BLOG


Homens também podem apresentar perda urinária ?


13 Flares Twitter 0 Facebook 11 Google+ 2 Pin It Share 0 Filament.io 13 Flares ×


 
Tenho recebido muitos e-mails perguntado sobre incotinência urinária (IU) no homem. Por esse motivo, resolvi postar em nosso Blog, um artigo sobre IU Masculina.

A incontinência urinária (IU) é uma condição que afeta dramaticamente a qualidade de vida, comprometendo o bem estar físico, emocional, psicológico e social. A IU pode acometer indivíduos de todas as idades, de ambos os sexos e de todos os níveis sociais e econômicos.

Normalmente existe uma perfeita coordenação entre a bexiga e o esfíncter (músculo que fecha a uretra impedindo a saída da urina). A maioria das pessoas possui completo controle sobre esse processo, ou seja a pessoa permite um enchimento da bexiga até 400-500 ml e depois urina em um local adequado, sem que ocorram perdas. Para esvaziar a bexiga é necessário uma perfeita coordenação entre o músculo da bexiga e o esfíncter. Desta forma, é necessário que a bexiga esteja relaxada e o esfíncter fechado durante o enchimento e vice-versa durante a micção.

Assista o Video

As causas de IU masculina são bastante variadas e a identificação da etiologia é essencial para o tratamento adequado. Em homens sem patologias neurológicas, a incontinência urinária está na maioria das vezes associada com história de cirurgia prostática. Esta intercorrência pode ser causada por incompetência esfincteriana, disfunção vesical ou transbordamento urinário devido a retenção urinaria.

Aproximadamente 1% dos pacientes submetidos a ressecção transuretral da próstata evoluem com quadro significativo de incontinência urinária no pós-operatório, enquanto que nos pacientes submetidos a prostatectomia radical, esta complicação pode ocorrer entre 2% a 10% dos casos. Como pacientes com hiperplasia benigna da próstata esperam que a cirurgia alivie os sintomas urinários, qualquer grau de incontinência urinária pós-operatória é pouco tolerada. Nos pacientes submetidos à cirurgia radical, a incontinência pós-operatória é comum, porém os sintomas são transitórios e persistem apenas por algumas semanas na maioria dos casos. Quando a incontinência se mantém por tempo mais prolongado, ela pode se tornar um problema de difícil resolução.

Alguns pacientes submetidos à prostatectomia podem apresentar, nas primeiras semanas após a retirada da sonda, urgência, incontinência de urgência e polaciúria. Nesta fase, é importante excluir duas condições que podem causar estas manifestações, que são infecção urinária e retenção por persistência da obstrução.

CAUSAS DE INCONTINÊNCIA

Antes de determinar o tratamento, o médico deve ser capaz de identificar a causa da incontinência urinária. Abaixo discutimos as possíveis alterações que podem ser encontradas isoladas ou em associações.

  • Incontinência urinária por transbordamento

Em geral, a incontinência por transbordamento urinário pós-prostatectomia está relacionada com a presença de obstrução uretral, devida a adenoma residual, estenose de uretra ou da anastomose uretro-vesical e esclerose do colo vesical. O clínico não deve esquecer da possibilidade de existir algum problema vesical associado. Nesses casos o estudo urodinâmico é essencial para definir a real etiologia.

  • Incontinência urinaria por urgência

Sintomas como aumento da freqüência urinaria, necessidade urgente de urinar são manifestações que sugerem a presença de hiperatividade da bexiga. Estudos urodinâmicos realizados em pacientes com obstrução infra-vesical, demonstraram a presença de instabilidade da bexiga em 53% a 80% dos casos.

Após a realização de ressecção transuretral ou de prostatectomia radical, observou-se que dois terços destes pacientes demoraram de três a doze meses para recuperar a função vesical adequada. Os homens com disfunção vesical e incontinência pós-prostatectomia persistente representam casos onde a disfunção vesical constitui seqüela definitiva do processo obstrutivo ou da denervação da bexiga. O estudo urodinâmico mais uma vez é essencial para determinar a real etiologia.

Vale lembrar que a hiperatividade detrusora pode ser conseqüência de infecção urinária, carcinoma oculto de bexiga ou próstata ou doenças neurológicas, afecções estas que devem ser pesquisadas em todos os pacientes com incontinência urinária.

  • Incontinência urinaria de esforço

A incompetência esfincteriana observada após ressecção transuretral da próstata raramente é causada pela ressecção inadvertida do esfíncter uretral estriado. Na maioria dos casos, ocorre trauma do esfíncter pela manipulação do aparelho de ressecção, com subseqüente fibrose no local. Na prostatectomia radical, a lesão do esfíncter estriado pode ocorrer no momento da liberação do ápice prostático. Importante notar que a presença de um esfíncter intacto é essencial para a manutenção da continência.

TRATAMENTO

O tratamento da incontinência urinária masculina depende essencialmente do tipo de incontinência e da severidade das perdas urinárias. A disfunção vesical, a incompetência esfincteriana e a obstrução podem ser tratadas mediante agentes farmacológicos, Terapia comportamental, reabilitação pélvica, estimulação elétrica ou cirurgia.

  • Incontinência urinária por transbordamento

Os pacientes com incontinência secundária a obstrução por adenoma residual, esclerose do colo vesical e estenose de uretra ou da anastomose vésico-uretral, devem ser inicialmente tratados através de procedimentos endoscópicos apropriados, como a ressecção transuretral, uretrotomia ou dilatação. A obstrução persistente ou recorrente pode ser tratada com a aplicação de endoprótes. Quando existe problema vesical associado como acontratilidade detrusora o déficit de complacência, pode ser instituído o cateterismo intermitente para esvaziamento periódico da bexiga evitando-se o transbordamento.

  • Incontinência urinária por urgência

Terapia comportamental e reabilitação do assoalho pélvico: A terapia comportamental deve ser vista como a primeira linha de tratamento da IUU. Dentre as medidas estão a restrição hídrica, micção programada, tratamento da constipação, mudança de hábitos alimentares e exercícios pélvicos.

Medicamentos: As principais drogas no tratamento da BH são os anticolinérgicos. Os principais efeitos adversos são boca seca, constipação intestinal e visão turva. Essas drogas estão contra-indicadas nos casos de glaucoma de ângulo fechado, não operados. Dentre as drogas disponíveis no Brasil estão a Oxibutinina; a Tolterodina; e mais recentemente a Darifenacina.

Eletroestimulação: Os mecanismos de ação da eletroestimulação ainda são pouco compreendidos. Uma das teorias defende que a estimulação aferente dos nervos do assoalho pélvico levariam, de modo reflexo, a inibição da contração detrusora involuntária.

Toxina botulínica – Tipo A (BOTOX): A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pelo Clostridium botulinum. A neurotoxina liga-se com terminações nervosas impedindo a contração da musculatura da bexiga. Desta forma existe uma diminuição da hiperatividade dessa musculatura. O grande problema com a utilização de toxina botulínica é o surgimento de retenção urinaria apos a aplicação. Essa complicação é dose dependente, podendo variar de 10 a 50 % dos casos. Desta forma, antes da aplicação da TB todos os pacientes devem ser alertados da possibilidade de nao conseguirem urinar expontaneamente apos o procedimento e consequentemente da necessidade de sondagem para drenar a bexiga até que os efeitos da toxina regridam. Quando ocorre melhora dos sintomas, essa permanece por 9-12 meses. Sendo necessário re-aplicações periódicas.

Neuromodulação sacral: A neuromodulação sacral é realizada atualmente por meio de um dispositivo conhecido como InterStim (Medtronic, Inc, Minneapolis , Minn.). Esse dispositivo é semelhante a um marca passo cardíaco e é implantado no região sacral. Ele atua modulando os estímulos nervosos para a bexiga, melhornado o controle das hiperatividade do músculo.

Ampliação vesical com alça intestinal: A ampliação vesical com alça intestinal visa o aumento da capacidade vesical. A sua indicação é reservada para casos onde todas as medidas menos invasivas falharam no restabelecimento da qualidade de vida e na preservação do trato urinário superior.

  • Incontinência urinária de esforço

Os pacientes com incompetência esfincteriana podem ser inicialmente tratados com o emprego de exercícios de Kegel, estimulação elétrica e biofeedback, porém não existem estudos conclusivos demonstrando um benefício real para os pacientes assim tratados.

Geralmente, o tratamento cirúrgico deve ser indicado 6-12 meses após a prostatectomia. Basicamente, existem 3 formas de abordagem cirúrgica nos casos de incontinência por incompetência esfincteriana: injeções periuretrais, “sling” posicionado na uretra bulbar e esfíncter artificial.

Injeções peri-uretrais: Consiste na injeção de substancias sob o epitélio uretral, entre o colo vesical e o esfíncter externo. Pelo fato de ser um procedimento minimamente invasivo e por ser bem tolerada, a terapia com injeção periuretral pode ser proposta nos homens com incontinência persistente. Contudo, os pacientes devem ser informados de que os resultados são limitados e tendem a decair com o passar do tempo.

Slings: Outra abordagem no tratamento da IU esfincteriana masculina, que vem ganhando força recentemente e a utilização do “Sling” uretral masculino. Essa abordagem baseia-se na compressão uretral em sua porção ventral. Esse procedimento ainda é necessita de mais estudos e seguimento por períodos mais prolongados para melhor definição do papel desse procedimento no tratamento da IU masculina. Os pacientes que parecem ser melhores candidatos para essa técnica são aqueles que com incontinência leve a moderada (1-5 absorventes /dia), sem radioterapia prévia e com pressão de perda elevada durante a testes de esforço. Aguarda-se resultados a longo prazo e mais estudos controlados

Esfíncter Artificial: Atualmente o padrão ouro para tratamento da IU masculina devido a insuficiência esfincteriana é o esfíncter artificial. Esse dispositivo consiste de um sistema de compressão uretral que permite o paciente realizar a descompressão no momento da micção. O esfíncter artificial é implantado ao redor da uretra bulbar e a válvula de abrir e fechar fica posicionada no tecido subcutâneo da bolsa escrotal.
 

Contatos
Dr Fernando Almeida
Urologia

Clique Aqui

* As informações presentes nesse website não dispensam a consulta presencial.
 

178 respostas para “Homens também podem apresentar perda urinária ?”

  1. reinaldo brandi disse:

    Estou desesoerado,tenho 55 anos fiz cirurgia de prostata e fiquei com incontinencia sem melhoras, já faz dois anos não sei mais o que fazer estou até com depreção por favor me dê uma luz.
    Preciso de ajuda, aguardo sua resposta.
    Grato.

  2. Estou fazendo um trabalho sobre incontinência urinária pós-prostatectomia.
    Gostaria, se possível, de relatos e contribuições sobre o assunto.
    Grata.

