Fernando que nos esclarece, muito obrigada pelo seu trabalho maravilhoso.

  80. edna disse:

    meu marido fez biopsia da prostata e foi pra confirmação em botucatu adenocarcinoma na base D pequena area medindo 1,5mm se confirmado é curavel e qual o tratamento ele tem 51 anos muito obrigada pela atenção

  81. edna disse:

    meu marido fez biopsia da prostata e foi pra confirmação em botucatu adenocarcinoma na base D pequena area medindo 1,5mm se confirmado é curavel e qual o tratamento ele tem 51 anos muito obrigada pela atenção

  82. Fernanda Priscila Ferreira Mello Almeida disse:

    Olá,
    gostaria de esclarecer algumas dúvidas acerca do CA de prostáta. Meu pai a um ano descobriu que estava com Ca de prostáta e foi submetido a realização de um procedimento cirurgico: Prostatectomia radical. Seis meses após a cirurgia o médico solicitou a realização do PSA e o valor que deu foi 0,02. Um ano após a realização da cirurgia, meu pai realizou novamente o PSA e o valor que deu foi 0.04. O valor está adequado? Tem chances de aumentar ao longo do tempo? Ou esse valor tem que estagnar?

  83. Dr. Parabens pelo espaço. Fiz a retirada total da prostata que foi diagnosticada como cancer. O estadiamento acusou Gleison 4+3(7) e t3a, No e Mx. Mesmo tendo dois focos extra protatico com invasao perineural, a patologia nao encontrou nenhuma neoplasia extra prostatica. Nem nas vesiculas seminais e nos linfonodos. Meu PSA antes da cirurgia era 3,2. Apos a cirurgia inferior a 0,01 e apos 2 meses de radioterapia, inferior a 0,005 e inferior a 0,003. Gostaria do seu comentario sobre a minha doença. Sera que posso me considerar curado? Um grande abrço, e que Deus continue te iluminando sempre.

  84. Dr. Esqueci de dizer que tenho 59 anos e 01 ano de operado. Um grade abraço. Moacir

  85. Ola doutor. Meu pai tem 71 anos e foi diagnosticado um cancer de prostata com 90% de um lado e 30% do outro e PSA de 4,8. O medico dele indicou uma cirurgia para remoção da próstata e disse que é inicial moderado. Eu estou muito ansiosa e com duvidas. è so ele tirar a prostata e ficara bom…este tumor pode ter se espalhado ou criado metastases. Obrigada

  86. Lívia disse:

    Dr. gostaria de saber como fica os níveis do PSA após cirurgia de retirada total da prostata.
    Meu sogro fez tal cirurgia e no seu primeiro exame o PSA ficou em 0,25. Isso é normal? Naõ deveria ter zerado? Ou o problema é se os niveis começarem a elevar cada vez mais? Desde já agradeço a atenção.

  87. Magali Rodrigues disse:

    DR. GOSTARIA DE SABER COMO FICA IS NÍVEIS DO PSA APÓS A CIRURGIA REMOÇÃO DA PROSTÁTA.MEU FEZ TAL CIRURGIA E NO SEU PRIMEIRO EXAME O PSA FICOU EM 0,20. ISSO É NORMAL? NÃO DEVERIA TER ZERADO? MEU PAI TEM 74 ANOS. DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.

  88. Dr: Fernando, estou aguardando uma resposta sobre a consulta que enviei. Estão listadas nos numeros 83 e 84. Um grande abraço e parabens pelo espaço. Moacir.

  89. Isabel disse:

    Boa tarde Dr.,
    Foi diagnosticado cancro da prostata ao meu pai. Ele tem 63 anos, não tem sintoma algum, PSA 10,75, G2, grau de gleason 3+4. A probabilidade de ter metástases nos ossos é muito grande? Esse é o nosso maior medo. O urologista dele falou em retirar a prostata. Agradeço a resposta para o meu mail.
    Obrigado

  90. Claudio disse:

    Gostaria de saber se quando foi retirada totalmente a próstata pode após 8 anos aumentar o PSA??? pode ter voltado o cancer??
    obrigada

  91. ina disse:

    gostaria de me certificar qual o melhor metodo para retirada de um pequeno tumor maligno na prostata de 0.o.5 cc para meu pai ,pois ele tem diabete tipo 2,toma remedio pra pressao,glucovance 500 por 5 , mas nunca usou insulina, e tambem remedio ancoron.ele esta hj com 79 anos.agradeceria pelas informacoes mais precisas possiveis.obrigada mesmo.

  92. Luiz Moreira disse:

    Tenho 60 anos e o meu PSA total de 5.3, devo me preocupar. Ainda vou levar os exames ao médico.
    Desde já agradeço.

  93. rubens disse:

    Dr Fernando. Aos 59 anos, com um PSA de 0,8, fiz uma ressecção para diminuir o tamanho da próstata(78gr).Na biopsia do tecido retirado, constatou-se em menos de 10% um Adenocarcinoma Acinar Usual, com Gleason = 6 (3+3). O médico me tranquilizou, dizendo para levar uma vida normal. SERÁ???
    (Diante de outros relatos, fiquei com muitas dúvidas, agora.
    Meus agradecimentos

  94. Paulo Sidnei Pereira gonçalves disse:

    Dr Fernando; tenho 69 anos e istorico familiar,em setembro fiz uma uma Biopsia retirando 18 fraguimentos filiformes de tecido cinzentos e pouco firmes medindo o maior 1,4×0,1 cm. Este acusou Adenocarcinoma da Prostata padrão hstologico de Gleason 3+3 (score 6). A neoplasia está presente em um fragmento ocupando uma area de 0,4cm. Meu Urologista optou pela retirada da mesma mas eu optei pela Radioterapia, mais acontece que meu Psa de 6.77 caiu para 3.80 com esta queda do Psa, resolvi não proceder até o momento,nenhum tratamento convencional.
    Gostaria que o Sr. me orientase quais dos procedimentos devo fazer pois sei que os dois são bastante agressivo e se meu cancer é muito agressivo.
    Muito obrigado e um Forte Abraço.
    Paulo sidnei Gonçalves

  95. Maria Lúcia Julian disse:

    Boa noite Dr Fernando,
    Meu pai tem 83 anos e realizou biópsia de Próstata com PSA=21 O resultado:!)LObo direito ATROFIA GLANDULAR FOCAL e 2) Lobo esquerdo ADENOCARCINOMA DE ÁCINOS PROSTÀTICOS -Gleason 8(4+4) Neoplasia compromete àreas de 20 a 60% de 4 fragmentos e Infiltração peri-neural:não detectada.
    Qual o melhor tratamento?
    Tem com saber o estágio da patologia?
    Há chances de cura?
    Expectativa de vida?
    Desde já muito obrigada.

  96. Quero saber se um homem que ja fez cirugia de prostata e depois de tres a nos e pouco ela aumenta ele tem que fazer a cirugia de novo?

  97. MAGALI RODRIGUES disse:

    DR. GOSTARIA DE SABER COMO FICA IS NÍVEIS DO PSA APÓS A CIRURGIA REMOÇÃO DA PROSTÁTA.MEU FEZ TAL CIRURGIA E NO SEU PRIMEIRO EXAME O PSA FICOU EM 0,20. ELE TINHA UMA INFECÇÃO NA URINA,DOIS MESES DEPOIS ELE FEZ OUTRO EXAME E A INFECÇÃO FOI CURADA, MAS O PSA AUMENTOU PARA 0.26. ISSO É NORMAL? NÃO DEVERIA TER ZERADO? MEU PAI TEM 74 ANOS. DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.

  98. MAGALI RODRIGUES disse:

    DR. MEU PAI FEZ UMA CIRURGIA REMOVEU A PROSTÁTA.ELE FEZ SEU PRIMEIRO EXAME E O PSA FICOU EM 0,20. ELE TINHA UMA INFECÇÃO NA URINA,DOIS MESES DEPOIS ELE FEZ OUTRO EXAME E A INFECÇÃO FOI CURADA, MAS O PSA AUMENTOU PARA 0.26. ISSO É NORMAL? NÃO DEVERIA TER ZERADO? MEU PAI TEM 74 ANOS. DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.

  99. jacinto disse:

    dr boom dia
    tenho 46a em fevereiro 2010,fiz uma cirurgia retirada da prostata o meu medico (uro) apos a biopsia e resultado do psa que era antes 3,58 cair para 0,0005 me disse que nao precisaria de tratamento auxiliar nem acompanhamento com um onco, mas resolvir marcar um onco e hj fui ao ele mostrei os resultados todos inclusive a biopsia ele me disse que o meu pas deveria ser de zero e nao 0,0005 e me mostrou uma frase no exame que diz:
    margem cirurgica uretral comprometida com a neoplasia, me disse a medica que deveria que feito tratamento auxiliar, e nao só ficar na cirurgia estou preocupado o que fazer?
    meus agradecimentos..

  100. wanderley disse:

    dr. nao consegui achar nada sobre cisto na prostata faz 10 anos que eu tenho, todo o meu psa da normal, mais sinto difculdades de urinar, porisso tomo remedio todos os dias, p delatar o canal e poder urinar melhor, meu medico acha que nao ha nescessidades de operar, pq é apenas um cisto, mais isso me encomoda pq todo medicamento todos os dias, oq o sr. me diz meu caso é simples.?

  101. Paulo disse:

    Foi detectado um cancer de prostala no meu pai, ele tem 77 anos .Quais as chances de cura do mesmo, ele deixa alguma sequelas, gostaria de uma orientaçaõ melhor a respeito do mesmo. Medicamentos costumam dar resultado ou so com cirurgia, aguardo exclarecimentos por aqui, desde já agradeço.

  102. Lila disse:

    Olá, meu esposo tem 49 anos…todos os anos ele faz o exame PSA e toque (Periodico empresa) o PSA sempre deu normal…mas o toque esse ano, segundo médico apresentou algo semelhante ao carrocinho de arroz e requisitou a biopsia. Feito o exame, resultado: 3 amostras adenocarcinoma e 3 tecido prostatico apresentado: Estroma fibro-muscular e ácinos típicos. Gleason 3+3=6

    Pelo que li na internet é CA..mas gostaria de saber a real situação…se precisa operar…se ainda pode fazer filhos…essas coisas.
    Aguardo ansiosa pela resposta.