  3. Jucimar disse:

    Olá…
    Dr Fernando, sou acadêmico do curso de enfermagem e estou desenvolvendo uma trabalho científico onde busco saber se a retenção voluntária de urina pode provocar alterações prostáticas do tipo hipertrofia, ou qualquer outro tipo de patologia nessa glândula…
    Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto…
    Obrigado

  4. moisés disse:

    quero comprar um esfincter artificial AMS-800,
    quem representa a empresa americana American Medical, Systems, no Brasil é só uma empresa, segundo me informaram somente ela vende no Brasil este aparelho. Gostaria de fazer uma cotação antes de comprar.
    Obrigado.
    moi´ses

  5. Roberto disse:

    Fiz prostatectomia radical, em maio/07, tentei fazer fisioterapia, piorei, quase fiquei incontinente fecal, meu medico atende estilo INPS, como vai passando e tchau, gostaria de saber quanto tempo após a cirurgia ainda tenho chance de ficar continente e ter de volta a ereção. Obrigado prezado Dr. Fernando.

  6. Josiesdro disse:

    Gostaria de obter informações sobre o valor do esfincter artificial AMS- 800, Forma de pagamento e prazo de entrega.

    Att.
    Josiesdro.

  7. Joao Arier Lucena disse:

    Dr. Fernando
    submeti-me prostatetomia radical em dezembro de 2006. tive infecçao urinária quando do uso da sonda, prescreveram-me antibiotico e melhorei. Apos retirada desta começou a incontinencia muito forte, fiz fisioterapia e melhorei muito mas ainda tenho que 1 preservativo diario. Porem o meu desespero é a disfunçao eretil. Ja usei injeçao no penis. tive que parar pois sofria muito e reultado infrutifero. o que me deixou muito desconfortavel. tenho hoje 67 anos e saúde estavel. Nao uso qualquer tipo de medicanto. por isso peço sua ajuda. assim voltaria TER UMA VIDA MELHOR QUALIDADE.
    CONTANDO COM SUA COMPREENSAO FICO NO AGUARDO DE SUA MANIFESTAÇAO E AJUDA PARA MEU PROBEMA.
    ABRAÇOS JOAO.

  8. Fiz a cirurgia pela uretra,e ao retirar sonda vesical
    passei a sofrer de incontinecia urinaria, da seguinte maneira, ao estar sentado sofro menos
    mas ao andar sinto perda da urina aos pouco,
    uso um absorvente ao dia (fralda de criança), partida ao meio durenta o dia e a outra metade durante a noite, e fraldas para ir para a rua. como fazer para ter uma vida normal, que exerciocios é mais recomendado. idade 62
    grato. edfguima

  9. Edinelle Amorim disse:

    Uma retenção urinaria devido ao amento da próstata (PSA 9, biopsia normal), pra quem está usando bolsa qual o melhor tratamento, e se é definitivo e quais as consequências.

  10. MARIA DE FÁTIMA COIMBRA disse:

    Dr. Fernando,
    Qual a forma correta de pressionar a válvula do esfincter artificial? Há perigo de danificar o aparelho em caso de manuseio errado ?

  11. Fiz a operação prostática e fiquei com incotinência urinária a 8 meses.
    O que devo fazer?

  12. AMAURI disse:

    FIZ UMA CIRURGIA DE RTU DA PROSTATA A 1 MES ATRÁS, POREM ESTOU SEMPRE COM UMA CONSTANTE VONTADE DE URINAR, PRINCIPALMENTE QUANDO PERMANESO EM PÉ. ISTO É NORMAL NO PÓS OPERATORIO E QUANTO TEMPO PODE DURAR, OU DEVO PROCURAR UM UROLOGISTA?

  13. ANTONIO ANDRE DE SANTANA FILHO disse:

    1- Fui submetido a uma cirurgia de prostatectomia radical e passei por problemas que considero vencidos, porém, um vive me afligindo: estenose uretral que se faz necessário uma dilatação uretral a cada três meses. Existe cura ou tratamento definitivo para esta estenose?

    2- Um amigo meu que também foi submetido a uma cirurgia de prostatectomia radical também esta enfrentando problemas como: estenose uretral severa além da perda dos dois esfincteres, no ato da cirurgia. Como amenizar ou resolver tais situações: a incontinência severa pela ausência dos esfincteres (o interno e o externo) e, a estenose uretral, também severa ?

    Aguardo comentário resposta das duas situações

  14. Estou com diagnostico, apos biopsia de fragmentos prostaticos de um nodulo de 0,85cm. na zona de transiçao direita de presença em area de um dos fragmentos neoplasia intra-epitelial prostatica de alto grau. O Urulogista que me acompanha disse que pela minha idade (70 anos) e pela situação onde se encontra o nódulo, ele e outro urologista e mais um oncologista nao me aconselham a prostatectomia radical em face da possivel incontinencia urinaria que deverei ter e, por não ser o nodulo invasivo devo manter um acompanhamento ate chegar a uma situação de maior risco. Gostaria de ter sua opiniao sobre o caso, uma vez que tenho comentado e recebido de amigos e outras pessoas que se submeteram a operação que eu deveria procurar tratamento alternativo. Obrigado pela atençao e fico no aguardo de sua resposta.

  15. Andre disse:

    Fiz a ressecção transuretral da prostata.
    Já fazem 12 dias mas não sinto nenhuma melhora.
    De noite levanto 3 a 4 vezes.
    E durante o dia de horas em horas.
    E quando urino doe um poco.
    O que devo fazer.

    Obligado saudações Andre

  16. AMAURI disse:

    SEMPRE SINTO UMA SENCAÇAO DE URINAR, E UMA ARDENCIA NO CANAL URINARIO, POREM QUANDO ME DEITO TODOS OS SINTOMAS DESAPARESEM…… VALE APENA LEMBRAR QUE FAZ + OU – 3 MESES QUE FOI FEITO UMA OPERAÇAO DE RTU DA PROSTATA, ESTES SINTOMAS SÃO NORMAL SENTIR OU DEVERIA PROCURAR UM UROLOGISTA

  17. QUERIA SABER QUAL O TRATAMENTO PARA A OBSTRUÇÃO INFRAVESICAL MODERADA, E ANATOMIA
    DOIS ORGAOS QUE COMPOEM O REFERIDO PROCESSO, QUAL O TRAMENTO IDEAL O CIRÚRGICO
    OU O TRATAMENTO CLÍNICO.
    ROMULO DE BARROS CORREIA

  18. edilene de Matos disse:

    A IU após a prostactomia radical tem cura? Caso positivo gostaria da indicação do médico.
    aguardo retorno.

  19. Raquel Anastacio da Cunha disse:

    Dr. Fernando,
    necessito saber o valor do esfincter artificial, que devo fazer, o sr. pode informar-me? Onde é aconselhavel fazer esta cirurgia? Qual o valor gasto com hospital? Agradeceria muito sua resposta.

  20. edson pereira disse:

    tenho 68 anos, tenho iperplasia benigna, a minha prostata pesa 80gr; tomo o remedio uro prosto, levanto uma vez a noite para urinar, tenho incontinencia urinaria, muito fraca, mais o meu uro que faser a cirurgia, com a retirada da prostata, queria saber, se existe outo tipo de procedimento cirurgico, menos traumatico, especificamento no meu caso,

  21. Jaqueline disse:

    Estou fazendo tratamento de estenose de uretra há mais de dois anos, e não estou vendo nenhum resultado. sou mulher e tenho 33 anos. Isso tem cura definitiva? qual o tratamento mais indicado e a duração do tratamento?

  22. angelica disse:

    meu pai tem 58 anos fez radioterapia na coluna lombar sacra ha 4 meses atras e agora esta com incontinencia urinaria .sera que e da radio ou o cancer pode ter dado em outro lugar?

  23. nuno lemos disse:

    Quase á trinta anos que tento soluçoes para estenoses na uretra causadas por lesao. sou homem, tenho 33 anos, e a ultima intervençao foi á duas semanas estando ainda com sonda. tenho algumas duvidas recentes: Os sonhos humidos prejudicam a cicatrizaçao? è normal ainda aparecer uma humidade entre a sonda e a uretra ao fim de 16 dias? Há algum tratamento definitivo?
    Gostava realmente que me pudesse elucidar, Obrigado!

  24. Idelvani Alves de Oliveira disse:

    Meu pai submeteu-se s a cirurgia de prostatectomia radical a 7 anos e está com incontinência urinaria desde a cirurgia. Necessito saber o valor do esfincter artificial, e onde obtê-lo. Este cirrugia com o aparelho tem cobertura do SUS?

  25. rodrigo disse:

    ola! tenho 45 anos fix a prosttectomia e desde entao tenho incontinençia , tou desesperado quanto tempo leva para recuperar? obrigado

  26. jose carlos salles disse:

    Fiz cirurgia radical de prostata há 4 meses, no Hospital de Jau. Estou impotente , com incontinência urinária e diminuição do tamanho do pênis. Não é brincadeira esse tratamento. Estou desorientado, os médicos dizem que posso ficar até dois anos desse jeito ou talvez para sempre. Tenho 58 anos e minha vida sexual era ótima. Não me conformo de estar assim. Os médicos deveriam ser mais cautelosos ao realizar a cirurgia, para não criar tantos transtornos emocionais aos individuos submetidos a prostectomia.

  27. adriana disse:

    uso da sonda v. continua tem algum problema.

  28. mário disse:

    fiz cirurgia para retirada da prostáta pois o cancer estava só na prostáta o médico falou que não precisava fazer radioterapia é certo?

  29. Vinicius disse:

    Dr. Fernando,
    Há aproximadamente 6 meses venho sofrendo com perdas urinárias após a micção. Não tenho sintomas de cistite, , não tenho doenças e não faço uso de nenhuma medicação. Gostaria de saber qual a possível causa. Tenho 27 anos.

  30. antonio carlos torres disse:

    estou com estenose do colo vesical pos prostatectomia radical como eh trtatamento

  31. jose carlos salles disse:

    Fiz cirurgia radical de prostata, por motivo de cancer no Hospital de Jaú. Infelizmente, estou impotente e com incontinência urinária, isto depois de 7 meses. Já não tenho esperança, pois tenho certeza que houve barberagem dos médicos , vez que das 15 pessoas que fizeram cirurgia comigo todos estão normal. Fui premiado. Não é fácil ficar com incontinência urinária. Sua vida nuda radicalmente e te limita socialmente.Quanto a impotência existe solução, mas como fazer implante peniano, se você está incontinente. Como fazer sexo com a urina solta. Estou com grave problema emocional e para aliviar tenho que tomar anti-depressivo. É o fim do mundo. Não é fácil.

  32. RONALDO disse:

    Dr. Fernando, por favor estou procurando algo sobre obstrução infravesical, meu pai fez um exame onde a conclusão foi esta… gostaria que o sennhor me desse alguma explicaçao melhor se possivel …. agradeço desde ja a jua atenção e ate mais abraço…

  33. J. R. disse:

    tenho 62 anos. fiz prostactomia radical, pois estava com psa alto e apos 5 biopsia, apareceu um ponto CA. A cirurgia foi feita em maio de 2006. Ja fiz mais de cem sessoes de fizioterapia, com eletroestim. fio de back , e exercicios. Nada mudou, mantenho uma perda urinaria de 100 a 120 ml, ao correr do dia, sendo maior em torno das 10 hs. e das l7 hs. Não tenho perda noturna, quando estou deitado. em viagens, enquanto dirijo, tambem não tenho perdas, ela ocorre, mais ao locomover.me. Pratico academia e a perda por esforço não é tão grande . Utilizo 4 a 5 fraldas infantil,pequenas, as quais uso como absorventes (antigo modess) Soube que esta sendo usado um esfincter artificial sem bomba,colocado na uretra e ele ajuda a precionar o esfincter natural que ficou pos operação. como saber a respeito dele e dos resultados. Tenho ereção, ajudada por cialis, ou viagra, embora seja desconfortavel pela IU (uso preservativos) Estou desenvolvendo Peyronie e tomando Potaba c/ vit E . Qual recomendação teria do seu departamento.