  103. Mari disse:

    meu pai retirou toda a próstata,retirada total,
    porquê então a taxa do psa vêm aumentado após a cirúrgia.operou em junho,após a operação suas taxas de psa são:0,23-0,45-0,56,qual a razão de ainda ter psa? Ele não acaba com a retirada da próstata?agradeço antecipadamente a resposta.

  104. odolir disse:

    fiz cirurgia da prostata 23.10.2009,mais 38 sessoes de radioterapia,05 meses de bloqueio hormonal,estava com PSA 0.10 hoje estou com 0,38e continua subindo.Oncologista sugere fazer novo bloqueio hormonal com duração de 03 anos.
    estou preocupado que devo fazer.

    agradeço.

  105. michelle cardoso disse:

    doutor meu pai esta enternado des do dia13/12/2010 com cancer de prostata maligno e agora ele ficol cego os medicos disse é porque ele esta com uma metastesena estrutura do cranio e esta comesasdo a comprimir o celebro eu gostaria de saber quais sao os sintomas paraesta do ença no estado avançado, desde ja agradeso e espero sua resposta

  106. Meu marido retirou a prostata, está com metastase ossea, com PSA 498, TVP e insuficiência renal com hemodialise 3 vezes por semana.
    Temos ainda alguma esperança de melhora, pois os médicos não nos deu nenhuma esperança, ou seja, alguns dias, semana ou até 3 meses.
    Aguardo uma resposta e muito obrigada
    Vilma

  107. Vilson disse:

    Após fazer radioterapia fiz e aplicações de hormonioterapia meu psa ficou em 0,01 após tres meses fiz o primeiro exame estava em 0,43 hoje já fiz o quarto exame esta em 1.10 isso significa a volta da doença e isso?

  108. ola preciso saber se uma vez feita a cirugia o paciente fica curado se precisa reposo se volta o normal se ele corre risco de vida e quanto tempo pra recuperaçao se fica tempo pra ser feito a cirugia me ajuda dr tira minhas duvidas.abraço

  109. Wanderley disse:

    Meu caro clínico Dr. Fernando, infelizmente nenhum homem está livre dessa grande problemática que é o cancêr de prostata e atinge o homem naquilo de mais praseiroso que ele tem que é sua libido, enfim! Tenho 72 anos e sou bem ativo, não fumo e minha vida foi sempre levada dentro de precitos normais. Minha sexualidade é bem aguçada e na verdade a idade nesse contexto nunca me perturbou. Sou portador de HPB e minha prostata pesa 134 g, todavia urino normalmente e minhas ejaculações são perfeitas, quero dizer com isso que não sinto nada. Ao verificar meu PSA verifiquei que o mesmo estava bem acima dos 4.0 ou seja 6.5. Fui ao urologista e no toque ele verificou um nódulo pequeno, me indicando seja feita a ultra transretal com biópsia da prostata. Pergunto o nódulo por si só significa cancêr? A retirada da prostata com cancêr acaba definitivamente com a libido? Agradeço suas sábias informações e aguardo no meu e mail resposta. Obs.: Ainda não fiz a ultra que só sera feita no próximo dia 26.

  110. Cristiane disse:

    Prezado Dr. Fernando,

    meu avô tem 88 anos, é assintomático, porém num exame de rastreio soicitado por seu urologista, foi diagnósticado adenocarcinoma de próstata em lobo direito, estadiado em Gleison 3+3 (6). Co-morbidades: coronariopatia, hipertensão e doença de Parkinson.
    Um colega geriatra reforçou que o rastreio não é preconizado em indivíduos assintomáticos acima de 75 anos de idade.
    Qual é sua opinião profissional a respeito da conduta a partir desse momento?

  111. rozane disse:

    Foi constatado por exames q meu pai esta c/ adenocarcinoma acinar de próstata escore 6 de gleason 3+3

    Ele tem 77 anos e já enfartou, tem problemas pulmonares,já teve esquemia….em fim a saúde e a idade….muito difícil uma cirurgia.

    Há tratamento c/ medicamentos.

  112. julio disse:

    ola Dr. meu pai fez um exame de prosta disseram para ele que ele tenque fazer um cirugia que tamanho e 6 este e em faze inicial ou ja e meio avançada e tem possibilidade de cura ? obrigado desde ja .

  113. Letícia disse:

    Olá!!
    Dr. meu pai tem 74 anos e há alguns meses veio apresentando uma aumento de mais ou menos 1,0 no valor do PSA, no último mês que esse aumentou diminuiu e foi de 0,32 aproximadamente, tendo um resultado de 7,56, ele fez o exame do toque duas vezes e não foi encontrado nada, então solicitaram biópsia e agora saiu o resultado de adecarcinoma gleason 3 + 4 = 7, foi indicado radioterapia ou a retirada, mas como ele é insuficiente renal, mesmo tendo acompanhamento de um nefrologista eu estou na dúvida no melhor tratamento, desde já agradeço a resposta.

  114. fatima linhares disse:

    PREZADO DR FERNANDO, ACABEI DE PERDER MINHA MÃE COM CARCINOMA DUCTAL INFILTRANTE AOS 67 ANOS. MEU PAI JÁ POSSUI UM STENT NO CORAÇÃO, E AO FAZER O PSA ACUSOU MAIS DE 60, ENQUANTO QUE O MÁXIMO SERIA DE 6.5 PARA A IDADE DELE 73 ANOS. FOI FEITA A BIÓPSE, E TIVEMOS O SEGUINTE RESULTADO:1-DE 4 FRAGMENTOS DE TEC. BRANCO E ELÁSTICO COM MEDIDA 0,7 X 0,3CM, O RESULTADO FOI DE ADENOCARCINOMA ACINAR USUAL DA PRÓSTATA, GLEASON 3+3=6, INFILTANDO 10% DE 1 DOS 4 FRAGMENTOS.2-DE 3 FRAGMENTOS COM MEDIDA DE 1,5X0,3CM, DEU NO 1º O MESMO ACIMA SÓ QUE INFILTANDO 30%, O 2º 30% E O 3º 40%.
    3- DE 3 FRAGMENTOS DE MEDIDA 1,0X0,3CM, LIVRES DE NEOPLASIA.
    4-DE 4 FRAGMENTOS, MEDIDAS 0,8X0,4CM, LIVRES DE NEOPLASIA.
    5-DE 3 FRAGMENTOS, MEDIDAS 0,9 X 0,3CM, TB LIVRES DE NEOPLASIA.
    6- E POR ULTIMO DE 5 FRAGMENTOS, MEDIDAS 1,2X 0,5CM, TB LIVRE DE NEOPLASIA.
    GOSTARIA DE SABER DO SENHOR, QUAL A SOBREVIDA QUE ELE TERIA SEM FAZER NADA?
    PQ SINTO QUE O LADO EMOCIONAL, PSICOLOGICO, MATA O PACIENTE MUITO RÁPIDO, AINDA MAIS PARA QUEM LABUTOU COM UMA PACIENTE POR 18 MESES, E QUE SE FOI, SUA ESPOSA E MINHA MÃE! QUAL O CONSELHO E OU DIGNÓSTICO MAIS EXPLICATIVO QUE O SR PODERIA ME FORNECER JÁ QUE SOU FILHA ÚNICA E A MINHA AREA DE ATUAÇÃO É OUTRA TOTALMENTE DIFERENTE DA DO SENHOR.
    GOSTARIA DE AGRADECER ANTECIPADAMENTE, AO SENHOR POR ESSE ATO DE HUMANISMO EM NOS ESCLARECER MUITO BEM, COMO VI NO SEU SITE, SÓ QUE COMO EM DIREITO, CADA CASO É UM CASO.UM GRANDE ABRAÇO, GRATA, FATIMA

  115. luis disse:

    Tenho 78 anos, no final de dezembro retirei um melanoma na face lado E. Fazendo exames de controle descobri que tenho um aneurisma de aorta infra-renal de 5,5. Fazendo exames para avaliar esse aneurisma descobri que tenho um nódulo na próstata. Procurei um Urologista ao qual fez o toque e constatou o nódulo. Já tinha um PSA de 4,0. Anteriormente a isso fiz uma consulta no otorrino e tinha uma paralisia de corda vocal direita, fiz um tomografia e também apareceu um espessamento da corda vocal a E e presença de linfonodos aumentados de nível II A ã esquerda. Também fiz tomo do tórax com pequeno nódulo calcificado de 0,5 cm no segmento superior do lobo inferior E, cicatricial. Notam-se também 2 pequenos nódulos sem calcificaçao evidente ambos com 0,5 cm, localizados no segmento basal anterior do lobo inferior D e no lobo segmento basal do lobo inferior E de aspecto tomográfico inespecífico. Depois de todo essa confusão de exames fiz a biópsia de pr ósta com diagnóstico de adenocarcinoma acinar usual da próstata com respectivos valores da escala de Gleason: dos 12 fragmentos retirados somente o número 9 . Os fragmentos 1,2,3,5 -gleason 8, os fragmentos 4,7,8,10,11,12 – gleason 6 eo fragmento 6 -gleason 7. a cintilografia observa-se hipercaptação do radiofármaco na L2, e tamb’em aumento da concentração nos ombros, joelhos e coluna toroco-lombar.O urologista propôs fazer hormonioterapia, pois sei que já está avançado. Por gentileza lendo esse relato, também acha que a braquiterapia e a radioperapia externa não são apropriadas? Agradeço se puder me orientar. Um forte abraço.

  116. leticia disse:

    estou fazendo um trabalho de escola, e gostaria de saber sobre o câncer de bexiga, se o senhor poder me ajudar já agradeço

    Leticia

  117. fiz cirurgia radica, retirada da prostata e depois de tres mes o meu psa total está em l.73 estou preocupado, o que deveo fazer??????????.
    esta pagina pe muito boa, pois conta muitos caso e se torna util.
    grato
    antonio

  118. Márcia Almeida disse:

    Bom dia!