  34. mauri disse:

    Boa tarde.
    Tenho bronquite asmatica, tomo medicamento diario, por conta dessa bronquite tive que me submeter a uma cirurgia de hernia (virilha) lado esquedo, etambem fiz exames e me submeti a resseccao transuretral da prostata, resultado estou com incontinencia urinaria, ja tomei detrusitol l.a., e nao vejo melhora, alias fiquei bastante inchado, gostaria de sber s existe tratamento alternativo para tratar este problema.
    muito agradecido

  35. gostaria de saber o preço de um esfincter artificial.obrigado

  36. gostaria de saber o preço de um esfintcter artificial

  37. Trabalho no setor de compras de um hospital público, e o referido “esfíncter artificial”, cujo nome comercial é “kit de esfincter urinário”, custa por volta de R$ 36.000,00 cada unidade. Convenhamos ser um preço absurdo, pois reflete antes os custos com a pesquisa para desenvolvê-lo que o custo de produção do mesmo. Sem contar que há o monopólio da AMS (American Medical Systems), a única no Brasil com registro na ANVISA.
    Mas, apesar disso, alguns hospitais públicos fazem o implante desta prótese, como o próprio Hospital do Servidor Público Estadual, que é onde eu trabalho. Para entrar em contato com a AMS, ligue: 5091-9753.
    Espero ter ajudado.

  38. Deise J. Lemke disse:

    Tenho um filho de 9 anos, que desde novembro de 2007, começou urinar a cada 5 min. Não consegue esvaziar completamente a bexiga, faz muita força para urinar, por faze tanta força para urinar começou a ir as pés com frequencia. Ele já fez vários exames e nada foi constatado, exames de urina, ecografias. No último exame foi constatdado que a bexiga sempre retém urina. O que devo fazer? Existem outros exames que podem ser feitos?Já tentamos várior tatamentos, com alguns medicamentos nenhum deu resultado. Nossa angústia é grande o que fazer? 29/02/2009.

  39. Erica disse:

    Olá, adorei seu artigo sobre incontinência urinária masculina. Sou estudande de fisioterapia e acho importante divulgar esta condição patologica do homem e mostrar que há tratamento.

  40. ola doutor tenho estenose na uretra bulbar e uma pequena estenose as vezes eu tenho que fazer força para urinar a cirurgia ten algum risco?????????

  41. Prezado Doutor, meu marido a uma semana, vem sofrendo de incontinencia urinaria, ele vai ao banheiro umas 5 vezes por noite, não sente dor na hora de urinar , mais não consegue segurar a urina por muito tempo, ele tem apenas 31 anos, toda vez que vai ao banheiro solta um pouco de urina. O que fazer?

  42. Bom dia dr. Fernando!
    Fiz prostactomia radical no dia 17.04.2009, retirei a sonda no dia 29.04.2009. Fiquei com IU e apesar de ter sido alertado pelo cirurgião que estas seria uma das consequencias da cirurgia(a outra comentada foi a impotencia, estou inseguro
    sobre cura, que possibilidades existem, o que precisaria fazer em termos de tratamento, etc.
    estou totalmente perdido e inseguro inclusive com reflexos na vida profissional. Pediria ao Dr. que mim ajudasse com as orientações possíveis.
    Obrigado!
    Djalma Menezes da Silva

  43. José Augusto Stori disse:

    Boa tarde Dr. Fernando, em Novembro de 2007 fiz cirurgia para a retirada total da próstata, após esses quase um ano comecei a ter pequena incontinência urinaria, passei em consulta com o meu médico e iniciei um tratamento com Tofranil 25mg (um comprimido a noite e dois pela manha) durante três meses e não resolveu absolutamente nada. Pergunto: existe algum outro tratamento com medicamentos ou fisioterapia? Para finalizar pergunto, após quase um e meio da cirurgia ainda não consigo manter ereção, será que ainda tem tempo para voltar ao normal ou talvez seja necessário o uso de prótese? Desde já agradeço.

  44. José dos Santos disse:

    Sou diabético e tenho 65 anos. Há 3 anos, fiz a cirurgia de próstata radical. Fiquei com incontinência urinária. Usava 5 absorventes por dia. Fiz 2 anos de fisioterapia. Desisti. Tomei Detrucitol por 1 ano. Melhorei bastante, mas não totalmente. Fiz a cirurgia de sling uretral. Parou a incontinência. Fiquei muito feliz. 15 dias após, tive muita febre devido a uma infecção pélvica. Fiquei 10 dias internado no Hospital São Luís. Fizeram drenagem p/ tirar o pus da minha barriga. Poderia ter tido um choque anafilático. Estou mais de 1 mês tomando antibiótico e continua a mesma coisa, vazando água c/ sangue. Eu acho que está havendo rejeição do sling. Passar tudo o que eu passei, quase morri. Se eu precisar retirar o sling, volto à estaca zero. Troquei a urina por água c/ sangue, por enquanto. Se eu melhorar, volto a deixar um novo depoimento.

  45. renato disse:

    bom dia, sou lesado nmedular nível C7 e tenho IU , existe alguma solução ou recurso p controlar esse problema ? E com relação a prótese peniana, a de aste dupla é uma boa alternativa ?

  46. alcides disse:

    Como posso ter acesso às orientações profissionais do relatos acima, pois alguns são de meu interesse.

  47. vivianne disse:

    bom dia,
    meu pai já fez duas cirurgias de próstata, fez radioterapia e passados seis anos da radio ele começou a ter obstrução da uretra, onde em maio do ano passado ele fez a 1ª desobstrução na qual o deixou com IC, este ano em janeiro fez a 2ª cirurgia de desobstrução e agora ele está com sonda externa, pois teve uma crise com muitas dores e sua 3ª cirurgia na semana passada, foi frustrada, pois o médico me explicou q a sua uretra está totalmente obstruida e sem nenhum lúmen p q ele pudesse se orientar para continuar a cirurgia, o mesmo se encontra hospitalizado e o médico q tentar novamente com 40dias.tem um outro procedimento cirurgico de desobstrução, que n seja exatamente pela via uretral(pênis), se existe uma forma de operar por cima pela barriga assim, como a sonda foi colocada? pq a minha familia está em desespero, nos ajude se puder.

  48. Dr. já faz 5 (cinco) anos que tenho Urina solta,isto aconteceu em Portugal,quando lá eu trabalhava. Desde o dia em que levei um grande susto, eu não consigo segurar minha urina,as vezes urino na roupa e já visitei alguns Urulogistas do SUS, e vários exames e não obtive nenhuma melhora. Hoje estou com 53 anos e não tenho nenhuma pespectiva de cura. Dr,que devo fazer pois moro em Campos dos goytacazes Rj. Hoje meus sintomas são intestino preso,e uma friagem nas pernas com repuchos quando esfria muito,e tenho um pouco de anciedade, obrigado.

  49. ademar neves disse:

    Ja fiz uma cirurgia radical de próstata sofri muito com com as consequencia, mas com 51 anos, bem fisicamente, trabalhando, casado com dois filhos a esposa trabalhando.graças a ajuda de algumas pessoas consegui comprar o esficnter e o hospital fez a operação e continuo fazendo fazenda alguns ajuste necessario.

  50. Bruna disse:

    oi,tô fazendo minha prova de farmacologia,e gostaria de saber o mecanismo de ação da tolterodina se possivel. obg!

  51. ernesto arndt neto disse:

    Dr Fernando, quero cumprimenta-lo pelo site e a forma de redação e conteudo da matéria. Sou médico e certamente se todos colegas se preocupassem com a transmissão de conhecimento, a educação médica tanto profissional quanto leiga, trariam melhora significativa nos padrões de saúde. Meus cumprimentos.

  52. João Batista Salgado disse:

    Dr. Fernando,
    Há cerca de 2 anos, devido um câncer, fiz uma cirurgia para retirada da próstata e desde então sofro de estonose que segundo diagnóstico está localizado no colo vesical.
    Sofro devido a dificuldade miccional, jato espraiado, incontinência irinária, gotejamento de urina, aumento da frequência miccional e nictúria.
    Já passei por cirurgias através das quais foram feitas raspagens e com frequência sou submetido a dilatações.
    Em função deste problema tenho me recluido e vivo na esperança de uma solução.
    Preciso muito e ajuda.
    Desde já, agradeço a atenção e aguardo anciosamente seu retorno.

  53. Mario Moreira disse:

    Fia uma prostatectomia radical, tudo foi muito bem, mas ao retirar a sonda criou uma estenose, a dilatação não tem resolvido problema. Gostaria de saber se a cirurgia com corte na estenose resolve o problema.
    Grato

  54. Alex Lessa disse:

    Tenho 33 anos, sexo masculino. Há muito tempo que após urinar, continuo pingando e até derramando urina depois de já estar vestido. Isto acontece tanto que chega mesmo a molhar a calça. Ao fim do dia sinto exalar mau cheiro e fico constrangido em pensar que as pessoas também possam estar sentindo este odor. Certa vez cheguei mesmo a ouvir este comentário. O que pode estar acontecendo comigo? Por favor me ajudem. Obrigado!

  55. Alan Santois disse:

    Meu pai tem 69 anos, faz 20 dias que esta com sonda sistema fechado, depois que sua bexiga tavou de vez, no ulstrasonografia apresentou HP e psa normal, com isso omédico disse que era HPB e esta com a sonda até hoje, cerca de 20 dias. Diz ele que 21° dia pode retirar! Será que ele vais ficar bom novamente? Será preciso algum tipo de cirurgia? ele faz uso de tansulosina 0,4mg, 2 x dia? Será que esse tratam,ento tÁ certo?
    Obrigado Dr. pela atenção, aguardo uma respoosta!

  56. cristiano disse:

    bom dia
    gostaria de saber o que pode ser, estou a uns 10 dias urinando de 5 em 5 minutos sempre na parte da manha e a noite gostaria de saber o que pode ser..
    eu tenho pre-diabetico sera q isto tem alguma coisa a ver…
    obrigado ..

  57. DR. FERNANDO.

    BOA NOITE.EU TENHO 47 ANOS E FUI SUBMETIDO A CIRURGIA DE PROSTATA DA QUAL FOI RETIRADO O MIOLO E DEIXADO A CAPSULA. TENHO EREÇÃO E FAÇO RELAÇÕES SEXUAL TODOS O DIAS. A VEZES EU TOMO UM COMPRIMIDO DE CIALIS 20 MG. POR RECEITA DO MEU UROLOGISTA E A EREÇÃO FICA MAIS COMPLETA.SÓ QUE TENHO ESTENOSE DE URETRA PORQUE FUI SUBMETIDO A PASSAR SONDA POR VARIAS VEZES.JÁ FIZ UMA CIRURGIA PARA DESOBSTRUÇÃO E DILATAÇÕES POR 2 VEZES .MAS SEMPRE TENHO RETENÇÃO URINARIA. EXISTI ALGUM MEDIAMENTO VIA ORAL PARA TAL SITUAÇÃO, OU VOU TER QUE CONVIVER SEMPRE COM ESTE PROBLEMA. ATE PORQUE É MELHOR TER RETENÇÃO DO QUE TER IC.SO QUE EU VIAJO SEMPRE DE BARBACENA PARA CAMPINAS ,NO MOMENTO ESTOU AFASTADO PELA PREVIDENCIA. ESTA SITUAÇÃO PODE ME DAR APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.
    SENDO QUE EU CORRO O RISCO DE ME DAR UMA RET. NO CAMINHO E PASSAR MAL. EU FAZIA A VIAGEN 2 VEZES POR SEMANA. A HOJE EU TOMO 1 COMP. COM NOME DE UROPROST DE 2MG. MEU PSA GRAÇAS A DEUS ESTA SEMPRE O,O5 PRA + OU – . AGUARDO RESPOSTA MUITO OBRIGADO DESDE JÁ AGRADEÇO. HELVECIO B.REIS. CIDADE BARBACENA M.G.

  58. Cezar detoni disse:

    Prezado Doutor.

    Gostaria de saber se ja existem proteses nacionais tipo AMS 800 Esfincter Urinário Artificial confiáveis e se o Senhor tem idéia de preço de uma protese destas.

    Atenciosamente

    Cezar

  59. francisco siqueira disse:

    dr fernando tenho 20 anos e sofri um acidente quando tinha 17 quebrou minha uretra passei por oito cirugias voltei a urinar mais fiquei com perca de urina doutor nao sei oq fazer me ajuder por favor tem hora que to quando olho to todo molhado quem fez a minha cirugia foi dr marcelo costa lima em recife ele e bem velhinho o sr conhece obrigado vou espera retorno . cel 087 99299344

  60. IRACI CORDEIRO disse:

    DR. FERNANDO,BOA NOITE.MEU MARIDO TEM 59 ANOS ELE É UM HOMEM SAUDAVEL,PORÉM DE UNS MESES PARA ,COMEÇOU A IR AO BANHEIRO URINAR COM MUITA FREQUENCIA E MUITAS VEZES COM DIFICULDADES.ELE FEZ O EXAME DE SANGUE PARA SABER SE TEM PROBLEMAS NA PROSTATA,MAS DEU NEGATIVO.QUAL TRATAMENTO O SR SUGERE.OBRIGADA.

  61. Felipe Leardini leite disse:

    Olá, meu pai fez uma operação de próstata e desde então ficou com incontinência urinária. Ele tem 70 anos de idade. Existe um tratamento para esse problema? Os resultados são 100% satisfatórios? Aguardo maiores esclarecimentos.
    OBRIGADO

  62. ademar neves disse:

    Fiz uma cirurgia de próstata, ou seja cirurgia radical á 3 anos depois foram feita outras. Até chegar no esfincter uinário, quando ocorreu de parte que fica no abdômem infeccionar, a solução foi retirada da parte acesso, para recolocar em outra oportunidade. 14/09/2009

  63. Meu pai foi submetido a uma cirurgia de prostatectomia radical a 9 meses atras. Tres dias atras ele estava c retençao de urina sentindo muita dor na hora de urinar, mas nao conseguia urinar entao foi ai que o medico tentou passar c varias espesuras de sonda e nao conseguiu entao constatou que ele estava com estenose e colocou a sonda pela barriga. Qual o procedimento para abrir essa passagem entre a bexiga e a uretra?Existe cura? Pode ser cancer ou virar cancer? Aguardo resposta.
    grata jamille

  64. celso porto de oliveira disse:

    Gostaria de saber, apesar das perguntas anteriores ja mencionarem, qual seria o preço aproximado de um esfincter aritificial AMS 800, e qual a garantia dessa aparelho. Essas respostas são muito importamntes para mim. Grato

  65. Anderson Luiz disse:

    Dr. Fernando boa noite, tenho uma HPB e minha próstata e vou fazer uma cirurgia de Resecção Endoscópica da Próstata agora no dia 3/10/09.
    O CID é N40 e o código é 31201130.
    Estou receoso de ficar com a Incontinêncua Urinária pois tenho 64 anos. Será que o Sr. poderia me dizer quais são as probabilidades disto acontecer?
    Agradeço e envio-lhe um grande abraço.

  66. manoel messias da silva disse:

    Dr. Fernando,

    Tenho incontinência urinária devido uma cirurgia de próstata há três anos. Agora quero fazer uma cirurgia para colocar um esfinter artificial AMS. Gostaria de saber onde comprar e quanto custa.
    Desde já, fico agradecido.

  67. Roberto disse:

    Quem escapa da incontinencia e da perda da ereção depois da prostatectomia, deve agradecer não ao medico a Deus, pois no Brasil, so vejo gente inutilizada, vagando sem encontrar uma solução, ainda bem que existe a Justiça Divina, que agira na hora certa na vida dos medicos que fizeram essa barbaridade, destruindo a vida desse seres humanos. Aqui tudo é possivel.

  68. cleonice disse:

    MEU PAI VER CIRURGIA DA PROSTATA JA FAZ SEIS MESES, DESDE ENTAO ELE VEM TENDO INCONTINENCIA URINARIA JA NAO SABEMOS MAS O QUE FAZER POIS ELE JA NEM QUER MAIS SAIR DE CASA . OBRIGADA DESDE JA E AGUARDO RESPOSTA

  69. Ronilson Mendes disse:

    Dr. Fernando boa tarde, há dois meses e meio fiz uma Ressecção Prostática pois estava com uma HPB e o meu médico disse que eu estava com a próstata muito aumentada. Fiz a cirurgia, mas acontece que estou urinando quase de hora em hora, penso não estar com incontinência urinária pois consigo segurar a urina. Depois da cirurgia quando vou urinar arde muito ainda e o jato de urina está fraco. O meu médico disse que tenho que fazer uma dilatação da uretra. O que o senhor acha disto? Será que a cirurgia foi mal feita? Durante este tempo após a cirurgia não tive febre em nenhum momento, fiz um exame de urocultura e não deu nada, o resultado do anato-patológico foi SEM NEOPLASIA. Queria uma opinião do senhor sobre este meu problema de urinar muito e quando faço alguma forcinha sai um pouco de urina. Aguardo com ansiedade a resposta do senhor.
    Agradeço.

  70. wando disse:

    DR, Fernando boa noite,há dois meses sofro com pigamento mesmo após eu urinar,o que pode ser.

    obrigado.

  71. a.baptista disse:

    fiz a operacao da prostata em 2006 tinnha um temor beninhe.e tenho sempre uma dor no penis,que me cria um inconforto bastante agudo ,ereccao quase nada devidodo a dor,gostaria de vir a ter uma sexulidade normal,sera dos meus 69 anos tenho saude .
    o meu operador dis-me para o ir ver por rotina a todos os anos,ja consultei outros e ja tomei varios remedios e peninculina e nada resulta.e ja li em alguns decomentarios que apos 10 anospode haver melhoras,gostaria de saber se alguma coisa poderia faser para a espera nao ser tao longa se me podesse aconselhar ficaria muito grato e noo o esqueceria mais muito obrigado e fico atento.

  72. JEANI REZENDE disse:

    DR FERNANDO

    O HOMEM PODE URINAR SENTADO? ELE NÃO TEM NENHUM PROBLEMA NO SISTEMA URINARIO. É SÓ POR CAUSA DA HIGIENE.

  73. OSWALDO TOTINI disse:

    Doutor
    Tenho 85 anos e fiz uma operaççao da uretra e apos isso tive incontinen cia urinaria, nao consigo ficar sem usar fraldas, e estou sempre molhado por urinar sem parar. Queria uma ajuda para solucionar esse problema, talvez com aplicação de botox para que continue tendo uma vida normal

  74. Ernane disse:

    Dr.
    Meu pai tem 49 anos e sofre com a IU, ele chega a usar de 5 a 6 fraldas por dia… ele usa o retemic 10 mg a 1 ano e meio e o remedio claramente não vem surtindo efeito nenhum! Ele ainda sofre da coluna, anda com ajuda de moletas. Como eu acho que o Sr. não pode receitar nenhum remedio farmaceutico, gostaria que o Sr. pudesse me indicar algum remedio natural por favor! ficaria muito grato, meu pai anda muito angustiado devido a esse problema. abraços

  75. jair macedo disse:

    fiz uma cirurgia de retirada da próstata em 10/12/09 e retirei a sonda em04/01/10, mas fiquei com incontinencia urinária isto me tem deixado muito nervoso e incoformado pois não aceito andar de fralda pra cima e pra baixo; por quanto tempo isto pode durar. por favor me ajude dr: fernando

  76. charles disse:

    bom tarde dr a 16anos sofri acidente de automovel e tive deslocamento da bacia que afetou a minha uretra operei e depois de 16 anos a minha uretra voltou a dar problemas sangra doi os testiculos doe o penis ineccoes seguidas ja operi mais tres vezes o medico disse que nao tem cura vivo passando o que faço

  77. Francisco disse:

    Não doi não arde,mais a noite urino 3 a 4 vezes
    tenho 70 anos safenado a 10 anos,uso alalat
    retard 20 mg ( 08 e 20 horas), e as vezes ao dia
    da vontade e urina e tem que ser logo senão me
    molho, está fazendo um ano que fiz exame da
    prostada(laboratório e toque)o Urologista disse
    que estava normal,mais para voltar regulamente
    devido a minha idade etc…Qual o problema da
    urina a noite? fico agradecido por uma ajuda.

  78. mariana disse:

    Ola Doutor Fernando, meu pai teve lesao de 50 % no esfinter e sofre de incontinencia. Somente no ultimo ano teve 19 infecções urinarias, gostaria de saber se o implante de esfincter é arriscado no caso dele. Além disso há uma forma de tentar evitar essas infecções? o Senhor possui o telefone do reprentande da AMS? E faz esse tipo de cirurgia? Aguardo resposta.
    Antecipadamente grata

  79. Tiago Medeiros disse:

    Olá faz ums determinados dias que minha urina se encontra solta e alem disso esta branca o que isso pode siguinificar.
    pesso que por favor me de um auxilio
    desde já agradeço a compreenção ea colaboração de voces.