    Gostaria de orientação sobre o melhor tratamento do problema do meu pai. Ele tem 75 anos, um PSA 13,7, e por opção do médica fez a um mês uma prostatectomia parcial, sem biópsia prévia, e o anátomo revelou uma adenocarcinoma acinar usual de próstata Gleason 9. O oncologista indicou terapia hormonal por 36 meses e radioterapia após completar os 90 dias de PO. Estou aflita por não saber se teria sido melhor a prostatectomia radical e se os efeitos da radio serão muito agressivos. Desde já agradeço a atenção e aguardo resposta.

  119. Terezinha Maria de Jesus disse:

    Dr. Fernando por favor tire uma dúvida. pois só daqui a um mes retorno ao médico.

    macroscopia:
    1) Dez fragmentos filiformes e brancacentos, medindo, o maior, 2,0cm, e o menor, 0,6cm.
    2) Seis fragmentos filiformes e brancacentos, medindo o maior, 2,5cm, e o menor, 1,5cm.
    microscopia:
    O meu esposo fez uma biopsia da próstata, e o resultado foi:
    1) Adenocarcinoma acinar usual.Gleason 3+3=6/10. A neoplasia compromete focalmente um fragmento.
    2) Adenocarcinoma acinar usual. Gleason 3+3=6/10. A neoplasia compromete focalmente dois fragmentos.
    Agradeço desde já. obrigado, Terezinha.

  120. jeconis moraes dos reis disse:

    Meu fez a biopsia da próstata e o resultado foi adenocarcinoma da próstata (gléason 3+3=6).

    Gentileza, qual a gravidade e tratamento?

  121. Roberto Guastaferro disse:

    Dr. Fernando
    Fiz biópsia transretal da próstata e resultou o seguinte:
    Base esquerda 1 (G)-Adenocarcinoma acinar usual, Gleason 6 (3+3), compremetendo 60% de fragmento (6,5 mm). Embolização vascular angiolinfática e infiltração perineural são visualizadas nesta amostra.
    Base esquerda 2 (H)-Idem – 50% (4,5 mm)
    Ápice esquerdo 1 (K)-Idem – 40% (4,2 mm)
    A volta ao médico é só para agosto. Estou tentando antecipar. Por isso peço-lhe a gentileza seo caso é muito grave e se é possível tratamento ou será necessário extirpar a próstata. Agradeço muitíssimo a atenção que o senhor me der. Roberto

  122. Roberto Guastaferro disse:

    Dr. Fernando
    Agradeço pela sua presteza em responder-me. Realmente estou tentando por todos os meios antecipar minha consulta. Por ora, um grande abraço e obrigado mais uma vez. Roberto

  123. Claudia Spatt disse:

    Boa noite Dr,
    Meu pai tem 75 anos e foi diagnosticado cancer de próstata recentemete. O médico disse que por causa da idade não o aconselha a fazer cirurgia e sim radioterapia. O exame dele deu 10. Gostaria de saber se realmente não é aconselhável cirurgia para uma pessoa de 75 anos e se a radioterapia é a melhor opção?
    Grata pela sua atenção, aguardo o seu retorno.
    Claudia

  124. João Lamana disse:

    Dr Fernando,
    Tenho 62 anos. Num chekup de rotina, na ecografia abdominal total as medidas da minha próstata foi de 5x4x4. Na mesma data(jun/11) o PSA foi de 2,25. Sem qualquer sintoma.
    Um urologista pediu Ecografia retal com biópsia; Porém, outro médico disse para aguardar novo PSA após 90 dias. Nenhum dos dois receitou qualquer medicação.
    Agora me surgiu umas dores na virília e região dos téstículos, tipo “agulhadas”, com dificuldades para urinar.
    Foi receitado Norfloxacino e Diclofenaco, sem nenhuma melhora.
    Pergunto:
    1) Quais orientações devo seguir?
    2) as recentes dores pélvicas têm alguma relação com o possível câncer de próstata?
    Agradecido.
    João Lamana / jdlamana@terra.com.br

  125. Maria Barros disse:

    Dr. Fernando,
    Por gentileza pode me tirar umas dúvidas?
    Meu namorado tem 40 anos, e aos 39, foi constato uma neoplasia encpasulada, ele foi opoerado, e segundo ele, só podemos ter um filho, se fizermos inseminação, essa informação é correta,e quais são as chances de ele ter uma reinicdência da da doença?
    Agradeço muito sua atenção

  126. jorge santos disse:

    Oi, muito esclarecedor o seu trabalho. Realizei biopsia e o resultado foi adenocarcinoma acinar usual da prostada grau 6 gleason padrão 3+3. Estou ciente do caso, minha idéia é optar pela cirurgia, pois estou com 57 anos de idade. Mais uma vez estou agradecido.

  127. josias maciel afonso disse:

    olá! achei muito bom o seu trabalho. Meu caso tenho feito exames do psa, e tem sido em media 5 apenas uma vez chegou a 11, fiz duas vezes biopsia, na 1ª 5tudo normal, na 2ª apresentou adenocicino acinar usual,Gleason 6 (3+3) nos 2 blocos. Gostaria de saber se o tratamento que melhor poder resolver meu problema. E se em todos eles a grande risco de ficar com incontinencia urinaria ?Se possivel informe .
    Fico muito grato.
    josias.

  128. Samila disse:

    meu pai retirou toda a próstata,retirada total,
    porquê então a taxa do psa vêm aumentado após a cirúrgia.operou em maiode2011,após a operação suas taxas de psa são:0,23-0,45-0,57,qual a razão de ainda ter psa? Ele não acaba com com a retirada da próstata?

  129. Fabiano disse:

    Bom Dia!! Gostaria de esclarecer algumas duvidas acabo de ver o resultado da Biopsia prostatica que meu pai fez, o resultado foi : Diagnostico I, III e V Hiperplasia miofibroglandular protática, alem de Frasco II Adenocarcinoma Acinar usual da prostata gleason 6 (3+3) a neoplasia acomete 30% da área total dos fragmentos prostatico examinados. Frasco IV Adenocarcinoma acinar usual da prostata gleason 6 (3+3) a neoplasia acomete 60% da area total dos fragmentos prostaticos examinados. Frasco VI adenocarcinoma acima usual prostatica gleason 6 (3+3) a neoplasia acomete 70% da area total dos fragmentos prostaticos examinados.
    Meu pai tem 64 anos, não sei o que faço estou muito preocupado, pois, se já não fosse demais, ainda tem o fato dele depender dos SUS, onde ele vai tentar marcar uma consulta com Urologista sabe – se la para quando, ficando assim a merce dessa situação, desde já agradeço o espaço e a oportunidade, aguardo resposta em meu e-mail o quanto antes, pois, ja estou desesperado com esta situação.

  130. Simone dos Anjos Pereira disse:

    Meu pai realizou prostectomia radical há 9 anos, o psa vinha estabilizado, porém há 2 meses foi verificado 8,3 e agora 11,18. Na época não foi indicada a radio pois o PSA era menor que 0,01. Minha dúvida é:
    Se tirou toda prostata porque está subindo?
    Existe possibilidade de ter ficado algum tecido da prostata? Aguardo resposta ansiosa.
    obrigada!!!

    Valeria

  131. christiane disse:

    Dr. Fernando, o exame de próstata de meu pai, com 74 anos, deu positivo para adenocarcinoma acinar usual, gleason 6 em 4 amostras, gleason 7 em 4 amostras e gleason 8 em uma amostra com comprometimento de 20% desta última. Das opções de tratamento, gostaria de saber qual a menos agressiva. Me preocupa muito, como todos os que tem alguém com este tipo de doença, sua qualidade de vida, bem como um tratamento com maiores chances de cura. Mas a idéia dele ter que conviver com a incontinência ou impotência me preocupa… Obrigada por seu tempo….

  132. ALEXANDRE SANTOS COSTA disse:

    DR. FEERNANDO.
    Meu marido está com dificuldade de urinar{faz muito força p/ urinar}, jato de urina fraco, sem apetite sexual, dificuldade de ter ereção, está ejaculando pouco, ele tb tem dormência da cintura até os dedos dos pés, dores nas coxas na part de traz das coxas, fez exame de PSA TOTAL 8,40, PSA LIVRE 2,45, RELAÇÃO DO PSA LIVRE/PSA TOTAL 29, esses sintomas mas o resultado do PSA e sinal de cancer de prostata ou de bexiga, o medico dele esta de férias só volta no mês de outubro, estou muito preocupada, obrigado pela sua atenção, aguardo seus esclarecimento.

  133. ALEXANDRE SANTOS COSTA disse:

    DR. FEERNANDO.
    Meu marido está com dificuldade de urinar{faz muito força p/ urinar}, jato de urina fraco, sem apetite sexual, dificuldade de ter ereção, está ejaculando pouco, ele tb tem dormência da cintura até os dedos dos pés, dores na parte de traz das coxas, fez exame de PSA TOTAL 8,40, PSA LIVRE 2,45, RELAÇÃO DO PSA LIVRE/PSA TOTAL 29, esses sintomas mas o resultado do PSA e sinal de cancer de prostata ou de bexiga, o medico dele esta de férias só volta no mês de outubro, estou muito preocupada, obrigado pela sua atenção, aguardo seus esclarecimento.

  134. Paulo Robeto Poletto disse:

    1)Lobo direito da próstata
    PROLIFERAÇÃO ATÍPICA DE PEQUENOS ÁCINOS
    -ÁREA FOCAL DE PROLIFERAÇÃO ATÍPICAS EM 10/CENTO DE UM DOS FRAGMENTOS
    -DEMAIS FRAGMENTOS: ATROFIA ACINAR MULTIFOCAL

    Nota: recomendamos estudo imuno-histoquimico na tentativa de definição diagnostica

    2) Lobo esquerdo da próstata
    ATROFIA GLANDULAR FOCAL
    Não há indicios morfologicos de malignidade

  135. josicrelia cadete disse:

    ola gostaria de uma informaçao sua, meu pai esta com a prostata muito aumentada 145gr o psa dele deu 50 o medico passou biopsia mais estou aflita e de certeza ele esta com cancer ? e se estever com esse resultado pode ser maligno ?se for maligno tem cura? gradeço se poder mim esclarecer.