  80. DR Fernando. Vendo depoimento de muitas pessoas e pedindo-lhe uma orientação,estou escrevendo se for possível gostaria de uma orientação para o meu problema. Fiz uma cirurgia de (PROSTATECTOMIA RADICA)hoje dia 26 de fevereiro de 2010 esta completando 18 meses,ainda continuo com incontinencia urinaria bem leve,como também fiquei com impotência sexsual, o médico que fez a cirurgia me encaminho para o (HOSPITAL BRIGADEIRO)e o DR Alcides falou que tenho de fazer um implante de protese peniana. Está marcada para o dia 26 de março de 2010eu gostaria de saber quais os benefícios que terei com esse implante,como também se é seguro e depois de quanto tempo eu preciso de voltar ou se fica para sempre.estou com (57anos de idade)
    atenciosamente.
    IRINEU

  81. Reinaldo Salvador disse:

    Gostaria de saber o preço médio da protese AMS 800 e onde posso adquiri-la no nordeste.

  82. jota disse:

    Favor aki no Brasil, como adquirir e qto custa (AMS 800 Esfincter Urinário (Eh o melhor?)

    Aguardo

  83. vanilma disse:

    boa noite dr Fernando.sou farmaceutica-bioquimica e gostaria antes de mais nada parabeniza-lo pelo belo trabalho humanitario.Tenho um amigo muito querido que se submeteu a um prostatectomia radical ha mais ou menos dois anos.A cirurgia lhe deixou sequelas de incontinencia sexual e impotencia sexual.os medicos falaram sobre o esfincter urinario advance AMS e protese peniana Ambicol AMS.Isso solucionaria de vez esses problemas?quanto lhe custaria?onde comprar?depois da cirurgia ele podera continuar trabalhando normalmente,sendo sua profissao pedreiro na construçao civil?se sim, quanto tempo depois?se for possivel,gostaria que me enviasse tambem fone das empresas que vendem esses produtos,para fazermos cotaçoes.desde ja,agradeço pela atençao.meus cumprimentos.

  84. Edson Ribeiro da Silva disse:

    Também passei por uma prostatectomia radical em 2008. Fiquei com seguela de incontinência urinária por quase dois anos. A unica solução foi a colocação do esfincter AMS 800 (material importado) que consegui atravésvés do meu plano de saúde. Infelizmente nem todos os planos cobrem esta cirurgia. O que eu fiz foi que pedi para meu médico solicitar e relatar para a administração do meu plano de saúde o meu problema. Hoje estou sem a incontinência.
    Aconselho esta tentativa, pois compensa muito.

  85. luzinete disse:

    Dr. Fernando
    Em fevereiro de 2009 meu esposo fez prostatectomia radical e desde então vem sofrendo segundo os médicos de estenose da uretra e esclerose de colo.apresenta ICU, RETENÇÃO SENSAÇÃO CONSTANTE DEA MICÇÃO,GOTEJAMENTO DA URINA JATO FRACO E ESPALHADO.Tem feito já 9 x ressecção do colo, cistostomia, dilatações,cateterismos vesical, sem nenhum resultado positivo.Gostaria que o Sr. me desse uma solução, pois não aguento mais vê-lo sofrendo.
    Por favor me responda urgente.Deus lhe abençoe.

  86. Pedro disse:

    Olá doutor, tenho 24 anos e ocasionalmente desde minha adolescencia ocorre comigo o fato de uma vez ou outra acordar ja urinando na cama, mas é raro(poucas vezes no ano) e pelo que pude perceber sozinho é que é sempre quando estou estressado. O que posso fazer ?

  87. perdro disse:

    E também depende do que eu bebo pouco antes de dormir, nao so a quantidade de liquido, mas o tipo de liquido, refrigerantes e bebidas frias.

  88. LENY disse:

    Meu pai tem 80 anos e a 30 dias esta com perda urinaria, ele me disse que não tem nenhum tipo de dor mais perde urina sem sentir, gostaria de saber o que leva a esses sintomas.

  89. Carlos disse:

    Dr. fiz uma cirurgia ( RTU ), e alargamento da urutra no dia 28/04/2010, fiquei com sonda até dia 14/05, depois que tirei (sonda), o ato de urinar ficou uma beleza, apesar de arder muito, passados 20 dias a ardencia continua, e verdade que menos, mais continua, e eu observei que o jato urinario diminuiu um pouco, em relação de quando tirei a sonda, eu pergunto ao Sr. e normal mais ou menos quanto tempo para parar de doer e eu voltar a ter relação sexual com minha esposa? uma vez que quando involuntariamente mesmo dormindo o penis fica ereto e doi.

  90. neto disse:

    pequenas gostas de urinas perdidas oq pode ser isso?? e tbm urino muito e ja fiz varios exames e nunca deu nada

  91. Frederico disse:

    Olá boa tarde, em qual empresa no Brasil eu posso adquirir o esfincter urinario AMS 800??? URGENTEEEEE

  92. renato 35 anos disse:

    Nunca fiz nenhuma cirurgia e não uso medicamentos, a alguns meses atras vem acontencedo que ao urinar sempre apos continua pingando urina. o que deve ser?

    Agradeço.

  93. claudio disse:

    Eu acho que estou com incontinencia urinaria.
    So que não fis cirugia alguma, nem prostata
    nem nada e urino a cada meia hora.
    tenho 46 anos.
    isso ja fas um tempo que vem acntecendo .
    sera que tenho algum problema.

  94. Almir Soares disse:

    Boa noite. Eu tenho 59 anos e ultimamente tenho urinado demais. Isso me deixa irritado, pois não consigo dormir direito. Levanto duas, três e à vezes até quatro vezes por noite. Mesmo durante o dia costumo urinar bastante. O que me intriga é que todos meus exames são normais, tanto de próstata, quanto de bexiga, rin, etc. Os médicos que frequento, infelizmente não acham uma solução para o meu problema. Será que vou ter que conviver com isso a vida inteira? Socorro! Obs. Tenho pressão alta e tomo medicamentos (diovan amlo 320-10mg fix e Natrilix SR 1,5mg.

  95. carlos de azevedo disse:

    Dr. Fernando,
    Fiz cirurgia radical da prótata no dia 8 de abril de 2009 e tenho incontinencia urinária quando eu ando por alguns minutos, acho que é pequena, no entanto não quero mais sair de casa pois tenho medo de ficar com a roupa molhada. Que tipo de tratamento aconselha, se existe cirurgia para corrigir a IU por videolaparocopia?
    meus agradecimentos
    carlos
    30/07/2010

  96. LUIZ DOS SANTOS FREITAS LIMA disse:

    FIZ UMA CIRURGIA DE RTU DA PRÓSTATA HÁ 1 MES ATRÁS, E ESTOU TENDO INCONTINÊNCIA URINÁRIA (IU) , PRINCIPALMENTE QUANDO PERMANEÇO EM PÉ.
    QUANDO SENTADO OU DORMINDO NÃO É TANTO. MAS QUANDO LEVANTO A IU VEM DE IMEDIATO.
    ISTO É NORMAL NO PÓS OPERATÓRIO ? QUANTO TEMPO PODE DURAR ?
    Rj-Rj, 02.08.2010

  97. jota xavier disse:

    Dr Fernando fiz a prostatectomia radical, fiquei com um ponto na bixiga por um bom tempo +ou- um ano,neste periodo tomei levofloxicino direto,desobstrui varias vezes no hospital,depois fiz um bom tempo em casa,nao estou com incontinencia,mas de vez enquando tenho infecçao urinaria com ardencia,o mal cheiro aparece antes,tipo um corrimento,quando esta iniciando começo a sentir dores leves enbaixo (como diz os mais antigos pe da barriga),e toda vez que acontece esse processo tomo o mesmo medicamento.gosta ria de saber do Dr se isso pode ser algum outro problema que estar surgindo,desde de ja muito obrigado por esse momento de atençao.valeu!!!

  98. Galaor Caraiba Russo disse:

    Tenho 70 anos e boa saude. Quando percebí um pequeno nível de incontinência urinária, iniciei o uso do produto Uritona 1x, da Homeopatia Murtinho Nobre, na base de 8 gotas 3x ao dia. Meu comportamento urinário passou a ser praticamente normal. Sou pessoa otimista e acredito que nossa parte emocional deve ser um grande fator para o sucesso de qualquer terapia. Lembremos que o tratamento homeopático é sempre de longo prazo. Sucesso a todos.

  99. Wania Maria de Oliveira disse:

    Dr Fernando, há + de 10 anos, meu pai, 78 anos, usa retemic ud 10mg 1x, tentou 2x não houve melhora.Há 3 anos fez RTU.Este ano, levei a outro uro, foi testado outras 2 drogas, não havendo sucesso, outro uro deveria avaliar o uso de botox.Gostaria de ter informações do tratamento, que cuidados devemos ter, existe opção melhor?.Classifico o caso, como leve, pois usa o banheiro, algumas vezes escorre sem qualquer controle, tem noite que não levanta, a maioria dos acidentes são gotas, (quantidade variável pouco ou muita).Sempre que possível, vai ao banheiro, antes do desejo.Ele não é de reclamar, mas percebo que evita sair de casa.esta triste, pois fez cirurgia,trocou de médico, de remédio e nada, me falou:não seria melhor usar “aquilo” referia a fralda. (nunca tive orientação alimentar. O que ajuda e prejudica?), obrigada por sua atenção, Wania

  100. Genival disse:

    Dr. Fernando,
    Há aproximadamente um ano venho sofrendo com perdas urinárias após a micção. Não tenho sintomas de cistite, , não tenho doenças e não estou usando nenhuma medicação. Gostaria de saber qual a possível causa. tenho 5 anos
    Aguardo seu contato
    Obrigado.

  101. Miguel disse:

    boa tarde…
    tenho 24 anos e á cerca de uns meses sofro de gotejamento pós micional..alguém me sabe explicar porque motivo isto acontece? acho que não é muito comum na minha idade…não tenho mais sintomas nenhuns…
    obrigado

  102. ddenis benedito pinto de azevedo disse:

    boa noite dr gostaria de saber se este aparelho esfincter artificial ams 800 resolvera o meu problema pois a um ano atraz retirei a prostota por estar com um nodulo e nao tinha jeito de so fazer rapagem ou kimio resolvi tirar por causa de uma exame pra ver como estava a prostota peguei uma infecao deve ter sido hospitalar pois estava bem antes disso
    de la pra ca fiquei com sonda por 6 meses pois nao consguia urinar expontaneamente dai meu urologista retirou a sonda e fiz tratamento de fisioterapia por 6 mes melhorou um pouco ja nao gasto mais 12 absorvente e fraudas deu uma melhorada pois a gora so gasto 5 absorvente as x consigo segurar e ir pro banheiro mas mesmo assim contiuno perdendo a urina queria saber da garantia de sucesso da colocaçao desse aparelho
    desde ja agradeço

  103. KÁTIA PEIXOTO KULHAVY disse:

    Olá!Dr Fernando meu pai tem 67 anos há dois teve um AVC,FICOU COM BEXIGA NEUROGÊNICA FAZ CATETERISMO INTERMITENTE, o que o faz sofrer muito é uma infecção por bactérias COLI ,KLEBISIELA E OUTRAS que não tem cura já fomos há vários uros aqui em Salvador e a resistência aos antibióticos a cada dia aumenta nos deixando mais angustiadas sem o exito e um custo sem resultados por favor gostaria de saber se ele poderia fazer a cirurgia INTERSTIM. não aguento mais ver a angustia dele, além da hemiplegia a esquerda que já o limita. por favor nos oriente.Forte abraço que Deus te ilumine.

  104. Visiani disse:

    BOA NOITE, O MEU PAI FEZ UMA CIRURGIA DE RTU DA PRÓSTATA HÁ 1 MES ATRÁS,E ESTÁ TENDO INCONTINÊNCIA URINÁRIA (IU) , PRINCIPALMENTE QUANDO PERMANEÇO EM PÉ.
    QUANDO SENTADO OU DORMINDO NÃO É TANTO. MAS QUANDO LEVANTO A IU VEM DE IMEDIATO.
    ISTO É NORMAL NO PÓS OPERATÓRIO ? QUANTO TEMPO PODE DURAR ?

    OBRIGADA.

  105. Fui operado de prostatectomia radical há 15 anos e desde então luto contra a incontinência urinária.
    Já me submeti a, praticamente, todos os procedimentos usuais sem nenhum resultado prático. Uso, em média, 6 fraldas por dia e, por consequência, a limitação de movimentos e falta de liberdade. Agora meu médico sugeriu o implante de Esfincter Artificial Silicone AMS 800. O meu plano de saúde (CASSI), recusa-se a autorizar o implante. Como adquirir, quanto custa e a sua opinião se vale a pena raspar todas as minhas economias para fazer a cirurgia/implante particularmente. Grato pela atenção e parabéns pelas suas crônicas que são bastante elucidativas, ajudando aos que têm esses problemas. Moacir Diniz Silveira.

  106. Gileno de Souza disse:

    Boa tarde Dr.

    Meu pai tem 76 anos. A três meses fez prostactomia radical. Ocorre que neste tempo já fez mais duas cirurgias ocasionadas pela estenose uretral. A última foi a 15 dias. O médico fez um corte em Y, colocou um sonda mais lrga po 21 dias. Será que volta a fechar? Tem como vencer a estenose? Qual o tratamento mais indicado? Se o fosse com o Dr. o que faria?

    Agradeço a gentileza.

  107. Thiago disse:

    Ola dr.
    Meu pai tem 80 anos, e a 5 apos a cirurgia de prostata ele ficou com incontinencia, gostaria de ajuda-lo de alguma firma, pois sei que isso e orrivel, ainda mais sendo ele uma passoa muito ativa.

    Obrigado

  108. silene santos ferreira disse:

    BOA NOITE, O MEU PAI FEZ UMA CIRURGIA DE DA PRÓSTATA HÁ 2 MES ATRÁS,E ESTÁ TENDO INCONTINÊNCIA URINÁRIA (IU) , PRINCIPALMENTE QUANDO PERMANEÇO EM PÉ
    OU DORMINDO. MAS QUANDO LEVANTO A IU VEM DE IMEDIATO.
    QUANTO TEMPO PODE DURAR ?
    EXISTE ALGUM REMEDIO OU CIRURGIA
    ELE NAO CONSEGUE DORMI PORQUE SE MOLHA JA NAO SAI DE CASA , AS VEZES USA FRALDA MAS NAO ACEITA O USO DA FRALDA INFORMA QUE SE SENTE MUITO MAL DR/ SE PODER NOS ORIENTAR AGRDECO QUE DEUS SEMPRE ILUMINEIS SEUS CAMINHOS AMÉM

  109. mauricio disse:

    DR. meu pai fez uma rtu, foi identificada por meio de biopsia a hpb. logo após a retirada da sona a frequencia urinaria aumentou, devido a quantidade de agua bebida e o jato urinario estava forte, mas com o passar das semanas, os sintomas da dominuição do jato urinário e interupções do jato voltara a ser frequentes. Já marcou consulta com o uro dele mas queria saber sua opinião. Do que pode ser, qual o procedimento a ser tomado. obrigado!

  110. neto disse:

    urino toda hora ate transborda o urologista disse q era uma simples inflamaçao mas estar sendo um grande mal,ele falou q pode ser devido a problemas de ansiedade q tenho mas faço tratamento e ate agora nao passa,oq faço??

  111. José Antônio disse:

    BOA NOITE DR .
    Quero comprar um esfincter artificial AMS-800 , ou um nacional se caso existir.Meu pai de 77 anos realizou uma cirurgia de CA de próstata a 4 meses e ficou com incontinencia urinária muito acentuada.
    Gostaria de saber quem representa a empresa americana American Medical, Systems, no Brasil, também informações de quem trabalha e vende este aparelho.
    Gostaria de saber também o preço do mesmo e de um nacional se existir.
    Obrigado. Aguardo retorno.
    José Antônio

  112. Ana disse:

    Olá, Dr.: Fernando, meu namorado tem unina solta e ele tem apenas 18 anos. Isso pode afetar a saude dele? é normal? obrigada

  113. Caro doutor, esstou com minha próstata dilatada e meu médico me recomendou fazer uma RTU de prostata , tenho 58 anos sou professor e estou com medo de ficar com incontinencia conforme depoimentos, Por favor me oriente , estou com medo de não conseguir trabalhar!!!

  114. marli Faria disse:

    Precisamos inserir o esfincter artificial em meu pai. Tem como conseguir pelo SUS? Mande-me o video de inserção. Sou médica ginecologista e estamos nessa luta após RTU. Abraços, Marli Faria -Bauru SP

  115. GERALDO JACINTHO BARBOSA disse:

    TENHO 63 ANOS E A 6 MESES FIZ PROSTATECTOMIA RADICAL E ATÉ O MOMENTO CONTINUO COM INCONTINENCIA URINÁRIA. GOSTARIA DE OBTER ORIENTAÇÃO PARA TRATAMENTO.

    ATENCIOSAMENTE

    GERALDO –

  116. Antonio Carlos disse:

    Dr. sou paraplegico, e tenho normalmente perda de urina, mas que até estava controlando. Mas sempre que tenho relação sexual intensa depois tenho infecção urinaria , trato e fica bem. Mas agora estou tendo perda de urina constante e sinto dor no canal toda vez que urino muito. O que posso esta fazendo para tratar essa situação.

    Desde ja Agradecido!

    ACarlos.

  117. Fiz prostatectomia radical, a 07 mêses e nesse mesmo período, 03 cirurgias de estenose da uretra e até o momento continuo com incontinência urinária.
    Qual a melhor solução ou tratamento para normalizar os dois problemas.
    Sds.
    Arivaldo.

  118. Edson ferreira disse:

    Fiz cirurgia da próstata em 2008, e ate hoje estou usando fralda o que posso fazer.

  119. Suely Ramos disse:

    Parabéns pelo blog

    Pesquisei e foi o melhor que encontrei…

    Meu pai tem 82 anos e fez uma RTU há 15 dias. Como ele é quase um garotão: tem uma saúde invejável, não toma remédio algum, é super ativo e bem humorado e é casado com uma mulher de 58 anos… estou preocupada com o resultado desta cirurgia.
    Quero fazer o possível para que ele tenha uma vida normal de novo.
    Peço sua ajuda.
    Felicidades!

  120. joão paulo costa disse:

    oi eu sofri um acidente a cinco anos mas nunca tive oportunidade de ir em um medico que me ajude a descobri realmente o que ouve comigo . DR . eu fiz uma operação na coluna fraturei a L1 e L2 foi colocado em mim alguns parafusos e platina com objetivo de causar a mesma no lugar . graça a deus tudo correu bem porem eu tenho dificuldade de segurar a urina , hoje eu uso uma camisinha que chamam de juntex ou (incontinencia) quase sempre minha urina tem mal cheiro ; vivo me medicando porem sem prescrisão medica uso norfloxino ele alivia as dores que sinto mas sei que mas tardar na semana seguinte volta todos os sintomas novamente DR: EU queria saber se tem cura e se o senhor me indica um medico que trata e possa resolver eu vi um esvaziamento na bexiga mas não sei como funciona já comprei a sonda que porem não sei usa DR; senhor pode me ensina qual e o numero da sonda , obrigado (AGUARDO RESPOSTA )

  121. flavio disse:

    Bom dia. meu pai fez a cirurgia da hernia iguinal tem quase um 1 ,e ele esta com a bexiga solta isto é normal?

  122. Claudineia Oliveira disse:

    Dr. Fernando, por favor me responda, meu pai fez em janeiro de 2011 uma cirurgia para desobstrução do canal da urina,pois ele sofre de de Ca de próstata desde de 2004 e também nesta mesma cirurgia, eles fizeram Orquiectomia radical. Agora em julho ele teve novamente um entupimento do canal urinário e está usando sonda de demora, esperando o dia da nova RTU que será realizada no dia 31/08/2011.Gostaria que o senhor me respondesse por favor, ele está sentindo muita dor no canal urinário, usando medicamentos como codeina, dipirona, buscopan e mesmo assim a dor não passa.Não sabemos mais o que fazer por favor nos ajude, tem como melhorar esta dor, pelo até o dia da cirurgia?

  123. ronaldo disse:

    ola dr. gostaria de saber o q esta acontecendo comigo.tenho 30 anos a 9 meses fiz uma cirurgia de pedras nos rins e na visicula. a leaser.de 3 semanas para ca nao tenho controle sobre a vontade de urinar ,e so tomar um copo de agua e depois de 5minutos se nao correr para urinar faço na roupa .tomo uns 4 litros de agua por dia,e tomar em cima e sair em baixo ,nao tenho controle.gostaria de saber o que pode ser se e psicologico,de saude,se tem resultados.qguardo uma resposta .obrigado.

  124. fabiana disse:

    Meu pai fez prostatectomia radical e apos um anocontinuava com incontinencia urinaria ai implantou o AMS800 que nada adiantou.Ouvi dizer que este produto foi proibido pela ANVISA . Oque devemos fazer?

  125. yola moussalem disse:

    Caro Dr. O meu marido tem enfermidade de Parkinson, e 76 anos. Durante o dia, urina varias vezes, mas a noite nao para de urinar, parece uma torneira. Rstá se tratando no Sus de PE, e já tomou mensilato diiosmina… e Enablet, nao melhorou. O médico nao quiz lhe fazer uma Urodinamica, porque ele foi ingressado e o Dr. me disse que ele tinha uma cardiopatia e estava infiltrado. Assim sem o parecer cardiologico nao fez exame da URO. Agora o Dr. passou GABANEURIN, e vi na internet, que é para eplepsia, nao comprei ele nao tem isso. Me ajude em uma orientaçao estou senso jogada de um lado para outro, e o tempo passa. Ele toma para o Parkinson l levodopa e Sifrol. Ajude-me por favor é urgente…obgda.

  126. Odair dos Anjos disse:

    eu fis a cirurgia radical da prostata e fiquei com um pouco de incontinencia urinária, ja fas 18 meses, o AMS 800, resolve e qual o preço.