  136. Mariele Joana disse:

    Doutor,
    Meu avô tem 81 anos e ele realizou teste em 06 amostras, o resultado da biópsia dele foi:
    04 amostras: Hiperplasia glandular prostática
    02 amostras: Adenocarcinoma prostático acinar usual – Gleason 7 (3+4) – Ocupação de 45% dos fragmentos. Presença de Neoplasia intra-epitelial (NIP) de alto grau.
    Gostaria de saber qual a expectativa de vida dele e qual o tratamento mais indicado.
    Por favor, me responda por e-mail pois estamos muito preocupados!
    Obrigada.

  137. marta cizauskas sassaki disse:

    Parabéns pela matéria..foi ótimo pra mim!!Pois estou com uma pessoa muito querida passando por este problema..foi ótima!!
    Muito obrigada!!

  138. Ana Lucia disse:

    Boa noite, meu pai tem 85 anos e à 5 anos atrás fez uma raspagem pela uretra da próstata e agora nas revisões o PSA deu 18, ele fez uma biopsia e o resultado foi ADENOCARCINOMA GRAU 6 (3+3) DE GLEASON e pequenos ÁCINOS ATÍPICOS. Gostaria de saber se isso é um câncer severo, se corre risco de morte e qual o tratamento mais indicado, pois só terá consulta para o mês que vem no hospital público. Obrigada, aguardo uma resposta com urgência.

  139. Maeve disse:

    Olá Doutor, gostaria de saber qual é a chance de uma pessoa com CA de próstata com escore de Gelason 6 ter metástase? A pessoa tem 70% da próstata comprometida.
    Aguardo retorno.
    Obrigada!

  140. Alto-Mirando disse:

    Retirei a Prostata por completo e o PSA ainda deu 0,005 e o total 0,04. Oque devo fazer

  141. JOSEFINA disse:

    Dr. Meu pai tem 83 anos e foi diagnosticado com carcinoma acinar usual grau 3+3=6 Gleason.
    O médico que o atendeu receitou Finasterida por 6 meses, porque pela idade dele, achou desnecessário fazer outra coisa. Estamos preocupados. Este é o melhor procedimento?
    Aguardo orientação…

  142. João Batista disse:

    O que é realmente “atrofia glandular focal” ?
    este diagnóstico é benigno ou maligno?

  143. ana maria disse:

    Boa tarde! O meu amigo descbriu que estava con cancer na prostata,tambem no intistino e tem metatase no figado fez a cirugia que devia fazer agora vai fazer quimio qual sera que ele sobrevive?Muito obrigado Ana.

  144. carla barroso disse:

    dr boa noite, meu pai retirou a prostata,por causa do adenocarcinoma em setembro e ate agora nao consegue controlar a urina e tb nao tem erecao ele pode ficar assim para sempre , ele em 62 anos e e muito esportista, se exercita 03 vezes por semana, no momeno esta parado por causa da cirurgia o medico deu um repouso de 02 meses para voltar a pratica de esporte , e muito cedo para nos precipitar-mos, agradeco desde ja a sua resposta obrigada
    carla barroso

  145. Marlene Vieira disse:

    Meu marido fez a retirada da próstata e vesicula seminal e seu PSA livre foi menor 0,05 e o total foi 0,04. Ele vai ter que fazer outro tratamento ou é normal. Ele tem 48 anos

  146. Pedro disse:

    fiz uma cirurgia de próstata a 40 dias, foi retirado adenocarcinoma acinar infiltrativo de lobos direito e esquerdo da próstata, acontendo 40% do parenquima do órgão. Gleason 4+3 (contagem final: 7), ausencia de infiltração da cápsula do órgão e de vesículas seminais. Margem cirurgicas uretral e vesical livres de neuplasia.Estadiamento patológico: pT2c, gostaria de saber qto tempo levará para voltar ao normal pois o médico disse que foi preservados os nervos sexuais agradeço desde ja e meu muito obrigado !!

  147. FCR disse:

    Dr. boa noite tenho um ente querido que fez um examede de prostata transretal e o mesmo teve a conclusao que teve um aumento no volume da prostata, e a mesma esta pesando 29,8 gramas com essa conclusao previa pode ser que o mesmo esteja com cancer de prostata?? Dr estou muito angustiada com isso peço a gentileza de se possivel responder no meu e-mail .

    ABÇS

  148. Milton disse:

    Tenho 64 anos e faz dois meses passei por cirurgia radical da próstata. Gleason antes da cirurgia = 3+3. Biópsia após retirada da próstata: Gleason 4+3, infiltração perineural multifocal e bilateral, e extensão a tecidos extraprostáticos em área focal a direita. Recentente fiz exame do psa e o resultado foi 0,018, tive orgasmo 30 horas antes. Até o momento, não me foi indicado nenhum tratamento contra o cancer.
    Como o psa não foi zerado, terei que passar por algum tratamento específico ou deverei aguardar a evolução do psa?

  149. Mariza da Silva Gomes disse:

    Dr. Gostaria e obter informações sobre foco de proliferação acínar atípica na prostrata.

    Agradeço

    Mariza

  150. Marcia disse:

    Doutor

    Tenho lido muito a respeito de câncer de prostáta,e o seu artigo, além de ser de fácil entedimentome esclareceu algumas dúvidas, mas ainda restaram outras. Pois meu pai fez a retirada da próstata fazem mais de dois anos, os primeiros psa pós cirurgia estavam em torno de 0,05 mas há dois meses atrás o resultado foi de 0,56. O urologista dele receitou eulexin 250mg. Estou preocupada, pois pelo que tenho lido, o certo seria não ser dectado valores no psa. Gostaria de saber as chances do câncer está voltando, ou o que esse resultado significa. E se seria melhor eu procurar outro urologista pra me sanar as dúvidas.
    Desde já agradeço sua atenção.

    Márcia

  151. Anselmo Elpídio Böttcher disse:

    Fiz cirurgia radical de próstata há um ano.Além de ter ficado com disfunção erectil, tenho necessicade de levantar várias vezes à noite para urinar, como ocorria antes da cirurgia. Será que está frequência urinária noturna e que também ocorre durante o dia é uma sequela da cirurgia no meu caso? Pois sei de outra pessoa que fez a mesma cirurgia e não precisa levantar durante à noite para urinar. Peço a sua orientação, pela qual desde já fico muito agracecido.

  152. antonio wellington disse:

    tive cancer de prosta tava localizada foi retirada a protata nesse caso eu poso ser considerado portador de neoplasia maligna

  153. tive cancer de prostata tava localizado retirei a prostata nesse caso eu sor considerado portador de neoplasia meligna

  154. BOA TARDE! POR FAVOR, EM 22/09/11, O PSA TOTAL DO MEU MARIDO FOI DE, 4.45, E DEPOIS DE ALGUNS DIAS EM 10/10/11, O PSA TOTAL FOI DE, 3.74 E O PSA LIVRE DE 1.15, O QUE SIGNIFICA ISSO? DESDE JÁ OBRIGADA.

    MEU MARIDO TEM 63 ANOS, TEM DIABETES E PRESSÃO ALTA.

  155. Prezado Dr Fernando.

    Estou com 78 anos prestes a fazer 79 em dezembro.
    Sou portador de adenocarcinoma acinar usual ( Gleason 3+3= 6/10 compromete 50% do fragmento de acordo com a biópsia com o diagnóstico em 20/10/2011
    Confoeme as informações tidas pela Internet. levando-se em consideração a minha idade maior que 75 anos, meu Psa 7..15 menor que 10 e o meu grau na escala Gleason 6 menor portanto que 7 as indicações encontradas foram braquiterapia ou observação vigilante.
    Levando se em consideração a qualidade de vida bem como a expectativa da mesma, gostoaria de saber a sua opinião a respeito e o que me aconselharia em meu caso.
    Meu urologista pediu os exames de T.C. do abdomem total e do pubis mais um cintilografia para adiantar os elementos ao oncologista para ser consultado após todos esses resultados.
    Sou altamente alérgico ao iódo conforme alerta de um médico há muitos anos atrás quando fui submetido a cirurgia de vesícula durante a radiografia com contraste antss da mesma
    agradecendo a sua orientação com toda a minha admiração envio lhe um forte abraço
    Celso Duarte Valdetaro
    Fui Comandante na Varig por 35 anos.
    Grato

  156. lucas azevedo de oliveira disse:

    Meu pai tem cancer de prostata gleason 6 3+3 psa1963,2 nesse caso pode ser feito cirurgia ou so tratamento. nao tem metastase na bexiga e nem em outros orgaos. fez cintilografia e apareceu pequena mancha no quadril e nas costas pode ser cancer tambem? ele esta urinando bem e nao sente nada. por favor responda pois estou preocupado

  157. iara silva de carvalho disse:

    no ultimo dia 05 meu pai que tem 62 anos fez o exame de toque e foi detectado uma alteraçao da prostata o urologista pediu que ele fizesse o PSA e iria marcar a cirugia isso e grave? me responda por favor pois estou desesperada. desdeja agradeço.

  158. Francisco Bonacho Baldeiras disse:

    Bom dia Senhor Doutor

    Faço 72 anos proximo dia 10 de dezembro e entre outros medicamentos tomo o fenasteride já há algum tempo.
    PSA 9,85 ng/ml – Volume prostatico 30cm3
    Ecografia sem aspectos suspeitos de malignidade.

    Diagnostico anátomo-patológico:
    – Adenocarcinoma bem diferenciado da prostata com um score 6 na classificação de Gleason (3+3)
    interessando cerca de 5% dos fragmentos colhidos
    à esquerda.
    Presença ainda de lesões de neoplasia intraepitelial de alto grau, de padrao papilar e cribiforme.
    Hoje, vou fazer um cintigrama osseo.
    Muito agradecia aconselhamento para a melhor opção de tratamento para o meu caso, caso haja ou não metastases.
    Muitissimo obrigado pela atenção dispensada,
    e votos de boa saude para o Senhor doutor
    Agradeço resposta para este endereço,
    Melhores cumprimentos,

    F. Baldeiras

  159. Francisco Bonacho Baldeiras disse:

    muito uteis os esclarecimentos prestados….