  127. JOSE CARLOS SANCHES disse:

    ola DR.
    LI SEU ARTIGO E ESTOU COM UM SINTOMA HA MAIS
    DE 6 MESES JA FUI VARIAS VEZES NO MEU UROLOGISTA FIZ TODOS OS EXAMES E TODOS
    NEGATIVOS A PRINCIPIO TOMEI (TANSOLISINA) E NADA ATUALMENTE ESTOU TOMANDO CIPROFLOXACINA 750MG. TENHO VONTADE DE URINAR CONSTANTE E ARDUME NO CANAL E UTIMAMENTE DOR NA PONTA DO PENIS

  128. mariov. barbosa disse:

    fe// persistencia / tenho 15 dias de cirurgia , estou com muita esperança ///

  129. Ronaldo disse:

    Fiz prostatectomia radical no dia 26.08.2011. Passei seis meses usando fralda, com perda abundante de urina após retirar a sonda. Depois do seis mses só tenho pequena perda de urina após micção. E, o mais constrangedor, quando fico excitado há perda de urina, além de não ter ainda conseguido ter uma ereção plena.
    Agradeço sua resposta

  130. adailson batista silva disse:

    Ola,meu irmão fez esta operação hoje esta sofrendo muito por amor de DEUS DRº meu irmão pode esta correndo risco de morte.
    qual tratamento ele deve fazer inicialmente.

    Fiz a cirurgia pela uretra,e ao retirar sonda vesical
    passei a sofrer de incontinecia urinaria, da seguinte maneira, ao estar sentado sofro menos
    mas ao andar sinto perda da urina aos pouco,
    uso um absorvente ao dia (fralda de criança), partida ao meio durenta o dia e a outra metade durante a noite, e fraldas para ir para a rua. como fazer para ter uma vida normal, que exerciocios é mais recomendado. idade 62
    grato. edfguima

  131. Diomar disse:

    Estou com insuficiência urinária, tá criando calsificação na urina, já fiz um cirurgia para retirada de 2 pedras na bexiga e já estou novamente com pedra, já não consigo mais urinar e estou usando sando uretral 4 vezes ao dia, é desagradável, pois não tenho forças para urinar, a minha bexiga já cresceu muito até mais de 1000 ml. O meu médico urulogista acha que perdi a comunicação entre o cérebro e a cervical, não estou concordando com ele. Há possibilidades para isso?

  132. a 8 meses, fiz cirurgia e agora comecrei a urinar com sangue um vez ao dia, o que devo fazer, grato pela sua atenção.

  133. Priscila Bessa disse:

    Boa Noite Dr Fernando,

    Meu pai tem incontinência urinária devido uma cirurgia de próstata há três anos. Já foi diagnosticado pelo urologista que ele precisa fazer uma cirurgia para colocar um esfinter artificial AMS 800. Gostaria de saber onde comprar e quanto custa.
    Desde já, fico agradecida pela atenção.

    Priscila Bessa

  134. Miriam disse:

    Meu marido fez prostectomia radical, ficou impotente, entrou em depressão e quis se separar, sou 25 anos mais nova, tinhamos ótima vida sexual.
    Fazem 2 anos q estamos separados, gosto muito dele, sinto muita falta do companheiro maravilhoso com tanta afinidade.

    Os médicos deviam ser mais humanos, menos vaidosos, pq depois de operado pelo urologista, levei os exames dele em um oncologista, disse q meu marido estava pensando em operar, o oncologista me disse que não era caso pra cirurgia, apenas tratamento, claro não contei isso a meu marido, pois ele ficaria pior que já estava.

    Adoeci, tive crises de ansiedade, sofro muito a ausencia dele, e sei que ele também não está bem emocionalmente.

    Consultem vários médicos antes de se submeterem a apenas uma opinião.

    O urologista em questão é de BH, atende em um prédio na rua timbiras em frente o hospital felicio Rocho. Cuidado com esse profissional.

    Voces que ja passaram por isso, ou o médico que lida com vários casos assim, é comum o relacionamento naufragar depois de um fator desses?

  135. Deise disse:

    Olá,boa noite
    Em 86 fiz uma cirurgia porque tinha refluxo nos rins
    não mudou quase nada os sintomas que sempre tive desde que nasci,hoje estou com 37 anos e meu médico descobriu que tenho uma bexiga com baixa capacidade,e disse que a única maneira de eu ter uma vida mais tranquila e fazer uma nova cirurgia(AMPLIAÇÃO VESICAL COM ALÇA) porém tenho muito medo,gostaria de saber sua opinião e também entrar em contato com alguém de preferencia do sexo feminino que fez esse tipo de cirurgia para tirar algumas dúvidas que tenho…desde já grata pela atenção!

  136. MAURICIO GOMES disse:

    QUERO SABER PORQUE ESOU ESPELINDO NATURALMENTE UM LIQUIDO TRANSPARENTE, VISCOISSO COMO ESPERMA, OU SER PUS?
    ISSO SERA CONSEQUENCIA DA RADIOTERAPIA?
    OU DO ANDROCUR 50MG
    MAURICIO GOMES
    TRESFENGENHARIA@HOTMAI.COM

  137. Mara disse:

    doutor,meu pai fez uma cirurgia de RTU Benigma e
    depois do pós operatório apareceu uma quintura no anus.Eu gostaria de saber se isso é normal.
    Responda-me por favor!Obrigada.
    Mara.

  138. SILVIA disse:

    Dr. Meu marido tem 63 anos e fez RTU prostática há 45 dias e está fazendo fisioterapia, pois está tendo IU o que está trazendo depressão,dores no corpo, fadiga e muita tristeza….diz que não ficará bom. O médico diz que pode ficar bom como não ficar. O Dr.poderia dar uma resposta p/estas dúvidas.Qto tempo pode durar? Responda-me,por favor.Silvia

  139. Patricia disse:

    Boa Noite……
    Sou mulher tenho 43 anos,apos a cirurgia para a retirada de calculos;fiquei de cateter 49 dias,apos 6 meses apareci com estenose de uretra fazendo dilataçao de 6 em 6 meses mostrando pouco resultado nao tenho nfecçao urinaria mais estou com muita dor…..
    Gostaria de saber de um outro tratamento pois a cidade é pequena e nao oferece recursos….
    Agradeço e espero respota

  140. Dr Fernando

    Fiz a prostactomia radical, em maio/2009, tinha 51 anos, após a retirada da sonda fiquei com IU, por uns 10 mesês usando fralda, após isso fiquei continente, e até conseguia ter +/- 70% de ereção, conseguindo penetração, mas quando um ano após a cirurgia o PSA aumentou para 1,16, sendo sugerido pelo meu urologista a fazer radioterápia. para eliminar residuo, fiz 37 sessões, hoje estou com o PSA 0,1, mas após isto sinto queimação no canal do pênis, após evacuação do intestino, as vezes até saindo sangue pelo pênis, fiz todos os exames (Tomografia, sangue etc ) e nada constatou, e tambem agora tenho um pouco de IU, quando vou ter relações com minha esposa, fica pingando urina.
    O meu urologista mandou eu tomar Tamsulon, 0,4 mg uma vez ao dia, melhorou um pouco a queimação, mas não totalmente, a ereção tambem diminui, e este pinga pinga de urina continua

    Obrigado pela atenção:

    E o que devo fazer

    No aguardo de um retorno

    Carlos

  141. Josylane disse:

    DR. meu pai tem 70 anos e fez uma RTU para desobstruir o canal da urina, antes da cirurgia fez o exame de toque e um ultrasson e nao deu nenhum nodulo na prostata so mesmo a hipertofia prostatica. Após a RTU fez a biopsia e deu adenocarcinoma, estou desesperada o medico aconselhou um acompanhamento pq a biopsia acusou apenas 2% da amostra, mas quero q ele faça a cirurgia ou a radioterapia. Qual o procedimento q o Dr. me aconselharia a fazer? Desde já agradeço pela sua atenção e fico aguardando a sua resposta. Obrigado!

  142. Ismael disse:

    Bom dia Dr.

    Já fiu em alguns urologistas e não consegui informações concretas.

    O fato é que, quando termino de urinar, depois de poucos minutos, ou até uma meia hora, quando estou andando ou me agacho, sai alguns pingos de urina, e as vezes chega a ser mais que alguns pingos, e depois não sai mais, a não ser que eu vá urinar novamente.

    Gostaria de saber se o Doutor poderia me direcionar quanto ao meu possivel problema.

    obrigado.

  143. Tô com um problema urinário já estou ficando desesperado não sei mais o que fazer,já fui ao urologista e ele passou varios exames, entre eles urodinâmica e próstata, só que os exames de próstata deu tudo normal e o de urodinâmica acusou uma obstrução infravesical e esse mesmo médico que fazer uma cirurgia na próstata.
    Por favor Doutor o Senhor me responda se é preciso fazer essa cirurgia. Óbrigado!

  144. manuel sebastião filho disse:

    Boa noite dr.
    Eu fiz cirurgia da prostata em outubro de 2011 e de lá pra cá estou com incontinencia urinária.Estou fazendo fisioterapia do assoalho pélvico mas não estou obtendo melhoras.Gostaria de saber se existe outro metodo para melhorar da IU.Obrigado

  145. Emanuel Messias Barbosa disse:

    fiz uma retirada de cordoma sacral no meu caso benigno a minha bexiga tem retenção de liquido de liquido e meu intestino e preso este aparelho me ajudara

  146. celia regina timoteo disse:

    dr.fernando, estou com a urina solta e o medico me pediu rodinamica completa , pois as vezes quando vejo estou roda molhada não tenho a ta´de perina vc pode me ajudar obrigado.

  147. Álvaro disse:

    Estou com uma estenose de uretra bulbar, fiz uma dilatação de uretra em 07 mai 2012 uma semana depois meu fluxo urinário está voltando a reduzir, meu médico disse que devo fazer uma cirurgia, qual é o risco de ficar com incontinência urinária? Segundo meu médico a estenose é de pequena extensão mas existe a possibilidade de ter que fazer novas cirurgias futuras. Estenose não tem cura é isso?

  148. Vítor Sousa disse:

    Dr. No ano passado tive um problema de pedra nos rins, e ao fim de 1mes e meio sem conseguir expelir a pedra naturalmente , com ajuda de medicação os médicos decidiram optar pela cirurgia. O problema é que desdo essa altura algum tempo após micção acabo por perder algumas gotas e quando ando nervoso perco um pouco mais do que gotas. Tenho também a acrescentar que desde essa altura sinto sempre uma pressão continua na zona da bexiga e muita vontade de ir à casa de banho. Tenho 24 anis e não acho esta situação nada normal apesar de me disserem que é normal. Agradecia imenso uma opinião sua. Vitor

  149. Adriana disse:

    Boa Tarde a todos. Meu pai tem 81 anos e está há 05 meses com IU, foi feito um exame (não me lembro o nome) onde disse que sua bexiga não está funcionando muito bem e que ele precisaria usar sonda, mas ele não quer de jeito nenhum, existe outro tipo de tratamento ou de solução para isso? O médico disse que meu pai não sente mais vontade de ir ao banheiro, que sua bexiga é como uma caixa d´água cheia, que quando transborda ele vai ao banheiro. Ele vai ao banheiro de hora em hora, tanto de dia quanto de noite. E as vezes, a noite, não percebe, e urina nas calças. Estamos muito preocupados, principalmente, porque ele não quer usar sonda. Será que o senhor pode nos ajudar, por favor? Fico no aguardo e desde já agradeço muito.