  160. Feitoza disse:

    Em 09.04.02 detectado na biópsia, neoplasia de próstata, fui submetido à radioterapia conformacional iniciado 17.07.02 e terminado 13.09.02. Em março de de 2003 o caso evoluiu com quadro grave retite actínica, necessitando fazer colonoscopia com fulgurações de plasma de argônio(sete vezes). Me ocorre sempre um sangramento retal que está sobre contrôle. Não posso utilizar medicação como vasodilatador, pois tenho receio sangramento retal. Gostaria de saber se posso implantar prótese peniana para disfunção erétil.

  161. milton justino disse:

    passei por 39 seçoes de radioterapia, apos 40 dias do termino fiz o PSA total, que deu 1,03.
    E normal este valor ou teria que zerar.
    Neste periodo tomei muito antriobioticos fortes e acredito que tenha dado interferencia no sangue.
    Aguardo resposta.
    grato
    milton j. santos

  162. Marlene Ironeide Vancine disse:

    Em 18 de novembro de 2011.
    Prezado Dr. Fernando!

    Se puder me responder, antecipadamente sou-lhe muito grata.
    Meu marido tem 65,5 anos de idade.
    Há um ano e meio atrás (30 de maio de 2010), submeteu-se a prostatectomia radical videolaparoscópica por Ca de Próstata. Nenhuma evidência de metástase (intracapsular ,e biópsia de 6 linfonodos negativa)
    O PSA antes da cirurgia era 4,5 ng.
    Um mês após a cirurgia foi de 0,024
    Após 3 meses (2º exame de controle) 0,004
    Três meses após: menor que0,003 (3º controle)
    Três meses após: menor que0,003 (4º controle)
    Três meses após: menor que0,003 (5º controle)
    Três meses após: 0,009 (6º controle)( Há uma semana).
    Qual hipótese explica essa elevação. Já aprendi lendo está página que 0,02 é o momento de se falar de retorno do PSA. No entanto, o que pode ter acontecido para detectável pelo equipamento e agora ser detectável?
    Meu marido não lida bem com más notícias. Eu me garanto. Por favor, seja sincero.

    Antecipadamente, bastante grata.

    Marlene

  163. alexandre disse:

    dr meu pai fez uma biopsia guida pr ultrason no ultrason pois o psa em 70 toque normal no zona periferica ausencia de nodulos suspeitos na zona central nodulos mao definidos na biopsia apareceu adonocarcimona no apice e na zona central direita visiculas seminais sem particularidades e nao foi caracterizados linfodemagalias regionais sera que esta em faze inicial ele tem 62 anos com historico de cancer na familia GLASLON de 4+4=8 dede ja agradeco

  164. Não posso precisar a data mas creio que já foi este mes coloquei aqui a minha situação, tendo pedido resposta para o meu email, acima referenciado.

    Até à presente data não recebi qualquer resposta.
    E não vejo aqui qualquer referencia ao meu comentário.

    Verifiquei que depois de enviado ficou anotado para
    ser analizado e eventualmente respondido.

    Se possível agradecia informações sobre o exposto.

    Melhores agradecimentos,

    F.Baldeiras

  165. Louise Lavi disse:

    Prezado Dr. Fernando,
    gostaria de saber qual seria o tratamento mais indicado para “adenocarcinoma cacinar usual gleason 8 (4+4) 40% atrofia acerar local” e qual a chance de recidiva. Paciente tem 80 anos, com pressão alta e cisto ainda não identificado no rim. Saúde geral boa. Grata.

  166. Marlene Ironeide Vancine disse:

    Lendo sua página e as diversas manifestações de outras pessoas, supus que meu pedido não seria visto como inadequado. Se for, perdoe-me

    Mas, se puder me responder, antecipadamente sou-lhe bastante grata. Os médicos que atendem ao meu marido têm sido bastante evasivos, estou um tanto insegura quanto ao que acontece. Prometo não voltar a incomodá-lo.

    Meu marido tem 65,5 anos de idade).

    Há um ano e meio atrás (30 de maio de 2010), submeteu-se a prostatectomia radical videolaparoscópica por Ca de Próstata. Nenhuma evidência de metástase (intracapsular ,e biópsias de 6 linfonodos negativas)

    O PSA total, antes da cirurgia era 5,07 ng/mL e o livre em 0,50 ng/mL3, em 09-04-2010- Eletroquimioluminescência. (a relação entre o total e o livre estava em 10). Próstata sem nódulos palpáveis e de 20 gramas.

    Biópsia evidenciou a malignidade.

    Um mês após a cirurgia foi de 0,024

    Após 3 meses (2º exame de controle) 0,004

    Três meses após: inferior a 0,003 (3º controle)

    Três meses após:inferior a 0,003 (4º controle)

    Três meses após: inferior a 0,003 (5º controle)

    Três meses após, o resultado do PSA foi 0,009 (6º controle. Há 10 dias).

    1–Qual hipótese explica essa elevação. Já aprendi, lendo páginas da internet, que 0,2 é o momento de se falar de retorno do PSA, pois entende-se como “detectável”. No entanto, o que pode ter acontecido para que , de indetectável pelo equipamento por 9 meses, agora seja detectável pelo mesmo equipamento o valor de 0,009 quando esteve abaixo de 0,003?

    2–Quais tecidos produzem – mas de maneira normal – PSA, e o que pode fazê-lo elevar ou diminuir, em um homem idoso submetido há 18 meses à prostatectomia radical videolaparoscópica ?

    Meu marido não lida bem com más notícias, e não sabe que estou lhe escrevendo. Quanto ao teor de sua resposta, eu me garanto. Por favor, seja sincero.

    Antecipadamente, bastante grata.

    Marlene

  167. ALEX RHALEY DE SOUZA GRANJA disse:

    Meu pai fez uma biópsia prostática e o resultado foi o sequinte: TECIDO PROSTÁTICO COM HIPERPLASIA ESTROMATO-GLANDULAR E FOCOS DE ATROFIA ACINAR ASSOCIADA, o senhor poderia me fornecer detalhes sobre este resultado.

    GRATO

  168. Adriana Dias disse:

    meu pai retirou toda a prostata, porque então a taxa do PSA vem aumentando após a cirurgia? Já faz 3 anos que ele operou.

    Desde já agradeço a sua atenção.

    Adriana

  169. Ricardo disse:

    Boa noite, meu pai fez a biópsia recentemente e acusou Adenocarcinoma Acinal Usual Gleason 3.3 sem invasão perioneural e vascular. Baseado nessa análise, quais seriam os próximos passos para decidir sobre o tratamento. O PSA está em 4,5 e nada foi percebido pela ultrasonografia em órgão adjacentes. Agradeço

  170. porciana disse:

    se o resultado do psa total e de 1.02ng/ml.e psalivre de 0.21ng/ml. e o da relaçao psa total /psalivre .resultado 20;59%.gostaria de3 saber se estar normal , e qual é o noma ,para idade de 52 anos de idade .obbrigada. porciana.

  171. Arestonide gonçalves disse:

    estou com a prostata em aproximado 42 gramas
    tenho 61 anos
    meu psa com 2,52
    gostaria de saber se esta dentro do normal?

  172. Vania disse:

    Meu esposo retirou a prostata em março com um gleason de 9 .
    o seu primeiro psa deu 0,09
    agora so está aumentando e chegou a 0,15
    isto é preocupante?
    agradecida

  173. bERNARDO disse:

    Dr. Bom dia, achei o site muito interessante e gostaria q me esclarecesse uma dúvida, meu namorado de 56 anos fez retirada da próstata, mas todas as vzs q vamos ter relação eu fiko com medo de engravidar. Ontem estava no inicio do perido fértil e transamos sem proteção. Quase não dormi preocupada, será q posso engravidar? Po r favor me diga alguma coisa para eu fikar mais tranquila.

  174. MARLUCE OLIVEIRA disse:

    MEU marido operou de um cancer de prostata a 6anos agora em 2011 tudo voltou fezRADIO e o P. S. A. continua subindo hoje estar 3,76 , estar certo isto . POR favor me responda .desde ja muito obrigada . BOM dia .

  175. MARLUCE OLIVEIRA disse:

    MEU marido operou de um cancer de prostata a 6anos agora em 2011 tudo voltou fezRADIO e o P. S. A. continua subindo hoje estar 3,76 , estar certo isto . POR favor me responda .desde ja

    muito obrigada . BOM dia .

  176. Marcia disse:

    eu estou apavorada depois que meu marido recebeu o diagnostico da biopsia tras retal. Deu o seguinte: Adenocarcinoma de Prostata, grau 6 de gleason (3+3) acometendo 60% da amostra (o5 dos 06 fragmentos examinados tecido prostatico com acinos e astroma sem atipias. por favor me diz se ele tem algo grave e se vai precisar de cirurgia, ele já está com consulta marcada mas só daqui 15 dias, me esclarece algo por favor, ele tem 56 anos obrigado.

  177. marcia c g casquet disse:

    dr, gostaria se me informasse que apos seis mess radiotrapia cancer d prostata, psa tende a diminuir, e pra quanto estagnar seu nivel, obrigada

  178. Carlos Santos disse:

    Tenho 53 anos e o meu PSA deu 3,29. Fiz a ultrasonografia da prostata por via trans retal, com a conclusão: prostata discretamente heterogenea com peso de 29,4 g e morfologia conservada. Topografia das zonas central e de transição pouco heterogêneas. Vesiculas seminais ecograficamente normais., em 29.12.2011. Preciso fazer outro exame de PSA agora, ou está tudo bem?

  179. Rogerio disse:

    Boa tarde Dr. Fernando, Meu nome é Rogério tenho 50 anos, fui submetido a uma biópsia da próstata,sendo constatado:
    Apice dir.hipreplasia miofibroglandular prostatica;
    médio dir. ídem
    Base dir. ídem
    Ápice esq. ídem
    Base esq. ídem
    médio esq. Adenoma Carcinoma Acinar Usual da Próstata Gleason 6 (3+3) A neoplasia acomete 20% da Àrea total dos fraguimentos prostaticos examinados.

    Qual o melhor tratamento nesse caso que o Sr. me indica:
    Fui informado sobre a Braquiterapia, Radio terapia e/ou cirurgia com risco da impotência o Sr confirma ou os trez tratamentos tem a mesma consequência desde já agradeço a atenção ficando no aguardo de seu esclarecimento.

  180. meu marido tem 67anos operou de canser de prostata radical e apos 4anos voltou o psa aumentou muito fez 35radioterapia no mes 07 e continua aumentando seu psa hoje e de 3.78 e normal .

  181. elizabeth oliveira disse:

    Doutor, meu namorado retirou a prostata há 10meses (cancer) está bem mas está impotente, isto é normal? ele pode voltar a ser normal?seu médico disse q não, e como ele poderá receber informações sober protese peniana ou algo q deixe ele mais feliz???bjs beth

  182. Elaine Ostanello disse:

    Meu pai passou pela prostatectomia radical, apos o seu PSA deu 0,04 e após 6 meses deu 0,10. Gostaria de saber o que está acontecendo, porque os niveis do PSA estão subindo?????

  183. Eliana disse:

    Dr. Fernando,

    Foi diagnosticado no exame do meu pai: Adenocarcioma Acinar Usual Gleason 6 (3+3) comprometendo até 10% da amostra em nota: pode-se corresponder a carcinoma de volume mínimo. O Urulogista que cuida do meu pai disse que a chance de desaparecer definitivamente retirando com cirurgia é 100% de cura, procede esta informação? E qual seria na opinião do Dr. o melhor procedimento? O estagio nesse caso é grave? Desde já, obrigada.

  184. ana maria diniz disse:

    Agradeço pelas informações, foi de grande importancia para que eu possa ajudar ao meu esposo, já que no momento ele não esta emocionalmente preparado para o decorrer do tratamento, sem duvidas valeu, obrigada.

  185. juraci pereira disse:

    Bom dia tenho 71 anos fiz uma biopsia de de protata deu ADENOCARCINOMA ACINAR DE PROSTATA-GLEASON 3+5(8) que possibilidade tenho de sair dessa atravez de tratamento, há possibilidade?o meu psa e de 36,4 AGUARDO SUA RESPOSTA,muito obrigado.

  186. Teresa disse:

    Dr Fernando. Meu pai tem 76 anos e o resultado da biopsia deu adenocarcinoma acinar usual prostatico (gleason4+5) A neoplasia acomete todos os fragmentos (cerca de 75% da amostra) Presença de invasão neural pela neoplasia. Ele recebeu a injeção de Zoladex 10,8 esta semana. Pergunto se haveria a possibilidade de ele ser operado ou outro tratamento. O médico que está tratando disse que não há essa possibilidade por estar muito grave. Será que posso ter alguma esperança?Obrigada pela atenção.

  187. antonio disse:

    meu psa livre de 0,045 e o total 0,57 porcentaegm de psa livre / total 7,89% tenho 49 anos gostaria de saber se esta normaol

  188. dirlene p viana disse:

    bom dia,meu pai fez cigergia de prostata´,em 2009 com 77anos já em tratamento a mais de 10 anos , oresultado do exame macroscópio deu ;105,0 gramas medindo 5,5×5,0x4,5cm e a menor com4,0x2,5×2,0cm coloraçaõ pardacenta e de aspecto multinodular.os cortes obs nódulos branquicentos estremeados por septos de tecidos de aspecto fibroso com areas compactas.conclusão do exame ; ADENOCARCINOMA ACILAR USUAL. GRAU HISTÓRICO 7(4+3) DE GLEASON.COMPROMETENDO AMBOS OS LOBOS DA PRÓSTATA.

  189. dirlene p viana disse:

    não terminei ode tc todo comtinuo não se identifica infiltração perineural nas secções examinadas ,mangens cirurgicas capsulares comprometidas pela neoplasia. ele comtinua tomando Androcur desde a cirurgia a 3 anos mas a duas semanas ele tem subido muito a presão e o cardiologista dis q é do Androcur e o médico q operou dis q não por favor me responda o q fazer pois moramos no interior do rio grande do sul e não temos muinto recurso aqui.
    agradeço.

  190. Fui operado à próstata retirei toda em Maio de 2007, o meu PSA foi quase senpre varável entre 0,02 e 0,004, quando fez quatro anos passou para 0,09 e agora ao fazer 5 anos está em 0,30. É grave?

  191. maria rita disse:

    Meu pai fe retirada radical de prostata,pelo exame o grau do cancer é 9, agora ele tera que fazer uma nova cirurgia para retirada de testiculos.Isso pode trazer a cura? ou ainda existe outra possibilidade de cancer? Por favor envie aresposta no meu email. Grata

  192. Fiz cirurgia radical da próstata há 1 ano. Gostaria de saber qual seria os níveis do PSA normais após
    a cirurgia , tenho 63 anos.

    Favor enviar a resposta para o meu e-mail.

    Obrigado *

  193. Erika disse:

    Dr. Fernando, olá!
    Meu pai está com carcinoma acinar usual de prostata Gleason 6 (3+3) acometendo 60% do ápice direito; terço médio direito 70% e base direita 40%, com infiltração perineural. Ele ainda fará uma tomografia esta semana e cintilografia na proxima semana. Tem retorno com o médico dia em 30 dias. Devo antecipar a consulta? O que significa esta infiltração? Aguardo sua resposta e agradeço.

  194. Maria disse:

    meu esposo fez uma biopsia em um fragmento deu neoplasia glandular com Adenocarcinoma infiltrativo da prostada, acinar usual, Gleason 3+3=6 o que deve ser feito?
    A neoplasia foi identifica em 60% da amostragem

  195. Thiago disse:

    proliferação acinar atipica suspeita, mas nao diagnosticada de adenocarcinoma, noTerço médio esquerdo e Apice esquerdo,o que isso significa exatamente?
    se poder responde no meu-mail,agradecido.

  196. JOSÉ SANTOS disse:

    Meu marido, fez uma bipsia à prostata,, onde se observou um adenocarcinoma (Grau 3+3=6/10 de Gleason), que envolve 15% do volume da biopsia).
    Gostaria de saber qual a melhor opção a tomar, segundo este resultado.
    Os meus agradecimentos, pela atenção dispensada.

  197. Ademilton Xavier da Silva disse:

    Tenho 48 anos e venho acompanhando através do exames de PSA a sua evolução. Ocorre que nos ultimos anos esta vem se estabilizando em 5,0 em média acima a ponto do meu médico me indicar a Biopsia. Feito isso foram identificado adenocarcinoma em áreas de 15%, 5% e 1%.

    Procurei outros 2 especialistas que me sugeriram a Prostatectomia Radical. Não haveria metodos alternativos em vista da minha idade?

  198. neide disse:

    meu marido fez uma biopsia de prostata e o resultado de 14 fragmentos 10 deu adenocarcinoma c/ 90% comprometando o fargmento.Gostaria de saber o que significa issso.Desde de já agradeço.Lorena /SP

  199. SERGIO SCHULTTAIS disse:

    BOM DIA
    TENHO 55 ANOS E REALIZEI UMA PROSTATECTOMIA RADICAL HA 2 ANOS, VENHO REALIZANDO PSA DE 6 EM 6 MESES O PRIMEIRO REALIZEI COM 2 MESES APÓS A CIRURGIA DEU 0,003, AGORA 2 ANOS APÓS DEU 0,17 E NORMAL OU ISSO INDICA REICIDIVA.
    ATT
    SERGIO

  200. Fiz prostatectomia radica em 2000, entretanto a partir de 2004 o meu PSA voltou subir novamente. fiz radioterapia no mesmo ano e mesmo assim o PSA ate hoje (2012), continua subindo. estou usando a ciproterona 50 mg, para mante-lo emniveis mais baixos. Gostari muito de saber o motivo da subida rapida do PSA?

  201. Maria Júlia disse:

    Bom dia doutor!! Consultando a internete encontrei seu site e vi o quanto é bem conceituado. Preciso da sua ajuda, urgente: Meu irmão de 52 anos, fez o PSA é deu 8. O médico pediu a a biópsia, deu câncer. Fez a cirurgia no dia 24/07 e o resultado da microscopia foi: Adenocarcinoma Geason 8 (4+4) com invasão perineural. Margens cirúrgicas livres.
    Vesícula seminal direita desprovida de infiltração neoplásica; Vesicula seminal esquerda desprovida de neoplasia; Margem vesical livre de neoplasia; Cadeia obturatória direita linfadenite reativa em linfonodo isolado; Cadeia obturatória esquerd linfadenite reativa em linfonodo isolado. Estou muito preocupada com o termo INVASÂO PERINEURAL, o que significa ? Qual o melhor tratamento para ele? O médico marcou para ele voltar daqui 3 meses com um psa. Por favor me explique o significa todo esse resultado, para que possamos fazer alguma coisa, pois moramamos no interior, não temos urologista, temos que ir em outra cidade.
    Aguardo ansiosamente a sua resposta. Desde já agradeço muito. Júlia

  202. Fiz uma biópsia de próstata e foram retirados 18 fragmentos para exame, como não entendi bem o que
    deu o resultado. E Como vou demorar alguns dias prá falar com meu médico, peço se possível, alguns exclarecimentos imediatos:
    1-O relatório microscópio deu: Os cortes histológicos permitem o seseguintes diagnósticos: A- base direita= atrofia acinar e fibrose
    B-médio direito=atrofia acinar e fibrose
    C-ápice direito=atrofia acinar e fibrose
    D-base esquerda=atrofia acinar e fibrose
    E-médio esquerdo=atrofia acinar e fibrose
    F- ápice esquerdo=atrofia acinar e fibrose
    obs: olhando no dicionário vi que: atrofia= é falta de desenvolvimento, enfraquecimento
    acinar com c não tem no dicionário, e fibrose é=transformação fibrosa de um tecido. resumindo tudo isso queria sabe o que que deu minha biópsia.