  150. joao santos disse:

    ex.sr.dr.desculpe estar a mandar este mail de portugal mas gostaria de saber a sua opiniao sobre uma operaçao que fiz em 2008 a uretra foi de dito que era estenose na uretra andei a fazer dilataçao de 2 meses depois de 3 em e meses e agora nao estou a fazer nada por ordem do urulogista mas nao estou melhor gostava de saber a sua opiniao sera que voltar a fazer outra cirurgia resolve pois eu tenho dias que ando bem outros dias vou a casa de banho de hora a hora e as vezes ate com mais frequençia aguardo sua resposta abraço deste irmao portugues

  151. wilians disse:

    dr ,a 10 anos tive chistose na coluna ,hoje com 28 anos tenho um problema que é a incotinencia durante a noite mas antes logo quando eu sai do hospital onde fiquei internado durante 5 meses eu não conseguia chegar ao banheiro mas com o tempo fui aprendendo a me controlar um pouco,quando cinto vontade de defecar tenho que ir rapidamente consigo controlar mas é porque demoro muito tempo para ir ao banheiro de três a quatro dias ,mas meu verdadeiro problema é a incotinecia durante a noite já fui em vários médicos mas nuca melhorou ,se o senhor tiver algo e se poder me ajudar eu lhe agradeço desde já

  152. Nome:reinaldo disse:

    Comentário:olá dr. tenho 58 anos mais dos 20 anos de idade eu estava sempre urinaldo mais agora piorou, pois urino mais fica pingando a ponto de molhar a calça. tem algum tratamento e qual é a causa disto? obrigado!

  153. Flávia disse:

    Comentário:Em novembro de 2012, meu pai de 70 anos realizou cirurgia vascular a laser, onde foi submetido a uma anestesia e uso de anti-diuretico (sem uso de sonda), tem histórico de hiperplasia de prostata, que no momento estav sob controle. Logo após a cirurgia, menos de 24 horas, percebemos a dificuldade em urinar, tentou-se medicamentos e chegou a colocação de sonda de alivio após 4 dias da cirurgia por 20 dias. Na retirada também continuou apresentando dificuldade em urinar (urgência urinária – pouca urina, dor e ardencia), mais uma vez elegeram o uso da sonda por mais 20 dias e uso de medicamentos. Ao retirar teve mais sucesso em urinar com intervalos de hora e hora no entanto ao dormir não conseguia conter a urina, diagnosticou-se também piuria maciça, onde foi indicado o uso de cipro por sete dias, cultura negativa. Gostariamos de uma orientação diante do histórico misterioso, exames necessários? É indicação de profissional apto ao caso no Rio de Janeiro. obrigada!

  154. neuza disse:

    Comentário:dr.meu pai tem 85 anos, ha mais de 10 anos ele fez uma cirurgia na prostata, durante este periodo ficou tudo bem,so que de 3 anos para ca, apareceu uma hernia escrotal, que esta grande, e o problema e que ele urina todo instante um pouquinho, e tem periodo que ele sente dor para urinar.

  155. luiz claudino dos santos disse:

    Comentário:eu fiz uma prostactomia radical estava con dos tumor maligno estou a tres anos com incomtinencia urinaria ja tomei varios medicamentos e nao consigo parar de perder urina ouando o tempo muda oue dizer esfria tenho quer uzar frauda

  156. Harlei Cursino Vieira disse:

    Esse problema é grave! Tem que ser tratado, além da cura de todas as doenças: incontinência urinária diurése noturna, etc!

  157. Comentário:tenho 74 anos , fiz cirurgia radical da prostata a 4 anos, gostaria de saber mais iformações sobre isfincter artificial.

  158. JOSE disse:

    FIZ UMA CIRURGIA EM 2004, SEGUNDO MEDICO ERA SOMENTE UMA RASPAGE NA PROSTATA,ISSO FOI DIA 13 DE SETEMBRO, SENTI PIOR DO QUE ANTES, DIA 29 DO MESMO MES PASSEI POR OUTRA CICIRURGIA MEDICO DISSE QUE ERA SOMENTE AMA REPARAÇAO, MAIS COM ANESTESIA GERAL E TUDO,NAO RESOLVEU NADA, PROCUREI UOTRO MEDICO FUI EXAMINADO NAO ERA NADA DE PROSTATA SOMENTE UM ESTERITAMENTO NO CANAL, ERA TARDE ESTRAGO ESTAVA FEITO, FUI SUBMETIDO OUTRA CIRURGIA PARA DILATAÇAO DO CANAL, DEPOIS ME COLOCARAM ESFINCTER, COM 3 MESES DEU REGEIÇAO FOI RETIRADO COM 6 MESES FOI COLOCADO O SEGUNDO ESFINCTER QUE TAMBEM DEU REGEIÇAO. ESTOU SEM SABER O QUE FAZER NA MINHA VIDA USAR FLAUDA A VIDA QUE AIDA ME RESTA E DIFICIL. DR. FERNANDO ME AJUDA POR FAFOR.

  159. Nome:manelirregina p vieira disse:

    Comentário:me esposo fez pcirurgia prostatectomia radical,no dia 30 setembro,teve algumas complicaões,depois que tirou a sonda ficou uns dois dias,sem a sonda,em seguida,não conseguia fazer xixi,teve que voltar,p colocar a sonda,isso aconteceu 3 vezes,ate que teve que fazer um outro procedimento cirurgico para desobistruir o canal,usou a sonda mais sete dias,agora esta com uma incotinencia urinariia bem acentuada,a minha perguntaé isso demora muito p ser solucionado,pois ele esta desanimado,com esta situação,obrigada espero uma resposta.

  160. Nome:René disse:

    Comentário:Esse site é melhor que o primeiro, leia todo para escolher as linhas certas para mandar. Bjossssssssss

  161. Ellen Camila disse:

    Minha irma passou 13 anos com problemas de incontinencia urinaria e a 22 dias foi feito um reparo fistula vesico vaginal e hoje com 22 dias foi retirada a sonda , so que ela tem que usar fraldas porque continua se urinando. Gostaria de saber se e normal ou nao por favor me responda urgentemente . Ela esta desisperada. Me diga q e normal .

  162. marlene disse:

    Comentário: meu marido fez a cirurgia de câncer de próstata a 3 meses e agora esta com o intestino preso e indo muitas vezes no banheiro urinar durante a noite somente gotejos e também está sentido dores abominais

  163. luiz gomes disse:

    Comentário:Dr Fernando boa tarde: fiz uma raspagem da prostata há 5 dias, correu normalmente, no dia seguinte recebi alta do hospital, não tenho nenhuma dor, ou sintoma, no entanto ao acordar pela manhã, não consigo urinar, depois de algum tempo tentanto começa a sair gota a gota, mas durante o dia volta ao normal, no dia seguinte tudo se repete.
    Muito Grato

  164. Marcelo Lino Rodrigues disse:

    Meu pai tem 63anos a 3meses fez uma cirurgia para
    retirada de próstata. A pos esses 3 meses ele encomtraci comuita dificuldade pra urina sente muita dor e sem jato nenhum só consegue fazer os pingos de xixi. Gostaria muito de uma resposta do que pode esta acomtesendo com ele! E qual seria o melhor tempo de tratamento!!! A agradeço muito!!!

  165. henrique levergger da silva disse:

    Comentário: Bom dia dr. Tenho caso raro de urina solta desde 3 anos de idade,hoje tenho 43 anos,todos tratamento que eu fiz sempre acusava um defeito no esfincter, os exames constataram que ele so fica aberto ele nao fecha o canal por onde a urina passa. Aprendi a conviver com esse defeito e vivo vida normal, mas lendo sobre o esfincter artificial ,queria uma dica se no meu caso seria possivel resolver com esfincter artificial ?

  166. Nome:sousa disse:

    Comentário:tenho 47 anos toda vez que vou urinar e terminar visto a roupa e veo q uma peq quantidadede urina sai e suj a roupa eo cheiro éfort q fazer?

  167. Nome:elivaldo disse:

    Comentário:eu tenho urina solta se eu demora de urina eu minha urina por perna a baixo que remedio cura isto quero saber me aludem

  168. Nome:genilson Castro disse:

    Comentário:eu toda vez que vou ao banheiro fico dez minutos esperando para urina. E quanto eu consigo é alívio, mas assim que saiu coisas de uns 20 minutos eu to com vontade de novo ai e mais um tempo parado no banheiro esperando a urina sair.
    Eu gostaria de saber se isso é normal?
    Nesse caso oque devo fazer ?
    Atenciosamente: genilson Castro

  169. yves mario von beckerath grimaldi disse:

    Comentároi: Qual o melhor tratamento para cisti actinica, com incontinência urinaria,eventual?

  170. MARCOS disse:

    GOSTARIA DE SABER O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO COMIGO, POIS APÓS URINAR, FAÇO TODO PROCEDIMENTO QUE TODO HOMEM FAZ E HÁ ALGUM TEMPO, TENHO OBSERVADO QUE FICA MARCA DE GOTEJAMENTO NA ZORBA, FUI NO UROLOGISTA E ELE TEM PASSADO UM REMEDIO MANIPULADO QUE NAO ESTOU VENDO RESULTADO E JÁ ESTA COM 4 MESE NESSE PROCEDIMENTO, VOLTEI NO MESMO E ELE DOBROU A DOSE EM 2% NO REMÉDIO MANIPULADO, POREM TAMBEM NÃO ESTOU VENDO RESULTADO, O QUE DEVO FAZER?

  171. Sebastiao Marques disse:

    Esta matéria ajudou muito, principalmente, a um meu vizinho que está sofrendo
    com este problema.

    Obrigado, abraços

  172. Mario Oswaldo Biancardi disse:

    Comentário: Passei pelo procedimento de RTU há 1 mes. O problema é que agora estou com incontinência urinária. Se estou sentado a urina quase não sai o problema é quando me movimento. Estou desde 29/11 até agora precisando usar fraldas.
    Estou tomando Retemix 5 mg. há 7 dias de 12/12h. melhorou um pouco mas é normal esse problema? quanto tempo mais ou menos voltarei urinar normalmente ?.
    Sem mais para o momento os meus agradecimentos pela sua atenção.

  173. dayse disse:

    Comentário: Meu esposo está urinando sangue misturado a urina. Ele não sente absolutamente nada. ele já marcou consulta p/ 2ª feira. será alguma coisa muito urgente. Como proceder num final de semana. Procuro um hospital? Agradeço sua orientação.

  174. Comentário:porque o meu teve cancer na prostata e esta fazendo o tratamento com a BCG este tratamento por um ano sendo uma vez por mes, pq não esta tão alterado e sempre e quando vai urinar e urina sangue pois ele fivca muito triste

Deixe uma resposta

13 Flares Twitter 0 Facebook 11 Google+ 2 Pin It Share 0 Filament.io 13 Flares ×