  203. achei muito importante, materias cancer prostata, principalmente eu so acompanhado a cada três mês sob esse assunto

  204. operado da próstata radical em 08/2010 com psa 5,82mg com resultado deu gleason 4+3= 7,e pt2c., com psa após cirurgia com elevação de 0,027de 09/2010 – 0,038 de 12/2010 ,e 0,040 de 03/2011 à 09/2011 – 0,084 de 12/2011 – 0,143 de 03/2012- 0,170 de 07/2012 ., obs estou acompanhado à cada três mês., gostaria de orientação se radioterapia esta perto e limites do psa

  205. Ubrajara Santos disse:

    Em 2005 tive dificuldades de urinar. Fui atendindo
    no Hospital Naval. Conclusão: HPB de lá para cá uso FINASTERIDA 5mg. Anualmente faço controle. A recente Ultras-sonografia resultou: “Bexiga com bom enchimento, de parede esspessada, sobservando-se elevação de seu assoalho, na altura do trigono vesical, devido ao crescimento anterior da glântula postática.
    Próstata de volume aumentado, formato globuloso, contornos irregulares em sua parede anterior, ecotextura heterogênica e hipoecoóide, medindo 68 X 59 X 62mm, respectivamente nos eixos longitudina, ânteropposterior e transversal. Peso estimado 132 gramas, há dois anos era 90g. Vesículas seminais com padrão ecográfico normal. Resíduo vesical pós-miccional estimado em 49ml.
    O QUE SERIA TUDO ISSO ?
    Em breve irei ao UROLOGISTA …
    Com os meus melhores agradecimentos.

  206. Abel silva disse:

    Dr. bom dia! estou muito tenso, tenho 41 anos
    fiz psa deu:

    PSA antigénico especifico prostáta livre 0.10
    prostáta total 0.16
    psa livre total 0.63

    esta normal? pois sinto quimor na prostata
    obrigado um abraço.

  207. BIOPSIA DA PROSTATA RESULTADO : AENOCARCIONOMA ACINAR BEM DIFERENCIADO (GLEASON 3+3=6)

  208. luciane disse:

    Estou desesperada. O resultado da biopsia do meu pai de adenocarcinoma prostatico. Padrão acimar usual, gleason
    escore 7.
    Esse cancer tem tratamento?
    Por favor, me responda

  209. silvana disse:

    Meu pai tem 62anos, fez uma biopsia de próstata, o PSA deu 29,8. e as conclusões dos fragmentos do exame da próstata deram: fragmento de tecido prostático sem atipias nessa amostra. Total de 5 amostras todas com a mesma conclusão.. Agradeço desde já. E aguardo resposta…

  210. drfernando disse:

    Por favor entre em contato pelo telefone abaixo
    11-38125413
    Dr. Fernando Almeida

  211. Guilherme disse:

    Dr. Fernando, meu pai tem 67 anos e passou por uma cirurgia de “raspagem da prostata” apos ter apresentado dificuldades e alguma dor ao urinar e ter de faze-lo diversas vezes em uma mesma noite. Foi diagnosticado apos biopsia do material do coletado: Cancer de Prostata, sendo detectados varios fragmentos irregulares de tecido pardo-claros e elasticos medindo 5,0 x4,0 x 1,5 cm, em conjunto, sendo concluido tratar-se de adenocarxinoma acinar usual prostático, Gleasson 7 (4+3), comprometendo cerca de 80% da amostra.

    Li diversos comentarios anteriores e gostaria de saber a realidade, a gravidade e as reais chances de cura, assim como qunto tempo deve durar o tratamento e se há alguma forma de melhorar a qualidade de vida, enquanto “o meu pai estiver doente” apesar de hoje ele estar aparentemente bem, mas após ler um pouco mais sobre o assunto, vejo o quanto as coisas acontecem de forma “rápida” e assim quero poder ajuda-lo a superar essa doença, da melhor maneira possivel.

    Aguardo, se possivel, seu retorno breve, pois estou muito angustiado e preciso de orientaçao e informacao para ajuda-lo a se recuperar.

    Obrigado pelas informacoes já disponibilizadas,
    Sinceramente, Guilherme.

  212. Astor disse:

    Olá, fiz o psa de 5,54 tambem fiz biopsia de gleason 6 (3+3) adeno carcinoma usual fragmento 1.4.e 6. 40% de comprometimento fragmento 2. 30%, fragmento 3. 50%, fragmento 5. 70%, fragmento 7.9. e 10. Tecido prost sem particularidades, Frag 8. Atrofia acina e fragmento 11. e 12. Hiperplasia de celulas basais.
    Já a algum tempo não tinha ereções satisfatórias e também dificuldedes para ejacular, fiz vasectomia em 2006. Após a biópsia a dificulde na ereção aumentou fiz a mesma dia 06/09/2012 e só consegui 03 ejaculações estas com sangue residual da biópsia isto é normal? qual o tratamento a ser feito? Tambem sinto algumas dores no femur tipo uma picada de agulha.

  213. alexandre dos santos disse:

    meu pai tem 56 anos está com sintoma de cancer de prostata, só não tem sangramento na urina, os outros sintomas tem todos, psa alto11.8, 8.4, 6.9, fez biopsia da prostata. Resultado, [ tecido prostatico exibindo proliferação de pequenos ácinos atípicos focal] esse resultado confirmar que ele esta com cancer de prostata. o medico dele a consulta esta marcado p/ dia 23/10/2012. por favor me tire esta duvida. Muito Obrigado.

  214. Vanderlei Rezende disse:

    Comentário: Tenho 59 anos, não tenho nenhum sintoma de problema de próstata porém ao fazer exame de rotina com urologista (toque) o mesmo solicitou que eu fizesse uma biópsia da próstata onde foi diagnosticada adenocarcinoma 3+3=6 70%, por favor gostaria de saber qual é o procedimento que devo fazer. Muito Obrigado

  215. Gilberto Aparecido Ribeiro da Costa disse:

    Comentário:Tenho 53 anos de idade, sou fumente ha muitos anos, e pelos exames tenho a prostata aumenta em 4.3 e 3.9, pequeno aumento sei, mas preocupante porque as vezes au urinar sinto o jato diminuido e as vezes com dor ao urinar, gostaria de obter melhor informaçao obrigado gilberto

  216. Nome: Edivaldo Moreira de Assis disse:

    Caro Dr.Fernando;
    Agradeço ao Sr. pelas informações aqui contidas.
    Muito me ajudou a entender essa doença, tenho em mãos relatório de biópsia de próstata do meu pai (80 anos) , que acusa Adenocarcinoma acinar usual 3+3; 3+4; 3+4; 3+3 3+4 .
    Moro em Caraguatatuba, se possível me informe a cidade mais próxima que tem o tratamento “braquiterapia” .

    Forte abraço.

  217. Kel Silva disse:

    Boa Tarde Dr Fernando,
    Agradeço por existir seu blog sobre o assunto Cancêr de Prostata…Meu pai (67) foi diagnosticado com o Ca e o médico indicou cirurgia…que ocorreu há 15 dias atrás, recebí a biopsia que me deixou bastante apreensiva, levei ao médico e ele disse que o restante do tratamento iria depender de um novo psa que solicitou para o próximo mês. Mais gostaria se possível que me esclarecesse os resultados da biopsia já que não entendo os termos médicos e não fui bem acompanhada pelo médico do meu pai. Segue abaixo resultado:
    PROSTATA:
    1) Gleason 4+3=7,
    2) Extensão extraprostática presente,
    3) Infiltração neural e perineural presente,
    4) Invasão vascular presente,
    5) Margem uretral livre,
    6) Margem vesical comprometida,
    7) Margens de ressecção das bases direita e esquerda, ápice direito e lobo médio comprometidas.
    Obs: A neoplasia representa 50% da massa total da próstata, comprometendo principalmente a ápice direito, lobos médios direito e esquerdo e bases direita e esquerda com focos no ápice esquerdo.
    LINFONODOS PÉLVICOS:
    1) Hiperplasia linfoide reativa
    2) Infiltração adiposa
    3) Ausência de metástase
    MARGEM DO COLO VESICAL:
    1) Infiltração neoplasica presente

    Se não for pedir muito gostaria que me explicasse os item separadamente.

    Sei que Deus tem lhe usado para ajudar pessoas sem maiores esclarecimentos sobre o assunto.

    Agradeço a tenção dispensada.

  218. EDIVALDO CALDEIRA disse:

    Comentário:BOA NOITE . MEU PAI TEM DIAGNOSTICO DE BX. DE PROSTATA. QUERO SABER DO DR. FERNANDO QUAL O MELHOR CAMINHO; E NOS OS FILHOS FAZER A PREVENCAO DO CA DE PROSTATA

  219. Nome:Alceno Figueiredo disse:

    Comentário:fiz uma ultrason da porstata ela esta normal sem lesões , mais no exame de toque o medico dectou nodulo no apice protastico, será que cancer .

  220. Isabel disse:

    Comentário:Boa noite, meu pai realizou uma bx de próstata e o resultado foi: adenocarcinoma de ácinos grau 8 de Gleason (4+4), ele tem 79 anos, qual a melhor forma de tratamento, qual o prognóstico.
    Obrigada

  221. gerson mesquita disse:

    Tenho 55 anos, cor negra e até 29/10/2010 o meu PSA era de 1,98.
    PSA em 26/10/12 – 3,5 – Sangue – Método: enzimaimunoensaio.
    em 11/04/2013 – 5,98
    PSA LIVRE em 11/04/2013 – 1,44
    Relação PSA LIVRE / PSA TOTAL = 24,08%
    URINA I em 11/04/2013 – resultados: NORMAL/NEGATIVO/AUSENTE
    Feito exame de toque e nada constatado.
    Tenho jato urinário normal, não sinto ardência ao urinar, nem outras características de alguma anormalidade. Com esses resultados me foi solicitado fazer biópsia da prostata. Conforme pesquisas pessoais, será que não tenho que investigar outras possibilidades antes de realizar a biópsia? Ultrassom específico ou equivalentes, Verificar trato urinário, HPB, infecção por bactérias (Clamídia), enfim é a única alternativa para um diagnóstico final?
    Grato!

  222. Antonio Carlos disse:

    Comentário:Dr. diagnostico gleason 6 com 70% de duas partes comprometido e outras duas normal.
    Tenho hoje 51 anos .
    Melhor forma é controlar ou com biopsia a cada 6 meses ou cirurgia.
    Outra duvida caso opte pela operação poderia aguardar até fevereiro de 2013.

  223. Nome: Débora Martins disse:

    Boa tarde Drº Fernando,

    Meu pai João tem 73 anos e foi diagnosticado com
    Adenocarcinoma acinar da próstata, Gleason 4+3=7 em 5 de 6 fragmentos observados.
    Adenocarcinoma acinar da próstata, Gleason 6 (3+3), configurando diminutos focos.
    Bom quero saber se com o tratamento meu pai irá ficar curado???
    O quê posso fazer para ajudar, estou aflita pois já perdi minha mãe com outro caso de cancêr a anos atrás.

  224. Luiz Gama da Cunha disse:

    Comentário: Efetuei cirurgia radical da Próstata em nov. de 1.999, e nesses últimos exames de PSA, tenho notado um nível um pouco alterado é preocupante??
    exemplo: 2.010 (0,441) 2.011 (0,381) 2.012 (0,485) e 2.013 (0,614)
    O que devo fazer? aguardo resposta, pois fui informado de sua competência.
    Grato e um grande abraço.

  225. Luiz Gama da Cunha disse:

    Efetuei cirurgia Radical da Próstata em Nov. de 1.999, estou preocupado pois nos últimos exames de PSA, tenho notado um aumento dos níveis, exemplo:
    2.010 (0,038) 2.011 (0,441) 2.012 (0,485) e em junho de 2013 (0,614)
    Devo tomar alguma medida, ou é normal??
    No aguardo de uma breve resposta, pois fui informado de sua competência e solicitude em informar ás pessoas, que lhe escrevem.
    Grato e um grande abraço.

  226. Comentário:Meu pai apresentou PSA de 28,no exame de biopsia transretal e deu adenocarcinoma acinar o maior medindo 2,1cm. e gleason(3+4),(4+4)acometendo de 50% a 100% da amostra com ausencia de permeacao perineural e vascular.A apical direita ja apresentou adenocarcinoma acinar usual,gleason(4+3),acometendo 100% da amostra,com foco de permeacao perineural.Por favor me mande uma resposta.

  227. Rubens da Silva Leal disse:

    Comentário:Boa Tarde Dr. Fernando.
    Meu Nome é Rubens e Tenho 59 anos. Em fevereiro de 2013, fiz um PSA como rotina fiquei espantado com o resultado do PSA total 4,7 o Urulogista me sugeriu fazer uma Biopsa, em junho de 2013 fiz a Biopsa, CONCLUSÃO: ADENOCRARCINOMA PROSTATICO USUAL, OCUPANDO MEMOS DE 10% DA AMOSTRA; GRADUAÇÃO HISTOLIGICA DE GLEASON= 6(3+3). O Urulogista me informou que possa fazer a Prostatectomia radical, Radioterapia externa ou acompanhamento ativo (Active Surveillence). Optei no momento o acompanhamento ativo. Em outubro fiz outro PSA com o reultado do PSA total de 2,34 ng/ml. Fiquei surpreso pelo PSA ter dado baixo. Qual será o melhor indicação para o tratamento da minha doença, não gostaria de ficar impotente, se for necessário prefiro viver do que morrer. Desde já agradeço a atenção ficando no aguardo de seu esclarecimento. at:

  228. cida disse:

    Comentário:Boa noite!
    Por favor me ajude com sua resposta… estou muito nervosa….
    o resultado de exame de biopsia de meu marido saiu mas ainda demora a consulta…por favor me diga alguma coisa:
    DIAGNOSTICO: biopsia prostáticas agulhas (12 topografias)
    fragmentos de tecido prostático com acinos e estroma sem atipias, com focos de atrofia.
    Por favor Dr. Fernando me responda no e-mail
    Desde já agradeço,
    Cida.

  229. lucineia disse:

    Comentário:oi bom dia Dr. Fernando, meu pai
    foi diagnosticado com carcinoma acinar usual da próstata
    gleason 6 (3 3 ) e gleason 7 (4 3) ele tem 76 anos e tem stend .
    bom gostaria de saber se ele pode fazer a remoção da próstata pq o médico
    indicou a radioterapia mas ele está temeroso se vai melorar ou piorar
    desde já agradeço o convenio dele é preven senior

  230. Iane Tavares Diolindo Assumpção disse:

    Comentário:Meu pai tem 70 anos fez uma biópsia e o resultado foi:região apical direita adenocarcinoma microacina infiltrativo envolvendo 30% dos fragmento Gleason 3.3 contagem final 6. as demais regiões focos de prostatite crônica.PSA 5 .Desejo saber qual a gravidade disso, e qual o possível tratamento e as chances de recuperação. Desde já agradeço.

  231. jose carlos disse:

    Comentário:ola…fia prostatectomia radical há 5 meses,,,,esta tdo bem,,,,,nao tenho incontinencia,,,,fiz psa e deu 0,0013,,,,de acordo com medico ta tdo bem,,,mas a minha ereção esta na margem de 60%,,,,tomei sildenafil,,,,e ficou mais ou menos 70%…. o medico disse para esperar mais 1 ano e meio,,,q melhora…..
    gostaria de saber se fizesse reposição de testosterona,,,resolveria um pouco mais?
    tenho 62 anos
    obrigado

  232. Simone Brandão disse:

    Boa noite!
    Meu pai hoje recebeu o resultado de uma biopsia realizada em maio, o resultado deu Adenocarcinoma Focal Gleason 6 (3+3)- Hiperplasia Nodular da Prostata, o que isso significa? Em qual estágio estaria a doença? Qual o tratamento mais indicado neste caso. Por favor nos ajude estamos desolados com a noticia.

    Desde já agradeço!

  233. Sinai disse:

    Comentário:Meu irmão fez uma biópsia com o seguinte resultado: Neoplasia presente em fragmentos;Infiltração vascular linfática ou sanguínea não observada;Infiltração perineural presente;Necrose tumoral não observada.
    Conclusão : Adenocarcinoma da prostáta; Gleason 3+4=7.Ele tem 47 anos. Tem cura ? qual o mellhor tratamento ? Por favor responda, preciso da sua ajuda.Obrigada!

  234. WANDER LATORRACA disse:

    Comentário:AO FAZER MEU EXAME DE SANGUE O RESULTADO DO MEU PSA FOI 13, ENTÃO FIU PARA O EXAME DE TOQUE QUE FOI CONCLUIDO COMO PROSTATA APARENTEMENTE DE TAMANHO NORMAL E UM PEQUENO LOCAL COM UMA CERTA ASPEREZA, ASSIM TIVE QUE FAZER ULTRASSONOGRAFIA TRANSRETAL DA PRÓSTATA E O RESULTADO DA BIOPSIA FOI O SEGUINTE:
    -CONCLUSÃO LOBO DIREITO= FRAGMENTOS DO LOBO DIREITO PROSTÁTICO CONTENDO IMAGENS FOCAIS DE HIPERPLASIA ADENOLEIOMIOMATOSA. PRESENÇA DE DISCRETO CONTEXTO INFLAMATÓRIO CRONICO. PESQUISA DE NEOPLASIA INTRAEPIPITELIAL (NIP) NEGATIVA. AUSENCIA DE CÉLULAS MALIGNAS.
    -CONCLUSÃO LOBO ESQUEDO=ADENOCARCINOMA PROSTÁTICO ACINAR USUAL DE GLEASON 3 + 3 (CONTAGEM FINAL = 6) SITUADO EM 4 DOS 8 FRAGMENTOS DO LOBO ESQUERDO. AUSENCIA DE EXTENÇÃO TUMORAL INTRAVASCULAR SANGUÍNEA E/OU LINFÁTICA. PESQUISA DE EXTENSÃO TUMORAL PERINEURAL (O QUE SIGNIFICA) POSITIVA. PESQUISA DE NEOPLASIA INTRAEPITELIAL (NIP) NEGATIVA. ESTROMA FIBROMUSCULAR SEM CONTEXTO INFLAMATÓRIO ASSOCIADO.

    DIANTE DISSO GOSTARIA DE SABER QUAL A SITUAÇÃO DO MEU CANCER E QUAL A LINHA DE TRATAMENTO MAIS ADEQUADA A SEGUIR.

    GRATO, ABRAÇO WANDER (59 ANOS)

  235. luiz carlos de jesus araujo disse:

    fiz uma cirurgia radical da prostata em 25-09-14 mais acusou infiltraçao perineural- e margem cirurgica uretral-e margem cirurgica capsular o que devo fazer , como funciona a radioterapia

  236. Luis Claudio Braga disse:

    Comentário:

  237. Luis Claudio Braga disse:

    Gostaria de obter resposta em relação a esse tipo de doença. pois eu estou acometido dela.Qual seria na opinião do Dr. o melhor procedimento? O estagio nesse caso é grave? Desde já, obrigada. Sou Técnico de Saúde Pública/MS.

  238. Maria Santos Assiz disse:

    Comentário:meu pai te 81 anos e passou por uma cirurgia dia26/11/14 e o medico que realizou a cirurgia diz que a prostata estava bem comprometida chegou o resultado da Lamina o qual È Adenocarcinoma acinar usual da prostata Gleason 4+4(8) comprometendo ambos os lobos ,iInvasão vascular não visualizada,Presença de infiltração perineural,Presença de extensão extraprostática, Margens laterais comprometidas Margens vesical e uretral livres ESTADIAMENTO PATOLOGICO :pT3a pNO pMX gostaria que me orientasse porque estou muito ansiosa para saber se é Maligno ou Benigno .

  239. Édina Silva disse:

    Gostaria de saber o que significa ausencia de infiltração perineural. Biopsia da prostata
    deu adenocarcinona acinar usual da prostata,Gleason 8(4+4),que ingiltra cerca de 30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Flares Twitter 0 Facebook 10 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 10 Flares ×